Dúvida - Isolar porta oca para cabine de locução

    Autor Mensagem
    B. Batz
    Veterano
    # abr/15


    Boa tarde, galera! Tenho uma cabine de locução que estou construindo, fiz o clássico sanduíche de duas paredes de drywall e lã de rocha por dentro, os visores, um de 6mm do lado da técnica e um de 8mm no lado de dentro da cabine, sendo que o de 8mm tem inclinação em relação ao primeiro.

    Agora tô pra instalar a porta. A única porta disponível pro meu orçamento é uma porta oca da qual eu já dispunha. O que posso fazer em relação a essa porta, além de usar fita anti ruido PVC nos batentes e espuma acústica? (obs - a espuma acústica vai dentro da cabine de locução inteira).

    Sei que esse tipo de porta é bem fraca pra isolamento acústico. Já ouvi umas conversas sobre colocar lã de rocha DENTRO da porta e até AREIA...procede?

    Se sim, como fazer isso e garantir depois a vedação da porta?

    Desde já agradeço cifraclubbers! Aqui é o forum BR mais confiável em termos de opiniões sensatas sobre home studio, ao meu ver heheh : )

    andreztec
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Eu acho q areia poderia até funcionar mas as complicações seriam muitas, lã de rocha seria muito mais interessante, mas acho q se vedar bem a saída/ entrada de ar pela porta, já vai tirar boa parte do ruído, pelo que eu entendi o que vc mais precisa é que n entre ruído, n tendo muito problema com a saída do som já q vc vai fazer locução lá dentro, então meu conselho seria vedar bem a porta e usar um noise gate nas gravações, acho q isso já geraria um resultado bem satisfatório.

    Ismah
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Sinceramente, siga o princípio KISS: Keep It Simple Stupid.
    Acho que está se apegando demais.

    entamoeba
    Membro Novato
    # abr/15 · Editado por: entamoeba
    · votar


    B. Batz
    A areia aumentaria absurdamente a massa da porta, o que é bom, quando se trata de isolamento. Já fiz uma porta de concreto e funciona muito bem!

    Já a lã de rocha dificultaria a transmissão da vibração da primeira folha de compensado para a segunda. Wafers de materiais de densidade diferentes também são ótimos absorventes.

    Nunca experimentei a segunda estratégia e desconfio que a absorção da primeira seja maior. Se ninguém te der uma resposta satisfatória, vou ver se acho algum texto que faça a comparação entre os que tenho sobre o assunto e posto aqui.


    Dúvida: você está preocupado só com o vazamento de fora para dentro ou o vazamento de dentro para fora também te preocupa?

    B. Batz
    Veterano
    # abr/15 · Editado por: B. Batz
    · votar


    Opa, agradeço às respostas.

    Pra explicar melhor: o local é uma produtora de áudio, logo haverá uma pessoa na locução e eu dirigindo-produzindo.

    Nos meus pensamentos, aqui, acho que a regra KISS faz sentido. rs

    Se eu fizer uma boa vedação com EVA, já deve ser o suficiente pra barrar significativamente o vazamento em ambas as direções...dentro pra fora e fora pra dentro. Talvez as soluções de portas maciças e etc sejam mais necessárias quando se tem uma pressão sonora maior.

    Ah, além disso haverá espuma acústica no interior da cabine, inclusive na face interior da porta.

    Em caso de a vedação EVA ser suficiente, alguém tem um link-tutorial mostrando como preparar os batentes pra aplicar a tira acústica?

    Ismah
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Lixa + cola.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvida - Isolar porta oca para cabine de locução