El_Cabong Veterano |
# jan/13 · Editado por: El_Cabong
Eu fiz umas gravações em 2011 com uma interface que eu tinha na época, e pensava eu que elas tinham sido gravadas em 24bits, pois eu simplesmente abri o programa de gravação Sound Forge 8.0, selecionei o formato (24bits/mono/44,1kHz) e gravei. Logo depois da gravação eu salvei-as no formato (WAV - 24bits/mono/44,1kHz) Estes dias eu abri estas gravações no Sound Forge 8.0, e no ponto mais silencioso da gravação, apliquei um zoom na horizontal (extensão) e depois apliquei um zoom na vertical (imagem) E vi que no zoom vertical (a partir do ponto -96dB para baixo) haviam zigue-zagues entre o -96dB e o infinito, ou seja, nenhum ponto abaixo de -96dB havia sido registrado, a não ser os de valor infinito.
Caramba !! A interface que eu tinha fazia gravações em 24bits !!! Eu mandei o programa gravar em 24bits, e ele gravou em 16 bits !! (16 bits --> sabemos que o valor mínimo é -96dB) (24 bits --> sabemos que o valor mínimo é -144dB) Não sei se eu não configurei direito a interface ... Só sei que eu mandei ela fazer uma coisa, e ela fez outra.
Fiz este teste também com umas gravações mais recentes minhas, e estas sim estão corretas (apresentam pontos de -100dB, -104dB, -110dB, ...). Fica então aqui um alerta !! Aplique um zoom na imagem da onda, e veja se a sua gravação registrou pontos abaixo do -96dB. Se eles não existem a tua gravação está sendo feita em 16bits.
|