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Gianyny Veterano |
# ago/12
Boa tarde. Pessoal, tenho algumas dúvidas quanto a regulagem do som e gostaria que vocês, se puderem, me esclarecesse.
1° O correto é "fletar" a mesa e regular no instrumento ou "fletar" o instrumento e regular na mesa? 2° Eu devo "fletar" as caixas e regular só na mesa? 3° Existe alguma técnica que possa ajudar na regulagem dos microfones? Por exemplo, se o mic não der microfonia aguda quer dizer que o agudo está bom.
Bom, a princípio é isso ae, desde já agredeço.
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.omni Veterano
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# ago/12
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1° O correto é "fletar" a mesa e regular no instrumento ou "fletar" o instrumento e regular na mesa?
Não existe "flat". Lei do play: o importante é tudo soar da melhor maneira possível, sempre.
Que mesa? Se por exemplo o instrumento for um violão com linha e um EQ xexelento nele, aí sim ponha tudo no zero e use o EQ da mesa.
2° Eu devo "fletar" as caixas e regular só na mesa?
Fletar quais caixas? Você está falando de um PA? Ensaio? O que?
3° Existe alguma técnica que possa ajudar na regulagem dos microfones
Sim, existem diversas técnicas tanto de microfonação como de "regulagem" no PA, numa mixagem ou nas vias de monitoração.
E pra te adiantar, infelizmente você não vai aprender nenhuma delas nesse fórum.
Por exemplo, se o mic não der microfonia aguda quer dizer que o agudo está bom.
Não. O agudo está bom quando o agudo está bom. (Já o PA provavelmente está ruim)
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Gianyny Veterano |
# ago/12 · Editado por: Gianyny
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.omni Não existe "flat". Lei do play: o importante é tudo soar da melhor maneira possível, sempre
Entendi.
Que mesa? Se por exemplo o instrumento for um violão com linha e um EQ xexelento nele, aí sim ponha tudo no zero e use o EQ da mesa.
A mesa é uma Behringer Xenyx 1002 se não me engano, não é lá essas coisas, e o equalizador do violão é execelente (Violão Crafter DE7 com LR Baggs LR T-RX).
Fletar quais caixas? Você está falando de um PA? Ensaio? O que?
Sim, é o PA. São duas caixas Antera de ótima qualidade.
Sim, existem diversas técnicas tanto de microfonação como de "regulagem" no PA, numa mixagem ou nas vias de monitoração.
E pra te adiantar, infelizmente você não vai aprender nenhuma delas nesse fórum.
Por exemplo, se o mic não der microfonia aguda quer dizer que o agudo está bom.
Não. O agudo está bom quando o agudo está bom. (Já o PA provavelmente está ruim)
Por que o PA provavelmente está ruim?? Me dê umas dicas ae, por favor. Eu já entendo um pouco de equalização. Esses dias mesmo eu vi em uma vídeo aula que tirar bastante médio "limpa" e muito a voz e o instrumento, deixando o som mais claro, sem "sujeira"; e realmente é verdade. E eu sei que depende de cada timbre, por exemplo, um mic regulado pra minha voz não dá certo para a voz do nosso pastor aqui, a voz dele é muuuito grave, ai quando ele vai falar eu tiro bastante o grave (que já é natural da voz dele) e coloco mais agudo para compensar a falta. Eu já "entendendo" um pouco sobre equalização, veja essas gravações, ficaram até boas:
http://soundcloud.com/plabyo-geanine/review-cort-luce-l100f-audio-4
http://soundcloud.com/plabyo-geanine/review-cort-luce-l100f-audio
Aproveitando, você conhece o mic Kadosh K 98 ? Cara, que microfone bom!! Parece Shure SM 58.
E outra, mano, por favor, me ajude neste tópico aqui: http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/279904/
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ogner Veterano
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# ago/12
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Gianyny Sua voz deve ser bem ruim pra vc tentar esconde-la!!
Hehehehe!!
Faixa: 300 a 2khz (médio-graves e médios) Características: E’ a faixa de freqüências mais importante, e onde se situam a maioria dos harmônicos dos instrumentos e vozes. Muitos problemas de microfonia em ambientes fechados se dão no fim dessa faixa (entre 1 e 2 kHz). Falta: Em alguns sistemas, retirar um pouco aqui, pode ajudar a equilibrar sonofletores mal projetados. Se retirar demais, pode estragar todo o evento, pois e’ a região do espectro onde “tudo” acontece. Excesso: Entre 300 e 500 Hz, aquele som de “caixa de papelão”; de 500 a 1K, sensação anasalada; de 1 a 2 kHz, aquele “som de telefone”
http://upsys.org/blog/2010/08/som-e-equalizacao/
Vc esta simplesmente matando sua voz!!
o/
Fala ae, .omni, to errado?? Hehehehe
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Gianyny Veterano |
# ago/12
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ogner
Eita cara, não entendi nada. Eu não entendo nada dessas faixas de frequência, ai fica difícil, eu vou pelo ouvido mesmo. Por exemplo, esse exemplo do excesso de médio é bem nítido, o som fica parecendo aqueles alto-falantes de carros que vendem verduras. E o que eu falei a respeito de tirar bastante o médio para limpar a voz não está incorreto: "Em alguns sistemas, retirar um pouco aqui, pode ajudar a equilibrar sonofletores mal projetados.
