Problema de reprodução de sinal pela interface

    Autor Mensagem
    Slash_1989
    Veterano
    # jun/14


    Seguinte, meu signal flow:

    Computador > interface FAST TRACK C600 > par de Monitores Yamaha HS50.

    O problema:

    Toda vez que eu ouço uma música no computador ou youtube, o volume fica alterando constantemente. As vezes ele abaixa abruptamente e sobe, as vezes ele abaixa e fica nesse nível, subindo bruscamente de vez em quando.

    Isso acontece exatamente igual nos dois monitores, o que me leva a crer que seja a interface. É como se tivesse um limiter ou compressor ativado, só que não faz sentido porque nao tenho essa opção na minha interface (e também porque é inconstante as alterações de volume).

    Parece como se a quantidade de dados transmitida é muito grande e faz a interface dar bug.

    **Melhora quando eu abaixo o volume da música no PC ou youtube, mas não resolve.

    **Nunca aconteceu ao ouvir musica dentro da DAW

    **Estou ligando na mesma USB que sempre usei e só há umas semanas que começou o problema.

    Slash_1989
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    alguém??

    Jabijirous
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    **Nunca aconteceu ao ouvir musica dentro da DAW

    Mas acontece ou não? É só fora da DAW?

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Slash_1989
    primeiro pensei em alguma queda ou coisa do genero que tenha de alguma forma quebrado ou desmontado algo dentro da interface....mas quando li

    **Nunca aconteceu ao ouvir musica dentro da DAW

    tenho certeza que tem haver com as configurações, drivers de audio ou algo do genero no seu proprio pc.

    Slash_1989
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Jabijirous
    Só pelo YouTube ou média player

    rhoadsvsvai
    Então, até o momento na daw tá tudo ok... Não me lembro de nada que poderia ter danificado a interface.

    rhoadsvsvai
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Slash_1989
    ve se não é alguma função do driver de audio da placa mãe,tipo um normalizador q ajusta todas as musicas ao mesmo volume... nas configurações no proprio windows.

    Jabijirous
    Veterano
    # jun/14
    · votar


    Slash_1989

    A minha interface usa o ASIO para a DAW e o tal do Asio Full Duplex Driver para internet, media player e etc. Pode ser um problema na configuração da tua placa para sons multimídia.

    Slash_1989
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Salve, galera!

    Problema voltou a acontecer... dessa vez dentro da DAW.

    E também de forma absurda.... a cada 5 segundos ou menos.... fica impossível mixar qualquer coisa.

    Adler3x3
    Veterano
    # out/14 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Tá bem esquisito.
    Parece uma instabilidade do sistema relativa a drives.
    Testes:
    01 - ouvir em fones de ouvido, para assegurar que o problema não é nos monitores;
    02- instalar a interface em outro computador e testar;
    03- desabilitar a interface no windows e testar com a placa onboard.
    04- Se passar nos dois primeiros testes, é um indicação de que o problema esta nos drives e configurações, e até pode ser um terceiro software que esteja influenciando.
    05- Se tiver problemas na on board é sinal que a origem do erro é de software, ou seja alguma configuração esta errada ou atrapalhando, algum conflito.


    Os drives podem estar íntegros como podem estar danificados, e pode existir algum outro drive que esteja comprometendo o sistema.

    Tem algum drive especial tipo "midi input/output"(drive virtual) instalado? tais drives podem causar latência e influenciar na reprodução deixando o sistema instável.
    E logo que reinicia o windows o problema aparece logo na primeira tentativa de ouvir algo?, ou acontece depois de um certo uso?
    Quando acontecer o problema experimente fechar os programas, retirar o cabo USB, e inspetar novamente após 10 segundos, e abrir os programas novamente e testar. (o buffer pode estar estourando, isto é a configuração do ASIO tem que ser modificada para dar mais estabilidade)
    Recentemente tive um problema parecido,e depois que removi o drive tudo voltou ao normal, era um drive de um VSTi de guitarra demo que causava isto, interferindo até nas configurações dos outros drives normais.
    Parte do problema ainda continua, pois tenho softwares mais antigos que não usam ASIO, cujo áudio parou de funcionar.
    E este programas são midi,que uso para humanizar melhor as minhas músicas.
    E to num momento que não dá tempo para salvar tudo e formatar geral. (são quase dois Teras)
    Você instalou alguma coisa diferente que coincidiu com o início dos problemas? Tente lembrar.

    Se for o caso desinstalar e apagar tudo, editando até o registro do windows, usando o regedit e apagando todas as referências a interface e aos drives de áudio.
    Pois numa reinstalação o erro pode persistir, as vezes o windows insiste em manter as antigas configurações e não adianta instalar novamente, assim primeiro tem que limpar todas as pastas e arquivos relacionados.
    E se o problema persistir só uma formatação geral pode resolver.

    Slash_1989
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Adler3x3
    Parece uma instabilidade do sistema relativa a drives.
    Baixei o driver mais recente (lançou 9 dias atrás) e continuou a mesma coisa.

    01 - ouvir em fones de ouvido, para assegurar que o problema não é nos monitores;
    Funciona de boa nos fones, mas acho difícil ser os monitores, porque o volume abaixa exatamente igual nos dois e ao mesmo tempo. Minha interface tem 3 pares de saida analógicos.... Testei o 1-2 e o 5-6, ambos apresentaram o mesmo problema.

    02- instalar a interface em outro computador e testar;
    Não tenho outro PC pra testar no momento...

