Preciso de ajuda com um problema muito estranho.

    Autor Mensagem
    TitoOliveira
    Veterano
    # jul/13


    Estou gravando no reaper uma orquestra utilizando VSTs e vários samples. O problema é que as vezes da algum problema de áudio e meu computador deixa de tocar áudio. O mais estranho é que depois que ele tem esse problema, tudo que é tipo de mídia fica como se fosse em slowmotion. O player de música demora alguns segundos pra passar 1 segundo de uma faixa e não sai som nenhum. Isso acontece vídeos e até no youtube, entretanto o resto do computador continua funcionando perfeitamente.
    As duas últimas vezes que isso aconteceu foi logo após eu adicionar uma track com o Click pra ajustar os tempos dos instrumentos. Entretanto não consigo determinar exatamente qual a fonte do problema pq ele já aconteceu em diversas outras ocasiões.

    Alguém tem alguma ideia ou já passou por isso?

    Undarkness
    Membro
    # jul/13
    · votar


    TitoOliveira

    Já passei. Infelizmente resolvi somente formatando.Só que estava utilizando Windows XP, que tende a travar de graça e vai pro vinagre muito rápido Mas, já verificou/atualizou os drivers de audio e video? E, principalmente, drivers ASIO?

    Abs

    JJJ
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Algo parecido aconteceu comigo uma vez quando eu tentei usar drivers WASAPI. Trocando pra ASIO ou mesmo WDM isso não acontece (comigo).

    geronimo.correa
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    TitoOliveira
    É computador ou notebook? Qual interface tá usando?

    TitoOliveira
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Estou usando Windows 8, mas isso acontecia quando eu usava windows 7 também. Estou gravando com uma interface midi USB utilizando meu teclado. A plaquinha é a UM-1G da Cakewalk.

    geronimo.correa
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    TitoOliveira
    Mas é desktop ou notebook? Você usa WIFI?

    É uma boa desabilitar aquelas configurações de economia de energia do windows (ex desligar hd depois de x minutos, etc).

    Tem uma opção de desligar as portas usb para economizar energia também...

    Manja de inglês? Dá uma sacada nesse texto, mais especificamente na parte "Optimizations": http://avid.force.com/pkb/articles/en_US/Troubleshooting/en349411?retU RL=%2Fpkb%2Farticles%2Fen_US%2Fdownload%2Fen379411&popup=true

    Tenta ai e dá um feedback, abraço!

    Adler3x3
    Veterano
    # jul/13 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    TitoOliveira
    Este problema não deveria estar acontecendo.
    Revise todas as suas configurações de áudio, desde a resolução de gravações e de player, tanto nos aspectos internos do windows como do software da placa de som.
    Revise tudo, ponto por ponto nos mínimos detalhes, muitas vezes o problema esta na nossa cara, e é de simples solução e não conseguimos ver.
    E na própria placa verifique fisicamente as configurações manuais, e é bom ter o drive mais recente instalado. (a placa pode estar configurada para uma resolução mais alta, que o computador pode não suportar em todas as ocasiões).
    As vezes quando instalamos um outro software o mesmo faz alterações no sistema.
    Muitas vezes um simples jogo faz isto.
    E verifique também a melhor forma de otimizar o sistema, como foi recomendado, mas tome cuidado tem que saber o que esta fazendo para otimizar o sistema.
    Muitas vezes exageramos na carga de áudio, criando tracks que absorvem o uso tanto do microprocessador como da placa de áudio, indo além do que o sistema pode suportar.
    E é bom também de tempos em tempos desfragmentar o hd.
    E o HD não pode estar muito lotado e isto causa uma deterioração de tudo.

    Pela descrição do seu problema parece ser excesso de carga mesmo, além do que o sistema pode suportar.
    Pode não ser um problema, mas sim uma simples questão de limite, assim não é nada de estranho.
    Todo hardware e softwares tem limites.
    Em se tratando de instrumentos de orquestra isto pode ocorrer, pois cada vez se adiciona mais uma track e mais instrumentos.
    E muitas vezes quando esta tocando, queremos experimentar variações e trocamos um instrumento por outro, sem dar uma pause no player, e aí se estiver perto do limite e bem naquele momento trava tudo.
    Tem softwares que são mais leves e outros mais pesados, dependendo também do tamanho dos samplers.
    E aí quando isto acontece é melhor reiniciar o computador, mas isto não pode acontecer corriqueiramente, exceto quando abusamos (e quando trabalhamos em áudio abusamos, e como), todo conjunto microcomputador, software, interface de áudio entram em colapso, e não conseguem se recuperar, sem que sejam reinicializados.
    São despejos de memória, gravações incompletas no hd (que é usado como complemento da memória), e assim alguns recursos entram em loop perpetuo, ou ficam esperando outra parte ser finalizada, o que nunca acontece, e o sistema como um todo fica instável, inclusive na parte gráfica.
    As vezes é melhor fazer um freeze das tracks, e para aquelas que já estão soando bem transformar em arquivo de áudio.
    E os efeitos também consomem os recursos, são os maiores vilões.

    TitoOliveira
    Veterano
    # jul/13
    · votar


    Estou gravando em um desktop. A config é 4gb de ram, processador core i5 e uma HD 4890 de vídeo (apesar de que o vídeo não deve ser importante aqui).
    A placa mãe é a dp55wb da intel, e é a placa de som onboard dela que está sendo usada.
    Vou dar uma verificada nesse lance da otimização e posto o resultado na sequência.

