Ajuda sobre escolha de equipamentos!

    Autor Mensagem
    matheusdm
    Veterano
    # jan/13


    Olá pessoal, apareceu uma grana legal pra mim que eu resolvi dedicar à criação de um Home Studio aqui em casa. Ainda é só uma ideia, estou escolhendo o espaço ainda e etc.. Nele eu vou querer fazer ensaios com minha banda e fazer gravações tbm.. Para a parte de gravações eu gostaria de saber se seria suficiente para fazer elas comprar uma mesa de som, que eu tbm usaria nos ensaios para ligar os mics, e conectá-la no pc? além disso, eu queria saber exatamente o que é o MIDI, para que serve, porque pesquisando eu vejo mtas pessoas comentando e estou em dúvida se é necessário! Já vi varios topicos sobre como fazer gravações e etc mas só gostaria saber se dessa maneira já está bom ou se é recomendado mais equipamentos como monitores de referência e etc.. Obrigado!!

    El_Cabong
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    - Quanto é esta grana ??
    - Quantos componentes tem a banda (e o que cada um toca) ??
    - O que vocês já tem de equipamentos e instrumentos ??

    matheusdm
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    em torno de 35 mil .. a banda tem 2 guitarristas, baixista, batera e 1 cantor .. porém além de ensaiar com a banda, que tem os equipamentos, menos a bateria, eu vou ainda comprar uma guitarra nova e um contrabaixo para fazer gravaçoes pessoais .. o que a banda tem são os instrumentos, não os amps ..

    rock_simpsom
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Nao tem nada então... só vontade, é um começo.

    Compra uma bateria ACUSTICA pô, primeira coisa, só ela já vai te ensinar muito mesmo a trabalhar num estudio, sem.

    Compre uma interface com pelo menos uns 16 canais e que tenha pre amplificadores, pq uns 8 canais vai só pra bateria.

    Não precisa mesa pq a interface vai gravar, se quise gravar em multipista, que é o melhor a se fazer, depois pega aquelas gravações legais do ensaio e fica com os amigosa ali produzindo e trocando ideias, muito legal e muito bom pra evoluir como produtor tb, o que vai te torna um musico melhor ainda se quiser e se dedicar.

    Microfones:
    Eu aconsselho tu a pesquisar muito sobre isso, não adinta eu te dizer aqui compra um D-112 pro bumbo se vc nao gostar do timbre que vai tira com ele.
    Tem que ter microfone no bumbo, na caixa, na esteira, no hi hat, 2 overs, 1 pra ambiencia, pelo menos, mais uns 2 mic tipo sm57 pra captação dos amplificadores, ou um d-112 pro baixo sei lá depende do som que vc quer, e tb uns dois mic pra voz.

    Vc tb vai precisar comprar um amplificador pra guitarra, aconselho comprar um valvulado, não hibrido, mas pode ser de uns 15w a 50wjá ta bom demais pra gravar esses ensaios, a escolha do amp é conforme o estilo, quando ve uns pedaiszinhos bacanas pra ajudar, num reverb ou numa comp, ou boost de eq (pedal valv.)

    Ai tb vai precisar de um amp de baixo, mesma coisa...

    MIDI é bom pra reduzir custo, mas eu prefiro ainda se for pra teclado piano sei la, compra um teclaod bacana liga ele num amp valv e microfona.

    Bom do midi é que vc pode ter vários timbres e sons diferentes bem facilmente, mas prefiro do outro jeito que falei..

    sei la 35mil não é muito, se levar em conta que tem que ajustar a sala pra poder ensair e graver direito, mas já da pra começar muito bem.

    monitores pega um par de HS50m ou HS80m se tiver dinheiro sobrando.

    Edson Caetano
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Com 35 mil separa uma grana e contrata uma consultoria, é um investimento muito alto para ir no achismo e dicas de internet

    Precisa antes de tudo preparar a sala, isolar, tratar, para fazer direito só aí morre quase toda a verba

    Portanto investiria na montagem apenas da sala de ensaio, muito bem feita, bons mics, bons cabos, bons amplis, a batera ... Puff sumiu seu dinheiro todo

    Para gravar aprenda primeiro muita coisa depois compre de tiro certo

    Midi é mais para teclados e acessórios capazes de acionar instrumentos virtuais

    Boa sorte vai precisar

    El_Cabong
    Veterano
    # fev/13 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    Ahhh!! Deixa eu me divertir um pouquinho, e pensar no que eu faria com R$35.000 para montar um Home Studio de ensaio e gravação.

    Instrumentos. Eu compraria um Baixo 5 cordas Cort Curbow52 com captação Bartolini; uma guitarra Ibanez RG470 Blackberry; Um violão de aço Fender CD110CE com captação Fishman; um violão de nylon acústico Di Giorgio; uma bateria acústica Yamaha Stage Custon; um kit de pratos e chimpô Zildjian; um teclado Yamaha Motif XF6 com 2 pentes de memória FL1024m; e um teclado controlador MIDI M-Audio Keystation 88es.
    (+/- R$ 16.500)

    O que será usado só para ensaio. Eu compraria uma mesinha simples da Behringer Xenyx 1204FX; um amplificador de potência stereo Behringer Inuke 3000; duas caixas acusticas 3 vias Full Range passivas de 1000WRMS cada uma; e dois microfones Shure SM58 para as vozes no ensaio.
    Obs.: Ligaria nesta mesa as vozes, o baixo e o violão. Nos ensaios a guitarra iria ligada no cubo dela sem microfonação, e a bateria não seria microfonada. Esta mesa nunca seria usada para gravações (a não ser uma gravação de ensaio sem preocupação com qualidade).
    (+/- R$ 3.000)

    O que será usado para ensaio e também gravações. Eu compraria um cubo valvulado tipo Laney LV200 para guitarra, aí usaria ele para os ensaios e também para gravações.
    (+/- R$ 1.500)

    O que será usado para só para gravações e mixagens. As gravações seriam feitas com um instrumento (ou voz) de cada vez. Compraria um microfone condenser Rode NT1000 para gravações de vocais, microfonação de violões, microfonação de cubo da guitarra e qualquer outro instrumento acústico que surgir. Compraria um kit de 7 microfones Shure para as peças da bateria; uma interface de audio Focusrite Scarlett 18i20; um par de monitores KRK RP6; um Headphone Beyerdymamic DT440; um notebook Core i7 3Ghz 2º Geração.
    Obs.: O baixo seria gravado em linha, o violão de aço poderia ser em linha e/ou microfonado.
    (+/- R$ 8.000)

    Sobraria (+/- R$6.000) para os materiais de tratamento acústico da sala de gravações, pedestais, cabos, etc ...

    _____________________________________
    matheusdm
    Quem sabe desta minha diversãozinha saia alguma idéia !!

    matheusdm
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    Edson Caetano
    com certeza ainda tenho muito que pesquisar, mas valeu pelas dicas!

    El_Cabong
    hahahahaha pode ter certeza que ajudou bastante, valeu mesmo pelas ideias!

    rock_simpsom
    valeu pelas ideias cara!!

    snd
    Veterano
    # fev/13
    · votar


    matheusdm
    Segue a dica do Edson e investe teu dinheiro em conhecimento primeiro. Tu não sabe o que é MIDI, isso é o equivalente a querer comprar um carro sem saber o que é o óleo do motor, fluído de freio, fluido de arrefecimento e assim por diante.

    Depois disso gasta a grana para criar um bom ambiente primeiro. Pensa que o ambiente vai ser a única coisa que você não vai conseguir mexer depois de pronto.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda sobre escolha de equipamentos!