O que vocês acham dessa gravação de violão? (Takamine) Ficou bom?

Autor Mensagem
Renan T
Veterano
# fev/12


Se voces acharem bacana , eu digo o que fiz e o que usei !! ..TODOS OS DETALHES DA MIX E Mastering !!! rsrsrs

Comentem ae ... Abração!




Edson Caetano
Veterano
# fev/12
· votar


Renan T
Fica muito díficil disponibilizar a master em um Sound Cloud ou similar, apenas o aúdio para eu poder jogar aqui em qualidade máxima...

- Aproveitou a acústica da igreja né, me parece dois mics Behringer B5 é isso mesmo?

Mas tirando o fato de você tocar pra CARAMBA, muito bom o som, escutando aqui por enquanto direto pelo youtube em um micro system, achei o som gravado de seu violão, muito bom, principalmente as frases soladas rápidas ficaram muito limpas, não embolou nada

Gostaria bastante de escutar seu arquivo Master e escutar seus segredos hehe

Parabêns cara

.omni
Veterano
# fev/12 · Editado por: .omni
· votar


Tem um ruído chato de ambiência no fundo.
Ignorando isso, tem uma frequência (alta) que me incomodou, parece ser do microfone (é uma coisa de presença, não de EQ). Acho que podia ter aberto mais o stereo.
Enfim, a gravação tá legal, a execução tá legal e tal, mas acho que falta algo e não é na mix. Falta tamanho, sei lá. Os prés que você usou são bons?

No mais, parabéns.

rojaocorreia
Veterano
# fev/12
· votar


Se toqua Bem parcero, adoro essa tecnica com dedeira, mas captaçao assim com microfone nao fica muito bom nao, a captaçao desse takamine seu nao é aquelas coisas, mas com o adi21 behringuer vc muda totalmente esse som ai, Pra melhor claro, rs.
da pra dar uma valvulada no som..

.omni
Veterano
# fev/12 · Editado por: .omni
· votar


rojaocorreia
Que valvulada? Esse troço nem valvulado é. Claro que é muito melhor gravar microfonando. Esse troço da Behringer ainda por cima é uma bela bosta.
Eu hein. Cada um que aparece...

Renan T
Veterano
# fev/12
· votar


Edson Caetano , Caraa... vlw pelo elogio brother rsrs
Os mics são os C-2 da behringer . Admito que não botei fé neles não, porque são baratinhos e ninguem comenta sobre eles, atualmente usamos na igreja pra "OVER" de bateria, e por curiosidade resolvi ver como ficaria o som captando do violão, então pluguei um fone koss na saida de fone da mesa da igreja ( yamaha 01v96 vcm ) ajustando bem os "prés" toquei ouvindo o feedback e achei muito bacana! ae pintou a ideia de fazer um video.

.omni , realmente tinha uma ambiência, ao meu ver bem indesejado .. tinha uns caras trabalhando do lado!! mais tive que gravar ali pois eu não ia levar a mesa la pra pra baixo, (agt tem uma sala de ensaios forrada com sonex). Agora não sei aonde vc escutou o audio se for em falantes de notebook ou caixinhas pequenas, acho que n vai perceber bem os graves que ta com bastante "punch" pra compensar a frequencia alta que te encomodou... realmente tem um ganho nos medios, mais tb tem uma compressão nessas frequências...

Vo fazer um resumo geral aqui do que foi usado rsrs...

No geral foram 3 canais .

Um canal pra cada mic condenser, um com o pan no LEFT e outro no RIGHT (STEREO)

Outro canal pro sinal do Piezo equalizado em um EQ lexsen 2231, (insertado antes do pré) , esse sinal ficou no "center"

Regulei bem o ganho dos prés ( mesa Yamaha 01v96 ) mixei nela mesmo sempre ouvindo como ficava o som dos pres, monitorei tudo usando o fone koss.

Peguei a Saida Stereo da mesa, liguei um lado no canal 1 de um M-AUDIO fast track pro 4x4 , e a outra saida no canal 2 ...

Obs : gravado a uma taxa de 96kHz , 24 bits!! e não usei o ganho dos prés da interface m-audio!!!

Agora alguem se alguem quiser saber os softwares que foi usado , comenta ae, agora adianto que fiz um pequeno tratamento usando T-Racks,um esquema de compressão ae!! se alguem usa T_racks , fala que comento mais sobre....
Lembrando... violão tava com a corda novinhaa ELIXIR!! rsrsrs
Abraços!!

