Autor |
Mensagem |
Saul.Hudson Veterano |
# jul/14
Olá, pessoal! Comecei recentemente a montar o meu Home Studio, pesquisei o que eu iria precisar inicialmente, comprei o que imaginei ser o básico, mas ainda não consegui fazer as primeiras gravações. Confesso que não fucei muito pra tentar aprender sozinho, mas é que o tempo ainda curto, então resolvi buscar ajuda pra dar os primeiros passos. Bom, meu equipamento é o seguinte: notebook, mesa Behringer xenyx q502 usb, microfone condensador Behringer c1, guitarra e amp, baixo e cubo, e instalei o Audacity com alguns plugins (VST's) que não consegui utilizar também. Minha intenção é trabalha a música completa, gravar voz e os instrumentos, cada um em faixa separada, e a bateria através de algum sintetizador ou programa...nada de muito complexo, queria começar pelo básico pra aos poucos ir evoluindo...
Galera, com o que tenho já é possível fazer alguma coisa? Preciso de algo? Como configuro tanto o hardware como o software? Como regulo tudo isso pra poder começar a gravar?
Agradeço desde já à alma caridosa que me der qualquer ajuda!rs'
Abraços! Deco
|
Lelo Mig Membro
|
# jul/14
· votar
Saul.Hudson
Tá faltando o principal aí que é uma DAW, existem inúmeras opções no mercado, Ableton Live, Adobe Audition, Apple Logic Pro, Cakewalk Sonar, FL Studio, Pro Tools, Steinberg Cubase, Propellerhead Reason e etc.
Mas explicar tudo aqui, seria extenso e retórico, já que existem inúmeros tópicos (muito bons) sobre Home Studio aqui no FCC.
|
Adler3x3 Veterano |
# jul/14
· votar
Saul.Hudson
É como o Lelo explicou primeiro tem que instalar uma DAW (Digital Audio Workstation). E para isto vai gastar. Mas tem algumas gratuitas, como o Adobe Audition, versão mais antiga mas plenamente funcional e bem poderosa.
Setup de hardware. Você tem interface de áudio externa?
Audacity O audacity segundo me consta ainda não trabalha com VSTs, tem até no menu, mas ainda não foi implementado.
Outra opção é o Wavosaur, um programa francês muito bom ao estilo do Audacity, só que tem recursos diferentes, e aceita VSTS. Tanto o Audacity como o Wavosaur, na opinião são classificados como Editores de Áudio, e não substituem uma DAW de verdade. Um editor de áudio é uma ferramente complementar. Outras DAWS de nível inicial/intermediário: - Mixcraft; (muito prática e objetiva) - Music Creator da Cakewalk (tem algumas limitações, mas não deixa de ser bem poderosa. - FL Studio, tem vários tipos de versões, da básica a mais completa, mas não é tão fácil de usa (como o Mixcraft e o Music Creatorr, mas é bem poderosa. - outras mais sofisticadas como o Lelo relatou. Mas considere que você esta começando assim é melhor começar com uma DAW mais simples, mas simples não quer dizer que não tenha qualidade., as duas que elenquei tem muita qualidade.
E tem considerar o custo benefício. Pesquise no fórum sobre Home Studio e DAW, e VSTs, tem amplo material. Só que esta esparso, tem que ler e ler, e vá copiando e salvado alguns trechos dos tópicos para você ter uma melhor compreensão, e saber quais passos deve seguir.
Básico: - computador; - interface de áudio; - Acessórios (fones de ouvido, monitores de áudio e muito mais); - Softwares: - DAW; - Editores de áudio; - Editores de partitura (se quiser aprender teoria musical), - Instrumentos virtuais VSTi; - Plugins de efeitos VSTs; - e muito mais (depois você aprender);
Assim tem que estudar e estudar. No começo tudo pode parecer confuso, mas tudo tem lógica, e quando se começa a compreender o básico, depois flui.. Mas é um constante estudo, pois um home studio tem vários componentes, e isto é uma coisa que não tem fim, estudar e estudar, e praticar e praticar. Comece com o que tem.
Bem vindo ao mundo do Home Studio
-
|