Resumão sobre Chroma Key

    Autor Mensagem
    Guilherme Nau
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Guilherme Nau


    E ae galera, beleza?

    Então, resolvi fazer um resumão sobre essa técnica "milenar" da edição moderna.

    Eu poderia simplesmente, copiar esse texto e deixar o tópico assim:

    "É uma técnica de processamento de imagens cujo objetivo é eliminar o fundo de uma imagem para isolar os personagens ou objetos de interesse que posteriormente são combinados com uma outra imagem de fundo.

    O efeito ou técnica Chroma Key é utilizado em vídeos em que se deseja substituir o fundo por algum outro vídeo ou foto. Você já deve ter visto nos telejornais quando vão anunciar a previsão do tempo, atrás da pessoa que apresenta há um mapa do local, para fazer esse efeito foi utilizada a técnica Chroma Key ou Keying, na qual se filma em um fundo de cor sólida, geralmente azul e verde e hoje se usam até o vermelho, e depois se substitui essa cor."
    ___

    Pois bem, é exatamente isso, mas, e se eu quiser fazer isso em casa? E aí? Apenas o conceito e o Wikipédia não irá me trazer bons resultados.

    Esse efeito, ou técnica, é muito utilizado tanto em tele jornais quanto em filmes. Muito, de verdade. Principalmente em filmes com muitos efeitos especiais. Sem o chroma key, seriam apenas cenas.

    Exemplos e coisas básicas

    Bom, digamos que eu quero fazer um vídeo, estilo, De Ros:



    Obviamente, o nosso amigo não está de costas para um lago, e sim, de costas para um pano verde limão. Especificamente, no caso da gravação dele, o pano verde é o mais apropriado. Aí vem a pergunta: Porque no vídeo dele é necessário o verde limão?

    A opção feita pelo nosso amigo De Ros sobre a cor do fundo foi por causa da cor da guitarra dele: Azul

    Geralmente, usamos ou um azul intenso, ou verde limão para o fundo em Chroma Key.

    O azul, é preferido pois é o único que se pode ter a melhor definição para o resultado Chroma Key e tem a maior diferença de cor com a pele humana.

    OBS: Mas veja bem, quando escolhemos a cor do nosso pano de fundo Chroma Key, temos que prestar a atenção nos detalhes que possuem os objetos gravados em cena. Se você estiver, por exemplo, com uma pulseira azul, e o seu pano azul, na hora de você aplicar o Chroma Key, tanto o fundo quanto a sua pulseira (objeto indesejado) irão sumir.

    Se o nosso amigo De Ros, aplicasse o Chroma Key sobre um fundo azul e a sua guitarra também azul, daria uma cáca :)

    Então, antes de pensar em gravar para Chroma Key, lembre-se: A cor do fundo precisa ser totalmente diferente com os objetos a frente dele

    Evitando problemas indesejados

    Os problemas mais indesejados que nosso produtores profissionais ou caseiros enfrentam com essa técnica, são as temidas sombras.

    Para uma edição comum, sobre é algo natural, para Chroma Key, é uma bomba e horas de dor de cabeça.

    Para evitar essas sobras indesejadas, prestamos a atenção nos seguintes detalhes:

    * Iluminação
    * Destaque da cordo do plano de fundo

    Para iluminar um fundo Chroma Key, não é uma tarefa fácil, mas não é difícil.

    Para isso, é necessário, 2 focos de luz em intersecção, isto é, eles precisam se cruzar no caminho para evitar sombras.

    Quanto mais longe estiver o objeto ou pessoa filmada do pano ou fundo, melhor. Muita gente, esquece desse detalhe. Quanto mais perto você estiver do pano, maiores as chances das sombras, e se tiver sombras, elas tendem a piorarem.

    Outra coisa sobre a distancia entre objetos e o pano, é o desfoque. Precisa-se ter enfoque na pessoa ou objeto, e desfoque no pano ou fundo.

    Com isso, evita-se dores de cabeça na hora de aplicar o Chroma Key com as irregularidades do fundo.

    OBS: Para se ter um efeito Chroma Key aceitável, é necessário uma boa resolução e DPI de sua câmera. Gravar Chroma Key pela sua webcan qualquer, não te trará resultados satisfatórios.

    Serrilhados na imagem

    Muitos trabalhos de Chroma Key, após aplicados, ficam com um serrilhado indesejado. Esse mesmo serrilhado pode ser resolvido de uma forma bem simples: Gaussiana

    Todos os editores de vídeo com Chroma Key ou pluggins dos mesmos, possuem uma ferramente com a opção de gaussiana. Sem ela, sempre que aplicamos o efeito, por mais que a sua câmera seja uma bomba, sempre terá serrilhado, isso é fato.

    Para isso, se aumenta a gaussiana de acordo com o necessário na ocasião

    Sobre os cuidados com o pano

    Pano é pano. Por mais que o pano Chroma Key seja específico para o seu destino e seja feito de um material que se evite ficar amaçado, é sempre bom ter cuidado com ele, principalmente para se manter um aspecto homogênio, nada de dobras.