.omni
Veterano
# fev/12
· votar


Renan T
Agora não sei aonde vc escutou o audio se for em falantes de notebook ou caixinhas pequenas, acho que n vai perceber bem os graves que ta com bastante "punch" pra compensar a frequencia alta que te encomodou...

http://db.tt/mMJj6ntn

Renan T
Veterano
# fev/12
· votar


.omni Retire o que disse cara!! rsrsrs, vc tem os melhores monitores ae.. ns10 etcs... Vlw pela critica! da proxima vou tirar esse pequeno boost dos agudos pra ver se melhora!!
Abs!

rojaocorreia
Veterano
# fev/12
· votar


A Entao Microfonado é bom?
UHn se nao deve nem saber o que é um cubo valvulado parcero, estuda um pouquinho,
E o pedal adi 21 da behringer reproduz esse o som de um cubo valvulado,
além de inibir todos esses ruidos e palhetadas falsas que os microfones capitam.

.omni
Veterano
# fev/12
· votar


rojaocorreia
Eu ia te responder, mas desisti. Você é daquelas pessoas tão ignorantes que tão muito além da salvação. Seja feliz aí com seu pedal mágico, grave o violão do Paul Simon com ele, ganhe grammys, etc.

Tou indo embora desse fórum. Cansei.

Homem Cueca
Veterano
# fev/12
· votar


Renan T
Cara, achei bem comprimido. Não acho que tenha funcionado muito bem com o estilo da música que você tocou.
Basicamente, eu trabalharia com mais consciência o compressor, talvez algum compressor multi-banda e talz...mas fica difícil dizer visto que não tenho idéia de como ficaram as tracks originais. Compressão é algo bem chato de trabalhar direito, você não mexe apenas com dinâmica, você mexe essencialmente com o timbre do instrumento.

Dava pra ter deixado os mics mais angulados, um apontando mais para o braço e outro mais para a boca mesmo, mas mantendo os dois com a relação de fase correta. O Stereo do violão ia ficar mais evidente e claro também. Talvez eu não utilizaria o som do piezo desse violão...geralmente só a microfonação, quando bem feita, resolve bem. Eu sou meio do tipo "se dá pra microfonar, vamos microfonar".

El_Cabong
Veterano
# fev/12 · Editado por: El_Cabong
· votar


Claro que é muito melhor gravar microfonando (2)

Puxa!! Se eu pudesse gravar todos os meus violões microfonado, microfonaria sempre, sem pensar duas vezes !!!

O problema no meu caso especificamente é que meu violão é daqueles de caixa sólida, e aí não tem jeito, só plugando mesmo.
Mas é um bom violão: Violão de aço flat da Fox, modelo Rio V3.

Renan T
Você toca muito bem !!
De fato ficou muito chato este ruído de fundo !! Para microfonar instrumentos acústicos obrigatoriamente deve ser feito em uma cabine de isolamento acústico ou num ambiente bem silencioso !!

rojaocorreia
Veterano
# fev/12
· votar


.omi Responde ai, mas responda com tecnica, me diga alguma coisa que seja melhor qu eum cubo valvulado,, melhor ouça Jack Johnson, ai vc vai ver o que é um cubo valvulado.

donagilda
Veterano
# fev/12
· votar


Renan T parabenz pela execução... tive as mesmas impressões do nosso amigo .omni principalmente com relação a imagem estero, grave dois takes e brinque com o panorama e uma euqlização diferente nos takes você vai perceber que faz muita diferença...

Abraço...

donagilda
Veterano
# fev/12
· votar


Ah outra coisa tente mudar a pocisão dos mics...

.omni
Veterano
# fev/12
· votar


rojaocorreia
O que tem a ver "cubo valvulado" com gravação de violão?
No mais, já que eu "não sei o que é um cubo valvulado", toma aí pra você calar a boca e parar de falar merda.

http://db.tt/FIOBPS9X

Um abraço.

rojaocorreia
Veterano
# fev/12
· votar


è isso ai Idiota o violao é ligado no cubo Valvulado antes, pra depois ser microfonado mas com o som saindo do cubo valvulado.
è por isso que te disso sábio com o microfone captando direto do violao nao fica o som agradavel, fica muito sujo,
ai ao invez de vc investir em um (Amplificador Cubo P/ Guitarra Bugera 120w Valvulado) no Valor de R$ 2.735,65, vc compra um adi 21 da behringer que tira todos os harmonicos do violao, reala os medios e tem esse modulo blend, que faz com que o som do seu iolao fique como um cubo valvulado.

.omni
Veterano
# fev/12 · Editado por: .omni
· votar


rojaocorreia
Caraca, é mesmo?
Desculpa, cara. Eu não sabia que você manjava assim dessas coisas de gravar e tal.

