Pré-amps para gravação

    Autor Mensagem
    rafaelpeleias
    Veterano
    # nov/12


    Galera, td bem?

    Estamos fazendo uma gravação em home studio aqui, e o som ficou meio sem brilho, parece que estamos tocando em uma latinha...
    Conversando com alguns amigos, me indicaram providenciar um pré-amp para explorar essas frequências que ficam cortadas.
    Usamos um condensador pra gravar voz e violão, o baixo foi direto pra interface usb (Native Instruments Komplete Audio 6). A batera ainda não gravamos.
    Procurei aqui no fórum e pela net e achei algumas opções. Gastamos mta grana já com os equipamentos e não ia ficar triste se gastasse pouco pra isso.
    Vi algumas opções baratas (presonus tubepre e Pre Art V3), as opções mais caras (Avalon 737 e Millennia TD-1, que tem um bom review aqui, mas que tem preços altíssimos pra nós, brasileiros) e uma opção intermediária (Focusrite Platinum VoiceMaster Pro).

    Pela experiência de vcs, as opções mais baratas ou a intermediária conseguiria suprir essa falta de brilho nas gravações? Não queria gastar com estúdio, que cobra por hora e cobra caro, além de termos boa parte dos equipamentos que seriam necessários pra isso. Acho mais interessante gastar nos equipamentos.

    O que acham?

    alexdiffer
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Ja tento aplicar um equalizador ai?

    Posta ai a gravacao p a gente ouvir nao da p opnar sem ter nocao...

    Slash_1989
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    rafaelpeleias
    a interface tem pre amp? nao eh o suficiente?

    rafaelpeleias
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Então, a interface tem preamp sim, mas é simples, né? Achei que ficou chochão, tá ligado?
    Até pensei de ver alguém q emprestasse uma ou alugasse pra gnt testar...
    Vou pedir pro Renan da minha banda postar aqui a gravação e vcs dão uma opinião melhor... Se pans é imperícia nossa na equalização tb, mas tá um som que eu entendo que tem potencial, mas tá sem destaque nas nuances mais agudas. Como disse, parece que está gravado numa latinha...

    .omni
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    rafaelpeleias
    Olha, eu sou sempre o primeiro a defender o pré, é um dos pontos mais importantes do signal flow.
    Mas diz aí, o que tá ruim pra você? Qual o microfone usado? Como você microfonou?

    Microfonar direito e gravar com um nível bom é o primeiro passo.
    Tendo certeza do que se está fazendo, aí sim, entra a questão do pré (e também da corrente elétrica, do microfone, da conversão, do clock, da sala, do sistema, etc).

    rafaelpeleias
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Cara, o dinâmico é um akg, me esqueci qual modelo... Pra voz, usamos só ele. No violão, usamos 2 tracks no cubase e colocamos o dinâmico na frente da caixa do violão pra pegar aqueles sons dedilhados fazendo os "escorregões", e na outra pista, ligamos a saída dele na interface. Tudo ficou meio "enlatado". Deixamos no volume máximo até que o som clipasse, pra pegar o máximo da dinâmica. E ainda assim soa esquisito.
    Essa interface teria q evitar isso? Não sei se procuramos um profissional de edição (por ser um problema de edição e/ou equalização) ou se o problema é mesmo nosso equipamento, que deixa a dever... A guita ligamos direto na interface. O baixo tb, mas por ser mais grave, não tivemos maiores problemas com ele... Vou postar amanhã o som pra que vcs ouçam... Honestamente, esperava que soasse mais "profissa"...

    rafaelpeleias
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Ah, a sala é meio "short hall" (estreita e curta, pequeno espaço), tem forte reverberação pra pratos de batera, mas dá bom retorno pro resto (o baixo dá um eco meio chato, mas não atrapalhou na gravação, até pq ele só tinha retorno no ouvido do baixista, pelo fone). Na corrente, que vem direto da entrada do poste, acredito que sejam fios comuns (2.5mm), que suportem 1200w e nada mto pesado estava ligado nela no momento da gravação...

