Plugins mutando a musica inteira! [Pro Tools 11]

    Autor Mensagem
    Slash_1989
    Veterano
    # ago/14


    Seguinte,inaugurei esses dias o PT11 e comecei com um projeto até que pesadinho pro meu PC... Foi tudo bem nos dois primeiros dias, até que ontem criei uma nova sessão pra gravar outra coisa e mudei o IN/OUT para "Stereo" ao invés de "last used" (se não me engano, na outra sessão eu tinha deixado stereo também).

    Acontece que quando voltei pra primeira sessão apareceu a mensagem de erro de input/output, falando que alguns seriam desativados. Aparentemente só foi desativado input ou coisas que eu não tava usando mesmo, mas a mix não tava rodando! (por mais que os meters estivem pulando).

    Descobri que era só dar bypass em alguns plugins que tudo voltava a funcionar! Engraçado que se eu ativo um plugin específico no canal da voz, a MIX INTEIRA fica muda! E os plugins que estão causando isso são aleatórios! Uns dois da Plug&Mix, 2 da Slate Digital, e até o equalizador nativo do pro tools se eu ativar ele num certo canal ele para a mix!

    Alguém sabe que diabos é isso?

    makumbator
    Moderador
    # ago/14 · Editado por: makumbator
    · votar


    Slash_1989

    Será que não é algo relacionado a compensação de latência de algum plugin? Toda DAW tem isso e eventualmente se você desligar certos plugins não funcionam sem esse controle (que basicamente pega a informação de latência de cada plugin e casa tudo com a sessão, deixando fluir corretamente o áudio).

    É mero chute, mas digo isso pois no Cubase tem esse controle, e se eu desligo dependendo dos plugins carregados fica tudo mudo.

    Tem no PT um lugar para você checar o quanto de latência cada plugin informa? Em geral os com mais latência é que causam esse mute sem ter esse controle ligado. pelo menos é isso que observo no Cubase (analisando a latência que cada plugin informa a ele). Observe que nem sempre os mais "pesados" de rodar são os com mais latência (mas em muitos casos isso realmente coincide).

    Slash_1989
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    makumbator
    Mas tava funcionando tudo OK até eu fazer a outra sessão e mudar a configuração de IO (pode ter sido mera coincidência também)

    Esqueci de dizer que depois de algumas tentativas, tinha tudo voltado a funcionar perfeitamente! Aí fechei a sessão e quando abri de novo deu a mesma coisa!

    O Pro Tools tem o delay compensation automático na versão 11, e ele ta habilitado normalmente...

    makumbator
    Moderador
    # ago/14 · Editado por: makumbator
    · votar


    Slash_1989

    Mas são sempre os mesmos plugins que aparentemente causam isso ou em cada vez parece ser um diferente de antes?

    O Pro Tools tem o delay compensation automático na versão 11, e ele ta habilitado normalmente...

    E esse controle é "desligável"? Ou você como usuário não tem nenhum poder sobre ele?

    Mas tava funcionando tudo OK até eu fazer a outra sessão e mudar a configuração de IO (pode ter sido mera coincidência também)

    Não deve ser coincidência. Se você mudar a configuração sem nenhuma sessão carregada e só depois abrir alguma dá problema?

    Como o PT tem (ou ao menos tinha, em edições passadas) muita relação com o quicktime, vale a pena checar se ele está atualizado.

    Slash_1989
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    makumbator
    Cada vez parece ser um diferente e de forma aleatória, por exemplo: se eu ligo todos os plugins de um determinado insert ao mesmo tempo, trava tudo. se eu ligo um de cada vez, aí vai de boa. mas tem uns que parecem sempre dar problema...

    Se você mudar a configuração sem nenhuma sessão carregada e só depois abrir alguma dá problema?

    Cabei de tentar... acontece a mesma coisa!

    Como o PT tem (ou ao menos tinha, em edições passadas) muita relação com o quicktime, vale a pena checar se ele está atualizado.
    Eu instalei semana passada, e ele fez o download do quicktime na hora da instalação.


    Fiz um video pra ilustrar o que ta acontecendo!

    https://docs.google.com/file/d/0B7VeK40J4E_TaWt6U18xZ2d2Ym8/edit?pli=1

    (não tive saco de mandar pro youtube... me processem!)

    Slash_1989
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Só pra complementar: Voltou a funcionar sem motivos aparentes (mesmo com a mensagem de error de IO aparecendo no começo da sessão!)

    =D

    Mas........ parou de funcionar de novo tão misticamente quanto quando voltou

    =(

    Quanto tava tudo OK, tentei criar uma mandada de efeitos e o AUX não recebia sinal. Agora recebe, mas o audio só toca com os plugins desligados....

    makumbator
    Moderador
    # ago/14
    · votar


    Slash_1989

    Vi o vídeo. Estranho. Já verificou nos fóruns de PT se tem coisa parecida?

    Será que é um bug intermitente do formato AAX de alguns fabricantes?

    Uma ideia legal é entrar em contato com o s fabricantes dos plugins e perguntar se eles sabem de algo. Sugiro o suporte da Slate Digital. Eles sempre respondem relativamente rápido:

    https://slatedigital.zendesk.com/hc/en-us

    Tenta também o suporte da AVID, apesar deles serem meio fodas de responder se não tiver um plano de suporte pago. Mas como você comprou recentemente o PT 11, com certeza recebeu um código de ASC válido por 90 dias a partir da compra (e não a partir do registro ou ativação do software).

    Procure o código (se comprou da loja da Avid eles te enviam por e-mail logo depois da compra) e use aqui:

    http://avid.force.com/ASC

    Mesmo que não resolvam vale a pena usar algo a que você tem direito juntamente com a compra.

    Adler3x3
    Veterano
    # ago/14 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Cheque todas as configurações do quick time.
    E verifique se estão compatíveis com o tipo de configuração que você gosta de usar no PT.
    Num passado recente tive problemas com alguns softwares, onde dava erros no sampler rate.
    Alterei as configurações do quick time e por incrível que pareça a coisa voltou ao normal.
    Não sei explicar, mas algumas configurações do quick time, que é originário do MAC afetam o som de algumas Daws no windows.
    Isto não deveria acontecer, mas acontece.
    Simplesmente ficava sem som.
    E a primeira notícia de que este problema acontecia foi de um post no fórum do PT, e no meu caso afetou outras Daws. (não todas)
    Isto é uma mera especulação, mas não custa conferir.

    -Dan
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    No Reaper, se o track clipa em excesso, ele muta.

    Agora, mutar a música inteira? Estranho.

    Claudiornr
    Veterano
    # jan/15
    · votar


    Plugin pirata? Tive o mesmo problema quando tentei rodar plugins piratas da waves. Desisti de usá-los e comprei alguns dos plugins que eu precisava e agora ele roda sem problema.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Plugins mutando a musica inteira! [Pro Tools 11]