Dúvida na compra de Pré Amplificador

Autor Mensagem
BrunoYudi
Veterano
# mar/12


Boa tarde, estou em dúvida entre 2 pré amplificadores e gostaria da opnião da galera do forum para saber qual é o melhor ou mais indicado para "aquecer" as gravações e melhorar a qualidade.
Atualmente estou com uma Fast track pro, mic At2020 e At2021 da Audio Technica, e gostaria de melhorar a qualidade das gravações.
Primeiramente eu queria saber, se um pré amplificador iria melhorar as gravações tanto quanto um mic melhor ? ( um Audio Technica at4040 ou Akg Perception 420 ).
e Os Prés eu estava interessado em melhorar a qualidade da voz, então estava vendo os de 1 canal, de baixo custo. E me interessou estes 2.
1 – http://artproaudio.com/art_products/signal_processing/signal_channel_t ube_preamps/product/tube_mp-studio_v3/
2 – http://www.presonus.com/products/Detail.aspx?ProductId=16

O Art Tube Mp Studio v3 , ou o Presonus Tubepré.

Agradeço desde já abs.

T-Rodman
Veterano
# mar/12
· votar


presonus. bem melhor do que o art tube.
O produto melhor e mais barato da art tube é um compressor/limiter que salvo engano ainda vende na WWBB/GC - mas é bem fora do padrão' low cost'.
Nos 'low cost', acho que não tem nada que se compare aos prés da presonus. Mas ainda sim, é entry level, rs.

amplexos

T.

Homem Cueca
Veterano
# mar/12
· votar


BrunoYudi
PreSonus. Mas eu gosto de bater em um tecla antes de começar a investir mais em equipamentos...você tem conhecimento pra tirar o melhor de cada equipamento e plugin seu? Essa é uma questão muito importante e geralmente é a que faz mais diferença no resultado final de uma produção. Com os equipamentos que você tem você já pode tirar ótimos sons!

BrunoYudi
Veterano
# mar/12
· votar


Bom, eu fiz 2 cursos, 1 de produção musical particular, e outro de home studio na EM&T, e como estava trabalhando esse ano para comprar meus equipamentos, finalmente agora vou poder ter tempo de me dedicar ao home, já que pararei de trabalhar para divulgar minhas musicas, videos etc.

Enfim, isso não vem ao caso, mas eu acho que consigo tirar os sons com plug-ins sim, e também falta prática, mas creio que vou conseguir, com o que aprendi.

Mas o que eu estava mais em dúvida era, um pré irá melhorar realmente significamente meu som ? ou quase imperceptível? um mic melhor ,como citei o perception 420, ou at4040, melhoraria mais que um pré ? ou Outra coisa? como interface? tipo a fast track ultra que vem com aqueles pré octane e tal ?

Esse da Art tube é aquela linha melhor, essa geração v3 é diferente daquele outro parecido com o behringer...pessoal da gringa fala bem dele.

Homem Cueca
Veterano
# mar/12
· votar


BrunoYudi
Bom, eu fiz 2 cursos, 1 de produção musical particular, e outro de home studio na EM&T, e como estava trabalhando esse ano para comprar meus equipamentos, finalmente agora vou poder ter tempo de me dedicar ao home, já que pararei de trabalhar para divulgar minhas musicas, videos etc.

Enfim, isso não vem ao caso, mas eu acho que consigo tirar os sons com plug-ins sim, e também falta prática, mas creio que vou conseguir, com o que aprendi.

Mas o que eu estava mais em dúvida era, um pré irá melhorar realmente significamente meu som ? ou quase imperceptível? um mic melhor ,como citei o perception 420, ou at4040, melhoraria mais que um pré ? ou Outra coisa? como interface? tipo a fast track ultra que vem com aqueles pré octane e tal ?

Esse da Art tube é aquela linha melhor, essa geração v3 é diferente daquele outro parecido com o behringer...pessoal da gringa fala bem dele.


