Guitar Rig - Qualidade da guitarra faz diferença?

    Autor Mensagem
    rcchiado
    Veterano
    # out/11


    A qualidade da guitarra que estou usando faz diferença para o som que vai sair no guitar rig? Eu quero dizer, por exemplo uma Ibanez e seus captadores nem se comparam à uma Condor por exemplo, mas a dúvida é se os captadores em si fazem alguma diferença, uma vez que é um som emulado por um programa....não sei se falei alguma bobeira, desculpem a ignorancia! rsss...obrigado.

    rcchiado
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Ainda acrescento uma pergunta.....por exemplo, eu toco mais estilo Metallica....eu estou tocando com uma fender strato, se eu tocar por exemplo com uma ESP ou uma Jackson, vai vir um som mais metal ou vai dar na mesma?

    Bog
    Veterano
    # out/11
    · votar


    rcchiado

    Resposta simples e direta: sim.

    Esses programas aplicam transformações em um sinal de entrada. O resultado final depende totalmente deste sinal, que é gerado pela guitarra. Neste ponto, é exatamente como um set de pedais ou um amplificador.

    ogner
    Veterano
    # out/11 · Editado por: ogner
    · votar


    Bog

    Cara eu acho que, CLARO, faz diferença mas não é tanta viu.

    Claro, novamente, uma guitarra lixo nao conta, mas qualquer guitarra nmediana com uma boa eletroca e caps honestos ( stocks mesmo de marcas conhecidas ) vc emparelha com guitarras de renome. Ex fictício pra facilitar.
    Sx > Fender
    Epiphone > Gibson

    Alem do que existe uma mgica que é possivel mudar completamente o timbre de uma guitarra, por exemplo fazer uma Tele soar MUITO mmais pesada e encorpada do que ela seria num amp de verdade.

    Enfim. resumindo, é que os simuladores precisam de menso qualidade no isntrumento ( doq em amp de verdade ) pra se obter um timbre bacana. Alem desse detalhe da possibilidade de timbrar de muitas formas diferentes um "estilo" de guitarra. Ja vou pros meus 5 anos usando VST e é empirico meu testemunho.

    Lembrando que estou falando de timbre, a pegada ruim, os trastes com rebarba, a afinação que nao segura, isso os VST ainda não consertam. o/

    rcchiado
    por exemplo, eu toco mais estilo Metallica....eu estou tocando com uma fender strato, se eu tocar por exemplo com uma ESP ou uma Jackson, vai vir um som mais metal ou vai dar na mesma?
    Olha o ideal seria vc ter um Humbucker na ponte, vc encontraria esse timbre "metallica" mais facilmente, mas como eu disse, é totalmente possivel conseguir um timbre proximo usando VST e strato. Em um amp de verdade já é bem mais complicado.
    Se vc fuçar no seu simulador vc chega lá.

    EDIT:
    Essa minha guitarra, em amp nenhum no mundo eu conseguiria esse timbre ( que eu considero bacana pro estilo Blues) por exemplo. Eu simplesmente nao toco com ela em nenhum amp que tenho por que sempre fica ruim..hehehe! Mas em VST...
    http://www.youtube.com/watch?v=059zrqY5BXw

    Bog
    Veterano
    # out/11
    · votar


    ogner

    Eu não acho que isso tem a ver com o fato de ser um simulador, e sim com a quantidade de configurações possíveis. A flexibilidade dos simuladores é enorme, só poderia ser obtida com um set gigante e trocentos amps.

    Mas eu sei como esses negócios funcionam por dentro, e posso dizer que processamento de sinal é processamento de sinal, seja analógico ou digital (rimou!). O negócio sempre funciona aplicando transformações a um sinal de entrada. É óbvio que dependendo das transformações você vai se afastando mais e mais do sinal original, mas isso tem mais a ver com o tipo de transformações que você pode usar do que com o fato de ser digital/analógico/VST/hardware/etc. O ponto é que com um set mais simples (ex: guitarra+amp) você fica mais dependente mesmo da guitarra. O mesmo valeria se o Guitar Rig tivesse somente uma simulaçãozinha de amp solitária.

    Enfim, eu até concordo contigo que uma guitarra mediana com uma regulagem boa pode ser indistinguível de uma guitarra boa. Mas isso também acontece no mundo analógico e old school. ;)

    ogner
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Bog
    A flexibilidade dos simuladores é enorme, só poderia ser obtida com um set gigante e trocentos amps.

    Isso, eu ia colocar que tem a ver, tb, com o paraiso de equipos 0110100110101001010101 que temos a disposição nos VST. Se tivessemos essa variedade a disposição com equipos de verdade provavelmente daria pra fazer estripulias tb.
    Bog

    MauricioBahia
    Moderador
    # out/11 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    por exemplo uma Ibanez e seus captadores nem se comparam à uma Condor por exemplo, mas a dúvida é se os captadores em si fazem alguma diferença, uma vez que é um som emulado por um programa

    Humbuckers ou singles podem soar muito parecido em modelos com materiais similares. Mas isso ocorre mesmo no mundo real.

    Abs

    rcchiado
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Resposta simples e direta: sim.

    Esses programas aplicam transformações em um sinal de entrada. O resultado final depende totalmente deste sinal, que é gerado pela guitarra. Neste ponto, é exatamente como um set de pedais ou um amplificador.


    Acho que agora deu pra sacar.....eu estava vendo o guitar rig como um emulador, mas o exemplo da pedaleira deixou bem claro. Valeu kra!!!!