    É legal, sempre que guardar o seu pano, evitar que ele fique amassado. Ja tive muitos problemas com isso.

    É interessante sempre deixar o pano montado, evitar guardar muito ele.

    Iluminação

    Como já havia citado, 2 focos de luz em intersecção.

    Mas apenas isso não é vantajoso.

    Pegue uma lampada qualquer que usa em casa, aproxima ela da sua mão, e a sua mão da parede. Note como a sombra da sua mão ficou nítida.

    Agora, repita esse processo, mas dessa vez, entre a sua mão e a lampada, coloque um papel ou um pano branco bem transparente. Note como a sombra fica dispersa.

    A mesma coisa é utilizada no Chroma key. Não só no Chroma Key, tanto em outras gravações quanto nas fotografias causais para os chamados books de fotos ou em fotos para RG.

    Sem uma boa iluminação e câmera, Chroma key será uma dor de cabeça.

    Programas ao seu alcance que trabalham com Chroma Key

    Pinnacle Studio
    Sony Vegas (versão 6 em diante)
    After Effects
    Avid
    Final Cut (todos)

    São os mais conhecidos com uma plataforma mais avançada e intuitiva para o desenvolvimento desse trabalho

    Bom filme :)

    Ariel Ferreira
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Muito bom cara.

    Pinnacle Studio é top '-'

    ogner
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Opa, marcando pra ler, nao sei P nenhuma disso!!

    Valeu, meninote!

    kiki
    Moderador
    # jan/12
    · votar


    Guilherme Nau
    legal!
    alguns erros bestas de concordância ou ortografia, mas nada que comprometa a qualidade do tutorial!
    está bem explicado e com uma estrutura legal!

    só faltou dizer mais sobre como fazer depois de gravar!
    por que até por um pano no fundo e filmar eu entendo...
    bom, eu não sei nada desses softwares de edição de video, então pra mim essa é a parte mais misteriosa.

    só pra ilustrar o tópico:
    http://www.youtube.com/watch?v=bOWpTKE_XU0

    Guilherme Nau
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Ariel Ferreira
    ogner
    kiki

    Valeu galera. Esse tópico é quase um underground, é bem específico.

    Valeu pelos comentários mas preciso destacar uma coisa que eu não fiz:

    Importante

    Em todas as câmeras, existe uma coisa chamada WB (white balance).

    Isso acontece porque a câmera utiliza algo na imagem como referencia para ajustar o branco na imagem.

    É extremamente necessário, EXTREMAMENTE, fazer o WB manual, pois vamos pegar um exemplo:

    O Piggie tinha me mandado uma MP, louco com esse negócio do WB. Expliquei detalhadamente pra ele.

    Imaginem só: O pano ja precisa ter uma cor específica, já precisa ter uma cor mais destacada, imagina essa cor mudando o tempo todo???

    Isso da uma baita dor de cabeça. Só amadores usam WB automático.

    Fica a dica aí pessoal, sei que vai te muita gente louca com isso, mas é so pra avisar. Acho que o .omni ja tinha comentado algo sobre.

    Guilherme Nau
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Guilherme Nau
    · votar


    kiki
    http://www.youtube.com/watch?v=bOWpTKE_XU0

    Hahaha. Hoje qualquer garoto de 13 anos faz um episódio do Star Wars em casa com o After Effects.

    Alias pessoa, quem quer mexer com after pode se preparar ai. To fazendo curso sobre edição e daqui uns dias vo ta postando uns tutoriais ai ou dicas. Fiquem ligados.

    eu não sei nada desses softwares de edição de video, então pra mim essa é a parte mais misteriosa.

    Comece brincando no Movie Maker. Quando saber exatamente como que funciona uma edição, os seus conceitos básicos, ou faça um curso ou aprenda com o Sony Vegas vendo vídeos no youtube.

    Foi assim que eu aprendi.

    kiki
    Moderador
    # jan/12
    · votar


    Guilherme Nau
    Comece brincando no Movie Maker. Quando saber exatamente como que funciona uma edição, os seus conceitos básicos,
    ah, esse eu sei!
    montar um video eu sei, já usei bastante o movie maker e já usei UMA vez o premiere e UMA vez um outro quase igual que esqueci o nome.

    mas nunca usei efeitos, nada disso...

    Guilherme Nau
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    kiki

    Normal. Pra você ver.; Nesse momento, to no curso pra APRENDER a mecher no Premiere. Provavelmente coisas basicas, mais complicadas só depois.

    Se você sabe o básico (corte, fades, cross fades e outras coisas básicas), ta ótimo.

    Se eu fosse você, pegava o Sony Vegas, assistia uma ou duas video aulas de princípios básicos e mandava bala no resto.

    Pelo menos pra editar. Técnicas já é outra história.

    Ariel Ferreira
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Guilherme Nau
    Hahaha. Hoje qualquer garoto de 13 anos faz um episódio do Star Wars em casa com o After Effects.

    Esqueceu do COM MUITA PACIÊNCIA.

    mto tenso fazer frame por frame..

    Piggie
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Cheguei atrasado mas estou aqui.