Ah legal! Um pré separado faria uma diferença significativa com os equipos que você tem?? Sinceramente?? Não acho que a diferença vai ser da agua pro vinho. Vai ter uma diferença legal quando você pegar uma interface com uma conversão legal, um pré realmente legal e um microfone realmente legal. Só que aí o investimento vai ser maior...eu acho que você deveria adquirir experiência com os equipamentos que você tem e conseguir tirar o melhor dele. Com certeza você vai conseguir tirar sons muito bons cara, acho que um investimento maior acaba sendo necessário quando você tem toda a técnica e sabe exatamente o que quer.

Vai experimentando microfones diferentes, invista em microfones cara. Descubra como cada um deles soa diferente com cada instrumento e voz...microfone é um investimento que voce NUNCA perde se você cuidar deles. Se você tiver um pré de 5000 dolares e uma interface de 20000 dolares com um Shure SM57, o SM57 continuará sendo um SM57. Saca?

Abração.

T-Rodman
Veterano
# mar/12 · Editado por: T-Rodman
· votar


BrunoYudi
eu percorri só os prés low cost no mercado - e entre o Presonus e o Berhinger que são os que tenho por aqui, o Presonus sem dúvida é o melhor.
Faz diferença? Pelo menos aqui na minha interface Presonus Firestudio Project, faz.

Mics, eu também tenho o AT2020 e o AT2021 (kit vendido lá fora no ebay certo?) - mas só uso o AT2020. E às vezes só. Isso porque eu prefiro o AKG C5, que é um condenser de mão - por causa das limitações do meu espaço aqui de ensaio. Também, esses dias eu comprei o the T-Bone T-3000 lá na thonmann.de:
http://www.facebook.com/photo.php?fbid=10150544654778414&l=6978605241
http://www.thomann.de/gb/the_tbone_retro_iii.htm

... e pelos testes iniciais que fiz por aqui, vai ser ele o meu mic principal daqui ha pouco. Certamente, o que eu iria investir cedo ou tarde vai ser em um condenser melhor.

MMI
Veterano
# mar/12
· votar


BrunoYudi

Olha, eu tenho experiência com os dois prés citados e não tenho dúvidas que o Presonus é melhor. Por outro lado, nenhum deles é um super pré também, você sabe.

Honestamente, se for olhar o que você tem tudo pode ser melhorado, interface, mic, pré e sua técnica e conhecimento. Veja, você já tem mics legais, condensador de cápsula grande e pequena, vão lhe cobrir uma ampla variedade. Suspeito que sua praia seja violão, mas não sei o que você pretende com eles, seria legal explicitar. Sua interface é "entry level", como você diz, mas já dá para fazer grandes coisas, mas os prés dela também são bem principiantes. E conhecimento você já tem, estudou, fez cursos, precisa praticar e continuar lendo e estudando.

Minha sugestão seria dar um "up" diferente. Se você melhorar sua interface escolhendo uma que já tenha prés melhores, você já dá dois passos a frente. Por exemplo, a Fast Track Ultra, com uma interface melhor, você já compra 4 prés melhores e se for pesar, é melhor que 1 pré de 1 canal que não é lá essas coisas. E tem 4 canais, já que você estudou e vai ser legal praticar com mais canais. Por exemplo, se sua praia ;e violão, pode gravar 1 canal em linha, 1 canal com o condensador grande no corpo e 1 canal com o condensador pequeno no braço. Aprender as nuances e técnicas para isso, vai ver que dá para tirar um baita som e aproveitar o reverb do seu quarto e ficar legal, atrasar uns 12 ms uma das tracks... Dá para praticar muita coisa legal que na FTP não dá.

BrunoYudi
Veterano
# mar/12 · Editado por: BrunoYudi
· votar


Obrigado pelas ajudas, e dicas...
mas fiquei mais confuso, pois o Homem Cueca disse que seria legal investir em mics, pois como ele disse nunca vai ser uma perda, e concordei com ele, mas o MMI já disse para eu investir numa interface com prés melhores e de mais canais, e também achei uma idéia interessante, fiquei com uma dúvida, a grosso modo, qual seria melhor? prés que vem com a fast track ultra "octane" ou o presonus tube pre ?