Pô, me diz aí, esse pedal é bom pra gravar piano acústico também? E trompete? Vai tirar os harmonicos e realar os médios deles?

Abraço, obrigado pelas informações, tou anotando tudo no meu bloquinho cor-de-burro-quando-foge chamado "DICAS DE GRAVASAO".

Um abraço, cara. Até dois.

rojaocorreia
Veterano
# fev/12
· votar


Nao é que eu entenda, eu sei ouvir e sei buscar informações de pessoas que saibam mais doque eu, sobre esse estalo de ironia seu, Nao da certo no piano acustico nao, nem em instrumentos de sopro.
Leia todas as respostas desse topico, ai vc vai colhendo informaçoes, e tenho certeza que não vai saindo por ai criticando a resposta dos outros.
Mas desculpa qualquer coisa ai parcero, nao vamos estender esse assunto nao, Ficacom Deus.

.omni
Veterano
# fev/12 · Editado por: .omni
· votar


rojaocorreia
Ironia? Não estou sendo irônico não, rapaz!
É que eu estou realmente muito, muito interessado na sua sabedoria, você tá mudando minha maneira de pensar.
Agora que eu descobri esse pedal eu vou comprar um e vou aposentar aquele par de Neumanns KM que eu uso pra gravar violão. E pensar que eu já gravei 7 mil vezes com eles e ficou do caralho, que são standards no mercado e que o mundo inteiro grava dessa maneira, agora que eu descobri esse pedal eu vou estar sempre um passo à frente!


Nao da certo no piano acustico nao, nem em instrumentos de sopro.

Que droga! E numa harpa, dá pra usar? Pra dar uma valvulada nela?

Obrigado pela ajuda, cara! Você está ajudando bastante!
Vou vender um monte de microfones, essa porcaria de Brauner e essas merdas desses U87, c414, Royer... agora que eu descobri isso vão ficar totalmente inúteis. Vou investir tudo em pedais Behringer! Você tem mais algum pra indicar?

Obrigadão, e por favor, continue com as dicas, estou muito interessado.

rojaocorreia
Veterano
# fev/12
· votar


Opa, minhas dicas valeram, ao mesnos vc aprendeu o que é um cubo valvulado. Já fiquei feliz por isso.

quando vc gravar pra alguém esses violoes que ficam do caralho poste ai pra gente, valew.

Bog
Veterano
# fev/12 · Editado por: Bog
· votar


rojaocorreia

Cara, desculpa colocar desta forma, mas você está MUITO enganado.

Em estúdios, o normal é sim microfonar direto o violão. A própria captação já produz um sinal bem diferente do som acústico do instrumento. E amplificadores de guitarra - valvulados ou não - descaracterizam completamente o sinal captado. O resultado só se distancia mais e mais do som acústico. Mesmo esse ADI21 (nota: eu tenho um aqui), não faz mágica nenhuma, ele procura amenizar as características agressivas da captação piezo, mas no processo também modifica o sinal original. No mundo ideal, o som microfonado é e sempre foi o mais próximo do som acústico do instrumento. *TODO* o resto serve para cenários onde a microfonação não pode ser usada - especialmente, palcos. Violão em linha para gravações só faz sentido em produções caseiras, quando o cara não tem condições de microfonar o instrumento de forma apropriada (é o meu caso, diga-se de passagem).

Não sei quais são as suas fontes, mas ou você leu coisas escritas por alguém que não sabia o que estava falando, ou não compreendeu exatamente o que estava sendo dito.

E só um comentário: o .omni trabalha com isso. Ele não é um guri que leu respostas em fóruns de Internet ou coisa do tipo. Provavelmente, ele já usou mais microfones e amplificadores (valvulados ou não) do que você vai VER na tua vida inteira.

rojaocorreia
Veterano
# fev/12
· votar


A sim , ok nao to criticando a experiencia dele e sim to querendo aprender com ele, só nao gostei da falta de educaçao dele em dizer que o´pedal é uma bela bosta, foi como vc disse cada caso é um caso, em estudio é interessante pegar o som que mais se aproxime com o som acustico do violao , lá nao tem ruidos, ecos, a sala é completamente selada, mas no caso do rapaz ali ele esta fazendo isso em uma igreja, se tiver uma tosse qualquer esses microfones vao captar, eu prefiro usar a opçao de um captador do violao com um cubo valvulado ou um pedal desses doque colocar 2 microfones desses pra captar até o cachorro latindo la fora,

essa é minha opiniao e respeito a dele, joga esses dois microfones em um pauco pequeno onde só o grave das caixas perto ja vao dar ressonancia,
com o violao com a boca tampada eu ja sofro.
Mas nada a ver nao, Obrigada pela sua resposta agradavel e educada,

