Lançamento - Sibelius 8

    Autor Mensagem
    Jabijirous
    Veterano
    # jun/15


    Sibelius 8 acabou de ser lançado e vem com recurso que geral gostou da escrita no tablet!

    https://www.avid.com/BR/products/Sibelius#overview

    Adler3x3
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Jabijirous

    Parece que está no novo sistema de aluguel mensal.

    Jabijirous
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Adler3x3

    É. Não sei se vale apena alugar o programa!

    makumbator
    Moderador
    # jun/15 · Editado por: makumbator
    · votar


    Já há algum tempo a Avid informou aos usuários registrados sobre a mudança no regime das licenças. Basicamente, é a mesma coisa que aconteceu ao Pro tools. Os usuários lá no fórum oficial já esperavam por isso. Mas neguinho ficou um arara! A única vantagem é que o preço é bem menor que o PT (que custa 200 dólares por ano pra manter atualizado!!!!)

    A gente que tem a licença atual vai ter 1 ano até decidir se compra o update anual (U$ 89) ou deixa passar o prazo (e nesse caso não poderíamos mais fazer upgrade, tendo que pagar o valor completo como um usuário novo).

    Então agora são na verdade 4 tipos de licenças:

    perpétua com suporte válido:
    Programa funciona indefinidamente, pode receber suporte completo e é elegível para upgrades com desconto. Precisa ser paga anualmente para continuar válida.

    perpétua "expirada":
    Programa funcionará indefinidamente, mas não poderá receber upgrades de versão pelo preço promocional. Suporte apenas para problemas de instalação e registro de licença. As licenças perpétuas atuais irão expirar no ano que vem para quem não pagar a taxa anual. Então obviamente ainda não há licenças perpétuas expiradas.

    assinatura mensal:
    Funciona por 30 dias, e conta com suporte completo dentro desse período. Depois do prazo o programa volta a ser demo (continuará abrindo arquivos, mas sem salvar, e com funções reduzidas).

    assinatura Anual:
    Funciona por um ano, e conta com suporte completo. O valor total dividido pelos 12 meses é mais barato que o aluguel da modalidade mensal. Depois do prazo volta a ser demo.

    Continuam os descontos crossgrade (Notion, Finale e Encore), de versões mais básicas (Sibelius first) e versões antigas ainda não expiradas (Sibelius 1 até 7).


    Eu vou esperar até o ano que vem e ver o que vão fazer em termos de updates e correção de bugs. A maioria lá no fórum vai fazer o mesmo (tem um mega tópico lá sobre isso). Inclusive vou dizer que só vou comprar se arrumarem uns bugzinhos que só tem na versão em português (e que eles já estão cientes).

    Aqui uma FAQ da Avid sobre isso:

    http://avid.force.com/pkb/articles/en_US/faq/Sibelius-2015-FAQ

    Jabijirous
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    O que eu fico mais put... é que o finale parou no tempo! Ainda é em 32bits, não tem rewire e tb é cheio de bug!

    Vão lançar a versão 2014.5 ainda em 32bits e sem rewire, aí não dá!

    Adler3x3
    Veterano
    # jun/15 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Jabijirous

