Re-amplificação ou Reamp

    Autor Mensagem
    Fernando Roma
    Veterano
    # out/13


    E ai pessoal, passando para deixar um post que escrevi para meu blog, com um breve texto sobre o que é reamp! Vejo que muita gente ainda tem dúvidas, não sabe direito o que é! Está todo ilustrado com videos que julgo ótimos e em português!

    http://rfguitars.blogspot.com.br/2013/10/re-amplificacao-reamp.html

    MMI
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Fernando Roma

    Só umas dicas...

    Reamp é uma técnica muito bacana de fato. Mas não precisa conhecimento nenhum de microfonação para isso.

    O fato é que as gravações em home studio tem se aproximado cada vez mais das gravações profissionais em estúdio. A questão é que em casa, com equipamentos e técnicas corretas dá para fazer muita coisa em alto nível mesmo, com a vantagem ter tempo ilimitado e gratuito. É nisso que vem a técnica de reamp.

    Basicamente ela serve para aproveitar uma execução perfeita, mas com timbre/sonoridade aquém do esperado. Isso quer dizer que é possível até chegar ao ponto de se gravar em casa com um Guitar Rig e depois retirar o plugin e se mandar para um estúdio, fazendo com que o computador do estúdio toque quantas vezes for necessário a sua execução, alimentando os amplificadores idealmente escolhidos. Para isto basta que o sinal de linha que sai da interface do computador volte a ter a alta impedância e a energia baixíssima como os captadores geram, para que os amplificadores processem este sinal da forma que foram projetados.

    Eu já fiz muito reamp para gravações e até para testar diferentes válvulas nos amplificadores, já que assim a execução fica padronizada (por exemplo). E insisto que não precisa de microfone nenhum: aqui em casa tenho microfonado cada vez menos, apesar de ter o equipamento necessário, é mais difícil e trabalhoso, mesmo porque não tenho uma sala ideal nem possibilidade de botar amplificadores no talo por respeito aos vizinhos. A solução se dá por 2 modos: ou uso o Kemper Profiling Amplifier (suponho que o Petrucci use o Fractal Axe FX) para reamp, já direto em linha, simulando o gabinete e microfone; ou uso um dos amplificadores ou só os prés da Mesa Boogie para um Two Notes Torpedo, para simular gabinetes, microfones e eventualmente até os power-amp, tudo em linha, mas bem feito. Estava agora exatamente mexendo no Torpedo quando vi seu post, por isso que me animei em postar. O que precisa é conhecer um pouco de gravação e signal-flow, microfonação não precisa obrigatoriamente, recomendaria corrigir lá... ;-)

    Abç

    Fernando Roma
    Veterano
    # out/13
    · votar


    MMI

    Opa, valeu pelas dicas brother! Existe tambem essa possibilidade, usando até pedaleiras e outras coisas, mas eu quis dar foco no processo mais "clássico" mesmo! Tem muita gente que não tem um equipamento voltado pra gravação como racks ou um kemper, e não gosta de simuladores, então pode tentar fazer com seu amp pequeno e seus pedais. O grande barato do texto é tentar mostrar que podemos dar um jeito, podemos aprender e podemos tentar resultados melhores sempre, independente das questões técnicas.

    kazu keyboard
    Veterano
    # out/13 · Editado por: kazu keyboard
    · votar


    talvez nao tenha nada muito com o topico, mas eu li uma materia, que achei show de bola, e ainda nao tive oportunidade de testar. Eu li o que o MMI
    escreveu sobre nao ter sala apropriada e me fez lembrar dessa materia. Fala sobre microfonaçao inusitada de amp pra se ter uma reverberaçao natural e diferente.

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=479001188816273&set=a.20778932 9270795.60633.195485660501162&type=1&theater

    Iversonfr
    Veterano
    # out/13 · Editado por: Iversonfr
    · votar


    Fernando Roma

    Muito legal a explicação! obrigado! Por coincidência, há uns 3 dias atrás, antes de voce ter criado o tópico, eu havia enviado um e-mail ao departamento técnico da Radial perguntando sobre os DIs deles e me responderam hoje.

