Sugestões de Upgrade Home Studio

    Autor Mensagem
    Ordep Luca
    Veterano
    # abr/15 · Editado por: Ordep Luca


    Olá Pessoal do Fórum!

    Comecei a adquirir equipamentos ano passado e tenho estudado muito por meio de videos no youtube sobre tudo que envolve gravação e pós produção.

    Ainda tenho muiiiito o que aprender, mas isso é outro papo.
    Na ânsia de adquirir mais qualidade, preciso saber dos senhores EM QUAIS DOS SEGUINTES EQUIPAMENTOS POSSO FAZER UM UPGRADE?
    Eles são todos novos, certamente nem tirei o máximo deles ainda. Não tenho pretensão de comprar novos equipamentos tão cedo, mas já quero ir pesquisando possibilidades.

    Caixas EDIFIER R2700
    Fone AKG K414p
    Interface Focusrite Scarlett 2i2
    Nektar Panorama P6
    Samsung i5 (certamente meu próximo upgrade vai ser um mac ou um note dedicado, mas isso ainda vai demorar um pouco!!)
    MXL 990
    MXL 991
    Shure Beta 58A


    Obrigado!

    Iversonfr
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Ordep Luca

    Dá pra fazer miséria com esse seu equip, tá bem bacana. Acho que uma coisa muito importante antes de dar qualquer opinião, seria saber o que você grava ou pretende gravar. Não adianta alguém sugerir um kit de microfone de batera se vc nunca vai usar.

    De qualquer maneira, acho que um fone bom nunca faz mal a ninguém como alternativa para se ouvir a mix. Tem os AKGs que o pessoal geralmente recomenda aqui no fórum. Eu particularmente gosto de semi-aberto, por exemplo o AKG K240 MKii ou algo mais barato como o K99 (esse eu tenho e gosto bastante). Só recomendo extremo cuidado para não pegar falsificado, tem aos montes.

    Ordep Luca
    Veterano
    # abr/15 · Editado por: Ordep Luca
    · votar


    Iversonfr

    Ah sim bem lembrado, também tenho um fone AKG K414p.
    É original!

    Cara, pretendo gravar coisas simples de início. Já escutei e escuto de tudo um pouco. Mas confesso que atualmente tenho tido interesse de gravar mpb, folk, sertanejo e coisas afins. São de início, mais simples. Violão e voz. Quando mais complexa aí entro com linhas de baixo simples, baterias marcando tempo apenas (vst) algum arranjo de piano etc. Tenho gravado algumas composições próprias e de colegas. Mas ainda estou aprendendo.

    Tenho muita dúvida em relação a referência pra mix. Esse meu fone e as caixas soam muiiiiito diferentes... Enfim

    Iversonfr
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Ordep Luca
    Tenho muita dúvida em relação a referência pra mix. Esse meu fone e as caixas soam muiiiiito diferentes

    Por isso que prefiro semi-aberto, acho que soam mais natural e roubam menos nos graves. Quanto aos monitores, eles não podem estar muito perto da parede pois pode enganar bem na equalização também, seria legal afastar pelo menos uns 50cm. De qualquer maneira, escute sempre no carro, no som da sala, da tv, etc.

    Pro que você quer gravar está excelente, talvez pegaria um segundo mic de diafragma pequeno para fazer um par com seu 991, mas isso da pra fazer perfeitamente com o kit que você já tem. Acho que a partir do ponto que você está, só compensaria mexer se fosse algo considerável, por exemplo pegar um mic tipo o AKG 414 ou uma interface com 4 canais para te dar mais liberdade. Agora acho que é realmente mexer com o que você tem e talvez dar um trato na sala que você grava, pois de equipamento você já está muito bem.