    MauricioBahia
    Moderador
    # out/11 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    rcchiado: Esses programas aplicam transformações em um sinal de entrada.

    Só pra deixar claro, um amp real também transforma o sinal de entrada e esse sinal varia de amp pra amp.

    Abs

    .omni
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Vale lembrar também que a qualidade do pré também faz *bastante* diferença...

    MauricioBahia
    Moderador
    # out/11 · Editado por: MauricioBahia
    · votar


    Sério mesmo, tem coisas que não vale a pena para amadores, pois são descartáveis. O que importa é fazer música e, diga-se de passagem com os instrumentos afinados, que é básico, mas muito básico.

    Se o cara não consegue nem identificar que algo está desafiando e/ou fora do beat, e sequer se preocupa com isso, questionar a gualidade da guitarra e outros artefato, torna-se até algo sem sentido.

    Abs

    .omni
    Veterano
    # out/11
    · votar


    MauricioBahia
    É verdade.

    Hammer
    Veterano
    # out/11
    · votar


    a minha opiniao de pouco tempo de uso de guitar rig eu acho que maqueia muito o timbre original do instrumento, principalmente sons clean...

    rcchiado
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Bog

    Cara eu acho que, CLARO, faz diferença mas não é tanta viu.

    Claro, novamente, uma guitarra lixo nao conta, mas qualquer guitarra nmediana com uma boa eletroca e caps honestos ( stocks mesmo de marcas conhecidas ) vc emparelha com guitarras de renome. Ex fictício pra facilitar.
    Sx > Fender
    Epiphone > Gibson

    Alem do que existe uma mgica que é possivel mudar completamente o timbre de uma guitarra, por exemplo fazer uma Tele soar MUITO mmais pesada e encorpada do que ela seria num amp de verdade.

    Enfim. resumindo, é que os simuladores precisam de menso qualidade no isntrumento ( doq em amp de verdade ) pra se obter um timbre bacana. Alem desse detalhe da possibilidade de timbrar de muitas formas diferentes um "estilo" de guitarra. Ja vou pros meus 5 anos usando VST e é empirico meu testemunho.

    Lembrando que estou falando de timbre, a pegada ruim, os trastes com rebarba, a afinação que nao segura, isso os VST ainda não consertam. o/

    rcchiado
    por exemplo, eu toco mais estilo Metallica....eu estou tocando com uma fender strato, se eu tocar por exemplo com uma ESP ou uma Jackson, vai vir um som mais metal ou vai dar na mesma?
    Olha o ideal seria vc ter um Humbucker na ponte, vc encontraria esse timbre "metallica" mais facilmente, mas como eu disse, é totalmente possivel conseguir um timbre proximo usando VST e strato. Em um amp de verdade já é bem mais complicado.
    Se vc fuçar no seu simulador vc chega lá.


    Verdade kra....e eu agora toquei em uma jackson com humbucker e fez muuuuita diferença mesmo.....eu senti que até na sustentação da nota faz diferença!!

    rcchiado
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Po, valeu aí galera....deu pra esclarecer legal!!!!! E inclusive pra eu não comprar nenhuma porcaria e depois me arrepender!! rssssss.....valeu!!!!

    Del-Rei
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Essa discussão é interessante.
    Ontem mesmo eu estava falando cum um amigo meu sobre isso.
    Nesses simuladores é mole mole fazer um humbucker soar estalado como um single, e vice-versa.

    E acho que o som varia até de acordo com a placa de som usada.

    Um aceno de longe!!!

    rcchiado
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Essa discussão é interessante.
    Ontem mesmo eu estava falando cum um amigo meu sobre isso.
    Nesses simuladores é mole mole fazer um humbucker soar estalado como um single, e vice-versa.

    E acho que o som varia até de acordo com a placa de som usada.

    Um aceno de longe!!!


    Percebi que a placa faz diferença mesmo.......tava ligando antes numa usb porquera e agora liguei numa mesa da behringer e na delta 1010lt e só de dar ganho no canal o som ja muda.

    ogner
    Veterano
    # out/11
    · votar


    rcchiado

    O controle de entrada de sinal - seja pelo windows/onboard ou pela placa dedicada - ( e tb os controles de valume/ganho dentro do VST) é um grande detalhe pra timbrar bem VST.

    rcchiado
    Veterano
    # out/11
    · votar


    ogner

    te · votar · denunciar


    Pois é kra, eu não sabia disse, percebí na marra. eu via que o som da guita morria rápido, não tinha muito peso, quando comecei a dar ganho o negócio mudou completamente!!

    ogner
    Veterano
    # out/11
    · votar


    rcchiado

    Cuidado pra não exagerar. O drive/distorção fica muito Fake ( falso/digitalzão) quando fica com muita entrada de sinal tb!!

    Die Kunst der Kleinen Schwanz
    Veterano
    # out/11
    · votar


    rcchiado
    Não!
    Pega um cabo de vassoura, põe cordas, um par de EMG que você ta servido.

    ogner
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Die Kunst der Kleinen Schwanz

    Pega um cabo de vassoura, põe cordas, um par de EMG que você ta servido.

    Essa fala é minha! ¬¬

    hehehe

    rcchiado
    Veterano
    # out/11
    · votar


    Não!
    Pega um cabo de vassoura, põe cordas, um par de EMG que você ta servido.


    huahuahuahuauha, vou tentar.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Guitar Rig - Qualidade da guitarra faz diferença?