    El_Cabong
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    ... e o som ficou meio sem brilho, parece que estamos tocando em uma latinha...

    "Brilho" me lembra agudos. "Latinha" me lembra médios.
    ---------------------------

    Como o alexdiffer também disse. Creio que deveria tentar o equalizador.

    rafaelpeleias
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Confundi, o mic é um condensador (akg perception 420), que colocamos na frente da caixa do violão.
    Se pans é mixagem mesmo...

    rafaelpeleias
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Aqui é o renan...

    Colocamos o AKG Perception 420 na frente da minha mão esquerda .. perto da mão do violão, para pegar o som da minha mão arrastando nas cordas do violão de aço e deu um efeito legal. Posicionamos esse condensador no modo unidirecional levemente para a caixa do violão. para não pegar apenas esse "arrastado". E um microfone Shure sm 58 na boca do violão, pegando um punch com notas mais graves, preenchendo o que o condensador deixava a desejar devido ao posicionamento.

    Na voz usei os plugins do cubase 5 para comprimir o som, equalizador e maximizer. No violão e no baixo, a mesma coisa, mas com regulagens diferentes...

    .omni
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    rafaelpeleias
    Equipamento tá aí, um pré melhor não vai fazer muita diferença pra vocês agora.
    Me parece ser má microfonação.
    Dica: o som tem que vir bom sem plugin nenhum.
    Dica 2: é mais difícil do que parece.

    rafaelpeleias
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    É, a gnt trouxe coisa da gringa, investiu uma grana, deu uma frustrada... Os amigos de estúdio sugeriram que o pré seria fundamental pra dar um ganho nos mics (em geral), e sugeriram um plugin chamado izotope ozone, que faz a masterização (simulada) e tem uns presets. Vamo tentar umas coisas diferentes.
    Na microfonação, o que vc viu de errado? Consegue sugerir alguma coisa com base no que falamos? O Renan está com o som salvo no computador dele, mas está inacessível nessa semana pra que ele mande pra cá... Eu acabei nem salvando no pendrive tb... :-(

    MMI
    Veterano
    # nov/12 · Editado por: MMI
    · votar


    rafaelpeleias

    Na microfonação, o que vc viu de errado? Consegue sugerir alguma coisa com base no que falamos?

    Eu faria invertido do que vocês fizeram. O AKG para pegar graves, na boca e o SM58 para pegar o brilho, no braço. O SM58 não é bom de graves... Ou então o AKG e o captador do violão, para gravar em casa eu sempre recomendo 1 canal em linha, melhor não inventar muito num ambiente não tratado e gravando sem muita experiência. Vai tentando, tenta montar um XY com os dois, mas sempre em mente que o forte do AKG são os graves e o SM58 são os agudos.

    O Izotope Ozone é legal, eu gosto dos plugins da Waves. Mas da mesma forma, tem que ir mexendo e acertando, não é usando os presets que você vai acertar isso. O lance é no ouvido, acertando os parâmetros e lendo muito para acertar o som.

    rafaelpeleias
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    <b>MMI</b>
    Legal!
    Tenho tb um condenser sennheiser mk4, conhece? Será que capta nuances diferentes mais interessantes pra nós?

    MMI
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    rafaelpeleias

    Ah... Melhorou!

    Usa o Sennheiser e o AKG! Depois faz experimentações e vê o que te agrada mais. Pode ser em linha e um mic, um mic no corpo e outro no braço, em XY, um no 12 traste virado para a boca e outro no ombro direito... Tem várias formas, tenta e vê o que fica melhor na sua opinião.

    rafaelpeleias
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Bacana, vamos experimentar aqui!
    Valeu galera, ajudou bastante!
    Abraço a todos!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pré-amps para gravação