Enfim, eu estava querendo um outro mic com outras características para voz, talvez eu investiria em um perception 420, ou um Rode Nt1 ,que falam muito bem na gringa. Talvez também venderia minha fast track pro e faria o que o MMI disse, comprar uma fast track ultra, com mais canais e prés melhores.

Em todo caso descartei a idéia de comprar um pré separado ,e de preço baixo, pois não me faria tanta diferença, e sim o modo que eu usasse o que eu tenho. Se for investir será uma interface, mics, e depois um pré, que seja bom também.

Obrigado pelas dicas, vou pensar bem e ver o que faço com o que tenho para investir.

Edit*
Esqueci de falar, minhas prioridades é realmente voz, violão, e instrumentos virtuais, algunas linhas de guitarra mais limpa, dependendo da música, estilo John Mayer, Jason Mraz. Li em outro tópico que gravar gitarra com a fast track pro e vsti não fica muito bom por ter que abrir muito o pré ? já a ultra da uma melhorada nisso, é verdade?

BrunoYudi
Veterano
# mar/12
· votar


Oh, o Makumbator falou em outro tópico o seguinte :
Eu uso o MIC200 para subir o nível sonoro, e não pelo timbre(inclusive, nessa faixa de preço dizem que os prés transistorizados são melhores, inclusive a M-audio tem uns assim). Com o Mic200 eu consigo mais volume sem aumento de ruído. Eu poderia dispensá-lo, mas aí eu teria que subir o ganho da interface, e teria mais ruído de fundo.

Isso realmente as vezes é um problema para mim, ter que subir muito o pré da interface e gera muito ruído, será que um pré melhoraria o meu "problema" ? e por que melhoraria ? sendo que de todo jeito eu iria estar aumentando nível de sinal, e captando cada vez mais sons emitidos ?

MMI
Veterano
# mar/12
· votar


BrunoYudi

Cara, nem eu nem o Homem Cueca estamos certos ou errados. As duas opções são interessantes, você tem qu epensar o que é melhor para você.

Ele tem razão quanto aos mics. É uma boa mas minhas considerações: você já tem mics interessantes para explorar, acho que estão acima já da FTP, já está "sobrando mic". Dá para fazer muita coisa interessante com os mics que você já tem (é verdade, com a FTP também).

Acho que um pré agora não é tão conveniente, como você notou. Deixa para depois, vai de um pré bem legal quando for e talvez pense num de 2 canais ao menos. Antes, pegue uma interface melhor com prés melhores. Acho que é simples entender, quanto mais você aumentar o som no pré, ou seja, quanto mais você exigir do pré, mais a qualidade faz diferença. Para gravar guitarra na FTP não precisa abrir absurdamente o pré, mas um pré bom faz diferença sim na hora de usar VST`s. Quando for pegar uma interface, pense numa que tenha bons prés e também possibilite entrar em nível de linha (+4 dB), mic e instrumento (alta impedância)

Eu iria de interface com pré melhor, o colega iria de mic melhor. No fundo, é com você agora. hehehehehe

BrunoYudi
Veterano
# mar/12
· votar


MMI
Fora a fast track ultra, você me recomendaria mais algum para eu ir dando uma olhada ?

MMI
Veterano
# mar/12
· votar


BrunoYudi

Em casa você sempre vai ter ruído (falando na maioria dos home, onde não tem uma sala tratada e isolada, fora a sala técnica), isso independente do pré. Eu tenho super pré, o Millennia TD-1 que estou fazendo um trabalho de gravação de violão com um Neumann KM184. Ele tem várias funções interessantes além do simples pré, o que o torna um dos melhores do mercado, não trocaria por um Avalon jamais. Mas para home se for analisar só a função de pré, é loucura, não vale a pena.

Veja, de ruído tem o computador com ventoinha e a própria interferência que ele causa. Só isso já complica a captação num home. Para contornar um pouco isso eu gravo em casa num MacBook Pro, ele é super silencioso e por ser notebook, é pequeno e dá para deixar mais longe do pré.

Tem muita interface legal, depende da sua aplicação. Tem várias de várias marcas... Depende do que você quer, eu tenho usado muito uma Duet 2 da Apogee, mas ela tem só 2 canais mas com bons prés e recursos. Se quiser, depois eu te falo de algumas, mas nada que um google não te mostre. (é que agora tenho que sair, desculpe).

