Comprar ou não controlador MIDI

    Autor Mensagem
    BrunoYudi
    Veterano
    # fev/12


    Olá, estou com a seguinte dúvida em comprar ou não um controlador, para minhas gravações...
    Estou atualmente usando um teclado PSR da Yamaha como controlador, e ele é até bom, teclas sensitivas e tal, porém desde que comecei a gravar com ele, sinto um problema, ele as vezes duplica os toques das notas, e eu sempre tenho que ficar limpando as notas duplicadas na pista depois de gravar algo, então gostaria de saber se vale a pena comprar um controlador pequeno , talvez de 25 teclas vi um da behringer umx250 para gravar minhas bases, efeitos e principalmente bateria.
    Gostaria de saber as vantagens que eu teria em ter um controlador de verdad, com seus botõs configuráveis, knobs, e as funções dos discos de pitch e modulação, se realmente eu teria uma vantagem grande sob o teclado como controlador.

    então as questões são
    1 - Vantagens em ter um controlador midi próprio pra isso.
    2 - Funções de discos de pitch e modulação na gravação e onde usarei.
    3 - Vale a pena gastar essa grana, sabendo que eu já tenho um "controlador" midi.

    Abração obrigado desde já

    Edson Caetano
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    BrunoYudi
    1 - Ser 100% configurável através de midi, isso significa poder atribuir funções a todos os controles do aparelho, em modelos mais completos pode inclusive servir de superfície de controle da própria DAW, como dar Play / Rec / entre outros sem mexer em mouse

    1 - Configurar as funçoes dos VSTis com o seu controlador da maneira que quiser através do Midi Learning

    1 - Alternar entre Midi Chanels, Prog Changes de maneira muito simples

    2 - Pitch e Modulação são efeitos de dinamica, vai do seu bom gosto e criatividade musical, vai usar onde achar que sua música precisa, não existem regras para isso

    3 - Você não tem um controlador midi, você tem um teclado arranjador que está usando como controlador, não tem NADA HAVER um produto com outro

    3 - Vale totalmente a pena comprar um controlador de verdade, as possibilidades e recursos são muito maiores

    zélo cardoso
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Edson Caetano
    Amigo voce poderia listar alguns modelos com preços mais "populares", mas que tenham esses recursos que voce citou?
    Muito obrigado!

    BrunoYudi
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Entendi, me encanta a idéia de automatizar os knobs nas daws e ficar mechendo no controlador e não no mouse, fora outros botões, como você disse de play/rec/stop etc...

    O que são esses Midi Channels, Prog Changes?

    Esses efeitos poderiam incluir efeitos de notas também ? do tipo, gravando um baixo através de MIDI e eu quero fazer um slide que vai de Dó até La por exemplo ? como fazem em muitas linhas de baixo, porque atualmente ou eu gravo com algum baixo emprestado, ou eu automatizo de uma forma não tão orgânica.

    Em relação aos modelos, eu estava pensando em 2, gostaria 1 que ficasse na minha mesa entre o monitor e o teclado, ocupando pouco espaço.

    Eram o Akai Mpk Mini http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-226223358-akai-mpk-mini-control ador-midi-novo-garantia-original-_JM

    e o Behringer Umx250 http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-224322438-umx250-teclado-contro lador-midi-behringer-umx-250-uca222-_JM

    gostei mais do akai, vi que tem funções como sustain já, coisa que eu acho que precisaria comprar separadamente para gravar um piano ou coisa assim...como postei em outro tópico aqui

    JJJ
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    BrunoYudi

    Se você tiver um iPad (ou talvez outro tablet, mas aí não sei) existem uns apps que você pode usar como controlador MIDI. Talvez quebre seu galho por muito pouco $$$.

    Edson Caetano
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    zélo cardoso
    Opa cara quanto tempo heim, tava escutando suas músicas, parabêns ...

    Mas indo a sua pergunta, hoje, um controlador extremamente completo com Faders, Knobs, Pads, e outros botões configuráveis, que já acompanha uma DAW e de brinde excelentes VSTs, e conta com o teclado de synth (teclas leves) padrão Roland e tem o melhor custo / benefício em minha visão é com certeza o Cakewalk A-pro , com versões de 25, 49 e 61 teclas e com o Sonar 8.5 entre outros de brinde, ele tem o ACT Midi que é um mapeamento da DAW e VSTs de maneira bem prática, se for usuário de Sonar então é obrigação já que é o controlador oficial dele, tenho um A-pro800 que custou 1200,00, mas o 500 e o 300 são bem mais baratos e são identicos, só mesmo o numero de teclas a menos, para você que já tem bagagem em home-studios não aconselharia nada menos do que ele para você... Aliás se estiver com cartucho tem o Axiom Pro, este eu considero hoje o melhor controlador disponível, só que custa o dobro do Apro, aliás o triplo, o 61 custa mais de 3k

