Monitor de referência KRK vs. Yamaha para voz

    Autor Mensagem
    guigap
    Membro Novato
    # mar/14


    Olá galera, gostaria de uma opinião de vocês. Estou pensando comprar um dos seguintes monitores de áudio: RP5 G3 ou Yamaha HS5.

    Minha preocupação é o seguinte, eu já pesquisei a respeito dos dois monitores, e sei que cada um se diferencia em relação ao seus graves, e agudos. O KRK possui sons mais graves, e são fracos nos sons agudos, coisa que acontece de forma contrária no Yamaha.

    E então minha principal preocupação é que minha voz é muita aguda, e tenho medo de que se eu comprar um KRK, ele possa acabar mascarando o som na hora da mixagem, e quando as pessoas ouvirem em monitores diferentes, essa qualidade fique tão boa quanto eu esperava.

    Outra solução que eu pensei foi adquirir o KRK pelo seu custo mais barato, e junto a ele um fone com bons agudos para que eu possa ter mais noção de como está ficando.

    Ou vocês acham que eu devo apenas investir em monitores Yamaha HS5, que já vão me dar a resposta real dos meus agudos e ai eu posso manipular melhor na mixagem?

    Obrigado!

    kazu keyboard
    Veterano
    # mar/14 · Editado por: kazu keyboard
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    guigap
    resposta real "real" nenhuma vai te dar nao. Eu tenho o Rp5 e realmente o som dele é mais "seco", sinceramente gostei muito do som dele, pois me mostra um som que eu nem imaginava escutar, comparando com outras caixas de baixo custo. No meu caso eu senti falta dos medios nessa caixa, em relaçao ao que eu estava acostumado a ouvir. Entao fiz algo bem simples, na hora de mixar, eu uso um eq, em que salvei um preset que "simula" minhas caixas que eu estava acostumado. tive que acentuar ao extremo varias frequencias e fazer varios cortes, para aproximar ao som de uma caixa clone de 120 reais. Agora me diz, minha caixa clone é melhor que meus monitores krk (onde paguei 900 reais por importaçao legal)???? acho que nao kkk...simplesmente o som das clones sao os que eu to habituado a escutar. Assim é com voce tambem.
    Qual meu objetivo: parar de vez de usar as caixas da clone, e ir voltando aos poucos para a posiçao flat dos monitores, para que o ouvido va se habituando.
    ´
    é como se um pobre que dirigiu um Gol G2 a vida inteira ganhasse na loteria, e na primeira semana comprasse um corvete pra dirigir. Vai estranhar logo de cara, mas nao vai durar muito ele vai acostumar. E pode perguntar se ele vai querer voltar pro golzinho G2 dele...sera que ele vai querer?

    BJKGUITAR
    Veterano
    # mar/14
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    guigap
    Como está a sua sala man?

    Se você não tem uma sala preparada para um Monitor profissional, vai de behringer ou se fones KRK + simulador de monitores.

    []'s

    MMI
    Veterano
    # mar/14
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    guigap

    Os monitores Yamaha são motivos de amor e ódio, especialmente os antigos da série NS. A verdade é que os dois que você pretende são de linha iniciante, para home studio, tem outros muito mais caros e sofisticados, como você já deve saber.

    A questão é que acho que nem adianta sofisticar muito, a maioria aqui (eu também) não tem em casa um ambiente muito bem tratado. Entra também o fato que a maioria aqui é iniciante, tem pouca experiência, mal sabe distinguir o que um super sofisticado pode fazer soar.

    Então, a princípio, vale lembrar o seguinte... Quase certeza sua voz pode ser aguda para uma voz, mas aposto que no espectro sonoro ela fica nos médios (é até óbvio). Essa é a faixa de frequência que nossos ouvidos são mais sensíveis, o que torna a parte mais fácil da mix, independente dos monitores. Não tenha dúvidas que a parte mais difícil de uma mix fica nos graves, especialmente numa sala não tratada. Já os agudos são traiçoeiros, eles flutuam no nosso ouvido, o cansaço auditivo, a exposição a volumes maiores e mesmo o próprio volume (curva de Fletcher-Munson) varia a sensibilidade do ouvido a essas frequências altas.

    O que eu quero dizer com isso? Você não vai ter um som perfeito, com uma reprodução flat. Tente ouvir os dois monitores que você está interessado, já que ambos podem te satisfazer tranquilamente. Escolha o que for mais conveniente e te agradar mais, tente ajustar um pouco a acústica onde você vai usar, isso com medidas simples - não precisa mais. Mais importante, se acostume e aprenda a usar seu conjunto monitores+sala, vai demorar um pouco mas dá para tirar um som legal quando você dominar. Talvez um bom fone para mixagem possa te ajudar também.

    guigap
    Membro Novato
    # mar/14
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    guigap
    Como está a sua sala man?

    Se você não tem uma sala preparada para um Monitor profissional, vai de behringer ou se fones KRK + simulador de monitores.

    []'s


    BJKGUITAR,

    Eu estive procurando aquele VRM box também, o que você acha dele?



    MMI,

    Muito boa sua explicação, meu quarto é em formato quadrado, e possui poucos moveis. Os sons dos monitores que eu comprar, vão ecoar bem na direção de um guarda roupa, e o outro no canto da parede. Em relação a os testes sonoros das caixas, eu achei o yahama bem agudo, até me encomodou um pouco. Talvez os graves do KRK me agradem mais. Só fico com medo mesmo da qualidade do produto, pq o preço de um krk e yamaha são bem diferentes.

