Amplitube + Reaper - Arquivos MIDI

    Autor Mensagem
    Skider
    Veterano
    # out/13


    Bom dia, galera.
    Dei uma lida em alguns tópicos, dentre eles, este http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/201766/#7093731 e este http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/220978/;

    Mas não esclareceram minha dúvida.

    Estou tentando usar o Amplitube no Reaper. Como live/instrumento ele funciona normalmente, mas quando aplico sobre um track MIDI não acontece nada. Não sai som... Aliás, sai somente o som da MIDI.
    Talvez seja ignorância minha. De qualquer forma, poderiam me ajudar?

    Obrigado!

    strinbergshredder
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Skider
    Então cara, acontece que o Amplitube é apenas um VST, e não um VSTI...

    De tal forma, ele não vai atuar como um instrumento virtual sobre arquivos MIDI...

    Para tal uso, tem o RealGuitar, que é muito bom, ou vc pode procurar outros VSTIs também...

    Espero que tenha ficado claro pra vc..
    Abraços!

    Skider
    Veterano
    # out/13
    · votar


    strinbergshredder
    Perfeito! Eu tinha esta suspeita pela qualificação dele no Reaper. Conseguia fazer isto só com os plugins VSTi, e não com os VST.

    Você confirmou isto. Obrigado brother...

    strinbergshredder
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Skider
    hahaha, isso aí cara...

    Abraços!

    claudiobassist
    Membro Novato
    # out/13
    · votar


    Dá pra gravar com ele no Reaper sim, por padrão ele vem com o input selecionado como MIDI, ai você tem que selecionar stereo, eu sempre gravo utilizando essas configurações.

    strinbergshredder
    Veterano
    # out/13
    · votar


    claudiobassist
    Sim, entendo perfeitamente o que você quis dizer, mas no caso ele se referia a utilizar o Amplitube como um Instrumento Virtual em cima de uma trilha MIDI pré-pronta, o que não é possível, pois o Amplitube, assim como Guitar Rig e outros do tipo, funcionam apenas como VST, aplicando-se como efeito em cima de uma trilha wav, mp3, ou algum outro arquivo do tipo...

    kazu keyboard
    Veterano
    # out/13
    · votar


    strinbergshredder
    eu ja ia meter o pau em voce kkk sorte que eu li até o final rs.

    Skider
    o jhow amplibute é nada mais do que um simulador de (tcham tcham tchammmmm) amplificadores de guitarras e pedais. Entao meu filho se voce vai trabalhar com midi, voce tem que ter na mesma track em ordem de cima para baixo na listagem vst, algum vst que emule guitarras (ou qualquer outro instrumento que voce queira fazer passar pelo simulador).

    EX: voce quer escrever um riff de guitarra em midi, entao vamos primeiro adcionar o vst responsavel por isso na track, que pode ser por exemplo o RealStrato, só logo em seguida disso voce pode adicionar o vst de efeitos (amplitube), Mas porque kazu? porque a DAW trabalha com os plugins de forma sequencial e nao simultanea. Se acaso voce adicionou primeiro o amplitube e depois o RealStrato é só ir la listagem de vst (onde voce adiciona) e arrastar para cima ou para baixo os plugins deixando sempre nesse caso o RealStrato em primeiro.

    agora se sua DAW estiver zicada e nao esta trabalhando com os dois plugins na mesma track, o que voce pode fazer é criar um bus (canal auxiliar) para mandar o som da track midi RealStrato para a track audio Amplibute, ai tem N videos no youtube que voce pode pesquisar e ver.

    Skider
    Veterano
    # out/13
    · votar


    kazu keyboard
    Saquei. Eu joguei uma VST de Guitarra na MIDI, salvei como MP3 e depois joguei o Amplitube. Ficou ruim, daí gravei na mão mesmo.
    Sou leigo em relação às estas tecnologias.