    JJJ
    O Ipad serviria principalmente como módulo Midi, tem vários apps bem bacanas como o Sample Tank e fantásticos VAs, mas usa-lo como controlador Midi, é mais para controle de DAW e recursos de dinamica como pads X/Y, mas usa-lo para tocar não tem nada haver com teclado

    Ta certo que o Ipad2 tem outras funções que não só a música, mas ele é mais caro do que a maioria dos controladores, e não se esqueça que ainda é preciso adquirir a parte a interface midi, eu comprei o iRig Midi e sozinho me custou 350,00 conto

    Outros Tablets (vide Android e afins) não rolam ainda nenhum tipo de soft musical com manipulação de audio em tempo real, a latencia é absurda o que inviabiliza os projetos neste sentido, ainda não tem nada na concorrência, sendo o Ipad ainda a melhor alternativa disparado

    Fechando, com certeza uma bela indicação, não tão barata assim como parece, mas é fantástica a qualidade deste aparelho

    BrunoYudi
    O que são esses Midi Channels, Prog Changes?]
    Midi tem 16 canais, como em uma televisão, posso sintonizar até 16 emissoras um em cada canal, no nosso caso, posso sintonizar 16 softs ou timbres e alterna-los fácilmente apenas mudando de canal, legal não

    Prog Changes é praticamente a mesma coiosa, mas age dentro de um canal, é com ele que vai mudar os presets, se o canal 1 está com um vst de órgão, que tem 10 programs, ou seja 10 tipos diferentes de órgãos, com está funcção você alterna tranquilamente entre os diferentes tipos

    Tudo isso você faz sem colocar a mão em Mouse algum, pode por exemplo em uma apresentação, estar até com o monitor desligado

    Esses efeitos poderiam incluir efeitos de notas também ?
    Esses efeitos de dinamica (pitch e modulation) ajem diretamente nas notas musicais, mas uma alavanca de pitch normalmente aje em 1/2 tom, para ir de Dó até Lá o artificio é o Glissando, que é o passar dos dedos rapidamente nas teclas

    Aí neste caso, um ipad tem programas bem bacanas que simulam instrumentos não temperados, podendo fazer o efeito que quer de maneira muito natural

    Para fechar...
    A qualidade das teclas importa? você realmente vai querer aprender a tocar, nos itens sugeridos por você o Umx250 leva ampla vantagem neste quesito, ele tem excelentes teclas, tambem tenho um desses aí, é muito mais simples do que o Apro que citei lá em cima, não tem tanta automação disponível, vai resumir apenas ao uso das teclas mesmo, tambem a diferença de preço brutal indica que o produto é mais limitado mesmo

    A Akai fabrica bons controladores, mas está linha Mini, são mini mesmo, teclas muito pequenas de pequeno curso, eu me irrito de tocar em um instrumento assim, apesar de ter os pads que é bem bacana

    Tem que priorizar o que quer em seu controlador, hoje em dia tem dezenas de opções, aliás centenas, tem que colocar no papel o que precisa, o que imaginar vai ter uma solução, se precisar apenas de teclas tem uma indicação, se precisa apenas de controles tem outra opção, se precisa de poucas teclas... e por aí vai, e claro definir o quanto quer gastar $$, mas não se iluda, estes controladores baratos são extremamente limitados, fornecendo apenas controles basicos tipo octave up e down, transpose, um pitch, modulation e as teclas, uns knobzinhos muito díficeis de se configurar, quando disponíveis

    Boa sorte, aguardo suas novas dúvidas porque certamente terás

    BrunoYudi
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Bom entendi, valeu mesmo por gastar seu tempo esclarecendo minhas dúvidas, obrigado pela paciência e boa vontade.

    Em todo caso vou dar uma olhada nas lojas e ver o que me indicam ,não comprar de primeira postar os modelos que me agradaram aqui .
    Gostei do behringer de cara, pelo preço e pela minha necessidade, que era umas teclas que não dessem o 'bug' que meu teclado está dando de duplicação de notas, e alguns parametros controladores. Porém vi este Akai no mesmo preço e com esses pad's que me chamaram bastante atenção, ambos irei ver de perto nas lojas pra ver se me agradam.

