Harmonia com duas notas ?

    Autor Mensagem
    lucaslg20
    Membro Novato
    # jan/15


    Eu sei que não existe acorde com duas notas, mas existem algumas "músicas" que me intrigam que com apenas duas notas conseguem fazer com que o som soe bem. Eu quero saber se tem alguma regra para fazer com que duas notas tocadas simultaneamente, soe bem.

    Caso não entendam, tenho dois exemplos:

    Exemplo 1: aparece na lead
    http://puu.sh/eKmUx/ae864ab5c0.mp3

    Exemplo 2: é a lead também , não o violino
    http://puu.sh/eKnd3/719f9d9aff.mp3

    LeandroP
    Moderador
    # jan/15
    · votar


    lucaslg20

    A harmonia é a combinação de duas ou mais notas tocadas tocadas simultaneamente. Harmonizar é combinar sons de forma sistemática, e esta combinação é classificada pela distância em número de tons entre as notas de uma escala, por exemplo.

    Você pode pegar uma escala qualquer, uma maior por exemplo, e ordená-la em intervalos de quintas.

    Em Dó maior ficaria assim:

    C - D - E - F - G - A - B - C

    A partir da quinta nota você inicia uma nova escala:

    G - A - B - C - D - E - F - G

    Combinando a primeira nota da escala de cima com a primeira nota da escala de baixo você tem uma harmonização "por quintas".

    C - D - E - F - G - A - B - C
    G - A - B - C - D - E - F - G

    Entre parênteses estão cada combinação de quinta:

    (C, G) - (D, A) - (E, B) - (F, C) - (G, D) - (A, E) - (B, F)

    Este tipo de harmonização por quintas forma o que se chama de "powerchord", muito comum no rock.

    Outra forma muito comum de harmonizar com duas notas é "por terças", e o procedimento é o mesmo. Exemplo em Dó maior:

    C - D - E - F - G - A - B - C

    A partir da terceira nota você começa uma nova escala:

    E - F - G - A - B - C - D - E

    Combine as notas verticalmente:

    C - D - E - F - G - A - B - C
    E - F - G - A - B - C - D - E

    (C, E) - (D, F) - (E, G) - (F, A) - (G, B) - (A, C) - (B, D)

    Você pode ir mais além e "empilhar" mais quintas ou mais terças. Pode experimentar outros intervalos, como os de quarta por exemplo. Tudo com o mesmo princípio.

    É importante observar o número de tons os intervalos formados pelas combinações, pela harmonização. Isto ajuda a classificar a quinta por exemplo. As quintas podem ser justas, diminutas ou aumentadas. As terças podem ser maiores ou menores.

    Jabijirous
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    lucaslg20

    Ouça as invenções a duas vozes de Bach!

    rcorts
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    LeandroP

    Bela explicação!


    lucaslg20

    Como falou o LeandroP, harmonizar é combinar duas notas ou mais. A harmonização em terças (menores e maiores, pode ser feita ao inverso, em sextas).

    Um exemplo interessante para entender como essa harmonia com duas notas, ou a duas vozes funciona tem um bom exemplo, que inclusive é fácil de praticar na guitarra.

    Primeiramente toque os seguintes acordes, conforme a tab abaixo:



    A7 Ab7 G7 A
    e---9---8---7---5---------------------------------------
    B---8---7---6---5---------------------------------------
    G---9---8---7---6---------------------------------------
    D---7---6---5---7---------------------------------------
    A---------------------------------------------------
    E---------------------------------------------------


    Em vez de tocar os acordes acima, é comum usar apenas os intervalos de sextas formados dentro destes acordes (nas cordas G e E), dando a intenção dos mesmos em um lick muito comum em country, rockabilly, blues e rock:


    A7 Ab7 G7 A
    e---9---8---7---5---------------------------------------
    B-------------------------------------------------------
    G---9---8---7---6---------------------------------------
    D-----------------------------------------------------
    A---------------------------------------------------
    E---------------------------------------------------


    lucaslg20
    Membro Novato
    # jan/15
    · votar


    Muito obrigado pela explicação, desculpe a demora para responder, eu estava viajando. Eu notei que pelo menos em alguns casos as notas que se harmonizam são notas de um acorde. (Me desculpe se eu disse besteira).
    Mas eu tenho outra dúvida, eu tenho por exemplo uma melodia com uma nota só, eu quero adicionar mais uma nota harmonizando essa melodia, quais notas eu uso para gerar a harmonia e fazer com que fique parecida com a que só tem uma nota?
    Exemplo:
    A melodia com uma nota:
    http://puu.sh/fg15p/cad0384602.mp3
    A melodia harmonizada com duas notas:
    http://puu.sh/fg1dz/59e3d17e5e.mp3

    lucaslg20
    Membro Novato
    # jan/15
    · votar


    E eu toco teclado, mas mesmo com essas exlicações dá pra entender.