    Deixa eu aproveita o tópico para um outra dúvida. Não sei tocar teclado. Existe alguma ferramenta do tipo "pense num arranjo e aperte aqui para tocar"? Normalmente eu crio uma trilha de guitarra no guitar pro e jogo um VST de teclado em cim. Daí fica aquela coisa horrorosa só marcando as notas.

    kazu keyboard
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Skider
    ja ouviu falar de Band in a box?
    é uma ferramenta que pode ser de muito bom uso para varios casos (eu nao sou adepto porque eu gosto de pegar e fazer mesmo tudo do zero), basicamente e superficialemente voce pode criar uma linha de harmonia, quantidade de compassos, e sair distribuindo arranjos e solos pré moldados sobre os compassos.
    Eu acho que ela trabalha em midi (16 canais), e depois voce exporta para dentro do reaper substituindo por samples mais realistas.
    pra voce vale a pena conferir.

    Adler3x3
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Skider
    Conforme o pessoal já orientou nos posts anteriores o certo a fazer é:

    01- criar uma track midi;
    02- atribuir a esta track midi um instrumento virtual Vsti;
    03- inserir o efeito que vai incidir sobre esta track;
    04- na reprodução desta track vai soar o som do instrumento virtual mais adição do efeito, não precisa transformar em mp3 para depois atribuir o efeito;

    E também deve-se criar faixas de automação para fazer variações na dose (percentual de uso) da aplicação do efeito na linha do tempo da música.
    Muito embora os instrumentos virtuais de guitarra não seja muito fiéis,
    É muito difícil encontrar instrumentos virtuais de guitarra realísticos.

    Quanto a softwares arranjadores, neste post são citados alguns destes programas:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/309136/

    RafaelBernatto
    Veterano
    # out/13
    · votar


    O negócio, Skider, é que programar midi não é fácil mesmo, principalmente numa linha de guitarras com bends, slides e etc., mas dá pra fazer, eu faço no teclado do note, nem uso controladores.

    Não é só jogar o midi, importado do Guitar Pro. Já tentei. rsrsrs
    Porque só vão pro midi, as notas, a duração e o tempo. Aí vai ficar aquele negócio robótico ridículo.

    Eu to usando as guitarras e violões da AmpleSound. Ela tem 2 modos de operação, Strummer, que são as batidas, bem dinâmicas e versáteis.. e normal, pra solos. Cara, dá pra fazer de tudo. Tem uns demos no site oficial muito bons.
    AmpleSound Site.
    Lembrando que AGM=Martin, AGF=Fender, AGP=PRS, AGG=Gibson e assim por diante...

    Pelo que a galera diz, o ideal, é você fazer a linha com as notas, e depois ir fazendo os efeitos, esses efeitos, são adicionados no midi, nas primeiras oitavas do teclado, é bem interessante essa programação
    A primeira parte é fácil e você já sabe.

    Se quiser mais informações me fale.. que eu tenho uns projetos pra você dar uma estudada, se quiser.. Até alguns mapas pra você por no Reaper.. (pra na hora que você for editar o midi, aparecer a legenda do que você estiver fazendo).

    Demo usando a Gibson.

    kazu keyboard
    Veterano
    # out/13
    · votar


    RafaelBernatto
    cara incrível mesmo esse vst que voce citou.... do caramba

    RafaelBernatto
    Veterano
    # out/13 · Editado por: RafaelBernatto
    · votar


    Muito bons mesmo, eu acho doido os violões cara... PQP.

    Eu tenho o projeto desse demo, com violões, deles (os midis): Karma..

    Daí eu ao invés de colocar violões coloquei duas guitarras. E o GuitarRig na sequência pra fazer os efeitos, algo parecido com o seu Amplitube.

    Veja o resultado.

    (Não entendo nada de timbragem de guitarras e tal. Mas dá pra entender como funciona a dinâmica e a diferença entre esses vstis).

    Skider
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Galera, obrigado à todos que responderam. Eu tinha costume de gravar somente guitarra. Agora que estou compondo algumas músicas próprias me vi na necessidade de aprender a trabalhar com estas ferramentas para compor a idéia geral para a banda.

