Trabalhando em wave com o Superior Drummer

    Autor Mensagem
    Slash_1989
    Veterano
    # jan/12


    Seguinte, to produzindo a musica da minha banda e para isso estamos usando uma bateria eletronica com o superior drummer.
    Apesar do mixer do SD ser muito bom, surgiu a ideia de dar um bounce em tudo e trabalhar apenas com wav. isso iria oferecer mais opções de plugins para mixagem, sem contar que posso duplicar algumas tracks e assim por diante.
    Daria certo fazer isso, ou iria pesar muito o computador para as poucas vantagens que eu teria?
    Eu to gostando muito do resultado do mixer do SD, mas sinto falta de alguns recursos, como jogar o bumbo pro bus com o baixo, duplicar os overs etc...
    No SD to usando:
    16 canais dos microfones
    6 buses
    1 output

    teria um total de 23 canais para a bateria, arredondar pra 25 por causa das copias.
    isso somaria com umas 6 faixas de guitarra, 2 de baixo, umas 4 de voz e umas 5 de teclado.

    Teria aproximadamente 45 faixas de instrumentos + os buses que nem faço ideia de quantos vou usar. Todas carregadas de plugins.

    Seria uma boa ideia trabalhar com o SD em audio? Ou eh melhor usar ele e economizar umas 25 tracks?

    makumbator
    Moderador
    # jan/12
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    Slash_1989

    Não dá para saber de antemão, pois isso depende muito do seu sistema em particular, do DAW e de tudo o mais que está ligado na sessão(efeitos nativos ou plugins abertos).

    Vc pode trabalhar de maneira intermediária, usando freeze nas pistas(que não deixa de ser um bounce mais prático e automático).

    Mas se ficar pesado demais, vai ter que fazer bounce, o que fica muito chato de se fazer a cada mudança.

    Slash_1989
    Veterano
    # jan/12
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    makumbator
    Vc pode trabalhar de maneira intermediária, usando freeze nas pistas
    mas no caso eu só tenho uma unica pista com o VST nela, de resto eu faço tudo pelo mixer do proprio plugin, e acho que nao tem como dar um freeze por ele

    g.caccaos
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: g.caccaos
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    Acho que daria pra fazer o bounce sim, inclusive acho que ficaria mais leve (posso - provavelmente - estar errado). O SD é bem pesado mesmo.
    Eu faria o bounce em wave 32-bit.

    Abraço.

    makumbator
    Moderador
    # jan/12
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    Slash_1989

    Claro que dá para fazer freeze, desde que o DAW em questão tenha tal recurso. O freeze não é feito na interface do plugin e sim no controle prórpio que o Host oferece para VST e VSTi. No caso do Cubase(por exemplo), tal controle se encontra tanto ao clicar em f11 quanto na janela que abre ao se selecionar o plugin(mas não dentro da interface do mesmo, é um controle na moldura da janela).

    No caso do Cubase é um controle em forma de cristal de neve(que remete ao congelamento).

    Felipe Caineli
    Veterano
    # jan/12
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    Dá pra vc criar várias pistas de áudio na sua DAW e linkar cada uma dessas pistas de áudio com uma saída do Superior Drummer.
    No Superior Drummer vc joga cada peça da bateria para uma saída e na DAW vc pega cada uma dessas saídas e coloca com input na pista de áudio.
    Eu faço isso com o Ezdrummer (que é bem mais simples que o Superior Drummer). No Ezdrummer dá pra sair com até 8 pistas.
    Pra fazer isso, na mixer do Superior, em baixo de cada controle de volume vc consegue definir a saída daquela pista.

    E daí, na DAW, vc pode inserir efeitos, etc. Consegue tratar aquela pista como se fosse áudio de verdade.

    A vantagem é que se vc mudar alguma coisa no mapeamento midi da bateria vc não precisa gerar outro arquivo wav da peça da bateria.

    Espero ter ajudado.

    Slash_1989
    Veterano
    # jan/12
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    Felipe Caineli
    entao cara, mas até onde eu sei eu posso jogar cada peça da bateria num bus diferente, e esse bus num output diferente, mas tudo isso dentro do proprio soft. mas daí pra jogar esse out pra uma track na DAW naum sei como fazer!

    makumbator
    Moderador
    # jan/12
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    Slash_1989

    Crie as pistas e faça o endereçamento de cada uma delas(mas é claro que precisa liberar a saída do VSTi em várias pistas, como vc já fez). Caso use o Cubase, ele faz todo esse trabalho automaticamente ao se carregar um VSti, depois basta ir no prórprio e liberar as saídas separadas.