    Ordep Luca
    Veterano
    # abr/15 · Editado por: Ordep Luca
    · votar


    Iversonfr

    Puxa, acho que não consigo afastar os monitores 50cm...
    Eu não sabia dessa, nesse sentido, quando montei esse quarto pra ser o "estúdio", coloquei suportes com mão francesa, todos encostados na parede.
    Pra que eu consiga afastar esses 50 centímetros, as caixas não ficariam mais em "triangulação " em relação a minha posição. Ou seja, ficariam meio que ao lado dos ouvidos. Será que assim ficaria pior do que bem junto da parede como está?? (talvez a 3 cm )

    Vishh não sei se consegui ser bem claro. Ando meio sem tempo pra visitar o fórum.

    Outro detalhe... Vc falou em tratamento acústico...
    Montei o Home num quarto bem pequeno 3x2m.
    Olha o que encontrei no ML:
    <a href="http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-643580252-vocal-booth-ref lection-filter-home-studio-pronta-entrega-_JM" target="_blank" rel="nofollow">http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-643580252-vocal- booth-reflectio n-filter-home-studio-pronta-entrega-_JM</a>

    Será que vale a pena ter um desses pra gravar a voz? Colaria isso na parede e colocaria quem for cantar alí?

    Também posso fazer um maior desses pra quando for gravar o violão? Ou é melhor FORRAR o quarto todo com esse material? De princípio pensei em fazer o quarto todo. Mas sei lá.... Nunca gostei desse material. Em todos os estúdios que visitei tinham um "ar" parado. Mesmo os que tinham ar condicionado. Fico muito preocupado com relação a mofo, bolor, ácaro e a cor preta... o quarto é minusculo, se forrar de preto eu tenho medo até de ficar com depressão sazonal (depressão causada por indivíduos que não tem muito contato com a luz do sol) ahahahdsaushduhsd.

    Uma mesinha (não um mixer) mas uma dessas simples da behringher seria necessário? Que benefícios me traria?

    Obrigado pelas dicas!!

    Iversonfr
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Ordep Luca
    Puxa, acho que não consigo afastar os monitores 50cm...

    Não sou expert nisso, na verdade esses 50cm que falei é um chute, a distância ideal varia. Achei um artigo bem bacana que fala sobre isso, é ESSE AQUI. Segundo um manual da Genelec: Placing the monitor near the wall boosts the low frequencies; one wall up to +6 dB, a two-wall corner (or wall and desk) up to +12 dB and a twowall corner with floor, desk (or even ceiling) boosts up to +18 dB.

    Então colocar muito perto da parede ou no canto não vira pois engana muito. Uma coisa que você pode tentar é colocar uma espuma bemm grossa atrás do monitor e colocar ele bem próximo (cuidado pra não esquentar demais, obedeça a distância mínima do fabricante), veja a foto ilustrativa no link acima, isso já ajuda.

    Será que vale a pena ter um desses pra gravar a voz?

    Apesar de ser bacana eu nuca usei isso aí, talvez alguém que tenha possa ajudar melhor.

    Também posso fazer um maior desses pra quando for gravar o violão?

    Não acho viável, se seu quarto tem bastante móvel sem muita reverberação, não tem porque. Se tiver muita reflexão no quarto, talvez colocar umas espumas espalhadas na parede ajude, meio sem padrão de posição. Lógico que pra ser correto, tudo isso teria que ser estudado, calculado por um especialista etc, etc, etc. Essa seria TALVEZ uma solução mais caseira na base da experimentação.

    Ou é melhor FORRAR o quarto todo com esse material?

    Não faça isso! vc vai destruir o seu quarto, vai ficar morto, péssimo e ruim até de ficar nele. Se achar necessário, coloque algumas espumas tipo ESSE EXEMPLO. Em quarto pequeno, colocar uns bass traps nos cantos também seria interessante caso ache necessário. Lembre-se que tudo isso que sugeri é sem técnica profissional, é mais no aprendizado do dia-a-dia, talvez algum profissional discorde em muito do que eu disse, cabe a você filtrar e ver o que acha necessário no seu quarto, afinal nem sei como ele é.

