Isolamento Acústico Diferente

    Autor Mensagem
    magnoguima
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: magnoguima


    Olá, gostaria de saber se o metodo que estou a bastante tempo em mente, seria o correto. Preste atenção antes de criticar, não estou perguntando como fazer, estou perguntando se é correto. Vou construir 1 quarto 4x4, depois da parede, penso que um "vácuo" de 10cm seria o suficiente , e novamente outra parede, em resumo 1 "caixa dentro da outra", porém, entre as paredes penso em colocar areia até a laje, visto que o isolamento se faz por densidade (foi o que li aqui).
    E um outro metodo seria para utilizar um comodo vazio, revestir todas as paredes e o teto de alguma forma, com garrafas pet, cheias de areia, sem espaços entre elas (corta-las pela metade, encher de areia, e ir encaixando uma na outra), ponto forte nisso é que ambos os metodos são totalmente seguros em caso de incêndio.
    E então?FOTO

    rocknroll1234
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    é uma boa ideia,só que seria mais barato simplesmente cobrir as paredes com isopor,mas se você quer assim,vá em frante.

    magnoguima
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Como assim uma boa ideia, o primeiro ou segundo metodo?

    Edu_Afram
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    é melhor usar areia do que isopor, vai bloquear melhor o som.

    R1C4RD5
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Eu não sou nenhum especialista, mas acredito que deixar o "vácuo" entre as parede é uma das coisas que ajudam no isolamento.
    Se houvesse realmente um vácuo ali o som não passaria, pois não haveria meio para o mesmo se propagar.

    Pelo que tenho lido e assistido sobre tratamento acustico, o pessoal fala pra correr de salas cubicas tipo a sua, ou seja, sala com as medidas iguais (Ex: 4x4, 5x5, ...).

    shoyoninja
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    magnoguima
    O importante no espaçamento entre as paredes não é a densidade, mas sim a mudança do meio. Densidade sempre é mais fácil obter aumentando a espessura da alvenaria.

    A areia serviria sim a esse propósito. Mas um espaçamento menor com ar ou até algum outro material como lã de rocha seria mais eficiente.

    Não entendi esse esquema das garrafas pet. Mas a areia não tem eficácia sequer próxima de uma parede de alvenaria.

    O ponto crítico do projeto com parede dupla é a porta e a ventilação. Você vai precisar de ar condicionado. E se a porta não estiver a altura do resto do projeto , não adianta nada. Se a sala tem aquário, vale a mesma regra.

    Kevlar
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    magnoguima

    O conceito "box in a box" é muito mais complicado do que fazer apenas paredes duplas.

    Preste atenção antes de criticar, não estou perguntando como fazer, estou perguntando se é correto.

    Definitivamente sua idéia está longe do que eu chamaria de "correto". Melhor vc comprar o livro do sólon (manual prático de acústica) e começar a ler a audiolist antes investir seu suado dinheiro em algo ineficaz.

    E um outro metodo seria para utilizar um comodo vazio, revestir todas as paredes e o teto de alguma forma, com garrafas pet, cheias de areia, sem espaços entre elas

    Brother, se entendi bem o q vc quer fazer, sua sala ficará parecendo uma favela... sei lá, se esta é sua intenção vai fundo... e além disso, vc está pensando apenas no isolamento acústico; e qto ao tratamento acústico??, penso que este é mais importante para um estúdio (a não ser que vc ensaie a 120db spl) do que o condicionamento, além de ser mais barato adequar um ambiente do que isolar o mesmo.

    Siga as recomendações do shoyoninja... assino embaixo...

    Abs!

    magnoguima
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: magnoguima
    · votar


    Ratificando minha intenção, que é de ter um estudio para tocar guitarra e ensaiar qualquer hora (incluido madrugada e nada de gravação). Tenho vizinhos idosos. UM PASSO DE CADA VEZ, primeiro vou pensar em um isolamento acústico (como está no topico), pelo pouco que sei, acho que não sairia som nenhum, com a areia, ja com a espuma é complicado, ficaria vedado 100%? Posso pegar na guitarra as 2 da manhã por exemplo?
    E o custo beneficio, em média quanto gastaria com a espuma?

    ogner
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    magnoguima

    Rebaixamento do Teto
    Paredes duplas, espaçamento de 10cm
    suspensão do chão ( um amigo fez um "micro estudio" dentro do ap dele. O chão ele colocou travessas de madeira com borrachas especiais e o "chão propriameonte dito de madeira tb...Nao sei os detalhes..