    Em relação ao custo, eu estava pesquisando nessa faixa de preço mesmo 300~400, você conhece algum outro ? nessa faixa que seja o melhor custo beneficio?

    Já em outra dúvida, vi que você conehce bastante de teclados, vi outro tópico seu do seu home com um set F#$% de teclados, enfim, já poderia me esclarecer outra dúvida de outro tópico ?
    Eu estava tocando meu teclado com midi, e o software kontakt usando seus pianos, não sei se você usa ou conhece o software, e não achei a opção de sustain automatico das notas, vc sabe se é possível obter esse efeito só no software? ou apenas com um pedal de sustain ? e se eu comprar este pedal eu realmente obterei o efeito desejado no software?

    Abs

    Edson Caetano
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    BrunoYudi
    Nunca botei atenção em sustain automático porque para mim é natural ter um pedal de sustain, custa 40 reais, não justifica não ter um, qualquer teclado controlador que se preze aceita, o UMX250 inclusive, uso o Kontakt sim, vou olhar hoje a noite para você se tem ou não o auto latch (sustain automático ) e te falo

    Faça os testes sim dos controladores, nada melhor do que ver eles de perto, por este preçi 300 / 400 mango não tem muita coisa mesmo, eu considero o UMX uma excelente alternativa para este nível de investimento

    BrunoYudi
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Entendi, de qualquer forma eu iria comprar ,mas achei que teria algo assim no próprio software, e apanhei pra achar e nada...mas irei comprar logo que comprar o controlador mesmo.

    Entendi, vou nas lojas e vejo, ruim que em termos de instrumentos musicais sempre acho mais barato nas lojas, chorando desconto e tals, do que na internet , mercadolivre. Agora em Audio as lojas geralmente sempre são mais caros, pelo menos nos microfones e nos monitores de audio, vamos ver nos controladores.

    Obrigadão Edson Caetano pelas respostas = ) se puder ver esse parâmetro do kontakt agradeceria, Abração !

    JJJ
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Edson Caetano
    Ta certo que o Ipad2 tem outras funções que não só a música, mas ele é mais caro do que a maioria dos controladores, e não se esqueça que ainda é preciso adquirir a parte a interface midi, eu comprei o iRig Midi e sozinho me custou 350,00 conto

    Eu só sugeri caso ele já tivesse um. Claro que comprar só pra isso não valeria a pena. Mas como "interface", acho que um cabinho MIDI USB daqueles bem safados já serve (eu nunca testei, mas já li em algum lugar que funciona...).

    Edson Caetano
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    JJJ
    Não funciona não, precisa comprar antes o adaptador CCK que custa 120,00 reais e mais o cabinho fuleiro de 30 mango, e não é certeza que de certo, de tudo que eu tenho midi aqui, tem coisa que funciona com o CCK e tem coisa que só com o iRig Midi

    O Ipad tem suporte ao Core Midi então teoricamente qualquer coisa que não precise de driver através do adaptador CCK funcionaria, então é tentativa e erro, por exemplo o UMX funcionou o Apro não, um cabo midi genérico realmente funcionou o Prelude não

    O problema é a falta de teclas, é legal tocar na tela do Ipad, tem apps com interfaces muito loucas como o Geosynth, o Morphwiz, ThumbJam, entre outros, mas nada substitui as teclas

    BrunoYudi
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: BrunoYudi
    · votar


    Edson Caetano
    Fui a teodoro sampaio procurar controladores do tipo que eu queria e não achei nada em conta, o da behringer que achei por 340 no ML estava 470reais pra mais lá, mesmo chorando desconto e tudo mais.
    Então o jeito será comprar pela internet mesmo.

    Achei este outro controlador, você o conhece? indicaria melhor que o behringer talvez?

    http://www.eletrolegal.com.br/ecommerce_site/produto_9_6100_M-Audio-Ox ygen-25-V3

    outra coisa, geralmente as saídas que usam nas controladoras são MIDI mesmo ? pois vi algumas que só possuem saidas USB. Será que o mini akai possui saida midi, e de sustain ? pq pelo que vi não ,e não achei mais fotos dele

    JJJ
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Edson Caetano
    precisa comprar antes o adaptador CCK que custa 120,00 reais e mais o cabinho fuleiro de 30 mango

    Verdade. Tinha esquecido que o CCK é comprado à parte.

