GuitarRig 5 e/ou Amplitube 3 Pesado Core I7 8GB

    Autor Mensagem
    alexslender
    Veterano
    # jun/14


    Bom dia Pessoal,

    estou muito frustado, pois acabo de adquirir um notebook dell core i7 2.4ghz com 8GB DDR3 1600Mhz, e fui gravar uma coisa com 3 tracks apenas
    (guia, guitar 1 e guitar 2) e usando um simulador em cada track de guitarra, ora o guitar rig ora o amplitube. Acontece que estão surgindo uns pequenos estalos na hora da gravação que fica registrado na trilha, como se estivesse pesando o plugin. Segue abaixo meu ambiente:

    DAW: BitWig 1.0.10
    Interface: focusrite saffire 6 usb
    SO: Windows 8 64bits

    makumbator
    Moderador
    # jun/14 · Editado por: makumbator
    · votar


    alexslender

    Esses estalos são resultado da latência. Primeiras providências:

    1. Instale o driver mais recente do site da Focusrite (de acordo com seu sistema operacional e arquitetura de bits)

    2. desligue a hibernação de energia das portas USB utilizada pela interface (não confundir com hibernação do sistema operacional). Isso é feito no painel de controle/opções de energia/o plano de energia que estiver usando/opções avançadas

    3. selecione o driver correto (o nativo da Focusrite, que você acabou de fazer o update) na BitWig. Consulte o manual do software pra saber o local exato.

    4. Configure o buffer da interface no software da Focusrite, de forma a ter uma boa qualidade de áudio com a menor latência possível para seu sistema (cada sistema é único, por isso precisa experimentar por tentativa e erro até acertar o ponto ideal).


    5. Certifique-se que está usando a versão 64 bits do Amplitube e guitar rig (caso tenha instalado também a versão 32 bits). Isso você pode conferir na DAW (em algum lugar que informe as versões usadas dos plugins) ou mesmo separando os plugins 64 bits dos de 32 bits por pastas diferentes (que é o mais adequado). Obviamente isso só é válido se tiver instalado as duas versões, e se o BTwig tem algum tipo de aplicativo de ponte nativo para rodar plugins 32 bits em ambiente 64 bits(como o Cubase possui).

    6. Certifique-se que está usando a versão mais atual do Amplitube e Guitar rig (no caso do amplitube a mais nova é 3.13.1)

    SkyHawk
    Membro
    # jun/14
    · votar


    alexslender
    Amigo, com um Sony Vaio antigo de mais de 7 anos, 3 gb de RAM, uma extensão de usb com um monte de coisas penduradas, aproveitando a interface da pedaleira, da mesinha behringer e uma iXZ analógica eu faço milagres, com várias pistas, plugins, VSTs, tudo sem qualquer latência !!!!

    Com um hardware desse seu tá faltando estudo !!! Vai ler um pouco mais !!!

    alexslender
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    makumbator
    Muito obrigado pelas informações, uma resposta desse tipo é admirável e mostra sua generosidade. Obrigado mesmo!

    SkyHawk
    Muito bom pra você amigo, parabéns!

    alexslender
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    makumbator

    Cara, fiz as alterações e parece que teve efeito. Mas algo está me deixando preocupado, algumas vezes a placa ao rodar algo simples em um player qualquer, ou youtube, produziu um som muuuuuuito travado, com muitos estalos, tipo reproduzindo em velocidade lenta. Aí eu mexi na latência, deu uma melhorada, até parar os estalos, porém o tom da música ficou alterado, acima do original. Aí eu desconectei a placa, depois conectei novamente, daí voltou ao normal o tom tb. Isso é normal?

    alexslender
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    A principio o problema é quando ligar o computador e no window 8. Tenho uma máquina XP, e não aconteceu o problema. Foi instalar o 7 e testar.

    makumbator
    Moderador
    # jul/14
    · votar


    alexslender

    Legal que melhorou!

    lgumas vezes a placa ao rodar algo simples em um player qualquer, ou youtube, produziu um som muuuuuuito travado, com muitos estalos, tipo reproduzindo em velocidade lenta. Aí eu mexi na latência, deu uma melhorada, até parar os estalos, porém o tom da música ficou alterado, acima do original.

    Caso exista alteração na afinação do som, pode ser o driver mudando a taxa de amostragem (indo de 44.1Khz para 48Khz, por exemplo) enquanto toca. Obviamente isso não é normal.

    Como vc relata que só acontece (a princípio) no Windows 8, pode se tratar de um incompatibilidade entre o driver atual e o SO. Aí nesse caso só esperando que o fabricante faça uma nova versão corrigida.

    O mais recomendado é entrar em contato com eles diretamente para saber mais detalhes.

    P.S. Você não comentou, mas acho que não fez upgrade do SO para windows 8.1, não é? Se for esse o caso talvez fosse bom fazer, pois a primeira versão do 8 tem umas incompatibilidades com vários drivers (áudio inclusive).

    alexslender
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    makumbator

    O SO está atualizado, fiz todos os updates.

    Alex guitar man
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    alexslender

    Tente o velho e bom ASIO, eu preciso usar ele no guitar rig, mesmo tendo um Roland tri-capture, então tenho o controle de desempenho..

    -Dan
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    tenho o mesmo notebook que vc e uso feliz aqui.

    R. Carvalho
    Membro Novato
    # jul/14
    · votar


    Pode ser a interface hein...
    Já tive uma Tascam que dava esse problema direto, mesmo usando uma máquina anos luz mais parruda que a sua. Troquei por uma M-Audio, o problema todo acabou. Tem interface que é bichada, ai só trocando.

    alexslender
    Veterano
    # jul/14 · Editado por: alexslender
    · votar


    É pessoal, quanto a latência, consegui controlar numa boa, instalando o último driver e desativando a hibernação das USBs. Só um coisa persiste com windows 7, é quando suspende ou hiberna a máquina, ao voltar da suspensão, o áudio fica extremamente distorcido e lento. Igual aconteceu quando ligava a máquina com windows 8.

    Mas acontece que achei num forum gringo, que o problema é "normal".. Ou seja não é um defeito especificamente na minha interface. O caso é que acontece inclusive com os modelo Scarlet da Focusrite. O que resta de solução é desabilitar a hibernação ou suspensão do computador. E teoricamente só acontece em notebooks.

    Bom é isso. Valeu a opinião de todos.

    Um abraço!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a GuitarRig 5 e/ou Amplitube 3 Pesado Core I7 8GB