Abç

donagilda
Veterano
# mar/12
· votar


BrunoYudi eu tb pesquisei muito no hora de trocar uma interface de 2 canais por uma outra de mais canais mas principalmente com prés legais, a minha escolha foi uma Focusrite Scarlett 18i6 + um octopré via ADAT só ai ja subi pra 16 canais com bons prés, mas no seu caso tem a 8i6 que tem o mesmo pré, é uma inteface bem legal viu... mas as necessidades de cada um pode fazer com as dicas aqui nem sempre sejam as melhores...

Abs.

BrunoYudi
Veterano
# mar/12
· votar


Obrigadão MMI , parabéns pelo set, vi no seu flickr.

donagilda
A questão não era nem a ampliação de canais, pois não vo gravar nada que necessite de muitos canais, no máximo 2 de instrumento e 1 de linha, como o MMI deu exemplo de captar um violão. O que eu mais estava priorizando era uma interface com conversor melhor, e um pré embutido melhor, se possível até 2 amplificadores de fone.

Estava dando uma olhada no Presonus Saffire 24, O Profire 610, e a Fast track ultra. Com um pé da profire 610 na frente por enquanto, que diz que tem melhor conversão, e também os prés Octane.

Homem Cueca
Veterano
# mar/12
· votar


BrunoYudi
Cara, agora vai ser uma questão de escolha mesmo...eu dei minha opinião e o MMI deu a dele, que também é de se considerar, com certeza.

Com relação às interfaces, eu fugiria de M-Audio, qualquer coisa da M-Audio, até mesmo as ProFire da vida. Quer uma interface melhor e mantendo a mesma empresa? Vai de AVID MBox, a nova geração está com uma conversão melhor que as anteriores e os prés estão melhores também. Qualquer coisa M-Audio pra mim é considerado entry level, é segunda linha da AVID.

Mas entre todas as interfaces que vi citadas aqui, as Focusrite e Apogee (aliás, qualquer coisa da Apogee, até mesmo as entry level é foda) são as "campeãs". Lógico, ainda existem outras 'n' marcas de equipos de audio que fazem interfaces bacanas pra caralho...





MMI
Po cara, Millennia é sacanagem hein?? Haahuhuahauhuahuahuahau Eu amo o compressor do pré STT-01. Ai se eu tivesse dinheiro.....

MMI
Veterano
# mar/12
· votar


BrunoYudi

Sem dúvida, se der para comprar uma Focusrite 8i6 dá diversão para dar com pau.

Pense quantos canais você vai precisar. Eu recomendo a Duet 2, mas são só 2 entradas. Eu acho que para a grande maioria das aplicações em home é o suficiente, 4 canais é para inventar de tudo. Veja, uma bateria você precisaria vários canais, mas bateria é mais complicado, o ideal é gravar num estúdio mesmo. Em estúdio, para violão, eu gosto de um condensador grande no corpo, um pequeno no braço, fica legal um mic pegando ambiência e se o violão for legal, um canal em linha de segurança. Ou seja, 4 canais para gravar sobrando. Acho que não é o ideal para se gravar em casa dessa forma, mas se você tivesse os 4 canais poderia praticar. Mas já digo, com 2 canais já gravo em casa um violão bacana. Os 8 canais da Focusrite Scarlett seria bem exagerado, mas melhor sobrar que faltar.

A Duet é para Mac, não sei o seu computador. Ela é pequena e simples, dá para selecionar entrada de instrumento (Hi-Z), mic (com ou sem phantom power), linha +4dB ou mesmo -10 dB. É legal uma interface assim porque no dia que você decidir comprar um pré, você coloca no +4 dB, enquanto isso pode gravar com 2 mics ou com seu violão/guitarra com efeitos estéreo de equipamentos externos. A Focusrite também faz isso com entradas dedicadas, isso é legal, permitem uma expansão futura nos seus equipamentos. Acho que no fim das contas, fica entre essas duas, apesar que tem marcas e modelos a rodo por aí.