    Entre as minhas perguntas, uma foi sobre o assunto do tópico. Pode-se usar um DI passivo (se for da Radial é o ProDI ou o JDI) para reamp, basta apenas usá-lo invertido fazendo um cabo especial (o input vira output).

    Como não é propriamente um Reamp, ele apenas recomenda que tenha atenção no nível do sinal que voce manda para o DI para não sobrecarregá-lo. Lembrando que DIs ativos não funcionam pra isso por serem "unidirecionais", apenas os passivos pois tanto faz o caminho do sinal neles.

    Edit:
    Apenas complementando, isso é inclusive uma sugestão da própria Radial e se encontra na página 11 do manual do JDI.
    http://www.radialeng.com/pdfs/manual-jdi.pdf

    Fernando Roma
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Iversonfr

    Pois é cara, eu ja ouvi falar nessa possibilidade do DI invertido, até citei no blog, porém, não tenho conhecimento de como funciona, como modifica, o tipo de cabo...essas coisas!

    MMI
    Veterano
    # out/13
    · votar


    kazu keyboard

    Eu sei microfonar e consigo uns resultados aqui em casa mesmo, mas isso é assunto longo, difícil e controverso. Mas a princípio, esse papo de microfonação inusitada não rola bem não, mas tem uns poréns...


    Iversonfr
    Fernando Roma

    DI passivo invertido até funciona, mas tem que se conhecer bem as limitações, como fazer e as desvantagens do DI passivo. É complicado mesmo, como disse ali atrás, precisa de um bom conhecimento do signal flow. Eu não uso...

    Iversonfr
    Veterano
    # out/13 · Editado por: Iversonfr
    · votar


    Fernando Roma
    MMI

    Nunca fiz reamp. Estava procurando um bom DI passivo e vi a possibilidade de fazer as 2 coisas ao mesmo tempo e acabei perguntando pra Radial.

    Não achei tão complicado assim (provavelmente não entendi rsrs). Pelo que vi, basicamente vai usar um cabo xlr femea-P10 para ligar a interface no output do DI (funcionando como input) e depois ligar o input do DI no ampli. Vi alguns reviews e muita gente critica dizendo que não fica tão bom quanto reamp (que obviamente foi feito pra isso), porém também vi muita gente dizendo que fica quase igual e mal nota a diferença. Pelo que entendi é apenas ajustar e testar sem preguiça. Vi alguns comentários sobre atenuar 30dB ao entrar no DI. Acho que vou pegar um no fim do ano para usar como DI mesmo mas aí faço o teste.

    Esse vídeo faz essa comparação Reamp x DI Passivo, mas acho que além do reamp naturalmente já ser melhor que o DI pra isso, acho que ele ta forçando um pouco pro reamp soar melhor ainda que o DI. A saturação do ampli está bem diferente nos dois testes, na questão de sonoridade não achei muito diferente. Acho que deve dar pra compensar isso de alguma maneira pra usar o DI e conseguir a mesma saturação no ampli.



    MMI
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Iversonfr

    Não que seja um bicho de 7 cabeças de tão complicado, não é. O complicado é o que aparentemente o cara falhou no vídeo, o ganho de entrada no amp não é o mesmo nos dois. O problema é clipar o DI, perder frequências (os passivos cortam mais frequências, tem uma largura de frequências bem mais estreita). Então fica complicado porque tem que testar muito, achar a regulagem certa, dá trabalho. Um Reamp de verdade faz bem melhor o trabalho, mais fácil.

    Fernando Roma
    Veterano
    # out/13
    · votar


    MMI

    Interessante! nesse caso, usando um DI passivo, e após ele um pedal ao estilo MXR Micro Amp, ou até mesmo um pedal de eq, não da pra contornar essa perda de ganho e frequências?