    Eu nunca me dei bem com rewire.
    É uma tecnologia desenvolvida da Produtora do Reason, funciona bem para esta DAW, mas nas outras até agora não vi muita vantagem, o sistema fica muito lento e é difícil de controlar na parte de edição.
    Você pode usar uma boa DAW e usar as boas bibliotecas do Reason, aí funciona bem de verdade.
    Mas mesmo assim o sistema tem limitações.
    Neste caso é melhor usar o Jack no linux que integra melhor diferentes softwares de áudio, mas não é fácil configurar tudo
    Já o Jack que foi transplantado para o ambiente windows não funciona bem, só vai poder usar de verdade quando o software para este ambiente melhorar.
    Na questão de partituras vai ficar bom, quando o Muse Score originário do Linux, tiver também no ambiente windows a DAW "Muse", aí vai ficar integrado o midi com Vsts e outros formatos de plugins, mas parece que o desenvolvedor do Muse não esta afim de fazer isto, se integra-se os dois programas, com é possível fazer no Linux botaria no bolso todos os outros editores de partituras.
    Estou começando a usar mais o finale, usava mais o Notion, mas a última versão (5) depois que a Presonus comprou esta repleta de bugs, e logo vai um ano e a maioria dos problemas não foi corrigida.
    Eu também fiquei meio p da vida com o Finale, mas passou a raiva, e comecei a entender melhor a fase pela qual o software esta passando.
    Queira ou não queira é o melhor editor de partituras.
    Nos dias de hoje o top é o Sibelius, mais pelo fluxo de trabalho e qualidade do áudio, mas o Finale tem mais recursos no fim a que se propõe ou seja, partituras.
    No Notion 4 também tinhas as duas versões de 32 e 64 bits, mas a versão de 64 bits tinha muitos bugs, e agora as duas versões tem bugs.
    Mas é tudo uma ilusão integrar diferentes softwares até hoje não foi uma tarefa bem feita, tem muitas limitações, o melhor a fazer é exportar e importar, seja midi ou arquivos de áudio.
    O problema do Finale e que na questão de áudio deixa muito a desejar.
    Para as músicas mais simples uso o Editor de Partitura nativo do Mixcraft, pois para mim sempre tem que ter partitura, não importa o estilo do projeto.
    Mas é melhor usar o Finale mesmo, e exportar o midi para uma DAW, e é até bom que a toda hora não tenha uma nova versão para pagar upgrade (qualquer upgrade sempre é meio problemático) , quando mais se sujeitar a um aluguel mensal.
    Na minha opinião um software maduro deveria ter upgrades a cada três anos ou mais, o que tem que ter são updates de bugs corrigidos a qualquer hora.

    Edit: acredito que até agora o Finale não tem versão em 32 bits, devido a dificuldades de conversão.
    Como expliquei no Notion a versão 64 bits tem mais bugs que a de 32.
    E outro dia lendo numa revista on-line, não me lembro o nome, o desenvolvimento de editores de partitura é bem complexo.
    A música é regida pela matemática, mas os símbolos da notação com sua grande variedade de estilos, em muitos casos não é bem assim.
    Dos softwares de áudio acho que os de partitura são os mais complexos.

    E outra "A ajuda do Finale é bem completa, mas com o decorrer dos anos, se transformou num verdadeiro labirinto, só para fazer um novo help (ajuda) já vai dar uma trabalheira danada."
    Acho que eles deveriam começar do zero e fazer um novo sistema em paralelo a atual, até que fique maduro e façam o novo lançamento.
    E um dos maiores problemas a medida que as décadas passam, é poder importar os arquivos mais antigos, que não deixam de ser ao olhar comum mera partitura.
    E aí o software acaba sendo vítima de si mesmo, como dizem todo o produto tem uma vida útil.
    Agora só o futuro vai dizer se esta prática de aluguel vai dar certo.
    Me parece que a receptividade em geral não esta boa, não sei se este sistema vai vingar.
    Então o melhor é ficar com o que tem, e aguardar as respostas do tempo.

    makumbator
    Moderador
    # jun/15 · Editado por: makumbator
    · votar


    Adler3x3
    Na minha opinião um software maduro deveria ter upgrades a cada três anos ou mais

    No mundo ideal sim, mas já há algum tempo as empresas capitalizam lançando upgrades pagos com mais frequência que o necessário. Alguns até confessam essa prática para lutar contra a pirataria, aumento de custos e também como forma de marketing (aquele velho papo da nova versão ser sempre a melhor, maior e mais eficiente de todos os tempos). Um que já revelou isso em fóruns foi o dono da Slate Digital.

    Esse lançamento do Sibelius 8 se enquadra justamente nisso, capitalizar em cima de sua base de usuários, pois as melhorias e novidades são pequenas pra justificar a mudança (e a Avid ainda está péssima financeiramente e precisa de todo o dinheiro possível). É mais ou menos a prática que os americanos chamam "chash cow", mas aplicado a software.

