Gravando ensaio stereo!

    Autor Mensagem
    John Zawa
    Veterano
    # jan/11


    Dae galera!
    Bom eu fiz um esquema aqui em casa:
    No ensaio, ligamos todos os instrumentos numa mesa de som. E da mesa de som joguei todos os instrumentos pro lado esquerdo da saida. Com um cabo P10 e um adaptador P10-P2 liguei no computador e BLZ! gravou tudo e ficou uma qualidade boa! (Porem MONO)

    Só que a dúvida é: Seria possivel eu fazer a gravação stereo dessa forma? A mesa de som tem uma outra saida com outro tipo de cabo, se eu arrumasse um cabo que pegasse os 2 canais(L e R) com uma saida P2 ligando diretamente no computador daria certo? A entrada de linha e mic de placas de som simples(audigy) gravam stereo assim?

    Vlw

    Pé de chinelo
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    John Zawa

    Creio que grava stereo sim, mas vc tem que procurar nas suas configurações de som do seu sistema operacional se nas opções de gravação está habiltiado a opção stereo..

    mas cara, vc pode gravar tudo mono e usar os softwares pra fazer os controles de stereo..

    eu sempre gravo mono e na hora da mixagem dos instrumentos eu faço no software os pans, porém eu quase sempre gravo os instrumentos separados

    mas se vc quer gravar simultâneo tudo ao vivo é melhor usar a mesa mesmo ja com os controles de stereo ajustados

    kiki
    Moderador
    # jan/11
    · votar


    Pé de chinelo
    mas cara, vc pode gravar tudo mono e usar os softwares pra fazer os controles de stereo..

    eu sempre gravo mono e na hora da mixagem dos instrumentos eu faço no software os pans, porém eu quase sempre gravo os instrumentos separados


    mas gravar em canais separados é outra praia, tem que ter interface...

    John Zawa
    se estiver entrando pelo line in, dá sim. entrada mic acho que nao é estereo.

    mas tem que ver o esquema do cabo. a mesa deve sair os canais separados, e voce vai ter que juntar no mesmo plug.

    se eu arrumasse um cabo que pegasse os 2 canais(L e R) com uma saida P2 ligando diretamente no computador daria certo?
    sim.
    o melhor seria mandar fazer um assim, cabo Y com duas pontas P10 e uma P2.

    e tem que organizar bem o estereo na mesa.

    John Zawa
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Obrigado Pé de chinelo pela resposta

    É... quando gravo instrumentos separados gravo mono mesmo. Depois pelo software ajusto.

    Mas como queria gravar o ensaio, tudo simultaneo, seria interessante fazer este controle pela mesa pra ficar melhor o som gravado... uma pena minha placa não ter entradas RCA porque a mesa de som tem a saída RCA...

    Resta saber se alguem fez isso de colocar um cabo RCS-P2(se é que existe) e conseguiu gravar stereo numa placa como a minha (Sound Blaster Audigy antigona hoho)

    Mas valeu mesmo!

    Se alguem puder me indicar ae tambem uma plaquina com entradas RCA com um bom custo benefício ajudaria! (porque as coisas tão apertadas financeiramente por aqui)

    Obrigado

    John Zawa
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: John Zawa
    · votar


    Valeu kiki!

    Sera que é melhor um cabo Y com 2 P10 > P2 ou um cabo RCA>P2

    Vou verificar se o line in da minha plaquinha grava stereo!

    VLW mesmo

    Pé de chinelo
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    lê o que o Kiki escreveu ai

    T-Rodman
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    existe. vende pronto até

    tem o que tem 2 RCA mono e P2 estéreo. E tem o 2 P10 mono para 1 P2 estéreo.
    Em qualquer loja de eletrônico vende esse cabo.

    O RCA/P2 é o velho cabo para ligar discman na entrada AUX de aparelhos de som. O P10/P2 tem em lojas de música, que geralmente é usado para conectar o iPod em uma mesa de som.

    John Zawa
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Firmeza!
    só espero que minha placa não me desaponte =[ (do tipo nao gravar stereo)

    T-Rodman
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Grava sim. Em tese, se estiver usando uma DAW, vai dar até pra gravar no canal 1 e no canal 2 (L + R = 2 canais mono).
    Agora se estiver usando o Audacity, creio que vá aparecer estéreo mesmo.

    John Zawa
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Uso o Sonar 8.0.2

    T-Rodman
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    provavelmente ele vai entender canal 1 e canal 2, ou seja, 2x mono.
    Ou se você fazer o canal estéreo no Sonar, capaz que ele entenda o canal 1 e 2 como estéreo.
    É coisa da DAW mesmo. Só lá é que você vai habilitar isso.

    John Zawa
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Vou comprar o maldito cabo "2 RCA mono > P2 stereo" e testar!

    Obrigado pelas respostas ae!
    T-Rodman
    Pé de chinelo
    kiki

    Mais pra frente posto um som pra voces curtirem!

    Abraço

    gwallner
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    O melhor jeito e mais recomendado sería tendo uma placa de audio de 2 canais de entrada (M-Audio Fast Track Pro por exemplo):

    Distribua os instrumentos entre esquerda e direita (L e R) na sua mesa (Pan de cada pista).
    Bateria: caixa e bumbo no meio, chimbal um pouco pra direita (2 horas), tons esquerda direita, pratos (mics overs) esquerda e direita.
    Guitarra: se tiver uma, um pouco para esquerda (para dar contraste com o chimbal).... se tiver duas, cada uma prum lado.
    Baixo: no meio.
    Teclado: saída stereo, entrando an mesa em 2 canais.
    Vocal principal: meio
    Back Vocais: um para cada lado, um pouquinho.

    A mesa tem dois canais de saída?
    Sim? Então jóia. Plugue os dois nas duas entradas da placa de áudio e abra seu software gravador multipista.
    É so acertar os volumes e mandar bala. Já vai estar tudo em stereo.

    Lembrando que se vc não fizer esta distribuição LR na mesa, mesmo que vc utilize dois canais, seu ensaio ficará gravado em MONO, pois tudo estará centralizado.

    Espero ter ajudado.

    kiki
    Moderador
    # jan/11
    · votar


    John Zawa
    Sera que é melhor um cabo Y com 2 P10 > P2 ou um cabo RCA>P2
    acho que tanto faz!

    Obrigado pelas respostas ae!
    beleza, tamos ae!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Gravando ensaio stereo!