Qual niveis máximos de db devo respeitar na hora da gravação?

    Autor Mensagem
    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # fev/12


    Ontem falando com um amigo meu que tb usa o sound forge pra fazer gravações, ele me disse que eu nunca deveria passar de -6,0db, que o som deveria ficar sempre entre aquelas duas marcas que ficam no meio do grafico do audio e nunca passar disso para evitar clips e saturação do som...

    Ele disse que tinha uma trilha de voz que ele gravou pra um cara e na hora da gravação algumas partes passarm dos -6bd e então ele vai ter que arrumar tudo isso porque o cara viaou e ele vai ter q usar essa trilha mesmo..

    Eu tenho varias trilhas de voz de um amigo meu mas elas passam desses -6db.. e agora estão condenadas mesmo??

    É preferivel gravar denovo pra evitar o uso de compressor ou limiter pra baixar esse nivel?? é que eu sempre uso compressor, mas se eu usar esse compressor com o som que não ultrapasse esses -6db o som não vai ficar meio xoxo?

    Confesso que fico meio confuso em relação a esses niveis máximos a respeitar na hora de juntar todas as trilhas e mixar..

    Slash_1989
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Hendrix Gallagher Straits
    essa historia de "um amigo falou" eh sempre perigoso. não tem nada a ver! o volume só não pode ultrapassar o 0.0 db. diria que o ideal eh atingir o pico maximo de -0.1 db.

    -6 db eh um volume legal pois garante uma margem de segurança boa: o som nao fica muito baixo, e quando alguma coisa ultrapassa, nao chega a encostar no 0 db.

    mas pra mixagem existem infinitos truques, oq nao pode mesmo eh passar dos 0, pq ai sim clipa!

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    sim as vezes até passo dos -6, o som som parece ficar com mais fidelidade...

    valeu !!

    nFall
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    Usar um LIMITER e configurar ele para -0.1 não resolve as coisas?

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    dependendo do clip é complicado, se é pouca coisa da pra redesenhar o audio mas se for apenas poucos clips, agora se forem muitos ai nao tem jeito prefiro grvara denovo...

    eu sou daqueles que pensa quanto mais mexe pior fica..

    .omni
    Veterano
    # fev/12
    · votar


    nFall
    Usar um LIMITER e configurar ele para -0.1 não resolve as coisas?

    Claro que não.

    MauricioBahia
    Moderador
    # fev/12 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Quem não ler, não vai entender...

    Loudness War (Guerra do Volume)
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Loudness_war

    Aqui mesmo no FCC isso já foi amplamente discutido:

    MASTER ( chegar no volume padrão do mercado)
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/205570/

    Masterização nos dias atuais e a "loudness war"
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/255189/

    E muito mais...

    ;)

    Regra:

    1.3. Antes de criar um tópico, use a busca e verifique se o assunto já não foi ou está sendo discutido. Caso não encontre a resposta exata, utilize um dos tópicos existentes. Tópicos repetidos podem ser apagados caso a moderação ache necessário;

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Qual niveis máximos de db devo respeitar na hora da gravação?