    Até os fabricantes de SO entraram nisso. Veja a Apple, que lança sistema operacional igual troca de roupa. Antes mesmo do sistema ficar maduro e ter seus bugs resolvidos já vem outro novo com novidades (e novos problemas). Aliás essa mudança constante de SO é outro fator que força os fabricantes de software a ficar atualizando. A Microsoft a cada lançamento também reduz o tempo entre os Sistemas operacionais novos. Prevejo que daqui a pouco vão mudar anualmente..

    Adler3x3
    Veterano
    # jun/15 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    makumbator

    Prevejo que daqui a pouco vão mudar anualmente..

    Concordo isto já esta acontecendo.
    Sistema operacional não é um produto qualquer que se troca com tanta frequência.
    Por exemplo o sistema operacional do Linux Debian faz lançamentos de novas versões em longos espaços de tempo.
    Só fazem novos lançamentos após se assegurarem que o mesmo não tem bugs.
    E este longo intervalo de tempo não significa que os desenvolvedores estão parados, muito pelo contrário estão ativos desenvolvendo a nova versão, mas externamente parece que estão devagar..
    É que vivemos num mundo imediatista na área de softwares.
    Já a distros baseadas no Debian fazem upgrade de novas versões a cada seis meses. (é tudo pura maquiagem na interface visual, e nos aplicativos, não no sistema em si, trabalho que deveria ser feito por outros desenvolvedores na área de aplicativos.)
    O coração do Windows 7 é o Vista, não sei como é no 8 ou vai ser do 10, mas acredito que o básico é o mesmo.
    O problema é que no Windows a microsoft agrega aplicativos, e o que faz é atualizar estes aplicativos, e depois diz que é um novo sistema operacional.
    E com os agregados aumenta o seu faturamento simplesmente lançando novas versões para o novo dito sistema.
    Por isto que as grandes empresas usam outros sistemas operacionais mais estáveis.
    Enfim como você explicou com a tal da vaca.

    Este imediatismo é uma espécie de ansiedade não contida, tanto por parte do desenvolvedor como dos usuários.
    Por isto que sou contra este monopólio do windows nos pcs domésticos, a Microsoft deita e rola junto com os seus aliados preferenciais, e quem não adere e cede a esta panela acaba quebrando, pois os seus softwares vão apresentar problemas de compatibilidade e vão ficar inúteis.
    Pois a cada novo sistema altera certos códigos que prejudicam os softwares que não estão ligados ao clã.
    A dupla Intel/Microsoft faz isto, a Intel pelas novidades diz que é preciso um novo sistema, ou certas mudanças nos mesmos, a Microsoft que infla com upgrades o sistema operacional anterior para ficar lento, e fazer você instalar o novo sistema e comprar até um um novo computador com o novo processador.
    O que ocorreu no windows vista é que a microsoft exagerou nos códigos desnecessários que apenas inflam o sistema, justamente para deixar mais lento, mais pesado para poder usar tinha que comprar um computador bem mais forte, por isto o seu fracasso.
    Pode reparar a primeira versão do sistema tem sempre um desempenho melhor (exceto o Vista), mas a medida que o tempo vai passando e fazendo as atualizações o sistema vai ficando lento até cansar o usuário, que não aguenta mais os problemas e troca de computador ou de sistema operacional, e isto já esta acontecendo com o Windows 7, o Windows 8 parece ser outro fracasso, e agora vem o 10, será que vão tirar o lixo do 8 para deixar mais rápido?
    E cadê o 9?
    Um número tão bonito que foi pulado, e quando chegar no 13 como vai ser? será que a superstição vai prevalecer?
    Existe algum software que já teve ou esta na versão 13?

    Adler3x3
    Veterano
    # jun/15 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    A poucos meses atrás, eu quase fiz o crossgrade do Finale para o Sibelius.
    Cheguei a entrar no sistema de compra,mas no último minuto desisti, me veio uma voz lá do interior que disse "não faça isto"..., a AVID não esta boa das pernas e o futuro é incerto, no mínimo duvidoso, os melhores programadores saíram dela.
    E não me arrependo vejo agora que escapei por pouco, e que adotei a medida certa no momento certo.
    De volta a teoria de que o software com o tempo é vítima de si mesmo.

