Mesa de som Behringer Xenyx 1202 + Caixas de som ativas ou passivas?

Autor Mensagem
Spine
Veterano
# abr/14


Olá a todos, sou iniciante no quesito de sonorização e estou com diversas dúvidas. Pretendo comprar uma mesa da behringer, xenyx 1202 (possui 4 entradas de mic com preamp + 8 canais estéreo para instrumentos). Temos 2 vozes e 1 sax (utilizaria 3 microfones) e 2 guitarras, 1 baixo e 1 teclado (e as vezes plugamos uma terceira guitarra, ou outros instrumentos). Essas saídas estéreo não sao preamplificadas. Para realizar essa montagem, eu precisaria claro de amplificadores que ficariam entre a mesa e os instrumentos, correto? E na hora de usar as caixas, devo optar por ativas ou passivas? Minha ideia era comprar 2 caixas de 200W, uma pra cada saída da mesa (L e R), totalizando 400W pois temos diversos instrumentos de percussão acompanhando, necessitando de grande potência. Lembrando que seria para uso nos ensaios, mas nada de gravação. Agradeço toda a ajuda! Sou muito perdido nesse assunto..

walter.guitarra
Veterano
# abr/14
· votar


Estou com duvida parecida. Comprei uma mesa de som beringher Xenix X1204 USB para tocar com banda em barzinho, pequenos eventos, etc. Minhas caixas de som são passivas. A pergunta é a seguinte: Vou precisar comprar também um amplificador ou só a mesa é suficiente?

JJJ
Veterano
# abr/14
· votar


walter.guitarra

Acho que vai precisar de um power, sim.

SkyHawk
Membro
# abr/14
· votar


Spine
Vai precisar de um par de caixas, sendo uma ativa e sua correspondente passiva. Pode pegar duas ativas mas não vejo muito sentido nisso

Ismah
Veterano
# abr/14
· votar


SkyHawk

Mais potência, mais SPL final...

walter.guitarra
Veterano
# abr/14
· votar


JJJ
SkyHawk
Ismah
No meu caso que tipo ou marca/modelo de caixas ativas e passivas vocês indicam? Se for uma ativa e uma passiva, quantos wats rms a ativa deve ter?

JJJ
Veterano
# abr/14 · Editado por: JJJ
· votar


walter.guitarra

Eu não entendi esse papo de ativa e passiva...

Mesa - Power - Caixas Passivas. E só. (Ou mesa - caixas ativas, aí não precisa de Power).

Se começar a querer mais coisas (retorno, fones, etc.) aí vai precisar de mais equipo, claro...

E tem os amplis para instrumentos, também. Mas isso é outra história.

walter.guitarra
Veterano
# abr/14
· votar


JJJ Pensei em mesa + 1 caixa ativa + 1 passiva (sem o power) entendeu?
Tipo esse kit aqui. O que vc acha?

Um conjunto desse da Meteoro é furada ou pode ser uma boa opção?

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-543051150-caixa-ativa-passiva-u sb-meteoro-moug-400w-rms-profissional-_JM

Deco_ufrj
Veterano
# abr/14
· votar


Spine
Olá a todos, sou iniciante no quesito de sonorização e estou com diversas dúvidas. Pretendo comprar uma mesa da behringer, xenyx 1202 (possui 4 entradas de mic com preamp + 8 canais estéreo para instrumentos). Temos 2 vozes e 1 sax (utilizaria 3 microfones) e 2 guitarras, 1 baixo e 1 teclado (e as vezes plugamos uma terceira guitarra, ou outros instrumentos). Essas saídas estéreo não sao preamplificadas. Para realizar essa montagem, eu precisaria claro de amplificadores que ficariam entre a mesa e os instrumentos, correto? E na hora de usar as caixas, devo optar por ativas ou passivas? Minha ideia era comprar 2 caixas de 200W, uma pra cada saída da mesa (L e R), totalizando 400W pois temos diversos instrumentos de percussão acompanhando, necessitando de grande potência. Lembrando que seria para uso nos ensaios, mas nada de gravação. Agradeço toda a ajuda! Sou muito perdido nesse assunto..