.omni
Veterano
# fev/12 · Editado por: .omni
· votar


rojaocorreia
Velho, numa boa agora, sem ironia. Desculpa se você se sentiu ofendido com o que eu falei, mas é que realmente não tem comparação um violão microfonado com um em linha, ainda mais usando pedal.
Um violão que eu ouvi um puta som de linha era um Martin (esse da foto que eu postei, inclusive), a linha dele quebra um galhão, mas como era uma gravação em estúdio ela foi usada só pra guia, depois foi microfonado.
Isso de gravar o violão passando por um amplificador é uma coisa que realmente não faz sentido. Violão não precisa de "valvulada", é um instrumento acústico.
Eu entendo o que você falou do barulho na gravação, mas sinceramente, prefiro uma gravação boa com ruídos de ambiente do que uma ruim e "limpa".
Tem uma senhora flautista (nos dois sentidos) que eu tenho o prazer de conhecer que gravou um disco só de flauta numa igreja que tinha uma acústica surreal, ficou incrível. E é no interior de minas, tem ruídos, mas a proposta é diferente de gravar um disco de estúdio.

Não estou descartando a linha do violão, mas se for pra usar, é pra ligar ela purinha direto, sem passar por amplificador nenhum. Se gostar do pedal, use-o, mas direto em linha.

Sobre o lance do palco, esse tipo de microfone não é pra palco. Tirando exceções onde dá pra usar até um par no palco, se for um show com muito som, tem outras opções de microfones pro violão (inclusive uns que ficam dentro dele).

Aliás, acabei de preparar uma gravação, baixo acústico, bateria, piano e violão. Mas não sou eu que vou gravar, apesar de que eu faria bem parecido.
Ó o quartinho do violão:

http://db.tt/kWwSfzi8

rojaocorreia
Veterano
# fev/12
· votar


.omni
Opa filé eu que peço desculpas pela minha ignorancia, rs
mas já que vc ta me explicando essas coisas gostaria de saber se vc me quebra um galho.
tenho um taylor 110ce ele direto na mesa acontece isso que vc disse, fica muito agressivo, e estalado o som,

eu optei em usar esse adi 21 pra compensar a perda de sinal que o pedal passivo de volume boss fv50l faz.

se eu ligar esse taylor no pedal e do pedal direto na mesa, o som cai uins 60 % ai foi que veio a calhar esse pedal que dai do violao para o fv50l boss e do fv50l eu ligo nesse adi 21, mas pra mim o interessante dele é recuperar a potencia que o pedal de volume passivo tirou,

o Problemas é quetando muita ressonancia
nossa demais, em lugares onde tem muito grave em cima dopalco nao ta dando certo, até com a bafador esta dando aquela ressonancia desgraçada, oque eu faço.? é aquele -20db que tenho que ligar??
dentro do taylor 110ce tem uma chavinha com 2 posiçoes, para que serve asduas posiçoes
se puder mem ajudar eu agradeço.. valew parcero e medesculapmqualquer coisa..

.omni
Veterano
# fev/12
· votar


rojaocorreia
Ligue o violão em um Direct Box e ligue a saída dele no seu pré (no caso o da mesa).

O -20 é um pad, deixe desligado mesmo. Sobre a chave dentro do violão, eu não sei o que é.
Você tem um bom violão, ele deve ter uma boa captação, não ligue nesse pedal, tente usar o som o mais puro possível.

rojaocorreia
Veterano
# fev/12
· votar


o que vc me indica pra mim usar no violao na hora de fazer um solo?
nao consegui encontrar nenhum pedal que faça isso por mim sem perder qualidade ou ganho!!!

.omni
Veterano
# fev/12
· votar


rojaocorreia
Se você precisa mesmo, um equalizador ou um boost limpo. Indo direto pra mesa, sem amp!

rojaocorreia
Veterano
# fev/12
· votar


uhn equalizador da boss já faz isso?
mas ai eu deixo ele todo fletado né pra nao mexer na originalidade do som
tanto na base quanto no solo..

rojaocorreia
Veterano
# fev/12
· votar


vou usar nele só o volume mesmo né, esses equalizadores eles dao mais volume ao intrumento ou ele só tiram o volume??

tipo eu deixo ele pisado no volume 4 pra usar como base ai quando eu piso de novo ele dá o volume maximo?

ou quando eu piso e aciono esse equalizador ele dá mais ganho do que o violao ta mandando?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O que vocês acham dessa gravação de violão? (Takamine) Ficou bom?