Gravando som ao vivo (ensaio)

    Autor Mensagem
    Artur Pendragon
    Veterano
    # jul/14


    Galera, estou com um estúdio onde faço aluguel para bandas ensaiarem, mas muita gente tem me perguntado se eu gravo o ensaio. Atualmente comprei uma mesa da behringer Xenyx 2442 USB, com está mesa é possível fazer gravação direto dela. Minha duvida é a seguinte:
    Qual seria a melhor maneira de fazer a gravação de um ensaio (ao vivo)? Eu tinha pensado em algumas alternativas e gostaria de saber a opinião de vocês.
    -Pensei primeiramente em colocar um mic condensador no meio da sala pra pegar o som "igualmente" de todos os instrumentos, mas ai teria um porém pois eu jogo, além do mic condensador, os mics de voz e de linha na mesa, então quando fosse gravar acabaria gravando o som geral da sala mas com destaque nas vozes e nos instrumentos de linha. E eu acho que dessa maneira provavelmente não ficaria bom.
    -Pensei também em jogar o mic condensador em um lado do estéreo e o resto dos instrumentos plugados na mesa eu jogaria do outro lado do estéreo, assim eu poderia separá-los.
    -Por último pensei em microfonar tudo como se fosse uma gravação em estúdio, por exemplo, microfonar cada peça da bateria e cada amplificador e fazer uma mixagem na mesa antes de gravar, pois a mesa só grava 1 pista em estéreo. Mas o problema que vejo é que eu perderia muito tempo microfonando cada instrumento e depois ajustando a mesa. E eu gostaria de poder estar providenciando uma demo simples para os clientes que aqui ensaiam, mas sem perder muito tempo.

    Qual seria a melhor opção?

    NINO_D.BOB
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    Compra um interface que grave mais canais. Pelo menos 16.

    Iversonfr
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Artur Pendragon

    A ultima opção é a que fica menos pior, e vc realmente perderá muiito tempo até ajeitar tudo na mesa. Na minha opinião isso te dá apenas um feedback do som, não tem qualidade suficiente pra comercializar. No máximo seria um brinde seu pra chamar mais clientes. Se quiser comercializar mesmo, venda sua mesa e dê de entrada numa Presonus Studio Live 16.4.2, só assim pra ficar mais profissional.

    Artur Pendragon
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Minha ideia é exatamente servir como um brinde, pois tem muita gente que grava com o celular e pelo ambiente ser acusticamente tratado apenas com tecido e madeira, nada de sonex, a qualidade fica ótima, então gostaria de garantir uma qualidade um pouco melhor que a de um celular, mas que não de muito trabalho e que não tome muito o tempo de ensaio dos músicos. Um mic condenser resolveria?

    ogner
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Artur Pendragon
    Gravo com 2 condensers os ensaios da banda.

    https://soundcloud.com/vagnerjr/ensaio-7-junho-2-condenser

    Não ta tratado, ainda da pra melhorar se vc tiver paciencia e der uma "masterizada" legal!

    Artur Pendragon
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Perfeito cara, esse é o resultado que eu quero. Mas me diga, você grava com uma interface ou com uma mesa mesmo?

    ogner
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Artur Pendragon
    Levo meu laptop, minha FAstTrack Pro M-Audio e gravo no Reaper.
    2 tracks...

    O baixo é a voz saem em PA dentro da sala. Ae tem mais meu amp e a batera.

    Tem um condenser nesse estudio que ja é pra isso, ele fica sobre o porta de entrada. Ae eu levo um meu e coloco ele num tripe comum, mais pro alto.
    Oq vc vai ter que testar é o melhor posicionamento deles, isso tem que ver como é sua sala e a disposição da banda/instrumentos.

    Artur Pendragon
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Putz, valeu ogner, vou testar este esquema, sua gravação ficou excelente rapaz!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gravando som ao vivo (ensaio)