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MArtinsmmm23 Membro Novato |
# nov/14
Meu caso é o seguinte, eu estou usando um notbook, placa externa de som fast track da m-audio, uso o Sonar, uso plugins da wave, guitar ring 5 e outros, criei as BUS e direcionei o som para elas, nas bus insiro os plugins que quero e o som da BUS direciono para para outra BUS chamada de MESA, nesta bus coloco um plugin I-imagem 360 da wave, pois bem depois de gravar ao ouvir em varios dispositivos de audio esta ocorrendo assim, no meu carro o som esta saindo perfeito, nos monitores de audio o som esta saindo perfeito, ao ouvir nas caxinhas de som do computador a voz esta ficando no fundo, ao ouvir no celular sem fone de ouvido a voz quase não aparece fica lá no fundo junto com a bateria, ao ouvir com fone de ouvido o som sai perfeito, minha dúvida é essa qualquer música gravada em estudio profissional eu a ouço em qualquer dispositivo que o som sai perfeito agora o som que eu gravo não esta ficando assim, tem como eu consertar isso?
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JJJ Veterano
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# nov/14 · Editado por: JJJ
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À procura do Santo Graal da masterização...
Cara, primeiro... por quê você não manda pro bus master em vez de criar mais um bus entre os subs e o master?
Bom... isso, na verdade, não tem nada a ver com o resultado final ser audível em qualquer dispositivo. O que é necessário para tal é contar com caixas especiais de som chamadas de "monitores de referência". Este tipo de caixa de som (quando devidamente instalada, num local adequado, na altura certa e na distância correta do ouvinte - você) permite que se tenha a melhor ideia com relação ao som e que se possa mixar e masterizar a música da melhor forma possível. Esse tipo de monitor (de referência) tem uma saída de frequências ampla e bem balanceada, sem atenuar ou enfatizar nenhuma faixa do espectro sonoro.
Ter um bom fone de ouvido (de referência, também) é fundamental, para o acerto de detalhes e para conferir como fica o som no headphone.
Além disso, é importante perceber como a música fica se for ouvida em mono. E também, ao final, testar como ficou o resultado em outros ambientes (carro, mp3 player, som da sala, etc).
O seu "ouvido" é parte fundamental do processo todo, claro.
Ou você pode esquecer todo esse trabalhão e usar uma ferramenta de masterização "genérica" que vai fazer o trabalho para você... Fica pior que um trabalho de masterização "humano" bem feito (mas fica melhor que um trabalho "humano" mal feito! hehehe). O AAMS (programa gratuito) e o LANDR (on-line) são alguns exemplos.
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MArtinsmmm23 Membro Novato |
# nov/14
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À procura do Santo Graal da masterização...
Cara, primeiro... por quê você não manda pro bus master em vez de criar mais um bus entre os subs e o master?
Bom... isso, na verdade, não tem nada a ver com o resultado final ser audível em qualquer dispositivo. O que é necessário para tal é contar com caixas especiais de som chamadas de "monitores de referência". Este tipo de caixa de som (quando devidamente instalada, num local adequado, na altura certa e na distância correta do ouvinte - você) permite que se tenha a melhor ideia com relação ao som e que se possa mixar e masterizar a música da melhor forma possível. Esse tipo de monitor (de referência) tem uma saída de frequências ampla e bem balanceada, sem atenuar ou enfatizar nenhuma faixa do espectro sonoro.
Ter um bom fone de ouvido (de referência, também) é fundamental, para o acerto de detalhes e para conferir como fica o som no headphone.
Além disso, é importante perceber como a música fica se for ouvida em mono. E também, ao final, testar como ficou o resultado em outros ambientes (carro, mp3 player, som da sala, etc).
O seu "ouvido" é parte fundamental do processo todo, claro.
Ou você pode esquecer todo esse trabalhão e usar uma ferramenta de masterização "genérica" que vai fazer o trabalho para você... Fica pior que um trabalho de masterização "humano" bem feito (mas fica melhor que um trabalho "humano" mal feito! hehehe). O AAMS (programa gratuito) e o LANDR (on-line) são alguns exemplos.