    Edson Caetano
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    BrunoYudi
    Atualmente os controladores e teclados mais simples estão vindo apenas com USB, sem a Midi padrão Din, isso para você não vai alterar nada e até facilitar, pelo simples fato de conectar direto USB/USB sem a necessidade de investir ainda mais em uma interface Midi a parte

    Mas veja bem é uma conexão USB MIDI, então qualquer um tem MIDI

    Este Oxygen é bacana sim, de uma marca muito conceituada, tem a entrada para o pedal de sustain, pode fechar com ele sim que vai ficar tranquilo

    Como disse anteriormente, tem muitos modelos, impossível ficar sabendo o que um tem ou não, o melhor a fazer é entrar direto no site da empresa e verificar
    http://www.akaipro.com/mpkmini
    pelo site da empresa o mpk mini tem um botão de sustain, você aciona quando quer

    Entre eles, eu ficaria com o Oxygen certamente

    BrunoYudi
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Entendi, no caso eu já tenho a Fast track pro como interface, e outros itens de áudio que não vem ao caso.
    Gostaria de saber, tem a diferença entre conexão MIDI, e usb ? digo em questão de qualidade?
    Vou tentar entrar em contato com esse vendedor, entre o behringer e o oxygen qual você me recomenda? o Akai mini descarte, pois não tem os pitchs, que eu gostaria de testar.

    Estou apenas recioso em comprar com essa loja, no mercadolivre eles tme o mesmo anuncio porém com um valor mais alto. Estava quase fechando o behringer quando vi este oxygen 25

    Edson Caetano
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    BrunoYudi
    Gostaria de saber, tem a diferença entre conexão MIDI, e usb ? digo em questão de qualidade?
    Midi são apenas comandos, não tem nenhuma diferença uma conexão Midi USB de uma Midi Din, o que muda é apenas o formato dos cabos, o resto é igual, fazem a mesma coisa, enviam e recebem comandos Midi

    Sua FTP tem interface Midi embutida, mas a DAW reconhece no sistema sendo um Midi Device FTP e não um Midi Device Controlador, vou tentar explicar melhor, ligando pela interface da placa, o sistema vai reconhecer um controlador genérico, ligando diretamente pelo controlador o sistema vai reconhecer o próprio, isso em controladores mais simples é irrelevante, para os mais completos é essencial, o driver específico que vai possibilitar o funcionamento pleno de todos os recursos

    Portanto a priori, é muito bom ter uma placa de som com canal midi disponível, mas se o equipamento controlador adquirido puder ser ligado direto no computador melhor

    Entre os controladores, eu ficaria com a M-audio e seu Oxygen, o ponto forte do Behringer são as teclas que são excelentes, mas os demais recursos são complicadinhos de configurar e em pequena quantidade

    BrunoYudi
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Edson Caetano

    Entendi, muito obrigado pela ajuda, vou ver só as referências de quem comprou nesse site, e se for reamlente confiável eu já fecho com ele.
    Me interessei mais pelo oxygen também, por ter compatibilidade direta com o Ableton live que eu uso, e parece que é mais bonito estéticamente

    Beckto
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Pessoal preciso de uma orientação. Tenho um controlador midi Edirol PCR-M50 e uso ele em um MacBook Pro, com o Reason. Montei esse Set pra usar ao vivo. Tenho tocado com ele.
    Preciso saber (se) como posso endereçar diferentes timbres do Reason para diferentes regiões do das teclas do controlador. Por exemplo, colocar um baixo na primeira oitava, umas cordas na última e um Rodhes nas oitavas do meio...
    Todos com os seus efeitos específicos e tudo mais. Seria saber se osso programar um split, com endereçamento MIDI no Reason ou algo assim. Alguém pode me dar uma luz?

    Edson Caetano
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Não conheço seu controlador, mas ele tem que ter a função de no split, usar canais midi diferentes, por exemplo na primeira oitava canal 1 com baixo, segunda oitava canal 2 com strings, e aí por diante

    Isso é algo até meio antigo, meu Roland e-66 de 20 anos eu já conseguia usar na região lower o canal 1 e no up o canal 2 midi, certamente seu edirol tem algo bem semelhante, e isso independe da DAW, pode ser reason ou qualquer outro, basta transmitir o que se quer em canal diferente para o controlador sintonizar na area correta

    Não manjo muito de Mac, mas um host que é possível fazer este endereçamento facilmente é o brainspawn forte ou cantabile, tem que ver se eles são compattíveis com o mac, e o melhor criam cenas fantásticas para performance de maneira muito pratica

    LenoRibas
    Membro
    # mai/13
    · votar


    Alguem poderia me informar se o teclado da Yamaha Np11 pode trabalhar como um controlador?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Comprar ou não controlador MIDI