    Jabijirous
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Adler3x3

    O rewire do sibelius funciona perfeitamente! Já rodei tanto em windows quanto em mac e sem problemas.

    Geralmente eu exporto o pdf. Com o Finale em rewire eu não precisaria exportar pra pdf e ainda estaria sincronizado com o Cubase. Maravilha!

    Adler3x3
    Veterano
    # jun/15 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Jabijirous
    Huummm.
    Com a dupla Sibelius e Cubase você consegue fazer as automações de mid e outros controles com precisão em rewire?

    Versão do Finale pelo que entendi lendo as informações do blog em 64 bits e rewire acho que só sai lá por 2016 /17 e olha lá.

    Adler3x3
    Veterano
    # jun/15 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    E o Anvil Studio.?
    Quase não vi nenhum comentário sobre este editor de partituras.
    Pelo que percebi é modular, isto é você vai comprando vários módulos e vai integrando.
    Parece , digo parece bem integrado nas funções midi (aonde os outros editores deixam a desejar) e notação além de mixers., teoria musical, Vsts, funções de arranjo, edição de áudio , rewire e muito mais com um custo mais acessível que os tradicionais editores.
    Alguém aqui do fórum usa? saberia dar informações comparando com os outros editores, parece que no conjunto a versão completa com todos os módulos ser bem avançada, e mesmo assim custa menos.
    Tem diversos recursos que os outros editores não tem, só que não é tão famoso, talvez por ter uma versão free acabe sendo discriminado.
    Só não sei dizer se tem versão em 64 bits.

    Site:
    http://www.anvilstudio.com/

    Tem a versão free e a versão paga que é a modular, que você vai adicionando.

    makumbator
    Moderador
    # jun/15 · Editado por: makumbator
    · votar


    Adler3x3
    Jabijirous

    O Sibelius em rewire funciona comigo perfeitamente dentro do Cubase. Eu só não uso muito pois eu me interesso mais em edição mais detalhista em nível de midi, coisa em que o rewire não me ajuda tanto. Muitas vezes trato o Sibelius mais como um editor de partitura (quando o resultado sonoro importa menos que o gráfico).

    Mas eu também trabalho com exportação do midi do Sibelius para o Cubase, mas só o faço depois de editar bastante dentro do Sibelius (mesmo com as limitações inerentes dele na manipulação profunda em midi). Depois dentro do Cubase faço novas edições até ter tudo a meu gosto.

    Adler3x3
    Veterano
    # jun/15 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    makumbator
    Eu faço um processo semelhante, o rewire não é bom para edição de midi.

    Pois uma coisa é a partitura outra coisa é o sequenciamento midi e automação em geral para gerar uma música audível com humanização.
    O notion até tem uma certa edição de midi,mas é muito complicada e difícil de manipular, pois fica meio que oculta. e não e fácil editar.
    Pois você não tem uma visão das instruções midi na linha do tempo da música.
    E fico importando e exportando entre os diversos softwares.
    Eu começava no Notion que é mais fácil de fazer a notação (e tem melhores instrumentos que o Finale) e depois exportava para o Finale e outros programas, para depois finalizar no Mixcraft que também tem uma boa edição de midi e uma automação excelente, além de ter um pequeno editor de partituras também.
    E uso também uns programas Russos da Jasmine para edição de midi, isto é modulagem midi, as vezes fica bom as vezes não fica, mas tem muitos recursos de edição.
    Faço isto também com o áudio, mas o áudio se você importa e exporta e abusa disto acaba perdendo qualidade, já em midi, cada vez fica melhor.
    Só que a cada vez que você edita o midi, conforme as instruções que você acrescenta ou modifica, isto afeta a partitura.
    Isto com a versão já antiga de midi, imagine como vai complicar quando lançarem a nova versão de midi, que parece que vai sair daqui um certo tempo, e aí os desenvolvedores vão ter que quebrar a cabeça para implementar isto.
    E se já é difícil compatibilizar a partitura com midi, imagine como a dificuldade vai aumentar.
    O programa russo exagera na aplicação modwell, mas tem alguns recursos incríveis, que se você aplica a dose certa das diversas modulações fica bom.
    Mas usando rewire nunca consegui um resultado satisfatório para o meu fluxo de trabalho, pois sou muito detalhista na edição midi.