    MMI
    Veterano
    # mar/14
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    guigap

    Cara, eu já usei o KRK fora de casa bastante. Pode ir nele tranquilo.

    Uma cortina, uma estante de livros, tudo isso pode ajudar na acústica aí. E esquece o VRM box por enquanto. Primeiro vai no monitor, aprende as virtudes e deficiências não só do monitor, mas da sala e, por que não, suas mesmo (não é fácil aprender a acertar uma mix). Depois você pensa em algo desse tipo se for o caso.

    Homem Cueca
    Veterano
    # mar/14
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    Muito boa sua explicação, meu quarto é em formato quadrado, e possui poucos moveis. Os sons dos monitores que eu comprar, vão ecoar bem na direção de um guarda roupa, e o outro no canto da parede. Em relação a os testes sonoros das caixas, eu achei o yahama bem agudo, até me encomodou um pouco. Talvez os graves do KRK me agradem mais. Só fico com medo mesmo da qualidade do produto, pq o preço de um krk e yamaha são bem diferentes.

    Preço diferente da KRK RP5 e da Yamaha Hs5? Onde? hehehehe Ambos, o par custa $300,00. Questão de qualidade, são dois produtos que você não terá dor de cabeça. A japonesada da Yamaha é foda, dificilmente lançam algo ruim e NÃO É o caso dos monitores deles.

    A briga em relação aos monitores da Yamaha NS-10 sempre foi a questão dos graves abaixo dos 80Hz, nada que um sub bem dimensionado pra sala não resolva.

    De qualquer maneira, ambos vão te atender. Eu acho os KRK um pouco mentirosos nos médios. Tem um grave bonito e até convidativo, mas eu confio mais no geral da Yamaha. Mas você vai se habituar com a sua referência e aprender como as coisas "soam" e "devem soar" nos seus monitores e sala.







    kazu keyboard
    resposta real "real" nenhuma vai te dar nao. Eu tenho o Rp5 e realmente o som dele é mais "seco", sinceramente gostei muito do som dele, pois me mostra um som que eu nem imaginava escutar, comparando com outras caixas de baixo custo. No meu caso eu senti falta dos medios nessa caixa, em relaçao ao que eu estava acostumado a ouvir. Entao fiz algo bem simples, na hora de mixar, eu uso um eq, em que salvei um preset que "simula" minhas caixas que eu estava acostumado. tive que acentuar ao extremo varias frequencias e fazer varios cortes, para aproximar ao som de uma caixa clone de 120 reais. Agora me diz, minha caixa clone é melhor que meus monitores krk (onde paguei 900 reais por importaçao legal)???? acho que nao kkk...simplesmente o som das clones sao os que eu to habituado a escutar. Assim é com voce tambem.
    Qual meu objetivo: parar de vez de usar as caixas da clone, e ir voltando aos poucos para a posiçao flat dos monitores, para que o ouvido va se habituando.
    ´
    é como se um pobre que dirigiu um Gol G2 a vida inteira ganhasse na loteria, e na primeira semana comprasse um corvete pra dirigir. Vai estranhar logo de cara, mas nao vai durar muito ele vai acostumar. E pode perguntar se ele vai querer voltar pro golzinho G2 dele...sera que ele vai querer?


    Cara, você não sentiu falta dos médios, você só escutava eles. Quando passou a escutar graves e agudos sentiu que os médios equilibraram. Tá pegando um carro 2.0 e colocando um limitador de potência daqueles...

    kazu keyboard
    Veterano
    # mar/14
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    Homem Cueca
    pior que é bem por ai mesmo jhow kkk.... mas aqueles medios da clone sao muito mentirosos. Entao tenho que me acostumar com algo que foi feito pra responder equilibradamente, por isso estou simulando os medios das caixas barata e reduzindo aos poucos, qdo to sem saco pra fazer isso, eu uso uma musica de referencia e procuro deixar a mesma equalizaçao e pronto. Só nao faço direto isso porque curto muito os medios daquelas malditas caixas kkk.. Ela nao vale nada mas eu gostoooooo dela kkkk

    BJKGUITAR
    Veterano
    # mar/14 · Editado por: BJKGUITAR
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    guigap

    Cara, o MMI falou tudo. Se for começar já começa de monitor, como eu não pretendo trabalhar com estúdio eu prefiro mesmo não sendo muito bom ficar nos simuladores e fone, e o fórum ta abarrotado de tópicos dizendo que fones não é a melhor solução para mix. É infinitamente mais barato e me atende pro que eu preciso.

    []'s

    EDIT: Se possível ouça em salas "acusticamente tratadas" e de um trato na sua sala.

    Alfa polar
    Veterano
    # mar/14
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    Yamaha yamaha yamaha yamaha yamaha yamaha yamaha yamaha.

    O VRM box é uma opção muito legal, só que COMBINADO com um monitor, o VRM sozinho vai te deixar na merda, mixe sempre com monitores. Principalmente se sua sala não for tratada, o VRM vai te oferecer referências diferentes de como sua música está soando em ambientes diferentes.

    Não compra KRK por favor, principalmente a linha ROKIT

    jotamaia
    Veterano
    # mar/15
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    porque não comprar KRK? vou comprar uns monitores e quero saber porque não comprar os KRKs ?

    kazu keyboard
    Veterano
    # mar/15
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    Alfa polar
    eu tbm gostaria de saber porque nao comprar KRK? eu tenho um Par e estou mega satisfeito... Eh uma linha excelente...

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