Interfaces de áudio Roland - Possuem ruído?

    Autor Mensagem
    JeffZappa
    Membro Novato
    # ago/13


    Não achei nada que me esclarecesse, então abri esse tópico. Eu quero comprar uma roland duo-capture no mês que vem, parece interessante pelas poucas coisas que consegui ler e vídeo que assisti. Porém, uma coisa que me preocupa é a questão do ruído. Sabem se possui? E aproveitando, se conhecem mais sobre ela, já que é realmente difícil encontrar sobre.

    makumbator
    Moderador
    # ago/13
    · votar


    JeffZappa

    Toda interface, por melhor que seja, produz algum nível de ruído e distorção harmônica.

    Para saber mais sobre o modelo em especial, vá no site do fabricante, procure por reviews de usuários (tanto no youtube quanto sites de lojas de instrumentos ou de tecnologia, etc...)

    JeffZappa
    Membro Novato
    # ago/13
    · votar


    Não sabia disso, makumbator. Mas essa relação de ruído é audível em uma gravação normal? E já procurei o máximo que pude sobre a interface, tanto em português, quanto em inglês. As informações são escassas de qualquer forma. Obrigado pela ajuda.

    makumbator
    Moderador
    # ago/13 · Editado por: makumbator
    · votar


    JeffZappa
    Mas essa relação de ruído é audível em uma gravação normal?

    Depende do contexto (muitas vezes o ruído fica mais ou menos mascarado com os outros sinais normais). E o ruído que se escuta em uma gravação não é somente o ruído interno da interface, mas a soma dos ruídos de todos os elos da gravação (instrumento, interface, cabos e conexões, amplificador, pré amps, efeitos, etc...).

    Uma coisa a se pesquisar é a relação sinal/ruído, que é uma informação ponderada sobre o quanto de sinal e de ruído é inerente ao equipamento

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Rela%C3%A7%C3%A3o_sinal-ru%C3%ADdo

    Duo capture é uma linha com vários modelos. Qual deles te interessa?

    JeffZappa
    Membro Novato
    # ago/13
    · votar


    Essa aqui: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-501886224-interface-de-audio-ro land-duo-capture-mk2-_JM

    JJJ
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Acho que o ruído que preocupa o JeffZappa não é o "interno" da interface (SNR ou coisa que o valha). É mais o ruído de cabos, interferência eletro-magnética, essas coisas... A interface (se não for uma grande porcaria de 5a categoria) contribui muito pouco, face a esses outros ruídos que citei.

    Mas... para remediar, se precisar, sempre existem os "noise-gates" da vida (ou os redutores de ruído baseados em ondas de silêncio, melhores ainda).

    kazu keyboard
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    mas em relaçao a prés? as placas roland tem algum destaque ou é apenas mais uma? eu cheguei a ver a duo capture EX, achei bem legalzinha a configuraçao...mas oq me importa na verdade é o conversor AD/DA e o pré....

    JeffZappa
    Membro Novato
    # ago/13
    · votar


    Já que estamos aqui, quem puder falar sobre o pré também, seria bom :). Tentei usar a guitarra em linha, não rolou, vou comprar a interface mesmo.

    JJJ
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    kazu keyboard
    JeffZappa

    Embora eu saiba que tem gente que vai jurar de pé junto que o pré da interface X é muuuuuuuito melhor que o da interface Y, eu nunca vi essa "enorme" diferença entre prés dentro da faixa de preço "mundana" a que nós mortais estamos sujeitos...

    Claro que se você pegar um Neve ou um SSL ultra mega hiper super fodástico e comparar com a bheringelinha de 50 contos, vai haver uma diferença mais óbvia. Mas, dentro dos limites "normais", minhas prioridades não incluiriam o "pedigree" do pré, mas outros fatores mais relevantes, como taxa de resolução máxima, tipo de interface usada (por exemplo: USB, pra mim, só 2.0 pra cima), recursos de monitoração direta, etc.

    kazu keyboard
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    JJJ
    manjei...realmente os prés de hoje dessas interfaces estao muito iguais, sei que tem gente que defende a pau o produto que tem...mas eu nao sou desses...eu gosto de ouvir pelo menos os pontos positivos e negativos de cada equipamento, para mim o que importa mesmo é como voce falou, resoluçao, conversor, só que o pré tambem ta incluso na minha lista de requisito, nao quero um SSL ou um Neve, mas tambem nao quero uma generica total, se é que me entende? eu tenho uma m-audio 1010lt e uma UCA-202, mas eu estou em busca de mais praticidade, entao eu quero praticidade junto com qualidade (nao top, mas boa), sera que essa roland oferece isso?

    JJJ
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    kazu keyboard
    sera que essa roland oferece isso?

    aí eu não posso falar, porque não tenho uma dessas aqui... talvez apareça alguém que conheça melhor

    JeffZappa
    Membro Novato
    # ago/13
    · votar


    Po, em termos de praticidade, acho que a roland ta bem.


    Eu só queria saber da qualidade da gravação mesmo. O ideal seria ter uma gravação bem fiel e sem ruídos e tal, ai as brincadeiras eu faria por algum programa. A parada é que brincar em cima de algo zoado fica meio difícil. E ligar a guitarra em linha direto não rola, fica muito ruim.

    As especificações:
    UO-CAPTURE: USB Audio Interface Specifications:
    NUMBER OF AUDIO RECORD/PLAYBACK CHANNELS:
    Record: 1 pair of stereo
    Playback: 1 pair of stereo
    SIGNAL PROCESSING:
    24 bits
    SAMPLING FREQUENCY:
    48 kHz, 44.1 kHz
    NOMINAL INPUT LEVEL:
    Line input: -10 dBu
    Guitar input: -25 dBu
    Microphone input: -45 dBu
    INTERFACE:
    USB
    CONTROLLERS:
    INPUT VOLUME slider
    OUTPUT VOLUME slider
    INPUT GAIN button
    Hi-Z button
    INPUT MONITOR button
    SAMPLE RATE switch
    INDICATORS:
    USB indicator
    PEAK indicator
    CONNECTORS:
    LINE IN jack (Stereo miniature phone type)
    MIC/GUITAR jack (1/4-inch phone type)
    PHONES jack (Stereo 1/4-inch phone type)
    PHONES (LINE OUT) jack (Stereo miniature phone type)
    USB connector (USB Type B)
    POWER SUPPLY:
    Supplied from the computer via USB
    CURRENT DRAW:
    96 mA
    ACCESSORIES:
    Owner's Manual
    CD-ROM
    Cakewalk SONAR LE DVD-ROM (for Windows)
    USB Cable
    SIZE AND WEIGHT:
    Width: 3-3/16 inches (81 mm)
    Depth: 4-11/16 inches (119 mm)
    Height: 1-1/4 inches (31 mm)
    Weight: 0 lbs. 5 oz. (130 g)
    0 dBu = 0.775 Vrms

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Interfaces de áudio Roland - Possuem ruído?