    Adler3x3
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Cheguei a conclusão que na verdade não existe isto de melhor DAW ou Editor de partituras.

    O ideal que procuramos ainda não existe.
    Uma DAW completa na essência da palavra, com recursos de notação completa e sofisticada aliada a edição completa e detalhada de midi, e recursos de áudio completos, além de bons plugins, e instrumentos internos, e compatibilidade em geral.

    O que existe é que os software tem algumas características diferentes, alguns são fortes em alguns pontos, mas nenhum é forte em tudo.

    Então a DAW que tanto procuramos , uma junção de Editor com DAW não existe.

    Jabijirous
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Adler3x3
    Cheguei a conclusão que na verdade não existe isto de melhor DAW ou Editor de partituras.

    O ideal que procuramos ainda não existe.
    Uma DAW completa na essência da palavra, com recursos de notação completa e sofisticada aliada a edição completa e detalhada de midi, e recursos de áudio completos, além de bons plugins, e instrumentos internos, e compatibilidade em geral.

    O que existe é que os software tem algumas características diferentes, alguns são fortes em alguns pontos, mas nenhum é forte em tudo.


    Extamente!

    Então a DAW que tanto procuramos , uma junção de Editor com DAW não existe.

    Eu acho que é isso que a steinberg está propondo! Mal vejo a hora de ver esse editor de partitura (que pra mim vai ser um sibelius melhorado hehehe)

    Adler3x3
    Veterano
    # jun/15 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Eu acho o Cubase a melhor DAW na questão de midi, e se tiver um Editor de Partituras avançado integrado, então vai ser o melhor dos mundos.
    E se usar os softwares avançados do Viena então nem se fala.

    Acho que o ideal era na DAW ter dois modos, o modo partitura e o modo midi.
    Com o poder de alternar.
    Com a opção de escolher qual o modo de origem das notas, seja na notação ou em midi.
    No modo partitura seguiria o normal da notação segundo a boa teoria musical.
    Se começa-se a composição por midi, então o sistema geraria a nota na partitura, podendo ajustar nesta parte, sem afetar o midi original. (as notas certas dentro do compasso por exemplo, quando em midi ultrapassa um pouco para o outro compasso).
    Assim quando por exemplo se escolheria a origem em midi, quando no piano roll o no teclado, se toca-se uma nota ou acorde automaticamente, o sistema criaria a parte da partitura.
    E vice versa.
    Desta forma seria possível manter a partitura de acordo com a composição original neste formato.
    E na parte midi poderia se modificar a vontade, escolhendo ou aumentando a duração de uma nota, e outros efeitos midi, sem afetar a parte da partitura.
    Então o normal seria primeiro compor na partitura, e depois na parte midi fazer alterações a vontade, sem afetar a parte da partitura.

    Jabijirous
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Adler3x3

    O que você falou seria perfeito, mas ainda está longe de acontecer. O que eu faço quando escrevo minha música direto na DAW e preciso da partitura, eu crio outro projeto (com o mesmo conteúdo), quantizo todo mundo, abro o editor midi do cubase, acerto a armadura de clave, as claves e depois exporto o MusicXML. Prefiro exportar o MusicXML que MIDI, pois MIDI sempre vem algo a mais não desejado, sem falar que o MusicXML é da MakeMusic. Aí no Finale eu coloco as ligaduras, dinâmicas, trabalho o Layout...


    Então o normal seria primeiro compor na partitura, e depois na parte midi fazer alterações a vontade, sem afetar a parte da partitura.

    É pra isso que eu quero o maldito rewire no Finale hehehehe

    Adler3x3
    Veterano
    # jun/15 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Qualquer hora que tiver um tempo livre vou testar novamente o Jack.

    Eu experimentei o Jack com o Notion 3 e o Mixcraft 5 e travou tudo.
    Hoje os softwares já estão em Notion 5 e Mixcraft 7.

