2 microfone condesadores retirados de uma PANASONIC pv-a306

    Autor Mensagem
    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # jan/12


    Desmontei uma camera filmadora PANASONIC pv-a306, ela tinha uma plaquinha com um circuito pequeno e dois microfones ligados atraves de um cabinho flat...

    os microfones são bem pequenos, eles tem 5mm de diametro e 3 mm de altura, eles não tem furos atraz e na parte de cima eu não consseguir ver porque eles tem aquele tecido preto...

    as capsulas são bem parecidos com essas...
    foto das capsulas

    a camera é essa...
    foto da camera

    gravei hj com meu notebook dell inpiron 1525 e usei os dois como overheads na bateria e me surpreendi com o resultado..

    como pode ser tão pequeno e simples e mesmo sem phantom power tem uma sensibilidade incrivel...

    usando o adudacyti para fazer os teste de gravação, ligando no MIC IN (dois canais- estéreo) um no L e outro no R, sem usar a opçao de aumento de sensibilidade do microfone do windows, eu tenho que abaixar bem o volume da entrada e se eu ativar essa opçao ai tenho q deixar o volumeno mínimo... mesmo com o vulume no zero ainda capta bem o som...

    eles captam até pensamento, transformou da agua pro vinho as gravaçoes de bateria aqui no meu humilde home studio..

    Esses são de condensadores de eletreto, correto? já vi muita gente usando isso mas sempre falam em usar um resistencia junto antes de ativar o phantom power, mas como eu disse o volume fica no mínimo e eu conssigo gravar com um ótimo volume...

    to com medo de queimar essas belezinhas, preciso saber quanto de alimentação tenho que usar nesses mics??? ou deixo assim mesmo?
    se eu ativar o phantom power acho que vai ser impossivel de gravar porque não vou consseguir abaixar o volume que já é muito bom e alto...

    o que vcs acham??

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Hendrix Gallagher Straits
    · votar


    Gravei uma bateria simples de 12 segundos só para voces darem uma opnião...

    http://soundcloud.com/ric1985/bateria-com-mic-da-camera

    Gravação estereo feita no audacyti com onboard inspiron 1525 (driver sigmatel), exportado como wave 16 bit...

    O som está flat (cru), sem nenhum efeito sem nenhuma equalização, bateria Mapex VX series com hit hat e crash orion revolution 10, desafinada e com a pele de resposta do bumbo com um furo menor que o diametro de um cd...

    Os dois mics foram posicionados na frente da bateria a uma altura de mais ou menos uns 2,3 metros, um perto do ride do lado esquerdo e o outro perto do hit hat do lado direito no sentido de quem ve a bateria...

    claro que com muitos ajustes e posicionando melhor os microfones, com cabos balanceados e uma interface 24bits o som deve ficar bem melhor..

    bicinh
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Que isso, velho!! eu tenho uma cam dessas aqui em casa, esses dias mesmo eu tava pensando em arrumar uma utilidade pra ela.. me diz aê, quais os procedimentos que voce tomou pra retirar e ligar o mic.. fiquei curioso demais agora..

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    bicinh

    E ai amigo, eu fiz assim:

    - desmontei ela e tirei a plaquinha que continha o circuito das capsulas..

    - tentei usar as capsulas sem tirar elas da plaquinha, mas como não deu certo tive que tirar elas da placa.

    - as capsulas eram ligadas em dois cabinhos flats que por sua vez eram ligados nessa plaquinha, cortei os cabinhos flats e fiquei só com as capsulas...

    - tem que ter cuidado na hora de remover os cabinhos flats pra não arrancar o terminalzinho dos contatos das capsulas...

    - prendi eles com cola quente em um caninho de pvc, pra poder coloca-los nos pedestais..