    Mas vc precisa fazer um box in a box LITERALMENTE, o som propaga pela vibração tb, se algum dos pontos tiver contato vai incomodar o velhinho..Chão, paredes e teto nao devem ter contato com a construção original...Ele nao colocou areia..
    O teto foi rebaixado com madeira e gesso ( existe um gesso pra isso).
    E depois vc tem que pensar no tratamento acustico interno pra nao virar uma bomba sonora!! hehe

    te adianto que por aqui vc nao vai ter a receita do bolo..Ou faz nas cochas e pode gastar dinheiro atoa ou então procura profissionais!
    Não é moleza não, ele gastou uma grana!!!

    R1C4RD5
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    magnoguima
    Ai são duas coisa completamente diferentes. A espuma serve para tratamento acústico, ou seja, fazer com que o som dentro da sua sala fique adequado ao que você quer. A areia entraria na parte de isolamento, ou seja, no projeto que vai fazer com que os sons não saiam da sua sala e também não entrem sons indesejáveis nela.

    magnoguima
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    É o que tenho buscado, informações mais precisas pra quando falar conversar com 1 profissional, saber pedir exatamente o que quero.
    Vejo muitas opiniões e bem diferentes, nunca vi ninguem falar de isolamento acustico com areia, por isso criei o topico, acho que pode ser interessante, acredito que a areia crie tambem uma especie de resfriamento.
    Bom, no final de tudo não sei, posso estar tirando meus pés dos chão com o que vou digitar agora, mas aquelas salas de interrogatorio que é tudo vedado, não me parece ser tão "tratada" assim no isolamento e funciona que é uma beleza.
    Até o momento sem a ajuda de um profissional, continuo com minha ideia maluca na cabeça, justamente pelo custo beneficio.

    ogner
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    magnoguima
    nunca vi ninguem falar de isolamento acustico com areia

    Existe sim e tem coisa na internet!!

    Um outro amigo ( sim sou cheio de amigos musicos, hehe )
    fez com parede de blocos de concreto e com areia entra a parede normal e a dos blocos..Mas a parede dele ta afundando!! aheuhauhue!!! Não se ouve um piu!! mas ficou muito pesado e a casa dele é proxima a praia, acabou que tem uns arquitetos na casa dele pensando em como resolver agora!! ehehe

    aquelas salas de interrogatorio que é tudo vedado, não me parece ser tão "tratada" assim no isolamento e funciona que é uma beleza.
    Deixa de ser doido, velho!! Tratado pra não se ouvir VOZ, não um AMP, uma BATERIA!!! que comparação mais descabida!!!

    justamente pelo custo beneficio.
    Blz, então...O velhinho vai te processar e vc vai perder dinheiro 2 vezes!!

    shoyoninja
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    ogner
    Eu usei esses mesmos blocos, mas recheados com areia (eles tem furos).
    Usar areia solta entre as paredes eu acho meio esquisito. :P

    magnoguima
    Dependendo do volume que você usa, TALVEZ, isolando portas e janelas e matando um pouco a ressonância da sala já seja o suficiente para você tocar guitarra e não incomodar ninguém.

    É casa certo? Se for apartamento eu recomendo esquecer essa idéia.

    ogner
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    shoyoninja

    Vc tem razão, ele tb encheu os blocos!!!

    R Palma
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Construí meu estúdio colocando areia em todos os buracos dos tijolos (aqueles blocos com furos redondos). Depois, do lado de fora, eu revesti tudo com pedra (não sei o nome da pedra, mas aquelas que medem uns 10cm por 4cm).

    Teria ficado ótimo não fosse o som que sai pela porta e pelo vão do ar-condicionado. Agora a grana q não gastei fazendo outra parede vou gastar na compra de um ar tipo split e numa outra porta de madeira maciça, q pretendo colocar areia entre uma e outra tbm.

    Quanto a areia resfriar o ambiente, ledo engano (pelo menos no meu estúdio). Não ajudou em absolutamente nada.

    Abs!

    magnoguima
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    R. Palma

    Bacana sua ideia, alem do custo beneficio, visto que não sou profissinal, entao é uma coisa somente para diversão... gostei bastante da sua ideia.

    R Palma
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    magnoguima

    Pois é, peguei essa ideia aqui no fórum mesmo (areia no tijolo). a pedra em si não influencia tanto, pq uma das paredes do lado de fora não está revestida, e segura bem o som.

    Pelo q andei lendo tbm, me parece que é mais negócio a parede dupla do que uma única parede, mesmo que supergrossa e com areia no meio (!), pois o som teria duas barreiras para romper.

    No mais, outro dia achei na net uma relação com os materiais mais isolantes. O ferro é o mais isolante de todos. Talvez o ideal é construir a parede com bloco, colocar areia no meio e revestir com umas chapas de ferro.........