    Vi um tutorial do Jack for windows funcionado com o Ableton Live e outros softwares.
    Vou experimentar usando o Finale 32 bits com outras Daws. até de 64 bits só pra ver no que dá.
    Vou tentar conectar o Finale com o Kontakt standalone e uma outra DAW (não tenho o Cubase) e outros softwares.
    Exemplos:
    Um quarteto de cordas:
    Finale32 <>Daw (32 e 64) <>Kontakt standalone (sem VST)
    Finale32 <>Daw(vsts)<> uma Suite de Efeitos externa (gravação externa)
    Finale32 <>Daw 1 <> Daw 2 <> outro qualquer aplicativo de áudio, até um player comum.

    rss...
    Finale32 <>Daw (vsts) <> Audacity (gravação externa)

    No Linux dá para fazer isto mas a configuração não é fácil de fazer, mas depois que acerta basta salvar como um preset.
    Acho que vou começar experimentando com o Reaper que é a DAW mais estável, e roda tanto bem no Windows como no Linux.
    Finale <> Reaper
    Dá player no Finale e toca no Reaper com os Vsts
    Parece que com o Jack dá até para conectar ao Skype, não sei bem como funciona mas acho que é para trocar e tocar arquivos junto com outro usuário num outro computador, obviamente com os dois computadores bem configurados.

    https://www.youtube.com/watch?v=f_E5H-C6cT8

    Vou tentar também conectar o Muse Score (gratuíto) com o Reaper, e usar Vsts do Kontakt.
    Mas vou precisar de tempo e este é o meu problema, mas acredito que pode dar certo.

    Jabijirous
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Adler3x3

    O Jack é de graça??

    Você já ouviu falar no Bidule?

    Olha o que esse cara fez

    https://www.youtube.com/watch?v=ELWt-KUbRVw

    Adler3x3
    Veterano
    # jun/15 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Sim.
    O Jack é originário do Linux é grátis.

    Este Bidule não conheço vou pesquisar mais a fundo, parece que funciona.
    Se realmente fizer o que o cara faz no vídeo pode estar aí a sua solução.

    Acho que existem melhores opções para o Finale do que usar rewire

    No Jack por exemplo que controla as entradas e saídas de midi e de áudio, acredito (não tenho certeza) que é irrelevante a integração entre diferentes softwares de 32 e 64 bits. (principalmente nas instruções midi, em áudio pode não ser bem assim).
    Mas deve ser um saco configurar tudo isto, mas depois que se acerta e fica bem feito, salvando os presets vai rodar bem em qualquer novo projeto.
    No vídeo que você postou você viu que lá 2:50 minutos a loucura de conexões.

    Jabijirous
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Adler3x3

    Eu já experimentei o bidule, a versão pra mac vem cabo midi virtual, pro pc não! Aí larguei de mão!

    Adler3x3
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Jabijirous
    Já tive experiências desagradáveis com cabos virtuais.
    Depois outros programas que você tem principalmente de midi param de funcionar, e não é tão fácil reparar este dano.
    Afeta o comportamento midi em geral.

    Jabijirous
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Adler3x3
    Extamente. O cabo do vienna só funciona com vienna. Tentei instalar um e me ferrei. Tive que formatar o pc, só dor de cabeça!

    Jabijirous
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Adler3x3
    Olha como esse cara trabalha com o cubase e sibelius

    https://www.youtube.com/watch?v=vItj4fM9lEw

    Usa o cubase como vst pro sibelius, o processo reverso! Ele ainda diz que foi uma saída por causa dos drop outs do rewire com bidule!

    Olha esse tb

    https://youtu.be/QzsX6U2JHaw

    O cara grava os cc's no sibelius! Assim você consegue fazer tudo no sibelius e usar o cubase como vst e mixar o áudio lá!

    Adler3x3
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Jabijirous
    Bem com a palavra o Makumbator que usa os dois softwares.

    Adler3x3
    Veterano
    # jun/15
    · votar


    Jabijirous

    Jack Control
    Ontem a noite instalei o Jack Control for Windows, fiz vários testes durante horas, e cheguei a conclusão que o produto ainda não esta maduro suficiente para funcionar bem no Windows.
    Por enquanto é melhor não usar.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Lançamento - Sibelius 8