Problema com placa de audio USB e Notebook - M-audio

    Autor Mensagem
    BassMX
    Veterano
    # mar/15


    Galera,
    tenho um problema q a tempos me atormenta:
    Uso muito notebook para tocar ao vivo, e consequentemente, uma placa USB, só que acontece o seguinte:

    de tempos em tempos o driver da placa para de funcionar, seja no Cubase ou apenas escutando música (Vlc, media player), o programa não trava, mas para de reproduzir som, ai eu tenho q fechar e abrir o programa de novo pra ele voltar a soltar o som.

    acredito que seja alguma incompatibilidade com o Usb do meu notebook (Dell 14R 5421) por que eu ja testei a mesma placa (Fast Track Pro, e também testei uma Mobile Pre) no notebook do meu amigo (que também é Dell só que bem mais antigo) e dava o mesmo problema, só que fomos testar as portas, e vimos que se ligássemos na porta e-Sata/Usb, a placa não apresentava mais o problema, e ele usa assim até hoje sem travar.

    A única diferença que essa porta e-sata/Usb do notebook dele tem, é que ela de Power Share (aquela função que carrega via usb, mesmo com o PC desligado).

    alguém já passou por isso, ou sabe oq fazer??

    Adler3x3
    Veterano
    # mar/15 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    As vezes de uma hora para outra conforme a quantidade de Vsts carregados ocorre o problema do drive Asio parar de funcionar, não sei se este é o seu caso.
    Tenho uma interface roland diferente da sua.
    O que eu faço é desconectar a usb e espero uns 10 segundos e reconecto, e volta a funcionar normal.
    E as vezes para continuar tenho que no programa alterar o drive.

    Agora é um problema muito sério para quem toca ao vivo, de qualquer forma vai ocorrer uma perda de tempo que vai comprometer a apresentação.

    Os drives da interface estão atualizados?
    Nos fóruns da interface nacionais e internacionais existe alguma citação parecida com o seu caso?
    E no caso de travamento usando uma DAW, a maioria tem um arquivo de "log", que registra o problema, você chegou a ler estes logs?
    Deve estar acontecendo alguma interrupção, que pode ser ocasionada por alguns tipo de incompatibilidade e configuração, e até algum outro software que esteja em execução num segundo plano que cause o problema.
    Abra o gerenciador de tarefas do windows e verifique na aba de serviços/processos, se tem algum outro software ativo que possa ser suspeito, e veja o comportamento da memória e do uso da cpu.
    Pode por exemplo existir um drive midi que você instalou com um outro programa que gera a interrupção.
    Ocasionalmente o uso da memória e da cpu pode ficar alto por conta de algum programa, e isto por si dó pode causar a interrupção.
    Verifique quando ocorre a interrupção se o sistema esta sobrecarregado., e tente identificar o programa que causou isto.
    Tem muitos programas que instalam drives paralelos de midi, e mesmo aparentemente não estando ativo, causa o erro.
    Comigo aconteceu com um drive de um software Vsti de guitarra, simplesmente não deixava a interface funcionar bem, e isto acontecia com alguns programas, não com todos.
    Depois que desinstalei o programa o problema sumiu, e o pior é que era uma versão demo, que estava esquecida.
    Só descobri observando o comportamento dos serviços/processos no gerenciador de tarefas do windows, onde consegui identificar o programa.
    Num outro caso semelhante o problema estava na configuração do player Real que é originário do Mac, mas tem versão do windows, e por incrível que pareça o programa afetava as configurações de áudio.
    E alguns programas instalam este player, que mesmo não estando ativo causava o erro (não sei como funciona no Apple, mas parece que os players tem um certa ligação com o sistema operacional, e isto pode estar desestabilizando e gerando conflito no windows.
    Sempre foi assim? desde o início? ou começou a acontecer depois que você instalou alguma coisa?
    Se no início não tinha problemas é bem provável que seja algum programa que você instalou depois que seja a origem de tudo.
    Experimente mudar a entrada usb, e use sempre conecte a interface na mesma porta.
    O fato do VLC parar de sair som é um indicativo, tem outro software afetando.
    Tem também estes programas que simulam teclados virtuais, hosts e players de Vst que podem ser a origem do problema, é uma das possíveis causas, tive problema parecido no passado, lembre mesmo não estando ativo pode causar o erro.
    Como você toca ao vivo deve ter instalado e testado várias opções.
    Reveja os softwares que você usa para fazer isto, no meio destes softwares pode estar o problema.

    Não sei a trabalheira e transtorno que pode lhe causar, mas muitas vezes tem que formatar tudo e reinstalar seletivamente os programas que realmente vão ser usados. (isto só em último caso)
    Tente desinstalar programas de áudio que não usa, e que podem ser suspeitos.

    BassMX
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    Como eu falei, qualquer coisa faz ele parar de funcionar, VLC, Youtube, qualquer coisa q sai som, depois de um tempo para.

    sim, sempre foi assim, mas mesmo assim eu usava, só no ao vivo começou a chatear, ai não ta dando mais, depois q para, já era a musica.

    Creio q não seja problema de configuração, tenho um i5 com 8 GB de memoria, nunca sobrecarreguei ele.

    O que me deixa inquieto, é o fato do notebook do meu amigo ser mais antigo e funcionar.

    se bem q no inicio ele sofria do mesmo problema q eu. mas depois fomos testando porta por porta e vimos q na porta e-Sata/USB não ocorre o problema, talvez pelo fato da porta ter power Share, que mantém a placa alimentada, não sei, mas é a unica explicação q encontrei.

    alguém mais?

    BassMX
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    up

    Felipe Guilherme Ruffato
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Resgatando o tópico,

    Estou com um problema que acredito ser idêntico ao do BassMX.

    Tenho um Note DELL XPS15, 6gb ram, core I7, utilizo com uma placa M-Audio Fast track Pro.

    De uns tempos pra cá, começou o mesmo problema, estou assistindo um vídeo no youtube, ouvindo musica no media player, gravando algo no sonar, qualquer coisa, do nada o som para de sair, as vezes depois de 10segundos, 2 minutos, varia muito, mas sempre dá o problema, uma hora ou outra.

    A Questão é, quando eu configuro o som para sair diretamente da placa onboard (pelas caixinhas de som do próprio note) o problema não ocorre, o som nao corta do nada.

    Já atualizei todos os drivers, formatei o note umas 3 vezes, uma das vezes não instalei nada, deixei como de fábrica, só instalei a placa de audio, e mesmo assim o problema acontece.

    Alguém tem alguma noção do que pode ser?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problema com placa de audio USB e Notebook - M-audio