Problema com Ample Bass J ( VST )

    Autor Mensagem
    Mr. Wiedlandt
    Veterano
    # mar/15


    Então, a questão é o seguinte:

    a afinação do baixo nesse VST somente desce um tom, porém, a musica que estou precisando gravar tem a corda mais grave do baixo sendo C# e sempre que alguma nota que esteja abaixo do pitch que o baixo chega ( que no caso eh D e eu preciso C# 1 st abaixo) a nota perde aquele " ataque percursivo " que todas as outras notas tem, a musica simplesmente morre...

    alguem que use esse plug-in me de uma luz.

    Obrigado

    makumbator
    Moderador
    # mar/15
    · votar


    Mr. Wiedlandt

    Uma solução tosca é escrever no tom mais baixo possível desse VSTi, exportar para áudio e então baixar o arquivo de som no intervalo que ainda falta pra chegar aonde você precisa (através de ferramentas como Melodyne, Auto tunes, Variaudio, etc...).

    Obviamente há a possibilidade mais simples de trocar o VSTi por outro que forneça o que você deseja.

    Mr. Wiedlandt
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    makumbator

    tentei fazer isso mas quando subi a afinação do MIDI o programa adicionou umas articulação por falta de palavras... articulações loucas, louca mesmo, ta fazendo slide, slap, harmonic por tudo onde nao tem... o plug-in tem um som bem bacana eu to sem espaço no HD pra pegar algo maior que ele ( 3 Giga ).
    Eu nao consegui achar nada bom por menos que isso.

    não ta facil...

    makumbator
    Moderador
    # mar/15
    · votar


    Mr. Wiedlandt

    Mas o que sugeri não foi por midi, e sim por áudio. Você exporta o som do VSTi (mixdown só dele) e desconsidera o midi (pode desligar o VSTi depois disso). Aí você edita o arquivo de forma a mover o áudio para a tonalidade que você deseja. Há alguma degradação, mas se for perto fica aceitável.

    Mr. Wiedlandt
    Veterano
    # mar/15 · Editado por: Mr. Wiedlandt
    · votar


    bom, pra mim exportar o audio um semitom a cima por exemplo eu tenho que deslocar as notas na trilha MIDI pra ganhar o ataque na corda solta, e isso estraga todo o resto... ele adiciona aquelas dinamicas e articulações completamente sem sentido...

    makumbator
    Moderador
    # mar/15
    · votar


    Mr. Wiedlandt
    bom, pra mim exportar o audio um semitom a cima por exemplo eu tenho que deslocar as notas na trilha MIDI

    Não. Você não está entendendo. É para exportar no tom errado mesmo, do jeito que está. DEPOIS, usando uma ferramenta de manipulação de afinação de áudio é que você vai subir a afinação (mas não no arquivo midi, e sim no arquivo de som exportado). Não envolve NADA de midi. É pura manipulação de arquivo de áudio.

    strinbergshredder
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    makumbator
    Mr. Wiedlandt
    Simplificando, exporta o audio no tom que estiver. Depois, usa um pitch shifter pra colocar no tom que vc desejar! ;)

    RafaelBernatto
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    No caso de ele estar editando e "re-editando" na própria DAW, fica mais fácil simplesmente colocar um pitch shifter no fim da cadeia... "Abaixe" no Ample o que der e complemente com o plugin...

    Mr. Wiedlandt
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    RafaelBernatto
    strinbergshredder
    makumbator

    Não. Você não está entendendo. É para exportar no tom errado mesmo, do jeito que está. DEPOIS, usando uma ferramenta de manipulação de afinação de áudio é que você vai subir a afinação

    É obviamente preciso exportar o áudio de alguma maneira onde a corda solta NÃO PERCA O " ataque ". Unica maneira de fazer isso é alterando o tom no MIDI fazendo com que a nota mais grave seja do D em diante, ou seja esteja dentro dos limites que o programa " enxerga". Dizendo outra vez que qualquer alteração feita no programa ( como por exemplo colocar em um tom onde o programa atende as necessidades para assim exportar o áudio e usar algum pitch shifter ) altera completamente o comportamento do VST, adicionando harmonicos e slides onde nao era pra ter... um problema gera outro, como ja havia falado... mas...


    Obrigado pela atenção.

    makumbator
    Moderador
    # mar/15
    · votar


    Mr. Wiedlandt

    Mas vc já experimentou o que a gente sugeriu? No caso seria fazer uma mixdown só do som do baixo do VSTi com ele no tom mais próximo do que você precisa, desde que não atrapalhe o comportamento do sampler. Aí depois você pega e aplica uma ferramenta de pitch (seja direto na DAW, de maneira não destrutiva) ou em um editor de áudio como sound forge ou semelhante.

    Uma alternativa de transpor ainda usando midi poderia ser a seguinte:

    O detalhe é que o lance das transposições atrapalharem os efeitos do sampler pode ser por usar note switch no arquivo. A solução seria selecionar apenas as notas "musicais" para transpor e manter as que acionam modificadores midi no samper intocáveis.

    RafaelBernatto
    Veterano
    # mar/15 · Editado por: RafaelBernatto
    · votar


    Mas se ele "nativamente" não tem essa opção, de baixar mais do que 1 tom, então ele não tem os samples daquelas notas. Ainda acho bem mais viável o pitch shifter...

    Mr. Wiedlandt
    Veterano
    # mar/15
    · votar


    RafaelBernatto
    makumbator

    Pois, eu cortei todas as notas soltas da ultima corda fora da trilha MIDI pra não alterar a dinamica e exportei o audio só delas com um st acima, sendo somente D solto a dinamica ficou tudo normal, ai eu usei pitch shifter somente nelas e montei... bom... funcionou haha

    Se eu achar alguma solução melhor posto aqui pra futuros possiveis aventureiros dos VST que se depararem com o Ample Bass J... como eu queria que um baixo de um amp aceitaveis nao custasse os rins haha

    Feito gurizada.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problema com Ample Bass J ( VST )