Vai usar só pra ensaio? Essa mesa é o suficiente para ligar 2 vocais e o teclado... o sax não precisa de microfone dentro de um estudio, o som acustico ja é beeeem alto.... Cada guitarra e baixo no seu amplificador. Se for usar ao vivo, ou se a ideia é ligar todos os intrumentos na mesa, essa mesa não tem entradas suficientes para ligar isso tudo...

Eu prefiro caixas ativas (amplificadas), mais fácil... liga a mesa direto na caixa e pronto... menos fios, menos tralha pra carregar, etc....


walter.guitarra
Preciso de um aplificador....

SkyHawk
Vai precisar de um par de caixas, sendo uma ativa e sua correspondente passiva. Pode pegar duas ativas mas não vejo muito sentido nisso

Nem toda caixa ativa tem saída para uma passiva, depende da marca. Alem disso, com duas ativas, você pode trabalhar em estéreo... uma ativa + passiva normalmente trabalha em mono. Outra vantagem é que se por acaso uma caixa der problema, você continua com a outra... se a ativa (do conjunto ativa + passiva) der problema, você fica sem som... na minha opinião usar duas ativas só tem vantagens...

Ismah
Veterano
# abr/14
· votar


JJJ

Ativo e passivo parecem termos sobre opções sexuais... Prefiro mestre e escravo... Basicamente é uma caixa amplificada, com a opção de conectar uma outra não-amplificada (que faz o par mestre e escravo)

JJJ
Veterano
# abr/14
· votar


Ismah

Ah, saquei.

makumbator
Moderador
# abr/14
· votar


Ismah
Ativo e passivo parecem termos sobre opções sexuais... Prefiro mestre e escravo...

E mestre e escravo parece coisa de sadomasoquismo! Não mudou muita coisa!

Hsahsahsha!


:)

Ismah
Veterano
# abr/14
· votar


makumbator

me gusta kkk

SkyHawk
Membro
# abr/14
· votar


Deco_ufrj
Não entendi esse negócio de trabalhar em MONO.... A idéia de trabalhar com uma caixa ativa e uma passiva é não precisar do power. Que eu saiba a caixa ativa recebe dois plugs RCA (canal direito e esquerdo, ou seja STEREO) e sai um cabo dela para a passiva que recebe os dois canais da mesma maneira.

Se não for assim agradeço uma explicação para meu aprendizado.

SkyHawk
Membro
# abr/14
· votar


walter.guitarra
É isso mesmo !!! Esse kit é muito bom e tem uma potência de respeito.

walter.guitarra
Veterano
# abr/14
· votar


SkyHawk Mas o Kit tem falantes de 10" e pelo que eu ouvi falar o melhor é de 15", mas ai o preço sobe bastante...

SkyHawk
Membro
# abr/14
· votar


walter.guitarra
Se a propaganda for verdadeira.... 400 watts RMS (ativa + passiva) quer dizer na verdade 200 watts RMS (200 em cada caixa) o que é bastante !!!! Dá som para 250 pessoas ou mais dependendo do local.

Ismah
Veterano
# abr/14
· votar


SkyHawk

acho que não ein... Porque se eu associar dois falantes a impedância muda... se for em paralelo, ela cai e a potência "dobra"...

SkyHawk

Posso entrar com um sinal 7.1, se tiver um falante só ainda vai ser mono. No caso da mesa, eu saio com um XLR, que carrega o sinal L ou R e não os dois.

Esquema dos pinos conector XLR [IMAGEM]

Para trabalhar em stereo (com PAN) vc vai precisar de duas amplificações, e sair com um cabo pro L e outro pro R.

SkyHawk
Membro
# abr/14 · Editado por: SkyHawk
· votar


Ismah
No meu caso eu saio da mesa com um par de RCA (L e R) direto para a caixa ativa (uso a entrada RCA da caixa com os canais L e R separados) e não a XLR. Igual a saída para a DAW que grava em Stereo nos dois canais. Qual seria a diferença ?

