[Ajuda] Disco com as Librarys: preciso formatar?

    Autor Mensagem
    zelo caipira
    Membro Novato
    # ago/13 · Editado por: zelo caipira


    Prezados amigos, gostaria das dicas de quem puder me ajudar nesta dúvida: Tenho 02 HDs em meu PC, 01 com o Sistema Operacional e outro onde tenho as Librarys de samples e backups, e quero saber se preciso de formatar esse Disco ou apenas uma desfragmentação deixaria os arquivos organizados e sem problemas!
    Muito obrigado!

    * Alguns daqui do FCC já me conhecem (zélo cardoso), mas não consigo entrar com essa antiga conta então abri outra! Conto com ajuda sempre providencial de todos!!!
    Valeu!

    Adler3x3
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Acredito que o melhor seja desfragmentar.
    Mas para o desfragmentador funcionar bem o hd tem que ter um bom espaço livre.
    Conforme o programa desfragmentador que se usa aparece uma mensagem quando o hd esta muito cheio (menos de 30% livres) e não é possível concluir a operação com a máxima eficácia.
    E conforme o caso pode-se também fazer uma desfragmentação do espaço vazio.
    E assim conforme o caso de estar muito cheio, pode-se copiar parte para o backup em outra mídia, e fazer a desfragmentação.
    E depois voltar os outros samplers, que você pode desfragmentar numa mídia menor.
    Bem o primeiro passo é fazer uma análise do hd com um bom programa desfragmentador.

    zelo caipira
    Membro Novato
    # ago/13
    · votar


    Adler3x3
    Valeu amigo, obrigado pelas dicas! Existe algum programa que faço a desfragmentação de Disco com mais eficiência do que o do próprio Windows?
    Obrigado!

    Jabijirous
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Desfragmentar é a melhor opção mesmo.

    Adler3x3
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Bem.
    Não sei se é o melhor mas uso este:

    http://www.piriform.com/download

    Defraggler

    makumbator
    Moderador
    # ago/13 · Editado por: makumbator
    · votar


    zelo caipira

    E ái Zelo! Beleza!

    Também uso o defraggler que o Adler recomendou.

    Você pode desfragmentar apenas os arquivos fragmentados (o que é mais rápido) ou desfragmentar tudo (incluindo o espaço vazio). Nesse caso demora mais, pois além de arrumar os arquivos fragmentados, o programa desloca o espaço vazio para uma área contínua.

    O próprio programa mostra essas opções.

    Como o Adler já explicou, se o disco estiver absurdamente cheio, a fragmentação completa pode não ser possível (pois o programa precisa ter um espaço para trabalhar e mover os arquivos). Mas isso ele informa em uma mensagem de erro.


    Obviamente que se o seu HD externo for SSD, aí NÃO se deve desfragmentar.

    zelo caipira
    Membro Novato
    # ago/13
    · votar


    Muito obrigado aos amigos Jabijirous,
    Adler3x3 e meu grande amigo makumbator, vou baixar esse programa aí e seguir todas as dicas!
    Valeu mesmo!!!

    zelo caipira
    Membro Novato
    # set/13
    · votar


    makumbator
    Eu instalei o Defraggler e deu no Disco C: DISCO BOM, e no D: DISCO BOM, com esse resultado é preciso desfragmentar ou posso esperar mais tempo?
    Valeu!

    makumbator
    Moderador
    # set/13
    · votar


    zelo caipira

    Você precisa ver é a porcentagem de fragmentação que aparece após a análise. A saúde está relacionada a taxa de erros de leitura, setores ruins, etc...

    Adler3x3
    Veterano
    # set/13 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    zelo caipira

    Acontece que muitos termos da linguagem humana foram colocados no mundo virtual.
    A saúde é vida, e só a vida pode se recuperar.
    O problema é o da tradução do inglês para o português e usaram saúde.
    O idioma português é muito superior ao inglês.
    Já um hd (máquina) quando esta com problemas de setores ruins normalmente o hd tem vida curta.
    Começa com um ou dois setores ruins e logo logo tem centenas.
    Quando aparece qualquer indicação de setores ruins é bom começar a pensar em trocar o hd.
    Ao meu ver hd não tem saúde, mas é o termo que usam para indicar se o equipamento esta com bom funcionamento ou não.

    Como o Makumbator escreveu você tem que olhar a percentagem de fragmentação: baixa pode indicar que não é necessário desfragmentar.
    Mas tudo isto é relativo.
    Como você usa o hd para arquivar samplers pode ter alguns instrumento que necessite desfragmentar, muito embora na percentagem geral apareça a indicação de que a fragmentação esta baixa.
    Assim verifique na listagem de arquivos se aparece algum instrumento/sampler/arquivo wav que você usa com frequência que pode estar fragmentado.
    E dá para desfragmentar somente os arquivos que você selecionar.

    De tempos em tempos independente da percentagem eu faço uma desfragmentação completa, deixo o micro ligado a noite inteira para isto, pois é uma tarefa demorada, muitas e muitas horas.
    E é melhor não utilizar o micro enquanto se faz o processo de desfragmentação.
    E é importante também desfragmentar o espaço vazio, pois vai facilitar novas gravações no disco.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a [Ajuda] Disco com as Librarys: preciso formatar?