Autor |
Mensagem |
dibass Veterano |
# mar/12
Boa tarde amigos. Estou preparando para que possamos usar ao vivo com a banda. Meu principal problema é: Como colocar um metrônomo (click) junto com as faixas? Existe algum software que possa fazer automaticamente isso ou terei de fazer manualmente?
Minha dúvida: Como definir o volume de cada faixa, tendo em vista que o que está gravado são: peças de percussão, sanfona (em algumas partes), violão base (em algumas partes), em algumas a guitarras e vocais.
...espero ter expressado bem minhas dúvidas. Agradeço a quem puder ajudar. Abraço!!
|
dibass Veterano |
# mar/12
· votar
e aí.... será que alguém vai poder me ajudar?
|
dibass Veterano |
# mar/12
· votar
...estou quase perdendo as esperanças. Alguém?
|
Edson Caetano Veterano
|
# mar/12 · Editado por: Edson Caetano
· votar
dibass Opa dibass só agora que eu vi hehe
Precisa de uma DAW, a melhor $$ é o Reaper, baixa lá uma cópia www.reaper.fm
Neste programa você vai abrir todas as faixas que quer, percussão, sanfona, base, o que seja, grava tudo aí, inclusive o metronomo, isso é na verdade a parte mais díficil
Com o mixer virtual você regula todos os volumes independentes, deixa tudo prontinho para vocês é só darem o play e acompanhar a BT
Mas e o Clique pro batera como fica? aqui que está a limitação, dependendo do seu equipamento, vou supor que você tenha apenas uma placa que grava Stereo e Manda o Sinal em Stereo, ou seja apenas 2 out um pro L e outro R, você vai gravar o metronomo com ele totalmente virado para o lado L do Pan, assim para o publico você manda o canal R e para o batera manda o canal L com o clique, deu pra entender?
Se tivesse mais canais out, por exemplo meu Kronos tem 6 outs, eu posso fazer o L / R com a BT inteira e usar o canal 3 para o clique do batera
Será que era isso que precisava??
Até mais
|
dibass Veterano |
# mar/12
· votar
Edson Caetano Bom... na realidade até aí está fácil. Estou usando o Reaper, Às vezes audacity. Esse lance do metrônomo, L - R já saquei. O meu problema mesmo é conseguir sincronizar o metrônomo junto às faixas. Estou fazendo isso meio que manualmente, procurando até achar a velocidade que encaixa. Mas dá muita, muita, muita mão de obra. O que queria saber se há outro meio de fazer isso.
A outra dúvida é com relação aos volumes de cada coisa, se deixo como está ou o que deixo mais alto, mais baixo, enfim... basicamente é isso.
A ideia é usar esses samples nos shows, e o click só nos monitores, como é de praxe.
Valeu pela ajuda, abraço.
|
MMI Veterano
|
# mar/12
· votar
dibass
É osso... Existem vários "bpm counter" ou "BPM meter", mas via de regra dão valor aproximado, você tem que acertar.
O volume depende. As vezes o baixista quer o volume da batera sobressaindo, ou o vocal quer o baixo sobressaindo, vai de cada um. O normal é deixar o volume num consenso geral, difícil é chegar a ele.
|
Edson Caetano Veterano
|
# mar/12
· votar
dibass Pode gravar duas faixas, uma normal L R destinada ao PA, e outra com clique destinada aos monitores, tem só que ver se todo lugar que vocês forem vai ter um mixer com saída aúxiliar para os monitores
Entendo que as faixas já existem né, por isso está díficil ajustar o metronomo, correto, não dá para gravar tudo de novo e fazer já em cima do metronomo rolando, aí fica muito fácil, porque descobrir bpms de material já gravado realmente é osso
Quanto aos volumes, é você que tem que decidir o que vai aparecer mais, é como uma mixagem, tem que ver o que a sua música pede
|
Stalingrado Veterano
|
# mar/12
· votar
Como colocar um metrônomo (click) junto com as faixas? O ideal é você fazer suas gravações sempre com metrônomo. Você só tem a ganhar e esse é um caso. Gravar 'freestyle' dificulta pra colocar um click e, por mais que você consiga, vai ficar meio dessincronizado, o que pode atrapalhar o baterista. Uso samples ao vivo com minha banda, coloco os samples do lado direito e o click do lado esquerdo. Usamos um notebook simples para reproduzir. Na saída de áudio, ligamos um cabo P2 Stereo - 2 RCA Mono. Esses 2 rcas vão pras entradas auxiliares da mesa que possuímos (qualquer mesinha simples serve). Mandamos apenas o canal master DIREITO da mesa para o mixador (que são os samples) e usamos o canal de fone da mesa para que o batera possa escutar tanto os samples, como o click.
Como definir o volume de cada faixa, tendo em vista que o que está gravado são: peças de percussão, sanfona (em algumas partes), violão base (em algumas partes), em algumas a guitarras e vocais.
Esse lance do volume é complicado, principalmente quando você tem duas ou mais faixas tocando ao mesmo tempo. O que te aconselho a fazer é tentar manter a faixa dinâmica bem estável, sem grandes variações de volume, usando um LIMITER no master da mixagem dos samples, pra manter um padrão no volume. E outra, você precisa MIXAR esse canal direito (dos samples) em mono, porque é como eles vão ser jogados na mesa. Ou seja, atenção redobrada na equalização e no volume relativo pra que não haja mascaramento (pois não vai ter PAN pra salvar...)
|
Stalingrado Veterano
|
# mar/12 · Editado por: Stalingrado
· votar
Post duplo é sacanagem...
|