    MMI
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Fernando Roma

    Não, mas não significa que não dá para chegar num timbre interessante. Melhor não complicar assim, equalizador você usa o da DAW. E vê no que da! Rs

    Iversonfr
    Veterano
    # out/13 · Editado por: Iversonfr
    · votar


    MMI
    os passivos cortam mais frequências, tem uma largura de frequências bem mais estreita

    Alguns passivos creio que vão até a faixa de 18khz. Por isso inclusive que estou pensando nesse JDI pois segundo pesquisei, o transformador Jensen usado nele trabalha tranquilamente entre 20hz e 20khz não havendo perdas como nos outros. Alguma coisa tem que ter de melhor pra custar o que custa... quase U$200 num DI é osso... rsrs

    mas não significa que não dá para chegar num timbre interessante

    Voce realmente percebeu perdas de frequências e alteração no timbre? eu sinceramente percebi apenas perda de sinal e consequentemente saturação do ampli. Mudando rapidamente entre 1:37 e 2:11 para ver a parte do crunch onde é menos notório a perda de sinal, achei quase idêntico. Bom, em janeiro eu faço o teste e posto aqui nesse tópico se eu lembrar rsrs... Abs!

    Fernando Roma
    e após ele um pedal ao estilo MXR Micro Amp

    Eu tenho um desse e é exatamente o que pretendo testar...

    MMI
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Iversonfr

    Alguns passivos creio que vão até a faixa de 18khz.

    Duro é acreditar que um passivo vá de 20 Hz a 20 kHz em curva plana porque o transformador é Jensen.... Mas não adianta teorizar e falar aqui, tem que plugar, testar e ver no que dá.

    Voce realmente percebeu perdas de frequências e alteração no timbre?

    Não, nem vi esse vídeo com atenção. Também não levo muito em conta vídeos do Y2B para avaliar equipamentos, não no som, só se for algumas descrições.

    Iversonfr
    Veterano
    # out/13
    · votar


    MMI

    Realmente é complicado avaliar por vídeos, mas penso que se o reamp perdeu qualidade por causa do vídeo, o DI também perdeu, então acho que dá pra tentar ver a diferença entre um e outro, não a qualidade do áudio real.

    Duro é acreditar que um passivo vá de 20 Hz a 20 kHz em curva plana porque o transformador é Jensen...

    Então, essa voce me pegou pois também sou meio cético pra essas coisas, mas vamos ver né, vai que é verdade rsrs..

    MMI
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Iversonfr

    penso que se o reamp perdeu qualidade por causa do vídeo, o DI também perdeu

    Depende, essa perda pode realçar como atenuar, não sei como o cara fez com o áudio, então não levo a sério.

    Já fiz muito reamp, inclusive aqui para o fórum, mas nunca fiz com um Radial JDI. As perguntas pertinentes aqui seriam "para que você quer o DI? E para que você quer fazer reamp?". Se a resposta for: não preciso de um DI, quero fazer reamp para aprender a técnica acho honestamente que está num caminho errado, melhor investir num equipamento para reamp. Esse equipamento da Radial na verdade é um DI que eventualmente pode funcionar para Reamp.

    A questão de "comer frequências" é muito mais para alimentar discussões. O fato é que o sinal final, mesmo com frequências faltando, pode ser trabalhado e ter algum som interessante. Claro que é melhor não ter essas perdas, dá para ter um espectro bem maior de uso, com mais som.

    Fernando Roma
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Acho que pelo preço, compensa comprar o Reamp, você pode comprar sem medo, sem dúvida, sem gambiarra, é tiro certo!

    Michel Top
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    Fernando Roma
    Aonde consigo encontrar um Reamp Box Radial por aqui? Estou procurando há tempos e não encontro....

    Obrigado!

    MMI
    Veterano
    # dez/13
    · votar


    Michel Top

    Tem que ser aqui? Se quiser, aqui eu sei que o Dodô Audrin vende...

    ChrisCover guitar2
    Membro Novato
    # nov/18
    · votar


    ressuscitando mais um topico rsrsrs...é possivel hoje 2018 fazer reamp sem nenhum reamp box somente com a interface de audio ???

    Filippo14
    Veterano
    # nov/18
    · votar


    ChrisCover guitar2

    Cara, acho meio complicado justamente pela questão da impedância e volume do sinal. Hoje em dia tem equips que hoje são mais coringas, sendo DI, LoadBox, Reamp... pode ser uma forma de ter tudo em um aparelho só e economizar.

    Abs

    ChrisCover guitar2
    Membro Novato
    # nov/18
    · votar


    eu tenho um atenuador do pedrone de 100watts que atenuador .. uma interface 4 canais ...acho que ha uma meio mas falta saber onde posso voltar a impedancia ao que inicio o processo

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Re-amplificação ou Reamp