    Ontem eu estava pesquisando sobre o Chroma Key mais afundo e de fato, não é algo complicado de se fazer. Pelo menos na prática parece simples.

    Acho que todo mundo aqui tem medo de fazer uma gravação inteira com Chroma Key e na hora da edição ver que está tudo errado, então recomendo de antes tentarem essa tecnica, se aprofundem bastante no assunto, pra não se decepcionar depois. (experiência própria, haha).

    Achei uns vídeos bem interessantes no Youtube de uma produtora chamada Foco Filmes:

    http://www.youtube.com/watch?v=Agijdv3BURs&context=C33168e9ADOEgsToPDs kKeChgeo1Jc9PjhcimU9Bhy

    Há mais dois vídeos no que se diz respeito a Chroma Key e mais alguns vídeos sobre produção de vídeo, vale a pena dar uma olhada.

    O que mais me chamou atenção é na iluminação utilizada pro fundo, pra deixar a cor do pano totalmente homogênea. Essa, creio eu, é a grande sacada pra fazer um Chroma Key bom, como eu já havia comentado com o Guilherme Nau. Semana que vem tentarei fazer isso utilizando luzes fosforecentes, pra tentar deixar o mais homogêneo possível.

    Agora, tenho uma dúvida rapidinha. Se eu for em uma loja de tecidos, qual pano eu devo procurar?
    A princípio eu sei que uma boa cor é a verde limão e a malha, como já foi citado, não deve amassar. Alguém aí sabe o nome de uma boa malha?

    Guilherme Nau
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Ariel Ferreira
    mto tenso fazer frame por frame..

    Não cara. Chroma Key é um efeito aplicado de forma não linear e continua, ou seja, pode manda o pluggin e não precisa ficar regulando frame por frame. Só se tem algum erro, alguma mudança de cor.

    Guilherme Nau
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Piggie
    Agora, tenho uma dúvida rapidinha. Se eu for em uma loja de tecidos, qual pano eu devo procurar?
    A princípio eu sei que uma boa cor é a verde limão e a malha, como já foi citado, não deve amassar. Alguém aí sabe o nome de uma boa malha?


    Se eu não me engano, o nome do tecido é php. Mas tem no mercado livre cara. Pode ser um pouco salgado o preço, mas é exatamente o que você quer e exatamente o que você vai precisar.

    Ariel Ferreira
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Guilherme Nau

    Me referia a efeitos tipo esse no after effects, não ao croma key.

    Ariel Ferreira
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Piggie

    Amigo se tiver sem grana, por que o tecido não é dos mais baratos (pelo menos não em minha cidade..) Compra TNT (um tamanho que dê pelo menos para fazer duas dobras) e usa como fundo, é claro que o resultado não é tão bom quanto o resultado utilizando a tela do verde, mas já quebra um galho.

    Guilherme Nau
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Ariel Ferreira

    Ahhhh. Aí é bucha mesmo haha.

    Guilherme Nau
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Ariel Ferreira

    Amigo se tiver sem grana, por que o tecido não é dos mais baratos (pelo menos não em minha cidade..) Compra TNT (um tamanho que dê pelo menos para fazer duas dobras)

    TNT não da cara.

    Muito brilho na hora de focar a luz ou desfocar com papel.

    No mínimo um pano beeem liso.

    Ariel Ferreira
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Guilherme Nau

    Eu já fiz chrome key com TNT para quebrar galho enquanto estava falido, não vou dizer que ficou igual com a tela, mas, quebrou um bom galho e o chrome key não ficou ruim. Acho que é apenas uma questão de ajustes.

    Guilherme Nau
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Ariel Ferreira
    Acho que é apenas uma questão de ajustes.

    Aí eu ja não sei. Poque eu não conheço a tua casa, não conheço a iluminação dela, não conheço a cor do teu TNT, não conheço a tua câmera e nem a cor da tua pele.

    Vários fatores que quando tu bate o olho, automaticamente já sabe que tipo de pano usar e que tipo de iluminação.

    Mas TNT eu não iria :/

    Guilherme Nau
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Ariel Ferreira

    Outra coisa, falo pano porque é o mais maleável pra mortais como a gente. Mas o certo mesmo, é uma superfície fixa, como uma madeira pintada.

    Pano da muita sombra, mas da sim de fazer.

    Ariel Ferreira
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Guilherme Nau

    Então cara, é como falei, o TNT é apenas quebra galho..

    Verdade a parede seria uma boa opção, mas acho que o pano ainda é melhor já que fica melhor na questão de luz e como tu disse até na movimentação.

    Guilherme Nau
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Ariel Ferreira

    Pois é. Mas como o pano, precisa ser extremamente liso.

    Meu professor, disse que ele repassou a formula para uma fabricazinha de tinta aqui da cidade. Disse que quando alguém vier pedindo tinta para chroma key é pra mostrar aquilo.

    Eu, preferencialmente, prefiro o pano. É só cuidar pra não amassar e na hora de gravar desfocar a parte do pano um pouco.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Resumão sobre Chroma Key