Ondulação de baixa frequência, que aparece em gravações.

    Autor Mensagem
    El_Cabong
    Veterano
    # dez/11 · Editado por: El_Cabong


    Eu uso para fazer gravações de audio: um notebook CCE Core i7 Sandy Brigde, uma interface de audio Steinberg Ci1, Cabo balanceado XLR - XLR, e um microfone Behringer C2.
    Nas gravações sempre aparece uma ondulação (em torno de uns 10 à 30Hz) com alguns picos.

    Não chega a ser um problema, porque depois de feita a gravação, eu uso no Sound Forge o equalizador paramétrico dele, e corto todas as frequências abaixo de 40Hz. Aí fica normal e bem limpa a gravação (sem prejuizo nos graves).

    Só que eu estou curioso com isso!!!
    - Já tentei ligar esta interface Steinberg Ci1 num outro computador (marca Dell) e fez a mesma coisa.
    - Já tentei tirar fora a interface Steinberg Ci1, e usar a placa de som onboard do notebook e fez a mesma coisa.
    - Já tentei trocar o cabo balanceado por outro e fez a mesma coisa.
    - Já tentei usar o outro microfone C2 (tenho um par destes mics) e fez a mesma coisa.
    - Eu tenho cerca elétrica em minha casa (que dá uns pulsos de alta tensão) pensei que isto poderia ser o problema, desliguei esta cerca elétrica e fiz uma gravação, mas ficou a mesma coisa.

    Por que será que isso acontece ??

    MKazan
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    você tem certeza que é de 10 a 30hz? não é 60hz não?

    El_Cabong
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    MKazan

    Eu creio mesmo que não seja 60Hz, porque se fosse eu ouviria um ruído grave de 60Hz. Eu ouviria aquele HUMMMM !!

    MAS esta ondulação é realmente inaudível. É um infrassom mesmo !!

    Só que estou curioso com isso. Já trabalhei muitas vezes em gravações, Sound Forge, etc ... e nunca tinha visto isso !!

    MKazan
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    você teria como medir o período dessa oscilação?

    El_Cabong
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Sim. Agora estou no trabalho, mas chegando em casa eu vejo os milissegundos do periodo da oscilação.

    El_Cabong
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    É uma ondulação que varia bastante as frequências.

    - Os maiores períodos que eu pude observar tinham em torno de 400ms
    (isto daria uns 2,5Hz)
    - Os menores períodos que eu pude observar tinham em torno de 63ms
    (isto daria uns 15,8Hz)

    Realmente tudo infrassom mesmo (abaixo de 20Hz), e portanto inaudíveis ! !

    Mas estou curiosos com essas "aparições do além" ! ! ! ! !
    Antes eu fazia gravações, e nada disso aparecia ! ! !

    MKazan
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    putz... tão baixo assim eu não sei o que pode ser...
    vento?
    caminhão passando na rua?
    alguém na sala ao lado da sua sala de gravações?
    seu estômago pedindo comida?
    alguma caracteristica da interface de gravação?
    oscilação nas fontes de alimentação?

    londrer
    Veterano
    # dez/11
    · votar


    Taí uma coisa esquisita mesmo.
    2,5Hz? Isso não surge analogicamente, até pq seu Mic jamais captaria essa frequencia.

    Q treta...

    El_Cabong
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Será que esta ondulação é alguma flutuação da tensão VDC de 5 volts da porta USB dos notebooks que eu testei ??
    E isso está se refletindo no som da interface Steinberg Ci1 ??

    Estou quebrando a cabeça para achar o que está causando isso !!

    Se for problema da tensão da porta USB, será que é possível conectar em paralelo com a saídas (+ 5 VDC / e / Ground) da USB um capacitor de uns 4.400 uF / 12V para dar uma estabilizada nesta tensão da porta USB ??

    londrer
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Cara, eu acho q não seja algo que falha quebrar a cabeça.
    Na minha opinião é perder tempo com besteira.

    No seu caso eu simplesmente metia um Low Cut em 10Hz e já era.
    Isso já está muito longe da nossa audição e não acredito que te atrapalhe na mixagem. Então, se ta te incomodando o fato dela estar ali, corta fora.