    - não coloquei nada na frente deles... (futuramente quero por alguma coisa)

    - soldei dois fios nos terminais com estanho pra equipamento eletronicos e um ferro de solda bem vagabundo... (é uma parte complicada porque as capsulas são muito pequenas)

    - liguei eles usando cabos velhos de guitarra, com mais ou menos uns 4 metros cada um e no fim um plug estereo pra ligar no MIC IN do notebook..
    (O MIC IN do notebook é estereo)

    - Aterrei a malha dos dois no meu aterramento de microfones (isso é muito importante)

    resultado uma betreia estereo com um ótimo resultado e poucos recursos, esse som é flat, agora imagina pegar esse arquivo e trabalhar bem em cima dele, se conssegue um som muito melhor...

    qualquer duvida é só falar.. abraço e feliz ano novo!

    bicinh
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    cara, vou fazer isso amanhã!! será que ele reage bem captando um ensaio? fiquei animadasso com isso agora.. essa placa, você sabe a função dela? talvez ela seja responsavel por algum tipo de alimentação ou conversão de sinal.. seilá, posso estar dizendo besteira, mas talvez isso ajude na questão de uso correto do mic.. tô com a câmera aqui na minha mão, só naõ vou começar a mecher agora por estar um pouco tarde e eu estar cansado.. mas enfim, foi uma ótima descoberta sua, parabéns.. isso com certeza vai ajudar muita gente por aqui que deve ter uma dessas paradas em casa, afinal, nem uma câmera dessas nova teria utilidade hoje em dia...

    parabéns pelo experimento aí, e feliz ano novo pra ti também! espero novidades.

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Hj eu peguei outras capsulas dessas mas de telefones, vou fazer uns testes depois posto aqui, mas tenho quase certeza que não chegaram nem perto desses da panasonic...

    desmntei 3 telefones velhos:

    - ZTE vivo fixo com chip (usa sinal do celular) (fone + vivo voz)

    - siemens de linha telefonica comum (fone)

    - motorola de linha telefonica comun (fone + viva voz)

    total de 5 capsulas, mas essas são bem maiores que as da panasonic, são semelhantes aquelas dos microfones de computador de 10 pila, sei que a qualidade deles não serão tão boas mas quero apenas testar pra ver...

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Hendrix Gallagher Straits
    · votar


    sim a plaquinha deveria fazer esse trabalho de alimentação, mas eu já nem sei onde anda essa plaquinha, o bom era analizar bem ela e ver quantos volts são usados para alimentar o microfone..

    mas do jeito que ta gravando assim com o volume tão alto que não sei se isso seria preciso...

    essa semana eu vou gravar com eles ligados na mesa, yamaha mg102c, pode ser que eu teste alguns resistores para usar o phantom power...

    bicinh
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Hendrix Gallagher Straits
    será que eles suportariam o phantom power? pois, eu acredito que essas câmeras não teriam uma ligação de 48V... então eles não precisariam mesmo do phantom daí voce poderia até "queimar" essas duas belezinhas aí.

    Ramsay
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Ramsay
    · votar


    bicinh

    Esses microfones de eletreto usados em cameras são feitos pra funcionar com tensão entre 2 e 3V.
    Se vc ligar neles os 48V do phanton power eles vão queimar direto.

    bicinh
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Ramsay
    isso foi o que eu pensei.. por isso eles estão com a sensibilidade tão alta como o Hendrix Gallagher Straits disse... talvez a carga que a placa de som do notebook da, já é o suficiente alimentar eles..

    Hendrix Gallagher Straits
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    com certeza galera, eu quero calcular um resistor pra alimentar eles com uns 3 volts, mas só vale a apena se for ligado em uma mesa pra controlar melhor o volume, porque no windows não tem como...

    agora to procurando mais 2 cameras dessas pra colocar as capsulas nos quatro cantos da minha sala.. e mais os dois como over ainda, depois na mixagem eu tenho muito mais flexibilidade pra pegar um som ambiente...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a 2 microfone condesadores retirados de uma PANASONIC pv-a306