Frequências altas incomodando (vocal)

    Autor Mensagem
    donagilda
    Veterano
    # fev/13


    Caros colegas, estou tendo dificuldades nas gravações de voz pois o excesso nas altas frequências estão me incomodando, não uso mesa estou usando um CAD GXL2200 direto na interface, e mesmo atenuando as frequências mais evidentes e aplicando um de-esser ainda não soa bom, segue a resposta de frequência do microfone: http://www.cadaudio.com/images/product/polfreq/GXL2200.gif

    Depois dos 10k existe um ganho de quase 10db na faixa, será que isso é caracteristico de microfone barato? existe algo que eu possa fazer alem de um EQ e de-esser?

    rock_simpsom
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    tenta absorver um pouco essas frequencias com uma cortina grossa sei la..

    coisa simples de resolver ja na gravação com uma gambiarra já que é frequencia alta.

    donagilda
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    rock_simpsom

    A sala não é uma sala viva, nem muito abafada, já tem algumas peças para atenuação de frequências médias-altas.
    Cheguei a pesquisar sobre a espuma que esse cara coloca em volta do mic, no final do vídeo, mas não encontrei muita informação.

    El_Cabong
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    donagilda
    Acho que tu poderias tentar aplicar uma equalização gráfica após a gravação, que tenha um desenho "invertido" da resposta de frequencia do microfone.
    Por exemplo: Alí nos 10kHz em que a resposta do microfone começa a aumentar alguns decibéis gradativamente, tu diminue no equalizador gradativamente (com o mesmo desenho espelhado para baixo) aqueles decibéis correspondentes.
    E depois aumente alí perto dos 20kHz (onde a resposta do microfone caí) para que o som não fique abafado (estes agudos mais altos já não são tão agressivos ao ouvido).

    Talvez com isso tu consigas que o som fique flat.

    donagilda
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    El_Cabong

    É eu não tentei fazer dessa maneira apenas reduzi as frequências mais evidentes "pro meu ouvido claro", mas isso por si só não deu o resultado que eu esperava, ai aplico um de-esser pra ajudar, mas ai já viu né quanto mais mexe mais fede...

    El_Cabong
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    donagilda
    ... mas ai já viu né quanto mais mexe mais fede...
    Com certeza !!
    ---------------------------------
    Vai testando e aplicando uma coisa por vez (sempre mantendo o arquivo de gravação original sem nenhuma edição dentro do teu computador) aí se tu conseguires numa destas tentativas solucionar o problema, tu vais saber exatamente qual é o processo que corrige este defeito.

    makumbator
    Moderador
    # fev/13
    · votar


    Uma coisa que você não explicou é se essa sobra de agudos é perceptível já quando se canta na sala sem gravar ou captar (ou seja, independente de microfone, posição do mesmo, figura de captação ,etc...) ou se você percebe apenas depois quando vai ouvir o resultado de uma gravação.

    donagilda
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    makumbator

    Bom pra ser sincero não prestei atenção nisso, vou verificar..., agora já percebi sim algumas pessoas que puxam muito o "S" e fica evidente na sala, mas fica mais irritantes depois de gravado, não é algo absurdo mas não achei um jeito de corrigir isso, até porque não sei exatamente onde esta o problema, quando gravo com um dinâmico beta58 ou o sm58 isso diminui um pouco mas acredito que seja por conta da frequência de resposta desses mics, e estou planejando mudar as placas de absorção de lugar pois foram colocadas quando usava a sala pra ensaio, e ficavam de frente para as caixas de som em uma unica parede da metade pra cima, chão de carpete e teto revestido com material sintético perfurado...isso tudo hoje pode estar ligado ao problema...não sei!!!

    rock_simpsom
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    se o microfone tem essa resposta, e vc nao quer isso, troca de microfone se nao quiser ajustar isso depois de gravar.

    se quiser usar ele mesmo assim, é só fazer um abafador pra essas frequencias, faz uma placa movel ou duas, com uma espuma especifica pra essas frequecnias.

    Eu ja tive esses problemas assim e resolvia com uns colchoes, eram uma porcaria mas ja me ajudavam nas frequencia mais altas, mas o graves que sobrava na sala, isso nem a pau...

    Eu tinha um mic com resposta plana omni, e as altas ficavam uma merda, depois de ajustava os colchoes aqui e ali até achar uma boa posição, pronto, ai sim ficava bem melhor, mas isso é complicado porque depende do colchão eu usava aqueles box, tinha 2 box (parte de cima com molas) e mais uns outros de solteiro...

    nao vai atras que uma espuminha fina vai absorver tanto assim... ja que esse mic tem uma boa resposta nas altas.

    eu nao me imprtava de usar aqueles colchoes o que realmente importava era a gravação.

    E depois aumente alí perto dos 20kHz (onde a resposta do microfone caí) para que o som não fique abafado (estes agudos mais altos já não são tão agressivos ao ouvido).


    eu nao sou mt fã das frequencias acima de 18khz...


    abs boa sorte ai

    donagilda
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    nao vai atras que uma espuminha fina vai absorver tanto assim... ja que esse mic tem uma boa resposta nas altas.

    Até onde eu sei, espuma quanto mais espessa mais absorve frequências médio-graves....

    rock_simpsom
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    as espumas de 2cm (fininha) que testei aqui, só absorveu agudos e bem agudos..

    mas isso não é minha praia ainda, então posso dizer só o que descobri na pratica.

    em casa temos bastante coisas pra testar essas frequencias, mas tem que fazer os teste igualmente, vá mudando a sala e analizando...

    Hj to bem mais feliz que naquela época pq eu nao gravo mais naquela sala, agora to gravando em uma sala de 10m quadrado e com uns 5 metros de altura na parte mais alta, e os monitores ficam na sala técnica separada.

    o que mais incomoda agora são os graves no bumbo (mesmo sem pele de resposta), mas os tom tom com pele de filme duplo ficou um espetáculo...

    essa sala é do lado da minha casa mas tem um bom espaço entre as duas e mesmo assim quando meu irmão começa a tocar bateria, eu lá em casa escuto os graves e os médios tão bem, parece que não absorve nada.

    ainda não achei uma boa solução pra médios e graves... só pro agudos, que pare que qualquer porcaria já ajuda.

    shoyoninja
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Não faz sentido, você tá gravando isso como?

    Meu mic tem praticamente a mesma curva, nunca tive esse tipo de problema e já usei ele pra gravar em tudo que é lugar, incluindo um salão bem vivo.

    Dificilmente você teria problema de sibilância com um reverb natural da sala, seria o lugar mais irritante do mundo para se conversar.

    Não vem nem uma espuminha no mic? Você usa um pop filter pelo menos?

    .omni
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    donagilda
    Você pode fazer um upload em WAV de um exemplo pra a gente entender melhor?

    donagilda
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    shoyoninja
    Sim uso pop filter...

    .omni
    vou providenciar alguma coisa, estou fora esses dias mas quinta eu devo postar algo.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Frequências altas incomodando (vocal)