    :)

    Eu não faço ideia do que possa ser hehehehe

    kiki
    Moderador
    # jan/12
    · votar


    ouvi dizer que espíritos oscilam abaixo de 10Hz...

    o_O

    (brincadeiras à parte, bem curioso o caso mesmo...)

    .omni
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: .omni
    · votar


    El_Cabong
    Isso pode ser um problema do próprio microfone.
    Mas lembre-se de sempre usar um low cut, porque por mais que você não ouça, essas frequências podem acionar um compressor, por exemplo.
    O mesmo acontece quando você grava em linha? Tente cercar o problema.

    Importante: o problema continua se voce usar uma espuma como pop filter? Tem que ser espuma, se o problema for uma corrente de ar o pop filter pode não adiantar.

    londrer
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    .omni
    Mas que microfone que capta 2.5Hz ~ 5Hz ? Não acredito que o problema seja o microfone captando essas frequencias. Deve ser circuito.

    .omni
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    londrer
    Normalmente não captam, mas eu já vi microfone dar um problema com subs, a onda do nada tinha uns transientes loucos de sub. Só dava pra ver abrindo bem a onda, mas o ponteiro do compressor ficava maluco.

    El_Cabong
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    .omni
    O mesmo acontece quando você grava em linha?
    Sim !! Tanto com o microfone quanto gravando em linha.

    Já testei em dois notebooks e faz a mesma coisa.
    Com o notebook na bateria faz uma oscilação bem leve (em torno de -75db), com o notebook ligado na rede elétrica carregando a bateria fica uma oscilação maior (em torno de -68db).
    É inaudível, portanto quando eu uso um filtro Low Cut após a gravação o ruído caí para -82dB, e fica tudo resolvido.
    O único problema que eu vejo nisso tudo é que diminui a minha faixa dinâmica disponivel na hora da gravação.
    -----------------------
    Eu disconfio que seja uma oscilação dos 5 Volts DC da saída USB que tá causando isso.
    Mas pra testar isso:
    - só se eu estragasse um cabo USB cortando o fio de +5VDC e ligasse alí 4 pilhas AA em série (já um pouco gastas para dar os 5 Volts)
    - ou então colocasse um capacitor de 4.400uF/12V em paralelo com a alimentação da interface de aúdio (agindo como filtro de oscilação de tensão) pra ver se melhora.

    .omni
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: .omni
    · votar


    El_Cabong
    É, então podemos descartar o mic.
    Já experimentou gravar alguma coisa com sinal de linha pra ver se o problema também ocorre?
    Não digo um instrumento, digo direto em linha pra bypassar o pré (considerando que a interface faz isso).

    El_Cabong
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    .omni
    digo direto em linha pra bypassar o pré

    A interface Steinberg Ci1 tem aquelas entradas Neutrik Combo Jacks.
    Eu acho que quando se liga nelas um plugue XLR ela liga automaticamente o pré, e quando se liga um plugue P10 ela desliga automaticamente o pré, né ???

    Se for assim, eu já liguei sim, em linha um teclado com cabo stereo com dois P10.
    Ocorre o mesmo problema.
    --------------------------

    Interessante que quando eu desligo a interface Ci1 e uso a placa onboard ela também faz uns ruídos e ondulações, só que um pouco diferentes.
    Quando eu mexo o mouse aparece ruído no som, quando o disco rígido gira aparece ruído também.

    .omni
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    El_Cabong
    Eu acho que quando se liga nelas um plugue XLR ela liga automaticamente o pré, e quando se liga um plugue P10 ela desliga automaticamente o pré, né ???

    Não necessariamente.
    Mas pelo que você disse o problema não é nisso.
    Cara, estranho mesmo. São ondas grandes em amplitude? Tipo, o bastante pra afetar um gate ou um compressor?

    El_Cabong
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    .omni
    São ondas grandes em amplitude?

    Os picos delas com o notebook na bateria é em torno de -75dB.
    Com o notebook na energia elétrica fica em torno de -68dB.

    Depois, quando se faz um corte de tudo que está abaixo de 20Hz, o nível de ruído de fundo fica em torno de -82dB.

    Pois é !!
    Muito estranho !! Acho que eu vou ter que conviver com isso !! He He !!

    .omni
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    El_Cabong
    Ah, perdão, só entendi agora, tinha entendido errado.
    Cara, isso não vai afetar em nada na prática. Nada.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ondulação de baixa frequência, que aparece em gravações.