Quanto a potência se for em paralelo vc está certíssimo mas eu acho que esse sistema ativo/passivo é em série pois a passiva não tem amplificação. Logo, tenho a impressão que as propagandas erram ao somar os watts de ambas.

walter.guitarra
Veterano
# abr/14
· votar


Galera comprei os seguintes equipamentos:
- Mesa De Som Xenyx X1204 Usb Behringer
- Caixa de som Ativa Meteoro Moug, 400w e falante de 15"
- Microfone Arcano Linha Beta G-58B (clone dos shures). Veja pelo link abaixo:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-547386154-microfone-arcano-linh a-beta-g-58a-e-g-58b-alto-ganho-shure-_JM

Agora é esperar chegar e testar..

SkyHawk
Membro
# abr/14
· votar


walter.guitarra
Encarou o falante de 15" !!! Legal !!!

Boa compra, o mic eu não conheço mas o resto é bem bacana. Tenho uma mesa dessa e gosto muito.

Ismah
Veterano
# abr/14 · Editado por: Ismah
· votar


SkyHawk

Skys man kkk Cara quando vc tem uma fonte sonora só (um falante só), ele vai reproduzir uma onda só, logo tenho um som monoaural... posso colocar pan extremo que ainda vai ficar igual (salvo se for um par que opera em stereo).

Vc de fato manda o sinal stereo, mas reproduz na caixa, a soma LR. Na Daw vc tem "duas pistas" em uma (ou seja uma pista stereo), onde um lado grava L e o outro R.

O cabo é indiferente, apenas o mais comum nesses casos é cabo com blindagem, e conexão XLR (balanceada).

Não. Definitivamente em série não tem lógica de ser... o amplificador de 200W passa a empurrar 100W apenas... E não tem ligação nenhuma eu ligar em série ou paralelo com uma ser amplificada e outra não... O amplificador funciona externamente da caixa (EU ando gostando de PA's ativos, trabalhei com LA's Attack ativas esse findi)

SE FOR STEREO, é provável que normalmente os dois amp's trabalham ligados em bridge (positivo de um no negativo de outro, e o positivo de um e negativo de outro vão para o falante, somando-se as potências dos mesmos). e quando se conecta uma caixa no out, é desfeita a bridge, e ele passa a trabalhar L e R. O que em teoria faria a potência cair pela metade (supondo que antes de ligar mais uma caixa, eram 200W no falante, agora serão apenas mais 100W). Pra ser sincero, não sei se existe mestre e escrava stereo...

SE FOR MONO, é certo que quando se conecta o plug, os falantes se associam em paralelo, e dobra a potência do amp... O que deixa ambos os falantes com a mesma potência* de antes (supondo que antes de ligar uma caixa passiva eram 200W, agora serão ainda 200W, pois a Z caiu para metade e a potência dobrou)...

LOGO as caixas tem uma lógica grande para operar em mono...

SkyHawk
Membro
# abr/14
· votar


Ismah
Muito obrigado pela explicação, entendi !!!
Esse é um assunto que não conheço nada, tem alguma dica de material de referência que eu possa ler. Pode ser até um pouco mais complexo pois tenho formação de engenharia.

SkyHawk
Membro
# abr/14 · Editado por: SkyHawk
· votar


Ismah
Amigo, aproveita e me dá uma ajuda .... Qual par de caixas vc recomendaria para minha banda ? Eu tenho um par igual a esse que estamos falando aqui no tópico, mas se me recomendar uma outra solução troco fácil, seria um par de ativas ? Como ligar na mesa ?

Tenho uma mesa igual a essa também. Somos um grupo de amigos que tocamos juntos desde o colégio mas ninguém é musico profissional.

Ismah
Veterano
# abr/14
· votar


Cara, antes de tudo: tem muito amador deixando o profissional no chinelo... O Guga Munhoz é um exemplo... Mas pq ele não é profissional? Pq simplesmente não vive de sua música...

SkyHawk

Cara, é bem complexo se encontrar material desse tipo. É um mundo beeeem fechado, e paralelo a sociedade. Logo, ninguém se interessa em publicar sobre...