    Acabou que eu gravei a guitarra por mim mesmo, tocando. Tive que fazer um tempo.

    Adler3x3
    Acompanhei o tópico indicado. Eu estava compondo a bateria pelo Guitar Pro. E estava tendo muita dificuldade. Instalei o Hydrogen indicado neste tópico, bem mais fácil de mexer, porém, quando exporto a MIDI saí algumas coisas estranhas, e quando jogo um ExDrummer por exemplo, ele nao sai como na composição. Mas se eu exporto como WAV fica tudo certo, porém o som dos samples dele é tosco.

    Adler3x3
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Skider

    quando exporto a MIDI saí algumas coisas estranhas, e quando jogo um ExDrummer por exemplo, ele nao sai como na composição.

    Este em problema de mapeamento midi, acertando o mapeamento tem que funcionar bem.
    Isto acontece quando usamos diferentes softwares.

    Continuando a escrever sobre baterias o dedicado membro do fórum "Walter Cruz", deu uma dica de uma bateria grátis de alta qualidade para se usar no Kontakt Player, acabei de fazer o download (bem grande o arquivo) e instalar, vem com serial e tudo (que se obtem no link enviado por e-mail, e depois pelo service center do próprio kontakt se faz o registro, e pode ser necessário atualizar a versão do Kontakt Player), pelo que pude observar em um rápido teste usando alguns midi files trata-se de uma boa bateria, vale a pena:
    Link do tópico no fórum cifra club

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/306709/

    Skider
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Adler3x3
    O Kontakt seria um Daw? E essa bateria um VST? O Exdrumer até responde bem aos timbres. Eu só queria um softwares simples para compor a batera. Este Hydrogen que você indicou eu achei ótimo para meu conhecimento limitado. Fazer este mapeamento é complicado?

    Adler3x3
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Skider

    Kontakt"
    É um player dos mais variados tipos de instrumentos, não é uma DAW, pode se apresentar como VSTi.
    A versão Kontakt Player é gratuita e pode ser obtida no site da Native Instruments, e vem com um básico de instrumentos, que vale a pena ter para qualquer música que use instrumentos virtuais.
    Tem também a versão standalone (que dá para usar sem host, isto é dá para usar direto sem depender de nenhum outro software).

    Mapeamento Midi de bateria
    Existem "n" variantes, conforme o software até existem opções de configurar, mas tudo depende de mapeamento original em que o midi foi criado, e também da natureza do kit de bateria ou instrumento de percussão.
    E aí conforme a DAW pode-se ajustar a configuração e tocar bem. (por exemplo no Mixcraft que uso tem 28 mapas diferentes e ainda posso incluir mais).
    Uso diferentes DAWs justamente por isto, onde posso usar o que cada uma oferece de melhor.

    Quando não dá para ajustar a configuração tem que fazer a alteração no piano roll manualmente movendo a parte da bateria para a tecla certa (cada tecla no piano roll corresponde a uma parte da bateria, afinal a bateria é composta por vários instrumentos) , o que não é tão difícil, mas dá um certo trabalho.

    DAW - Digital Audio Wokstation
    Estação de trabalho de áudio digital.
    O software mais completo para a produção musical com incontáveis recursos.
    Exemplos: Cubase, Sonar, Mixcraft, Fruity Loops, Adobe Audition, Magix Studio, LMMS, Reaper, Realband, Reason, Studio One e outras dezenas.
    E muitas destas Daws vem com kits de bateria, inclusive de criação, variando conforme a versão.

    Skider
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Adler3x3
    Me indica algum editor de midi (posso chamar assim?) parecido com o hydrogen e que seja compatível (mesmo mapping) com Exdrummer + Reaper?

