gravação de uma palestra

    Autor Mensagem
    ricfow7
    Membro Novato
    # jan/14


    Saudações a todos,

    Já olhei vários tópicos aqui no forum sobre gravação de voz. A maioria fala sobre a gravação
    da voz em conjunto com algum instrumento musical. O meu objetivo é gravar uma palestra, em que
    apenas a voz do palestrante é importante. Também vi em outros tópicos que gravar a voz usando
    um microfone e a placa de som de notebooks pode resultar em um áudio de pouca qualidade.

    Considerando que o palestrante pode se locomover (não ficará parado em um determinado local),
    o microfone de lapela seria a melhor indicação (sugestão de uma marca/modelo custo x benefício?)?
    Uma opção melhor do que a placa de som do notebook seria uma placa de som externa USB (sugestão
    de uma marca/modelo custo x benefício?)?

    Agradeço qualquer informação.
    abraço,

    JJJ
    Veterano
    # jan/14
    · votar


    Em vez de notebook, placa e tal, eu pensaria numa solução mais "portátil", tipo um gravadorzinho digital. Com uma pilha nova, dá pra gravar umas duas horas de áudio ou mais.

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    ricfow7

    "o microfone de lapela seria a melhor indicação"

    Têm palestrante que adora microfone de lapela.......mas podendo evitar aconselho! São loucos por microfonia.

    Dê preferência a um sem fio (wireless) convencional.

    Shure, Seinnheiser, Behringer......qualquer uma dessas marcas, para uma palestra, está de bom tamanho. Se for você que irá cuidar disso, poderá alugar um.

    "Considerando que o palestrante pode se locomover..."

    A captação estará em movimento, a reprodução não. Ou seja, não importa que ele se locomova, se há microfone, haverá uma mesa, amplificada ou não, onde entrará o microfone e caixas, ativas ou passivas, onde sairá o som para a audiência.

    É na mesa ou amplificador, que você irá captar o som.

    Se for uma mesa, um cabo USB (se a mesa permitir) ou um RCA/P2 ligado do "Rec Out" para um Note, serão suficientes para uma gravação de qualidade.

    Contudo, verifique qual equipo será utilizado para o palestrante.

    Se souber o equipo fica mais fácil de dizer o que fazer.

    ricfow7
    Membro Novato
    # jan/14
    · votar


    Obrigado pela dica JJJ, mas no caso do palestrante
    ficar se movendo, ele tem que empunhar o gravador como se fosse um microfone? Ou seria melhor colocar o gravador no bolso, e usar, por exemplo, um microfone externo de lapela?

    Qualquer dica é bem vinda,
    obrigado

    JJJ
    Veterano
    # jan/14 · Editado por: JJJ
    · votar


    ricfow7

    Tem uns pequenos, acho que poderiam até ficar no bolso da camisa, por exemplo, ou no bolso da calça, mas com um microfone de lapela ligado nele. O único cuidado maior é com a pilha (tem que estar nova, senão o troço pára no meio... rs) e se certificar de que está ligado, claro.

    Se o cara não "passear" muito num palco muito grande, dá ate pra deixar numa mesa, perto dele...

    Lelo Mig
    Membro
    # jan/14 · Editado por: Lelo Mig
    · votar


    ricfow7

    Você vai captar a voz de um locutor que não usará microfone?

    E, se ele usará microfone, porque usar um gravador de bolso ou qualquer coisa desse tipo, que captara ruídos diversos, incluindo a fricção das roupas e o caminhar, se há uma mesa de som pronta para extrair o áudio com maior qualidade?

    Cara, apesar de você absolutamente ter desprezado minha resposta, acima. A intenção era fazer você captar esse áudio com qualidade e eu ainda sigo sem entender porque fazer o mais difícil e problemático.

    Boa sorte...

    Lpitangueira
    Membro
    # jan/14
    · votar


    Se a pessoa for palestrar com microfone, você pode extrair o sinal da mesa de som para qualquer interface e gravar no notebook usando uma daw de sua preferência.
    Se o palestrante não for usar microfone, a melhor alternativa é um microfone de lapela ligado a um gravador portátil no bolso dele.

    JJJ
    Veterano
    # jan/14 · Editado por: JJJ
    · votar


    Lelo Mig

    Não deve ter mesa... se tivesse, seria melhor puxar o som direto dela, claro. O cara vai falar no gogó mesmo! rs

    ricfow7
    Membro Novato
    # jan/14
    · votar


    Bom dia Lelo Mig,

    Faltou mencionar na minha primeira explicação que, em geral, as palestras serão
    feitas para um número pequeno de pessoas (menor que 50) e que não será usado
    nenhum tipo de amplificação de som (será no gogó mesmo). Não tenho nenhuma
    mesa de som, e caso seja feita uma palestra para muitas pessoas (nesse caso
    necessitando de amplificação do microfone), aí sim alugaremos uma.

    Resumindo: queremos apenas gravar a voz do palestrante, e no caso o microfone
    cumpriria apenas essa função.

    Agradeço a resposta de todos,
    abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a gravação de uma palestra