Acho que o melhor que posso te passar é o fórum "som ao vivo", mas para entrar parece que vc tem que ser convidado por algum adm ou algo assim, hoje em dia.

Lá vc acha textos com termos técnicos a termos chulé... Depois, só creio que em sites de empresas como ProShows, LS Audio, Studio R etc... Tenho um TCC de engenharia do som, mas ele é muito teórico, na prática nem sempre tudo funciona assim...

Qual par de caixas vc recomendaria para minha banda ?

As que melhor te atenderem pelo preço que puder pagar.

Para responder as outras questões, preciso saber onde vão tocar... Pq tocar num bar de pedra com caixas de grave já é o fim... (Vai embolar as frequências)

SkyHawk
Membro
# abr/14 · Editado por: SkyHawk
· votar


Ismah
Vamos lá: somos 4 amigos (mais alguns agregados eventuais) que tocamos desde moleque juntos. Acabamos montando um estúdio bem bacana na casa de um de nós (modéstia a parte quem já foi conhecer acha que somos todos malucos pois o negócio ficou profissa.... equipamentos, instrumentos, racks, interfaces, bateria gigante toda microfonada, vários amps e caixas de sonho, efeitos, posters, telão, projetor/dvds, dardo e até projeto de iluminação e geladeiras da skoll com birita para matar um elefante de coma alcóolica, etc, etc, etc). Nesse lugar não precisamos de mais nada.... Só que em casa tenho um esquema meu menor e quando junto um grupo para um churrasco monto um palco e as vezes até convido umas bandas. Resumo, som para tocar ao ar livre para umas 100 pessoas ou para ensaio dos amigos no jardim, que possa ser montado e desmontado com alguma facilidade (sem restrição de volume pois não tem vizinhos).

Ismah
Veterano
# abr/14
· votar


caixas de sonho

Podia me emprestar...? Sempre quis sonhar com as meninas do Crucified Barbara...

ashuashusauhas

som para tocar ao ar livre para umas 100 pessoas ou para ensaio dos amigos no jardim, que possa ser montado e desmontado com alguma facilidade (sem restrição de volume pois não tem vizinhos).

Bom, aí voltamos a estaca de valores... Gaste 250 mil num PA Attack e tenha som para incomodar de fato vizinhos... (Eu sei que vc os tem, mesmo que longe)

Quer só amplificar só voz, gaita, teclado e talvez um violão? Compre um trio ou até quarteto de caixas ativas, deixe as guitarras no ampli mesmo...

Ah mas a bateria está sendo abafada... Compre um ou dois sub modelo SB1000, ou algum semelhante que seja achatado, quando visto de frente (para montar a bateria em cima) e um par ativa-passiva para caixa, tons e pratos... E microfone, use um mixer para gerenciar. Ou use uma digital.

Aí vai da grana que vc quer gastar...

SkyHawk
Membro
# mai/14
· votar


Ismah
Valeu !!! Dei uma olhada e achei legal.

Ismah
Veterano
# mai/14
· votar


SkyHawk

As ordens! Dúvidas pode postar...

Deco_ufrj
Veterano
# mai/14
· votar


SkyHawk
Não entendi esse negócio de trabalhar em MONO.... A idéia de trabalhar com uma caixa ativa e uma passiva é não precisar do power. Que eu saiba a caixa ativa recebe dois plugs RCA (canal direito e esquerdo, ou seja STEREO) e sai um cabo dela para a passiva que recebe os dois canais da mesma maneira.

Se não for assim agradeço uma explicação para meu aprendizado.


Então amigo, é por que muitas dessas caixas trabalham com 8ohms (somente a ativa) ou 4ohms (ativa + passiva)... é como se fosse um único canal de um amplificador... a caixa não tem "2 amplificadores"... assim o som sai mono, mesmo você conectando um cabo RCA stereo, por que o som que sai na ativa é o mesmo que sai na passiva... entendeu?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Mesa de som Behringer Xenyx 1202 + Caixas de som ativas ou passivas?