    Você instalou alguma coisa diferente que coincidiu com o início dos problemas? Tente lembrar.
    Então... a primeira vez que esse problema aconteceu, foi só fora da DAW, ouvindo música no youtube, ou até mesmo no próprio computador. Ontem foi a primeira vez que aconteceu esse problema dentro do Pro Tools, e de forma absurda que fica impossível fazer qualquer coisa. Antes desse último episódio, a única coisa que eu lembro de ter instalado foi um plugin chamado Patchwork, da Bluecat. Ele serve como wrapper pra usar plugins VST dentro do Pro Tools 11.

    Mas esse problema aconteceu a primeira vez no semestre passado, e de lá pra cá, eu formatei meu computador, por isso eu acho que não deve ser questão de configuração. O problema parecido que você teve é assim mesmo? Você tava ouvindo a música de boa, e de repente o volume caí como se alguma criança tivesse brincando com o knob só pra te sacanear?

    Adler3x3
    Veterano
    # out/14 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Nâo.
    O meu problema era lentidão no sistema, e a lentidão causava quebras no áudio.
    De alguma forma o Drive do VSTi ficava ligado, mesmo sem usar o VST.
    Por parecido quis dizer no sentido de problema nos drives. não na questão dos efeitos da degradação do áudio.

    E tinha que reiniciar o computador, e depois de algum tempo de uso o problema voltava.
    O teu problema pode ter origem na configuração do ASIO, o buffer pode estar estourando, experimente modificar testando configurações diferentes no drive do ASIO.
    Você usa o ASIO tanto para a DAW como para a audição normal, seja por players ou programas da internet tipo you tube.
    Para estes outros programas talvez seja melhor deixar o drive normal, e estes input/output, podem estar influenciando e fazendo com que o sistema patine.
    E este Pathcwork que você instalou não deixa de ser suspeito, pesquise sobre problemas relativos a este programa. (veja na lista dos processos e serviços do windows se este programa esta ativo, mesmo sem estar usando o pro-tools no momento, e feche ele, e teste).
    Dê também uma olhada no Gerenciador de Tarefas do Windows, nas abas "processos" e "serviços", verifique o que esta ativo, olhe os nomes, e se for um software estranho que esta causando isto vai aparecer aqui, experimente fechar alguns destes processos e serviços, e tente escutar o áudio novamente, e repetir este processo até descobrir qual esta dando o problema. (pode ser necessário reinicializar o windows por conta de algum processo/serviço que foi fechado).
    Mas cuidado, só desabilite o que não é do sistema do windows.
    Identificado o arquivo, procure descobrir de qual programa é, e desinstale ou desabilite no processo de inicialização do windows, e conforme o programa desinstale.
    Edit:
    Mas como você explica que funciona bem nos fones de ouvido e não funciona bem nos monitores.
    Você ligou os fones na saída da interface ou na saída dos monitores (se é que tem).
    Problemas com os monitores ou cabos. (se o som tá igual nas duas caixas não significa nada, pois uma das caixas é a principal que alimenta a outra).
    Se funciona bem nos fones de ouvido é um indicativo de que não existe problema nos drives, é um problema externo envolvendo os monitores, seja a conexão correta (a saída da interface para o monitor) ou problemas com os cabos. (veja o manual do monitor).
    E se ligar com um volume baixo (para não causar danos) a saída da interface do fone de ouvido para a entrada dos monitores?).
    Ou é problema com o monitor, ou com os cabos, ou com a saída de sinal da interface para a entrada dos monitores.

    Slash_1989
    Veterano
    # out/14
    · votar


    Adler3x3
    Existe uma saida especial pra fones na interface. Usei essa pra monitorar.

    (se o som tá igual nas duas caixas não significa nada, pois uma das caixas é a principal que alimenta a outra

    São duas caixas ativas, independentes.

    Deixei o computador descansando um pouco e quando voltei o problema demorou mais para aparecer...

    To achando que é quando o PC esquenta demais, aí acontece algum problema na transmissão de dados pela USB... mas isso não explica porque funciona normal nos fones.

    Adler3x3
    Veterano
    # out/14 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Slash_1989
    Escreveu
    To achando que é quando o PC esquenta demais, aí acontece algum problema na transmissão de dados pela USB... mas isso não explica porque funciona normal nos fones.

    Tá esquisito mesmo.
    Se for possível e existir outra usb do outro lado no micro tente.
    E pode ter relação como que você escreveu, mas parece não ter lógica, pois nos fones de ouvido funciona.
    Experimentou ligar a saída dos fones (tanto da interface externa, como da placa onboard) nos monitores, para afastar de vez que o problema seja nas caixas.
    E o problema não parece ser de software.

    Estes tipos de problema são difíceis de encontrar a solução, as vezes esta bem de baixo do nosso nariz mas não enxergamos, muitas vezes é coisa simples.
    E os cabos?
    Se tiver fácil acesso experimente colocar uma desses suportes especiais para notebook que tem refrigeração. (acho que um note que você usa)
    O meu notebook tá muito lento e ultrapassado, mas estou pensando em fazer o seguinte para melhorar:
    01- fazer uma limpeza, pode ter sujeira que faz com que esquente logo;
    02- tem pouca memória, só 2 gb, e aumentar para 4 gb;
    03- tem um hd pequeno de 120 gb, estou pensando em colocar um desses novos SSD de 120.
    04- comprar um destes suportes com cooler para refrigerar melhor;
    Acho que vai aumentar a vida útil, pois no mais esta bom.
    O que você acha?

    BaNdAiD
    Veterano
    # ago/15
    · votar


    Slash_1989

    Você conseguiu resolver o problema? Estou tendo a mesma dificuldade.

    Tenho o mesmo setup, Fast Track C600 + Yamaha HS50m.


    Abraços

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Problema de reprodução de sinal pela interface