    Adler3x3
    Veterano
    # out/13 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Skider

    Toda DAW tem um sequenciador interno, podendo variar a apresentação na forma de Notação (partitura tradicional) ou pelo piano roll, onde as notas são criadas dentro de cada compasso.
    E a DAW pode conter uma outra forma de edição exclusiva para os instrumentos de percussão, incluindo a bateria comum.
    E até software especializado em criar batidas de bateria (dentro da DAW).
    Para isto basta criar um track de midi (e atribuir um instrumento virtual) e abrir o piano roll ou sistema de notação, conforme os recursos da Daw.
    Até existem editores externos, mas isto já esta mais para coisa do passado, use o sequenciador da própria DAW. (se bem que existem alguns sequenciadores externos interessantes).
    Depois você pode exportar o aquivo midi se quiser, ou fazer tudo na própria DAW em que sequenciou.
    O Reaper que você usa possibilita o sequenciamento midi.
    Note que no piano roll aparece cada nota com o seu tempo na forma de um piano, e aqui você pode criar, apagar, mover as notas e muito muito mais.
    Algumas Daws como o Mixcraft por exemplo vem com teclado virtual, onde você pode usar o teclado do pc e gravar a entrada das notas.
    Outras não tem, mas existe a possibilidade de se instalar um outro programa que faz isto. (mas se usar o teclado virtual, depois tem que humanizar o midi, pois o teclado do pc não é sensitivo.
    Outros softwares exceto se você quiser outros recursos para arranjos e vai usar softwares arranjadores, ou usar o midi de teclados arranjadores, ou até num teclado normal ou controlador conectado no computador.
    Vide o link que indiquei sobre os softwares arranjadores.

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/8/309136/

    A maioria das Daws tem tudo o que necessitamos, o que acontece é que muitas vezes temos que usar um software externo mais sofisticado ou especializado, como por exemplo: Editores de Áudio, Notação de Partituras, modelagem midi e outros.

    Skider
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Adler3x3
    Saquei. Eu havia notado o Piano Roll do Reaper. Só não consegue me adaptar. Me adaptei melhor ao Hydrogen devido à interface. Mas vou insistir no Reaper, vamos ver se consigo algo. Só não achei nada sobre a dinâmica. No hydrogen há uma barrinha de força de me permite "humanizar" a sequencia. No Reaper ainda não achei.

    De qualquer forma, obrigado pela paciência e esclarecimentos. Me ajudou muito a entender algumas coisas. Grande abraço!

    Adler3x3
    Veterano
    # out/13 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Skider

    E por isto que existem opções externas ou seja softwares especializados.
    O Reaper é muito poderoso, mas não é tão intuitivo.
    Mas é uma questão de tempo para se adaptar.

    Por isto que gosto do Mixcraft e uso como DAW principal, pois a interface é amigável e você abre um projeto e tá tudo lá, muito prático e objetivo.
    Numa outra DAW para fazer o mesmo trabalho, num determinado projeto posso levar duas horas, no Mixcraft faço a mesma coisa com o mesmo resultado em meia hora.(até mais caprichado, pois consigo fazer outras edições de forma bem mais rápida e eficiente).
    Por exemplo numa mesma tela posso fazer a automação da track e ter acesso fácil as instruções midi, e a medida que vou ouvindo o som, já vou acertando tudo ao mesmo tempo.
    Eu também uso o Reaper, mas mais no Linux, e para fazer as vezes algumas partes.
    Normalmente na tela do piano roll se encontram todas as ferramentas para a edição de midi.

    RafaelBernatto
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Skider

    Não tem os quadradinhos das notas?? Puxa a parte de cima... quanto mais vermelha mais forte é tocada a nota... Se você usar o zoom... e aumentar as notas... você verá que os números dentro são relativos a intensidade..

    Adler3x3

    Realmente ... o negócio é se adaptar mesmo.. mexia no Mixcraft também... Mas depois que "peguei as manhas do Reaper" não volto.