Homem Cueca

O STT-1 é foda... O meu, TD-1, não tem o compressor do STT-1, mas é o mesmo pré "Twin". A questão é ele tem opções específicas para guitarra, como função de DI, Reamp, Speaker Soak, simulação de saída de humbuckers e singles, simulador de falantes. Sacanagem, né? kkkkkkk

T-Rodman
Veterano
# mar/12
· votar


uma solução que ainda estou testando (e até agora gostando), de 2 canais também é o Eleven Rack.
http://www.premierguitar.com/Magazine/Issue/2010/Apr/Digidesign_Eleven _Rack_Review.aspx?Page=1
engraçado é que ele só funciona com o Pro Tools mesmo. No Mac, com o Logic, deu uns pau terrível, tanto que voltei a Firestudio e deixei o Eleven Rack no PC.
Como standalone sim, gravou no mac uma beleza.
Ainda tenho de começar no pro tools.
Por R$ 2500 Eleven Rack e Pro Tools como solução all in one, parece ser uma boa.

amplexos

T.

MMI
Veterano
# mar/12
· votar


T-Rodman

É, o eleven rack deve ser a melhor solução para quem quer gravar guitarras. Como a praia do colega é voz e violão, nem citei. Mas tenho pouquíssima experiência com o eleven rack, não sei como ele se sairia nessas outras situações e em relação a Focusrite ou Duet. Me diz aí, tenho curiosidade!
É só pro tools mesmo nele? Curioso...

BrunoYudi
Veterano
# mar/12
· votar


MMI

Esta Focusrite 8i6 que citou é melhor que a profire610, fast track ultra, e a saffire pro 24? ele vem com um pré bom mesmo como diz no site ?
Vi no site deles, tem também a 18i6 que pelo que vi muda apenas o número de entradas, e diminui o de saídas. No Meu caso acho que tanto faz entre as duas, já que não irei usar tantas saídas assim. ( Me corrijam se eu estiver errado )

Entendi a parte de ter mais de 2 canais, acho que 2 canais está de bom tamanho também ,se eu puder futuramente ter mais, e testar as microfonações seria interessante, mas por enquanto acho que 2 está de bom tamanho. o Duet é para mac mesmo, e eu uso PC.

Agora estou na dúvida, Profire610, Saffire pro 24, ou as Scarlett 18i6;8i6

BrunoYudi
Veterano
# mar/12
· votar


MMI

Tem como explicar direito sobre o Hi-Z ? por ex na 8i6 são as entradas de linha atrás da interface? E como eu regulo o ganho delas? e no caso de um pré eu consigo conectar atrás, sem sacrificar as entradas frontais é isso ?

Pois por enquanto na FTP eu uso tanto linha e instrumento na frente, porém mudo com o botão, ao lado das entradas, indicando ou instrument ou line. Neste caso tem 2 entradas específicas para instrumento, e 2 para linha ?

.omni
Veterano
# mar/12
· votar


MMI
Homem Cueca

O grande lance do Millennia é que ele pode ser transistorizado, valvulado, com transformador de saída ou sem, pode mudar a ordem do EQ/compressor, é muito versátil!
No mais o pré é limpinho e legal, tem um par lá no estúdio e trabalha com frequência.

Homem Cueca
Veterano
# mar/12
· votar


.omni
O grande lance do Millennia é que ele pode ser transistorizado, valvulado, com transformador de saída ou sem, pode mudar a ordem do EQ/compressor, é muito versátil!
No mais o pré é limpinho e legal, tem um par lá no estúdio e trabalha com frequência.


Exatamente! Hehehehehe muito ao contrário dos Avalon 737 que o povo idolatra por aí. Aquele pré parece que só tem som "quente"...

.omni
Veterano
# mar/12
· votar


Homem Cueca
Nem acho quente, acho só meio xoxo. Ele é limpo... mas só. Não tem muita personalidade mesmo.
Mas o EQ e compressor do Avalon são bem legais, é válido numa mix.

Homem Cueca
Veterano
# mar/12
· votar


.omni
Nem acho quente, acho só meio xoxo. Ele é limpo... mas só. Não tem muita personalidade mesmo.
Mas o EQ e compressor do Avalon são bem legais, é válido numa mix.