    Claro que a saída separada gasta mais Ram que a estéreo. Mas dependendo do seu host, pode-se tentar o freeze( se não me engano, dos grandes DAWs, só o PT não tem freeze)

    Slash_1989
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Slash_1989
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    makumbator
    Crie as pistas e faça o endereçamento de cada uma delas

    Eh isso que nao to conseguindo fazer! ja selecionei o out em multchannel, cada bus ta saindo num out especifico, e na track onde esta o VST sai som apenas do bumbo, oq equivale ao output 1 do soft, até ai tudo bem.
    mas quando crio uma nova track de audio nao consigo fazer o endereçamento. as opções de imput sao:
    None
    Selected track input series
    Selected track inputs...
    Asio4all



    nao sei como colocar o SD de input nessa nova track, nem direcionar ela para o out 2 do soft, por exemplo.


    O panorama que tenho eh o SD na track de audio 1, com o midi rolando na track 2. No superior cada bus ta num out, e na track de audio 1 só saindo o som relacionado ao output 1 do SD, agora o resto nao to conseguindo.


    edit: To usando o sonar 8

    Slash_1989
    Veterano
    # jan/12
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    entao?

    makumbator
    Moderador
    # jan/12
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    Slash_1989

    Eu uso o Cubase(e nele tudo isso é criado e endereçado corretamente como por mágica ao se inserir um vsti, a gente não precisa fazer absolutamente nada!), por isso não posso te ajudar quanto a isso no Sonar.

    Felipe Caineli
    Veterano
    # jan/12
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    Cada ... faz o seguinte:
    Insere o Superior Drummer no Synth Rack do Sonar.
    Se ele criar alguma track no Sonar vc deleta.

    No Superior Drummer:
    Vai no mixer e para as 16 primeiras pistas vc direciona cada uma para uma saída.
    A principio não manda nada pras trilhas de Bus, manda só para as trilhas de saída.
    Quando vc clicar na opção de escolher qual trilha quer enviar o som tem uma oção "Multitrack". Acho que essa opção já endereça as trilhas direitinho. Mas dá uma olhada antes.
    Então, tem que ficar: 1ª track para a saída 1/2, 2ª track para a saída 3/4 .... 16ª para a saída 31/32.


    No Sonar:
    Insere uma track MIDI e 16 tracks de áudio no Sonar.
    Na track MIDI vc coloca no Output o Superior Drummer.
    Nas trilhas de áudio vc coloca pra cada uma no Input as saídas estéreos do Superior Drummer. Para cada grupo de saída vai ter Left, Righ e Stereo. Escolher a Stereo.
    E para cada uma dessas 16 trilhas no Output escolhe a Master.

    Aí, é só ir na trilha MIDI e escrever sua bateria (ou usar um groove já pronto do próprio Superior Drummer).

    O segredo está no endereçamento dos trilhas (Input e Output).
    Se não rolar assim avisa que tento tirar uns prints das minhas telas pra te mostrar.

    Abraço.

    Slash_1989
    Veterano
    # jan/12
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    Felipe Caineli
    opaa cara! interessante isso ai, nao tinha pensando no synth rack! eu colocava diretao na track de audio.

    mas entao, aconteceu um problema aqui, formatei o PC e na hora de instalar de novo o SD, descobri que a merda do meu AV tinha deletado a keygen....
    enfim, vou dar um jeito de instalar isso de novo e testo o que vc falou, mas acho que eh bem por ai mesmo, creio que vá dar certo.

    mto obrigado!

    Felipe Caineli
    Veterano
    # jan/12
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    Então o problema é esse mesmo.
    Você tem que adicionar o Superior Drummer no Synth Rack.
    Na track de áudio vc tem que adicionar os plugins de efeito (reverb, delay, distorção, chorus, flanger, etc) ou compressores, limiters, etc.
    Tenta fazer isso e posta se deu certo ou não.
    Abraço.

    Felipe Caineli
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Felipe Caineli
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    Cara ... olha só: http://marcocardosoguitarra.blogspot.com/2010/10/cakewalk-sonar-toontr ack-superior.html

    Acho que nesse vídeo o cara explica mais ou menos o que vc quer fazer.

    Slash_1989
    Veterano
    # jan/12
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    Felipe Caineli
    pronto cara!!! fiz isso ai que vc falou e deu certo! mas ocupa memoria pra caramba isso neh? foi só dar play que travou tudo aqui...
    mas valew pela ajuda!!!

    abração!

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