Como gravar simulando gravação antiga?

    Autor Mensagem
    icarogama
    Membro
    # jul/15 · Editado por: icarogama


    Existem artistas e amantes da música que até hoje defendem a qualidade e sonoridade dos vinis e fitas K7 e as vezes bate a saudade de ouvir algo parecido e quem sabe até gravar algo parecido, é o tipo de coisa que não dá pra explicar, assim como um guitarrista prefere o som "quente" e orgânico do pedal a uma pedaleira.
    A fidelidade das gravações digitais progride e ouvir excessos de agudos e equalizações feitas apenas com a localização do instrumentista no estúdio é coisa do passado.
    Dai fica a pergunta, como simular esses efeitos, essas texturas, em uma DAW (software), isso depende de equipamentos? Dá pra simular sem equipamentos específicos?

    Certa vez lia um artigo sobre Dave Grohl (Foo Fighters) falando sobre um studio que ele comprou e fez questão de comprar uma rara e antiga mesa de som analógica criada por um engenheiro (mesa Neve8028), se não me engano só existiam 4 unidades e essa mesa foi responsável por gravações de grandes sucessos antigamente.
    Não faz muito tempo vi esse clipe do Bruno Mars,
    https://www.youtube.com/watch?v=nPvuNsRccVw

    a sonoridade não reproduz fielmente as gravações antigas, o estilo sim, e o video, muito! Me recuso a acreditar que o clipe foi filmado com câmeras atuais, HD e afins; Pra quem tem condições, é mais fácil conseguir um equipamento da época, filmar e digitalizar posteriormente, assim como o Dave Grohl fez questão de comprar a mesa analógica antiga pra ter um som mais "quente".

    Por fim... alguém sabe como?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como gravar simulando gravação antiga?