    Adler3x3
    Veterano
    # out/13 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    RafaelBernatto

    Todas as Daws já consagradas são muito parecidas.
    O que muda é a interface de acesso, umas mais intuitivas e o objetivas , outras nem tanto.
    Mas a maior dá para configurar a forma como as telas se apresentam.
    É tudo uma questão de adaptação.
    E sou a favor de se usar várias Daws ao mesmo tempo para aproveitar o que cada uma tem de melhor, sejam nos instrumentos nativos, edição de midi, efeitos, master etc.., e usar uma para finalizar o trabalho.
    E a maioria das DAWS aceita muito bem os Vsts sejam de instrumentos ou efeitos, e o resultado final sempre é muito parecido, mas o que conta também é a produtividade.
    Mas se você usar várias Daws ao mesmo tempo o resultado final sempre fica superior.
    Tem que entender as outras Daws como ferramentas complementares.
    Pode-se fazer a bateria numa DAW, a Guitarra e Baixo em outras, as cordas de orquestra em outra, arpejos e outra, e uma DAW especifica pode ter um bom sintetizador nativo com um timbre único aplicável ao projeto, e depois juntar os arquivos Wav sempre com a resolução mais alta possível numa DAW para finalizar.
    Além é claro de poder usar o recursos Rewire e interligar as Daws.
    O conhecimento que se ganha numa DAW pode ser aplicado em outro, é tudo uma soma de experiências que só traz aprimoramentos.
    E tudo depende também no que você investiu o seu dinheiro, tem que analisar o custo benefício.
    E o conjunto de tudo, o equilíbrio entre os componentes, computador, interface de áudio, microfones, fones de ouvido, mesas de som, monitores, cabos, ambiente, instrumentos virtuais (muito importante) e efeitos (também importante) e muito mais.
    E tem gente mal informada que mal tá começando que mesmo tendo um computador fraco, com placa on-board, primeiro gasta seu pouco dinheiro em uma DAW top que custa bem caro, mas não tem nem uma interface de áudio, e nem tem monitores decentes para ouvir.
    Assim o que é melhor para começar: Uma DAW razoável com um custo compatível para sobrar dinheiro, para comprar uma boa interface de áudio, microfones etc.., instrumentos virtuais e ir programando as compras a medida que o dinheiro aparece e fica disponível.
    E na questão de instrumentos virtuais de qualidade se gasta mais do que na compra de uma DAW.
    Assim se deve dar um passo de cada vez sempre ajustando o equilíbrio e compatibilidade entre os componentes.
    E para começar a melhorar tem que adquirir os softwares pouco a pouco., aquilo que você não paga não dá o devido valor.
    Entretanto existem boas opções gratuitas para aqueles que estão começando, e o free (livre) sempre vai fazer parte do nosso setup.

    RafaelBernatto
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Adler3x3

    Pois é... eu prefiro os plugins nativos e o direcionamento das faixas do Reaper.. Mas o Mixcraft certamente é mais intuitivo.
    Outro pro é que como é mais usado, existem mais videoaulas e tutoriais usando ele.

    Não pretendo gastar com uma DAW tão cedo. Uso o cutelo sem limitações de grátis rsrs.

    Você pode me dar um help aqui?
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/309535/

    Skider
    Veterano
    # out/13
    · votar


    RafaelBernatto
    Não tem os quadradinhos das notas?? Puxa a parte de cima... quanto mais vermelha mais forte é tocada a nota... Se você usar o zoom... e aumentar as notas... você verá que os números dentro são relativos a intensidade..


    Ahhhhhhhh. Perfeito! rs
    Valeu brother!

    Skider
    Veterano
    # out/13
    · votar


    RafaelBernatto


    Brother. Gravei uma track de teclado no Fruity Loops à 120bpm. E tenho um projeto de voz e batera no Repare também á 120 bpm. Porém, quando jogo o teclado lá os tempos estão incompatíveis.

    Já viu isto? Tem como corrgir?

    RafaelBernatto
    Veterano
    # out/13
    · votar


    Skider

    Manda um print.

    Estando o projeto em 120 uma track em 120 e a outra também, não tem porque estar dessincronizado, a não ser que você tenha arrastado as tracks, "para frente" ou "para trás".

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Amplitube + Reaper - Arquivos MIDI