Utilidade e equipamentos de um DJ

    Autor Mensagem
    rafael_kl
    Veterano
    # ago/11 · Editado por: rafael_kl


    Primeiramente, não estou desprezando ninguem que trabalhe como DJ.
    Talvez o fórum que escolhi esteja um pouco fora do contexto, mas escolhi este pois sei que aqui o pessoal entende do assunto.
    Um Dj, realmente faz o que?
    Pelo que vejo em diversos lugares, incluindo alguns foruns pela internet, o básico é tocar uma seleção de musicas. Porém acredito que não é apenas isto.
    Minha dúvida realmente é o seguinte, um dj, quando toca a musica x em uma festa, esta musica, mesmo não tendo originalmente uma batida, o Dj acrescenta. Em muitos casos muda o "pitch" da musica...etc.
    Porém para acrescentar uma batida, o Dj consegue algum track da musica sem a faixa de percussão, ou simplesmente edita de modo que a percussão original fique "escondida" atrás da original??
    Abraço

    ti_felutia
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Tem que ser um track sem a faixa de percurssão. Por exemplo: as rádios recebem muitas vezes, junto com as músicas, suas Master Tracks para fazer mixagens. Master track é a música toda dividida por faixas: uma é a voz, outra a percurssão,etc. Você encontra bastante master track pela internet se der uma fuçada.

    Dj de balada toca uma seleção de músicas mas, ele tem que ser bom pra ter as manhas de juntar uma na outra sem parecer forçado, fazer suas próprias mixagens ao vivo, sentir o clima da galera, entre outras coisas que eu não vou saber te dizer mas existem hehehe

    Abraços!

    T-Rodman
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    Um DJ de rádio escolhe músicas e toca - mas DJ que usa mixer, pode, além de escolher músicas, mudar o pitch de cada uma delas, ele pode colocar e fazer viradas/loops, mixar 2 músicas juntas, re-mixar o tom das músicas, tudo através do mixer e 2 pickups (players de CD, MP3, iPod, vinil, etc).

    A definição do ti_felutia está mais para pré produção. Tem muito DJ que também opera como produtor e remixa antes as faixas antes de executá-las. Mas 'ao vivo', o que mais vale é manter a vibe, fazer as viradas na hora certa e fazer o público se entreter com isso.
    Verdade, tem os scratches também, que os DJs de rap gostam de fazer.
    Bom, o que for possível fazer em um mixer e 2 pickups, é o que o DJ pode fazer com elas.

    Acho que tem alguns vídeos no youtube que você pode aprender várias dessas técnicas utilizadas. Baixar o volume da voz é apenas 1 botãozinho no mixer. Loops e viradas pré programadas - em mixers digitais, também, são apenas uns botõeszinhos.

    Com o tempo, o que alguns DJs acabam fazendo é usar sequencers junto. Alguns usam DAW + notebook junto, misturam tudo que podem, até guitarra no meio das apresentações. Tem até as DAWs voltadas para esse segmento, como o Sonic e o Ableton Live, que possuem controladores programados para lançamento de batidas e samples.

    Bom, em tese DJ pode ser tudo isso hoje em dia.
    Procurando rapidamente no youtube um exemplo, olha o que esse rapaz aqui anda fazendo em casa:
    http://www.youtube.com/watch?v=-m5ZlWziIeA&feature=related

    amplexos

    T.

    Casper
    Veterano
    # ago/11
    · votar


    DJ pode ser desde o cara que aperta PLAY e fica ouvindo
    com cara de conteúdo até o
    "mega-multi-instrumentista-produtor-performer-fuckintudoemum".

    A maioria está na primeira categoria, claro.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Utilidade e equipamentos de um DJ