    Adler3x3
    Veterano
    # ago/13 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    TitoOliveira

    Como você tem 4 GB de RAM a otimização não vai produzir milagres.
    O foco central da otimização e a economia do uso da RAM.
    Estas dicas são válidas mas mais aplicáveis a um computador mais modesto que o seu.
    E o ganho pode ser pequeno, e pode não valer a pena.
    Se você abrir o Gerenciador de tarefas do Windows, clicando na aba processos vai poder ver quanto cada aplicativo que esta aberto consome de memória.
    Tem alguns que são fáceis de identificar, outros pelo próprio nome mais complexo não.
    Se você exagerar na desabilitação de outros recursos do windows pode ter problemas em outras áreas.
    Assim só otimize aquilo que realmente você sabe o que esta fazendo.
    Por exemplo:
    01- deixar o desktop limpo (desktop cheio de icones rouba memória);
    02- Papéis de parede;
    03- Se você esta concentrado só em áudio, pode desconectar temporariamente a Internet;
    04- Pode também temporariamente desligar o antivírus (ou partes dele), mas pode envolver riscos;

    E quando estiver usando o seu aplicativo de áudio deixar fechado todos os outros programas: Internet Explorer, Chrome, Editor de Texto etc...
    E quando você estiver usando a sua DAW pode dar uma olhada o quanto o seu aplicativo esta consumindo de memória.
    Assim como o consumo dos recursos do processador.(CPU)
    E pode fazer isto quando abre o aplicativo, e depois quando já esta com muitas tracks abertas para melhor avaliar, em que ponto (número de tracks abertas pode levar ao esgotamento).
    Obviamente quanto mais memória ram livre tiver melhor.
    Se for realmente problema de consumo de memória a solução pode ser colocar mais um pente.
    É ponto pacífico que quanto mais memória ram tiver o computador melhor.
    As placas de som onboard não são as ideais para se trabalhar com áudio, a aquisição de uma placa de som externa USB pode ser a melhor solução.
    Pois as placas onboard não foram projetadas para produzir áudio e sim para atender a multimídia de outras tarefas mais simples.

    geronimo.correa
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Adler3x3
    O foco central da otimização e a economia do uso da RAM.

    Na verdade no link que eu passei não é não, o foco é otimização de DESEMPENHO, com update de drivers para possiveis correção de bugs e eliminação de processos que possam estar sendo executados em segundo plano que podem "tirar a atenção" do computador do processamento de áudio (ex. indexação do HD, gerenciamento de energia / velocidade do processador, proteção de tela, etc)

    As placas de som onboard não são as ideais para se trabalhar com áudio, a aquisição de uma placa de som externa USB pode ser a melhor solução.
    Pois as placas onboard não foram projetadas para produzir áudio e sim para atender a multimídia de outras tarefas mais simples.


    Ai você matou a charada, na minha opinião!

    Abraço!

    Adler3x3
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    geronimo.correa

    Sim.
    É o desempenho geral que importa, otimizar o uso da ram e da cpu.

    Undarkness
    Membro
    # ago/13
    · votar


    O Windows 8 tem o visual muito carregado, isso também pode afetar o desempenho. Pode-se desabilitar os recursos visuais deixando o sistema mais "cru".

    Botão direito em "Meu Computador", opção do lado esquerdo "Configurações avançadas do sistema", aba "Avançado" e na parte onde está Desempenho no botão "Configurações". Marque a 3ª opção "Ajustar para obter um melhor desempenho". Automaticamente todas as opções abaixo serão desmarcadas. Clique em Aplicar e depois OK.

    Não sei se isso vai resolver o problema, mas definitivamente o sistema fica muito mais rápido e pelo menos pra mim todas as aplicações rodam lisas e bem mais fluentes.

    TitoOliveira
    Veterano
    # ago/13 · Editado por: TitoOliveira
    · votar


    Sobre o lance de estar usando a placa de som onboard.

    Eu tenho uma Fast Track Pro, só que o suporte dela foi abandonado, não fazem mais drivers pra ela a muito tempo. Eu nunca consegui fazer ela funcionar com estabilidade, nem quando usava windows7. E outro motivo por não estar usando ela é que eu não tenho um cabo que seja midi in e out em ambas as pontas, só tenho essa plaquinha midi USB.

    geronimo.correa
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    TitoOliveira
    Eu tenho uma Fast Track Pro, só que o suporte dela foi abandonado, não fazem mais drivers pra ela a muito tempo. Eu nunca consegui fazer ela funcionar com estabilidade, nem quando usava windows7.

    Opa, não é verdade, veja esse tópico: http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/306725/

    Se você utiliza o teclado só como controlador (não reproduz midi utilizando os timbres do teclado), você só precisa de um cabo do OUT do teclado no IN da interface, uma via só, tipo esse http://www.tokemusical.com.br/config/imagens_conteudo/produtos/imagens GRD/GRD_63_cabo%20midi%20hy.jpg

    Abraço!

    TitoOliveira
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Nossa cara, que ótima notícia esse driver. E sobre o lance do MIDI, eu to ligado, só não fui atrás ainda hahaha.

    TitoOliveira
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Agora que a Fast Track ta funcionando perfeitamente, eu vou tentar arranjar o midi pra ligar o teclado nela. A princípio isso vai resolver meus problemas, qualquer coisa posto de novo aqui pra deixar a galera a par.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Preciso de ajuda com um problema muito estranho.