Autor |
Mensagem |
ti_felutia Veterano |
# nov/11
Galera, é o seguinte: tenho um microfone não muito bom então, quando gravo vozes, elas saem com mais frequência baixa do que alta. Dou uma equalizada e aumento as freq. altas. Fica legal, maaaas, o probleminha é que a voz fica muito sibilada. :///
Existe alguma maneira de tirar o sibilado da voz sem abaixar as freq. altas ou só comprando um mic melhor? hehehe
Abraços!!
|
Deji Veterano |
# nov/11
· votar
Só usar um plugin: Desser
|
alexandrecoppo Veterano |
# nov/11
· votar
na boa descupa a ignorancia mais o q é sibilado?
|
janderimperium Veterano |
# nov/11
· votar
na boa descupa a ignorancia mais o q é sibilado?2
|
El_Cabong Veterano |
# nov/11
· votar
Eu usava um microfone dinâmico Behringer XM8500 (que é um microfone bom), mas que ficava com bastante sibilação. Troquei por um microfone a condensador Behringer C2 e a sibilação passou a ficar no ponto certo !! Bons agudos mas sem sibilação excessiva !!
Por isso, uma pergunta para os mais entendidos no assunto. Com relação a ter sibilações no ponto certo, nisso os microfones a condensador são melhores que os microfones dinâmicos ??
|
.omni Veterano
|
# nov/11
· votar
ti_felutia Sibilância se tira na mão. Não é o único jeito, mas é o melhor.
Com relação a ter sibilações no ponto certo, nisso os microfones a condensador são melhores que os microfones dinâmicos ??
Não.
|
suny12 Veterano |
# nov/11
· votar
Desser
|
ti_felutia Veterano |
# nov/11
· votar
Deji
Valeu cara!
.omni
Quando você diz "na mão", você quer dizer na hora de cantar mesmo?
alexandrecoppo
Cara, você vai encontrar definições mais certas sobre o que é a sibilância, mas assim, beeeeem a grosso modo, é quando o fonema do "SSS" nas palavras fica numa frequência muito alta e irrita ao ouvir, tipo salsicha, sentir, ceroula, cenoura, cansaço, etc hahahaha
Uma péssima explicação, mas acho que dá pra entender
Abraços!
|
.omni Veterano
|
# nov/11
· votar
ti_felutia Não. Com automação de volume.
Desser é o caminho rápido e prático, mas muito raramente se usa numa mix "de verdade". O Desser é um compressor multibanda, você na verdade está comprimindo a frequência que te incomoda sem mexer no resto. O resultado é que você acaba perdendo um pouco, por melhor regulado que esteja. O ideal é tirar tudo na pilotagem, você vai ter que fazer isso de qualquer maneira na voz...
|
El_Cabong Veterano |
# nov/11 · Editado por: El_Cabong
· votar
Sei lá !!!! Eu tenho um pé atrás de ficar usando plug-in para tirar sibilações. Isto pode vir a tirar também alguma frequência da parte do som que está bom !!
Eu prefiro fazer isto manualmente quando é preciso diminuir as sibilações. No Sound Forge eu uso o comando FADE GRAPHIC e desenho um gráfico como este abaixo. e posiciono este gráfico em cada sibilação e aplico. Dá um pouco de trabalho mas fica muito bom !!!
100% |\ / | \ / | \ / 75% | \_______/ | | | | 0% |_______________ . .
-----/\/\/\/\/\/\/\/\------ <--- wave . local de sibilação
|
dibass Veterano |
# nov/11 · Editado por: dibass
· votar
local de sibilação
...normalmente fica na região do 4k na faixa de frequencias. Estou certo?
|
.omni Veterano
|
# nov/11
· votar
dibass Depende muito.
|
MKazan Veterano |
# nov/11
· votar
alexandrecoppo na boa descupa a ignorancia mais o q é sibilado?
sssssssssssibilado é quando o sssssssssssom fica assssssssssssssim na gravação.
|
El_Cabong Veterano |
# nov/11
· votar
dibass
Este local de sibilação a que eu me refiro é o local na wave (refere-se à período de tempo) !! no gráfico Onda sonora vs Tempo.
Por exemplo: O vocalista sibilou dentro do seguinte período de tempo: de 1:25:120 à 1:26:370 Aí eu aplico o Fade Graphic neste período. __________
* O Fade Graphic só mexe na intensidade de volume. Esse negócio de mexer nas frequências prejudica toda a onda sonora.
|
Deji Veterano |
# nov/11
· votar
é, to mixando um som, vou experimentar tirar com automação no volume pra ver qualé que é, o D-esser de fato deixa o som mais escuro por comprimir um range com um Q um tanto largo....
|
El_Cabong Veterano |
# nov/11
· votar
Deji D-esser de fato deixa o som mais escuro por comprimir um range com um Q um tanto largo....
Pois é !!! Não estraguem as suas gravações com isso !!!
|