Putz cara, acho justamente o contrário sobre o pré. Acho que ele tem uma personalidade muito forte e meio sujo...não casa com algumas gravações de jeito nenhum. Mas isso é relação ao pré...

.omni
Veterano
# mar/12
· votar


Homem Cueca
O Avalon tem uma personalidade forte? Sujo? Não sei que Avalon foi esse que você experimentou! Hehehe
É bem limpinho, personalidade tem os Neve, API... esses são bem mais coloridos.

Homem Cueca
Veterano
# mar/12
· votar


.omni
O Avalon tem uma personalidade forte? Sujo? Não sei que Avalon foi esse que você experimentou! Hehehe
É bem limpinho, personalidade tem os Neve, API... esses são bem mais coloridos.


Você sabe bem que percepção é uma coisa super subjetiva, as minhas impressões sobre o Avalon 737 são essas. Eu compartilho dessa opinião com alguns brothers, claro que tem quem discorde. Você é um...normal uai! hehehe

O Millennia é um pré clean, mas no modo transistor. Quando entra no modo valvulado, dá pra sujar e esquentar bem.

MMI
Veterano
# mar/12
· votar


Homem Cueca

O Millennia é um pré clean, mas no modo transistor. Quando entra no modo valvulado, dá pra sujar e esquentar bem.

Exatamente. O FET dele me soa tão bem que é raro ligar o valvulado.

.omni
Veterano
# mar/12 · Editado por: .omni
· votar


MMI
Eu também. No geral eu gosto muito mais de prés transistorizados.

Homem Cueca
Eu entendo o que voce pode achar sujo nele. Quando voce empurra muito no input e alivia no out ele distorce (normal), mas o pré mesmo dele é bem pouco colorido. Se voce respeitar o ganho do input dentro dele mesmo, ele é super limpo.
É como se ele fosse uma menininha tocando flauta doce enquanto que um pré tipo o TG é o johnny winter, hahaha.

Mas acho que ele tem o seu valor também, apesar de que eu não compraria um eu já usei ele pra algumas gravações mesmo tendo opções bem "melhores" a mão, e ficou legal! Usei uma vez como ambiente do piano numa trilha que eu gravei e usei bastante na mix.
Mas numa gravação full throttle de base e tal ele acaba sobrando pra o hi-hat, esteira da caixa, nunca pra uma voz, baixo, etc.

donagilda
Veterano
# mar/12
· votar


BrunoYudi
Tem como explicar direito sobre o Hi-Z ? por ex na 8i6 são as entradas de linha atrás da interface? E como eu regulo o ganho delas? e no caso de um pré eu consigo conectar atrás, sem sacrificar as entradas frontais é isso ?

Tudo isso é feito pelo painel de controle da interface o MIXCONTROL as duas entradas frontais podem ser usadas para instrumentos basta selecionar o modo pelo painel de controle e não por um botão como na FTP.

Homem Cueca
Veterano
# mar/12
· votar


.omni
Eu entendo o que voce pode achar sujo nele. Quando voce empurra muito no input e alivia no out ele distorce (normal), mas o pré mesmo dele é bem pouco colorido. Se voce respeitar o ganho do input dentro dele mesmo, ele é super limpo.
É como se ele fosse uma menininha tocando flauta doce enquanto que um pré tipo o TG é o johnny winter, hahaha.

Mas acho que ele tem o seu valor também, apesar de que eu não compraria um eu já usei ele pra algumas gravações mesmo tendo opções bem "melhores" a mão, e ficou legal! Usei uma vez como ambiente do piano numa trilha que eu gravei e usei bastante na mix.
Mas numa gravação full throttle de base e tal ele acaba sobrando pra o hi-hat, esteira da caixa, nunca pra uma voz, baixo, etc.


São as varva, mano! Hahuahuauhauuauhuah Putz cara...meus ouvidos nunca ouviram isso do Avalon, mesmo sem saturar as válvulas aumentando o ganho de entrada....hehehehe

Coitado do bichinho...colocando ele na esteira! huahuahuahuahuahua

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dúvida na compra de Pré Amplificador