Necessidade de placa ou interface para usar exclusivamente com controladores midi e VSTs?

    Autor Mensagem
    Andrei Lucas
    Membro
    # jan/13 · Editado por: Andrei Lucas


    É o seguinte, para fazer minhas gravações pessoais eu utilizo apenas VSTs através de um controlador midi.

    Daí o que acontece, quero trocar de computador para um mais adequado eis que os VSTs mais recentes estão mais pesados, e estou com uma dúvida quanto à placa de som e interfaces como essas fast track da m-audio.

    É necessário uma interface para trabalhar APENAS com VSTs? Ou só uma placa de som offboard melhorzinha seria o suficiente?

    O PC que uso atualmente tem uma placa de som onboard e o único problema que eu tinha era latência, que o ASIO4All que vem no FL Studios já resolve. Depois eu exporto a música e pronto. Eu nunca senti falta de uma placa adequada, pois não sou produtor musical nem nada e como já disse só uso VSTs, mas pode ser porque não tenho ouvido treinado.

    O que queria saber é se uma placa de som vai influenciar na qualidade do som exportado, pelo fato de eu utilizar apenas VSTs. Veja bem, eu sei que vai influenciar na qualidade do som que ouço, mas quero saber se altera a qualidade do arquivo exportado.

    Para trabalhar apenas com VSTs que placa ou interface vocês sugerem? Não quero nada de outro mundo, mas também nada que me deixe na mão. Ou seja, melhor custo x benefício.

    Pergunto isso porque algumas pessoas me disseram que isso influi sim na qualidade do som exportado, e outros me disseram que não, que influencia apenas na qualidade de som que ouço. Estou mais inclinado pela 2ª opção, eis que não imagino como a placa poderia influenciar no som exportado por VST, que é sampleado, mas vai saber, sou leigo então prefiro não arriscar.

    donagilda
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Andrei Lucas
    Quando você tem um projeto e e deseja exportar ou renderizar etc, quem faz o trabalho pesado é o processador, a interface vai ter influencia no sinal externo analógico sendo convertido para digital pra dentro do seu DAW e quando sai de seu sistema digital e sendo convertido para analógico pra sair em seus sistema de som.

    Tentei ser breve não sei se me expressei bem, me corrijam se estiver algo errado...

    waltercruz
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Andrei Lucas
    Só por curiosidade, acompanhei tua pergunta no grupo de produção musical no facebook e pra mim, a resposta do Thiago DIniz lá foi bem certeira. Existe algum ponto que tenha ficado em aberto?

    Andrei Lucas
    Membro
    # jan/13 · Editado por: Andrei Lucas
    · votar


    Andrei Lucas
    Só por curiosidade, acompanhei tua pergunta no grupo de produção musical no facebook e pra mim, a resposta do Thiago DIniz lá foi bem certeira. Existe algum ponto que tenha ficado em aberto?


    A única coisa que tinha ficado em aberto a donagilda matou: O motivo.

    Eu confiei na resposta do Thiago e como eu disse no post, disse que já tinham me dito que só influencia no som, e eu estava de fato inclinado pra isso.

    Mas como eu já tinha tido em outro fórum uma outra resposta, de uma pessoa dizendo que influencia, ficou a palavra de um contra a do outro, e como ninguém abordou o motivo, ficou confuso.

    A resposta da donagilda foi mais clara e matou pra mim.

    Como no caso não há sinal analógico sendo convertido para digital, e como a conversão do digital pro analógico para sair nos sistemas de som só se dá após o arquivo já estar exportado, então não perderei nada no arquivo (pelo menos foi o que eu entendi).

    :)

    waltercruz
    Veterano
    # jan/13
    · votar


    Andrei Lucas
    É isso mesmo.

    As placas em geral só fazem o A/D D/A, não processamento. (Exceto talvez essas placas da UAD, mas são plugins próprios que são processados na placa).

    Adler3x3
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: Adler3x3
    · votar


    Na minha opinião uma boa placa de áudio faz diferença em todos os sentidos.
    Fora os problemas de latência e muitos outros (estalos etc...)
    As placas onboard não foram projetadas para trabalhar com renderização de áudio.
    Servem apenas como um mídia do computador, para se escutar algo, jogar, nada demais sofisticado.
    Outro dia fui viajar e esqueci de levar a minha placa de som externa portátil.
    O jeito foi usar a placa onboard do notebook.
    Mas quando fui abrir e dar continuidade aos meus projetos fiquei na mão, pois a placa onboard não dava conta do recado.
    Umas poucas trilhas e tudo começava a patinar e fiquei desanimado e quase não consegui fazer nada que prestasse.

    Não existe esta de placa de áudio melhorzinha (interface)
    A verdade é que quando mais recursos a placa tiver melhor.
    Sempre vai existir uma placa melhor que a outra.
    E tem influência no resultado final sim.
    Não existe esta de que tudo fica igual.
    E a realidade é que os benefícios de uma boa placa de áudio tem o seu custo.
    Se assim não fosse só existiriam as placas onboard.
    Não interessa se ater a outros detalhes técnicos, uma placa onboard sempre vai comprometer o trabalho, nunca se vai alcançar um bom resultado.
    E a qualidade dos resultados sempre vai estar relacionada com o seu hardware no conjunto.
    Assim sempre que possível na medida do orçamento, se deve:
    - computador mais rápido possível;
    - quanto mais memória ram melhor;
    - uma boa interface de áudio (requisito fundamental)
    - hd rápido.
    - e muitos outros, como a placa mãe por exemplo.
    E tem influência na exportação do áudio sim.
    Placa onboard não serve para produção musical, pode quebrar um galho, mas não serve.

    .omni
    Veterano
    # jan/13 · Editado por: .omni
    · votar


    A placa onboard vai fazer diferença no resultado final sim.

    O clock de $0,25 continua fazendo más decisões e no caso de transcrever a mix via bus interno o AD da placa é usado.
    Sem falar nos drivers que mal conseguem tocar 10 canais simultâneos sem reclamar.
    Mas sendo só um hobby e considerando que suas sessoes devem ser pequenas, não deve fazer muita diferença pra você.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Necessidade de placa ou interface para usar exclusivamente com controladores midi e VSTs?