Obrigado pelo comentario acima, porem sobre a bus master é para ela que eu envio o som da BUS criada, é na bus master que coloco o plugin i-magem 360, sobre um programa para masterizar eu uso o T-Ranks conhece? Sobre os monitores já tenho um par de monitores muito bons por sinal e o som reproduzidos fica perfeito, no fone de ouvido profissional o som sai perfeito, porem ao escutar no celular a voz fica lá no fundo e a bateria tamb.
segue meu ultimo trabalho para analise www.youtube.com/watch?v=icPire7QDFk
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JJJ Veterano
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# nov/14
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MArtinsmmm23 para masterizar eu uso o T-Ranks conhece
T-Racks? Conheço sim... Tem sido bastante... discutido... por aqui... hehehe
tenho um par de monitores muito bons por sinal e o som reproduzidos fica perfeito, no fone de ouvido profissional o som sai perfeito
Os monitores e o fone profissional podem ser excelentes para "ouvir" e ser péssimos para mixar/masterizar. São "reinos" diferentes. Se você quiser dizer quais são, a galera pode opinar sobre eles.
segue meu ultimo trabalho para analise
Youtube é complicado porque comprime o som e, além disso, estou com fones inadequados no momento. Mas o som me pareceu um pouco embolado (talvez reverber demais em algumas tracks), com alguns problemas de sync e de afinação na guitarra e na voz (coisa pouca). Mas é uma análise muito superficial. Vamos ver se mais alguém aparece.
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MArtinsmmm23 Membro Novato |
# nov/14 · Editado por: MArtinsmmm23
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egue meu ultimo trabalho para analise
Youtube é complicado porque comprime o som e, além disso, estou com fones inadequados no momento. Mas o som me pareceu um pouco embolado (talvez reverber demais em algumas tracks), com alguns problemas de sync e de afinação na guitarra e na voz (coisa pouca). Mas é uma análise muito superficial. Vamos ver se mais alguém aparece.
Pois foi isso mesmo, para meu pc não travar gravei faixa por faixa e converti em WAV e depois importei as pistas para posteriormete desativar os plugins e aliviar o CPU rrsrs eu deveria fazer isso com todos os intrumentos e deixar o vocal por ultimo, porem errei durante a gravação da base dai tive que fazer cortes e gravar um novo vocal sem cima do que já existia ou seja passei uma faixa já com efeitos de reverb novamente pelo track com plugin reverb ativado o que exedeu o reverber colocando a voz la no fundo quando escuto em dispositivos de audio diferentes, pretendo corrigir estes erros nas proximas músicas.
Ouve desafinação na guitarra mesmo e em alguns momentos na voz porem fiquei com preguiça de corrigir isto ai rrsrs outra coisa o que é problemas de sync? seria sincronismo? se for foi justamente o que eu falei errei durante a gravação da base pois uso o Ezedrummer para fazer o metronome depois gravo usando o BFD2, porem o ezdruumer começou a travar depois de 2 minutos gravando a base. rsrsr
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Adler3x3 Veterano |
# nov/14 · Editado por: Adler3x3
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É bom lembrar que o processo de mixagem vem antes da masterização. E escutando o áudio percebe-se que o processo de mixagem não foi completado a contendo.
O problema que você relatou não é tanto de masterização e sim de mixagem. E esta exagerando na aplicação de efeitos, reverbs, eqs e muito mais, tá embolando tudo. Masterização é mais para preparar o áudio para se ouvir num volume "dito comercial das diversas mídias existentes. Claro masterização é muito mais do que isto, serve para dar integridade e identidade a um Álbum Como os vocais estão muito atrás o problema é outro que deve ser resolvido no processo de mixagem. Monitores de áudio e fones de ouvido são importantes, mas não adianta muito se o ambiente da sala de gravações e de mixagem não tiver um tratamento acústico. Sempre tem que confiar no ouvido, mas com problemas de acústica fica difícil acertar, e tem que ir pelo método de tentativa e erro, os fones ajudam mas não resolvem. Não adianta por conta da ansiedade em querer publicar logo o resultado das gravações pular etapas. Pontos de atenção: 01- Ensaio Tem que ensaiar e ensaiar até tocar com perfeição. 02- Gravar Tem que gravar bem num bom nível de volume, nem muito alto nem muito baixo, e tem que tomar cuidado com os efeitos durante o processo. Cada track tem que soar bem sem erros de execução e sem erros de gravação 03- Fixar No início do processo de mixagem tem que ouvir track por track, e aplicar os efeitos de forma corretiva, para ajustar os pequenos erros. Digo pequenos erros, pois se a track tem muitos problemas o único jeito é gravar de novo. 04- A Mixagem Depois da fixação dos erros, trabalhar na mixagem propriamente dita, pan, imagem de estéreo, nível de volumes e muito mais, onde se pode aplicar outros efeitos para cada instrumento. Mas tudo de forma moderada, se tem que aplicar efeitos em demasia, é um sinal indicativo que o processo anterior esta falho. Num simples post é impossível detalhar todo o processo de mixagem, assim com o de masterização. 05- Masterização É a última fase antes de gravar na mídia final, mas depende muito de uma boa mixagem, sem uma boa mixagem é impossível masterizar qualquer coisa, não tem plugin que dê jeito.
Isto é um simples resumo todo o processo tem muito mais detalhes. Você tem que estudar e ser mais cuidadoso em cada etapa, se pular etapas jamais vai conseguir um bom resultado.
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