    Vigi Maria...hehe


    Abs!

    kiki
    Moderador
    # ago/11
    · votar


    magnoguima
    siga as dicas do pessoal, a galera sabe o que ta falando.

    só queria apontar 2 coisas:

    1
    um estudio para tocar guitarra e ensaiar qualquer hora (incluido madrugada e nada de gravação).
    Tenho vizinhos idosos.

    acho que é praticamente a mesma coisa: se voce quer gravar, nao quer que entre nenhum som.
    se voce quer tocar alto de madrugada, nao quer que saia nenhum som.
    os dois precisa de isolamento pesado.

    se voce quisesse só ensaiar durante o dia, e pudesse vazar um pouquinho de som (por que é de dia), o isolamento poderia ser mais leve.

    2
    atente para as aberturas (portas e janelas).
    nao adianta pegar pesado em paredes, com areia e o escambau, se a porta for qualquer uma.
    o som vaza muito mais pelas frestas e aberturas do que através da parede.

    tem que pensar no conjunto todo: cobertura (laje, forro, telhas), portas (tipo, pra onde abre), o que tem em volta (casas, predios, avenidas, rua), etc.

    Magrinho123
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    manolo, se vc quer uma boa isolação e tem dinheiro pra gastar, lota a porra toda de vidro bem grosso, isola que é uma beleza.

    AlanGarcia
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: AlanGarcia
    · votar


    Cara, tenho um amigo q fez engenharia do som nos EUA, e ele planejou o estudio da minha igreja (não eh minha, soh modo de falar rs).

    Fez Subterraneo, cara fico show ... segundo ele soh precisou isolar o teto (mas nao sei oq ele fez) e colocou aquelas portas q parece de um frigorifico, nao passa nd kra ...

    Magrinho123
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    faz o esquema do vidro e já era... coloca vidro em tudo, borracha nas junções (deixando bem apertado) e já era. No estúdio que meu primo tocava tem uma dessas portas parecida com a de frigorifico também, parece aquelas portas de escada de incendio corta-chamas, sabe? bem loco...

    AlanGarcia
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Vdd, vidro tb é um bom isolante ... mas como dito acima tem que dar bastante atenção as portas e janela (no caso ar condicionado).

    KenilSound
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Caros, o isolamento é densidade. Porem se voce têm um espaço vazio entre duas paredes, que não é vacuo, voce muda o meio de transmissão do som e consequentemente aumenta o isolamento, melhor ainda quando voce usa um material absorvedor neste espaço, ex.: Lã de rocha ou lã de vidro, pois como o nome já diz, o som vai ser absorvido. A areia sempre vai dentro dos buracos dos tijolos, aumentando a densidade.

    Entendido?

    Abraços.

    hitall
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Pessoal sou novo aqui e dei uma lida nas matérias sobre isolamento pois tow afim de tirar umas duvidas sobre montagem de um home studio...
    Tem um espaco reservado aki em casa de para a construçao ainda de + - 12m2 (3 de largura por 4 de comprimento e masi ou mnos 2,90 altura).
    dando lida sobre isolamento cheguei as seguintes ideias.
    Construir o local:
    1. Usando paredes duplas de tijolos vazados com espacamento de cerca de 5cm entre elas e fazer o forro do teto de drywall com lã de vidro no interior;

    2. 1 Parede tijolo vazado + espaco 5 cm+ segunda parede de dry wall com lã de vidro no interior e forro no teto de de drywall com lã de vidro no interior;

    3. 1 Parede tijolo vazado+ colocar lã de vidro na parede e depois colocar compensado naval de 15mm nas paredes com forro do teto de laje premoldada.

    4. 1 parede tijolo vazado + espaço 5cm+ painel de compensado 6mm recheado com lã de vidro com forro dry wall com lã de vidro no interior.


    Dentre essas opçoes qual seria a mais economica e com melhor custo beneficio, tendo em vista q pretendo tocar com duas guitarras um baixo e bateria e qualquer horario. O local da area a ser construida é no fundo do meu quintal beirando o muro dos meus vizinho, mas esse muro nao é area construída da casa deles é somente quintal.

    Se vc tiverrem mais ideias postem aew! abs!

    Edson Caetano
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    hitall
    Tocar em qualquer horário e barato são coisas que não andam juntas hehe

    1 - Eu faria as paredes externas com os blocos e encheria todos eles com areia, e fecharia toda e qualquer fresta

    2 - paredes duplas certeza, os 10cm e um paredào de drywall, colocaria bastante lá de rocha aí dentro

    3 - Laje de concreto, teto de placas de lá de rocha / ou vidro rebaixado

    4 - Essencial, porta acustica decente, ar split e nenhuma fresta aparente

    Se o desacoplamento das paredes for bacana e a densidade dos materiais for legal pode ser que o resultado seja razoavel

    Aí sim passa para o tratamento acustico

    O investimento não é pequeno, então seria legal procurer um engenheiro que manje disso, para não jogar dinheiro fora

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Isolamento Acústico Diferente