Clipagem bumbo - tocando na rua

    Autor Mensagem
    Edu_Afram
    Veterano
    # jul/15 · Editado por: Edu_Afram


    Olá pessoal, tenho um som para tocar na rua, uma potencia e equalizado e caixas etc...No caso microfonamos a bateria. Quando estamos tocando com a banda o som sai bacana, mas quando soa o bumbo, a luz do clip da potência acende, tipo, toda vez que é tocado o bumbo, fica acendo a luz vermelha na mesma duração do kick, bem rápido.

    Isso pode prejudicar a potência? tenho que abaixar o volume até para de piscar? ou só prejudica se a luz acessa ficar constante?

    Obrigado.

    guitarrista nerd
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    O microfone pode estar muito perto do bumbo de modo que a pressão do ar ao bater no bumbo vá direto a capsula do microfone com muita força, tente outros posicionamento do microfone.

    ogner
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Edu_Afram
    Carai, véio!! Vcs microfonam a bateria pra tocar na rua??
    pq!?

    LeandroP
    Moderador
    # jul/15
    · votar


    Edu_Afram
    Isso pode prejudicar a potência?

    A potência eu creio que não. Suponho que ela comprima o som, distorce e avisa pelo led de clip que algo está chegando com o volume acima do normal. O que eu imagino que possa estragar é o microfone, que recebe diretamente o impacto do bumbo. Como disse o guitarrista nerd: tente outros posicionamento do microfone..

    Ismah
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    LeandroP

    Depende do projeto. A maioria das potências NÃO comprime, ela é (teoricamente) plana, isso é, sem alterar nada das características do som que entra, a não ser a amplitude.

    O que dá pra fazer? Insertar um compressor ou limiter no canal do bumbo. Dá pra fazer um com um diodo, não fica a quinta maravilha do mundo, mas pode ser melhor que nada diversas vezes...

    fernando tecladista
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    som pra tocar na rua X bateria
    se bobear a bateria soa mais alto que o próprio som de vocês

    precisa de tanto volume assim?

    nesse caso é interessante listar o equipamento que vocês usam

    Edu_Afram
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Então nossa proposta é de tocar no estilo de artistas de rua, algo bem compacto, bem juntos. Temos dois sub com falante de 15 ligados em modo brigde a uma potencia de 2000w. E um mixer com 750w para duas caixas pro PA.

    Na verdade microfonamos a bateria justamente pra ter o bumbo, os tambores com mais definição, pra quem já tocou sabe que na verdade a bateria some, fica extremamente seco, sem resonância nenhuma.. o bumbo é o primeiro que some. Uso um amp valvulado pra guitarra que tem som de sobra, assim como pro baixo.

    Por assim dizer o volume que tocamos não é tão baixo não rs, mas é o suficiente pra batera perder corpo.

    O som pa mais sub, serve como apoio para igualar os volumes e amplificar a voz.

    O que vai pra mesa é batera, voz e teclado/violão.
    A batera 80% sai no sub, só pra termos esse kick pra marcar a música.

    Nós jogamos o mic dentro do bumbo auhauh, foi a maneira que mais gostamos. Temos uma mesa digital que trabalhamos com equalizador/limitaer mas vou tentar combinar posicionamento + limiter, talvez um compressor pra não deixar chegar em um pico.

    A dúvida principal era se esse pico pode gerar problemas na potencia. Mas vejo que primeiro é o mic que pode estragar hehe.

    Muito obrigado.. se alguém tiver mais alguma posição eu agradeço.

    Ismah
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Edu_Afram
    vejo que primeiro é o mic que pode estragar

    DEPENDE!

    Não necessariamente se o som tá clipando NA POTÊNCIA, que o mic tá clipando. Clipar um mic diâmico não é tão fácil, eles são MUITO duros.


    Temos uma mesa digital que trabalhamos com equalizador/limitaer mas vou tentar combinar posicionamento + limiter, talvez um compressor pra não deixar chegar em um pico.

    Antes de tudo, poderei ajudar mais se disser qual a mesa? (Posso até te mandar um preset rs)

    O compressor, pra segurar os picos, é redundante, se vc tem o limiter (que nada mais é que um hard compressor).

    A batera 80% sai no sub, só pra termos esse kick pra marcar a música.

    Não mandaria a bateria toda, mas sim, só bumbo e tambores GRAVES (surdo, e tonton caso afine grave) através de uma via auxiliar.

    Temos dois sub com falante de 15 ligados em modo brigde a uma potencia de 2000w. E um mixer com 750w para duas caixas pro PA.

    Eu colocaria esses sub juntos na frente do retorno, já que trabalham em mono, teria mais punch.

    Edu_Afram
    Veterano
    # jul/15
    · votar


    Ismah
    A mesa é uma presonus studiolive 16.0.2

    Na bateria fizemos isso mesmo, mandamos o bumbo e tambores.
    Usamos um equalizador phonic de duas bandas com a saída sub pra enviar da potencia para as caixas do SUB.

    Com relação ao posicionamento das caixas, o sub tem aquela entrada pro pedestal das caixas passivas, então fica um sub + caixa acima, de cada lado.

    você acha ficaria melhor agrupar os subs no centro e usar um pedestal separado pra da caixa na esquerda e direita?

    Obrigado pela ajuda... e na questão da potencia, o indicado é não ficar dando esse pico da luz vermelha ao tocar o bumbo né?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Clipagem bumbo - tocando na rua