    LeandroP
    Moderador
    # jan/15
    · votar


    Eu notei que pelo menos em alguns casos as notas que se harmonizam são notas de um acorde. (Me desculpe se eu disse besteira).

    As notas da escala quando harmonizadas formam os acordes. Por isso que você percebeu o óbvio rsrsrs

    rcorts
    Veterano
    # jan/15 · Editado por: rcorts
    · votar


    lucaslg20
    Mas eu tenho outra dúvida, eu tenho por exemplo uma melodia com uma nota só, eu quero adicionar mais uma nota harmonizando essa melodia, quais notas eu uso para gerar a harmonia e fazer com que fique parecida com a que só tem uma nota?

    Cara, ficou um pouco esquisito entender o que você quis dizer, pois não há regras fixas de quais notas usar, você pode harmonizar uma mesma linha melódica de diversas formas. A forma mais óbvia seria harmonizar em terças (ou quintas) e a partir disso você pode pensar em variações.

    Por exemplo, se você tem uma nota Ré na sua melodia principal, essa nota Ré pode ser harmonizada com uma nota Si. Neste caso, como o Ré é uma terça menor do Si você teria um Bm. Se utilizar um Lá para harmonizar com o Ré estaria harmonizando um acorde de D, pois o Lá é a quinta de Ré. Se por exemplo usar um Fá para harmonizar com o Ré, estará criando um Dm, pois o Fá é a terça menor do Ré.

    Enfim, está tarde da noite e eu até estou meio sonolento, mas se você quiser falar a respeito disso podemos continuar essa conversa com mais calma amanhã. A mensagem que eu quis passar é que para você harmonizar uma nota a duas vozes é preciso primeiramente identificar a tonalidade em que a melodia esteja inserida. E via de regra, são as outras notas da melodia que te indicarão os melhores acordes para harmonizar sua melodia.

    Só um exemplo, se eu tivesse uma melodia simples no tom de Ré maior, como abaixo:


    e--10-9-7-5---------------------------------------------
    B------------------------------------------------------
    G------------------------------------------------------
    D------------------------------------------------------
    A------------------------------------------------------
    E------------------------------------------------------


    O meio mais óbvio que eu utilizaria para harmonizar (de cabeça) essa melodia, seria aplicar as terças de cada nota na tab acima. Ré (10ª casa da mizinha) harmonizaria com um F#, Dó sustenido (9ª casa) harmonizaria com um Mi, Si (casa 7) harmonizaria com uma nota Ré, e a nota Lá (5ª casa) harmonizaria com um C#.

    A harmonização ficaria assim:


    D C#m7(b5) Bm A ou D C#m7(b5) Bm A
    e--10-9---------7--5-----------10--9--------7---5------
    B------------------------------10--8--------7---5------
    G--11-9---------7--6-----------11--9--------7---6-------
    D------------------------------12--9--------9---7-----
    A----------------------------------------------
    E------------------------------------------------------


    Por outro lado, como estas notas estão presentes dentro de outros acordes, a harmonização poderia ser sentida como um D A7 G7M F#m. Veja abaixo:


    D A7 G7M F#m ou D A7 G7M F#m
    e--10-9----7--5------10--9---7----5--------------
    B--------------------10--8---7----7---------------
    G--11-9----7--6------11--9---7----6---------------
    D--------------------12--7---5----4--------------
    A------------------------------------------------
    E-------------------------------------------------



    Como você poderá observar acima, ao harmonizar uma melodia a duas vozes, a interpretação quanto aos acordes gerados por estas duas notas podem resultar em acordes diferentes, mas no caso acima, o que você pode perceber em comum é que nos dois exemplos os acordes resultantes permanecem no tom de Ré maior.

    Outra coisa importante a ser ressaltada é que você pode estar harmonizando a duas vozes apenas na guitarra, ou no teclado. Isso é uma coisa. Porém se você tiver uma voz adicional tocando outras notas na região dos baixos (4ª corda da guitarra nos exemplos), então estas notas somarão-se às demais e a harmonização passará a ser feita a 3 vozes, o que alterará consideravelmente os acordes resultantes.

    Enfim, se eu tiver falado alguma besteira o LeandroP pode ficar à vontade pra me corrigir, mas em suma é isso.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Harmonia com duas notas ?