Gravação Complexa .

    Autor Mensagem
    Tika
    Membro Novato
    # jul/14


    Olá Formureiros (Se é que é assim que devo chamá-los :P)Enfim.

    Eu queria que vocês tirassem uma dúvida para mim,eu preciso fazer uma gravação aqui.
    Acontece que ela é com 5 pessoas,o que eu devo fazer?
    Gravar todas juntas com o microfone na frente ou gravar voz por voz separadamente?

    Obrigado.

    strinbergshredder
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Tika
    Depende. Uma coisa que você não deixou muito claro... A gravação é com 5 pessoas, ok. Mas é um coral? é cada voz separada?

    Essa questão, por exemplo, já mudaria a minha resposta...

    Tika
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    é um coral amigo.

    strinbergshredder
    Veterano
    # jul/14 · Editado por: strinbergshredder
    · votar


    Tika
    Aaaaaahhh sim....

    Nesse caso então cara, como é coral, eu aconselharia a gravação simultânea do grupo, nesse caso sendo com um microfone, como por exemplo o Queen fez em Somebody To Love, ou então com dois mics suspensos, em estéreo, ou ainda mais microfones, conforme haja a necessidade...

    Talvez se gravando a voz de cada um individualmente, você teria maiores possibilidades de trabalhar equalização, posicionamento pan e etc, mas cada lado tem as suas vantagens, aí cabe a vc pesá-las...

    Abraços!

    Tika
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    Ahh entendii.
    Valeeu Strinberg! :D
    Abraço;

    Slash_1989
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Talvez se gravando a voz de cada um individualmente, você teria maiores possibilidades de trabalhar equalização, posicionamento pan e etc, mas cada lado tem as suas vantagens, aí cabe a vc pesá-las...

    acho que perde muito da performance do coral desse jeito...

    Tika
    Posiciona em primeiro lugar as pessoas na sala. Pensa em qual voz você quer maior destaque, qual deve ficar no fundo, etc... Fica na frente do coro escurando eles cantarem e vai se movendo até achar um lugar ideal onde você ouve bem.

    Depois coloca o microfone nesse lugar, grava uns 30 segundos e escuta, veja o que ficou diferente, pense no que vc poderia mudar no microfone pra chegar mais perto do que vc quer.

    Faz isso repetidas vezes até encontrar o resultado.

    Adler3x3
    Veterano
    # jul/14 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Só complementando o que já foi dito e muito bem explicado.

    Durante as gravações fica de olho na DAW e vai monitorando o nível de volume para evitar clips, o som final da gravação não pode nem ficar muito alto, nem muito baixo
    Se já de começo ou numa certa parte já dá um clip meio forte, pode interromper a gravação e fazer o ajuste e começar de novo.
    Ou se ficar muito baixo também.
    Tem que ficar um pouco mais baixo do nível ideal, para permitir depois um certo espaço para a inserção de efeitos se for necessário, e normalmente vai ser preciso.
    Para saber qual é o nível ideal tem que gravar e escutar, gravar e escutar, gravar e escutar....
    A melhor ferramenta de todas é o nosso ouvido.
    Primeiro tem que acertar o nível de volume adequado e o posicionamento dos cantores.
    É normal repetir o processo várias até chegar no ideal, tem que ter paciência e perseverança.
    Depois em outras gravações ganha-se experiência e perde-se menos tempo, mas cada caso é um caso, e cada música tem as suas peculariedades, e tem que repetir, faz parte do processo, não pode ter pressa.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gravação Complexa .