    MMI
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Ordep Luca
    Iversonfr

    Numa salinha tão pequena vai ser difícil conseguir tratar bem. Mas não dá para ficar com muita reflexão, melhor ter boas superfícies não refletoras. Ainda assim, neste caso talvez eu nem investisse muito em monitores, melhor investir em fones bons de verdade, para mixagem mesmo.

    Os "Vocal Booth" podem ajudar, quando se sabe usar, numa sala bem dominada que não seja o ideal em ressonância. Eu tenho usado da sE Electronics, tenho conseguido bons resultados. Pela conversa, não acho que vai dar muita diferença, tenho a impressão que o colega ainda tem muito a explorar para ter a necessidade e saber usar isso, talvez acertar e dominar a sala fosse mais importante neste momento. Os vocal booth tem suas semelhanças e diferenças, não é tudo a mesma coisa não e é melhor ter um adequado - não sei desse modelo aí, mas não me pareceu muito legal. A Sound on Sound fez uma reportagem bem legal recentemente sobre vocal booth, é legal ler para entender.

    Por último, o que se usa para violão e outras microfonações é exatamente o mesmo, não um maior. Tem gente famosa que usa o da sE para isso.

    Iversonfr
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    MMI

    Bem melhor quando aparece alguém que sabe o que está falando para opinar rs...

    Numa salinha tão pequena vai ser difícil conseguir tratar bem

    Pelo que aprendi, quanto menor a sala mais problemas se tem com graves, sendo mais necessário ainda os bass traps de canto, confirma isso?

    neste caso talvez eu nem investisse muito em monitores

    Concordo, se ele já não tivesse as Edifiers eu falaria pra nem pegar monitores. Investir num fone mais bacana acho que seria interessante mesmo. Abs!

    MMI
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Iversonfr

    Pelo que aprendi, quanto menor a sala mais problemas se tem com graves, sendo mais necessário ainda os bass traps de canto, confirma isso?

    É isso aí. Mas numa sala tão pequena, então fica complicado.

    Concordo, se ele já não tivesse as Edifiers eu falaria pra nem pegar monitores. Investir num fone mais bacana acho que seria interessante mesmo. Abs!

    Hoje eu acho que fones realmente bons são vitais num home studio. Abriria mão de monitores e muita coisa para ter fidelidade nos fones. Mas tem que ser fones que fazem a diferença e infelizmente, são caros.

    Se o colega já acabou de ler a lição de casa sobre vocal booth, uma sugestão sobre home studio.

    Ordep Luca
    Veterano
    # abr/15
    · votar


    Iversonfr
    MMI

    Putz! Confesso que fiquei realmente triste com isso! Não é culpa dos senhores. E eu nem deveria estar assim. Mas é que realmente não tenho condições me instalar em outro lugar maior.... Me mudei recentemente pra morar sozinho e [e só isso mesmo. Tenho opção de um outro quarto cerca de 1 metro quadrado maior. No fim, não valeria o trabalho de mudar tudo.

    Dando uma boa pesquisada nessa questão de fones pra mixagem, vi que a grande maioria não aconselha. Claro, ele não é o ideal mesmo. Mas de qualquer forma, tem um pessoal aqui no fórum falando muito mal de seu uso. Questões de profundidade, espaço e outros mais. Quanto ao valor, não achei um absurdo como esperava... São obviamente caros, mas "pagáveis".
    Pesquisei valores dos:

    Audio Technica ATH-M50
    AKG K240 MKII
    Beyerdynamic DT770 Pro
    Bowers & Wilkins P5

    Final de semana vi a questão das frequências na prática:
    Fiz uma track de bateria VST, gravei uma trilha de baixo em linha
    e gravei um violão microfonado com 990/991 e coloquei pra tocar junto sem
    fazer qualquer edição. Soou absurdamente péssimo. Claro, não fiz nenhum ajuste, mas as frequências graves ficaram horríveis. Desanimou.

    Com a ajuda dos senhores vou definir um fone pra comprar, mesmo que demore meses. Mas pretendo levar a diante essa empreitada até que eu possa ter um espaço maior.

    Obrigado!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sugestões de Upgrade Home Studio