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.omni Veterano
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# ago/12 · Editado por: .omni
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Eu já entendo um pouco de equalização. Esses dias mesmo eu vi em uma vídeo aula que tirar bastante médio "limpa" e muito a voz e o instrumento, deixando o som mais claro, sem "sujeira"; e realmente é verdade.
\o/
Aproveitando, você conhece o mic Kadosh K 98 ?
Não.
ogner Não, eu concordo que entre 1 e 2k é uma faixa polêmica, mas daí a ser "mais importante" ou a que "tem mais harmônicos", eu discordo. Mas sim, provavelmente ele está matando a voz (e outras coisas também).
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Aí dentro Veterano |
# ago/12
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Quanto tá custando uma lata de arrogância?
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ogner Veterano
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# ago/12
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Aí dentro vem la do ot pra causar confusão aqui, velho!?
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.omni Veterano
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# ago/12 · Editado por: .omni
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Por que o PA provavelmente está ruim??
Porque essa formula da microfonia é meio exótica...
Se o EQ do violão é legal, use-o. O que vai pro PA tem que ser mixado, pra isso serve o PA, é a mixagem que vai pra o público. A dica que vale mais é que você não deve se sentir obrigado a equalizar nada, apenas tente entender o que falta (ou sobra) no som e só vá atrás disso mesmo. PAs de igrejas não costumam ajudar muito por causa do tipo de sala. Difícil mesmo é ouvir e saber o que quer.
Aí dentro Ok, peço desculpas se ofendi alguém.
Quando eu digo que não vale a pena conhecer o microfone é porque um dia a pessoa fica frustrada com o som ou ele quebra, aí vai lá e compra nem que seja um SM58. Esse sim dura 10 anos. De estrada.
Eu só tava de passagem pelo fórum, mas acho que vou parar de frequentar de vez. Abraços, valeu camarada ogner!
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Gianyny Veterano |
# ago/12
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.omni \o/
Hahaha
Se o EQ do violão é legal, use-o. O que vai pro PA tem que ser mixado, pra isso serve o PA, é a mixagem que vai pra o público. A dica que vale mais é que você não deve se sentir obrigado a equalizar nada, apenas tente entender o que falta (ou sobra) no som e só vá atrás disso mesmo.
Valeu mano, eu entendi. Pelo que eu vejo, isso só se aprende através de experiência. Mas tenho uma pergunta a lhe fazer: esses dias no meu trabalho, conversando com um cara que é especialista da área (PCM), ele me disse que o setor em que nós trabalhamos só há uma maneira de ficar bom: dar sorte de trabalhar com quem sabe, pois não há cursos nessa área. No caso da mixagem, quando me encontro em uma situação que não há possibilidade de cursos muito menos aprender com quem é bom, o que fazer???
Outra coisa, por exemplo, eu utilizo a mesa para mixar o que vai pro PA, só que o retorno eu mixo nele próprio, só que fica uma porcaria. Eu acho que o nosso retorno está ligado no canal errado da mesa, pois deve ter uma forma de equalizar o retorno pela mesa também não é? Da forma que estou fazendo, o retorno só é mixado nele próprio, e não fica bom de jeito nenhum.
PAs de igrejas não costumam ajudar muito por causa do tipo de sala. Difícil mesmo é ouvir e saber o que quer.
Então, a mesa de som fica atrás do PA hahaha. Imagina a dificuldade pra regular isso.
Eu só tava de passagem pelo fórum, mas acho que vou parar de frequentar de vez.
Você falou como um novato que tem uma semana de fórum, até parece que não conhece esses caras.
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.omni Veterano
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# ago/12
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Gianyny Valeu mano, eu entendi. Pelo que eu vejo, isso só se aprende através de experiência. Mas tenho uma pergunta a lhe fazer: esses dias no meu trabalho, conversando com um cara que é especialista da área (PCM), ele me disse que o setor em que nós trabalhamos só há uma maneira de ficar bom: dar sorte de trabalhar com quem sabe, pois não há cursos nessa área. No caso da mixagem, quando me encontro em uma situação que não há possibilidade de cursos muito menos aprender com quem é bom, o que fazer???
É complicado mesmo. Eu desisti de cursos, eles são ruins. Eu já conhecia as pessoas certas, sempre trabalhei com áudio, então foi mais fácil. Se você quiser MESMO aprender, tem que colar com alguém que sabe fazer. E ser nerd, pesquisar as coisas e estudar.
Eu acho que o nosso retorno está ligado no canal errado da mesa, pois deve ter uma forma de equalizar o retorno pela mesa também não é? Da forma que estou fazendo, o retorno só é mixado nele próprio, e não fica bom de jeito nenhum.
Sim, não sei qual a mesa que você usa, mas faça uma mandada pré fader na mesa pra um canal e essa vira a via de retorno, mixe o monitor pelos sends.
Então, a mesa de som fica atrás do PA hahaha
Então, é um inferno mesmo.
Você falou como um novato que tem uma semana de fórum, até parece que não conhece esses caras.
É, mas acho que o problema não são os caras, eu que sou chato mesmo. Não sei se vale a pena, tou meio cansado de fóruns.
Abraço
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