| Autor | Mensagem | 
| MdeMusico Veterano
 | # ago/11 
 
 Boa tarde galera!
 
 Eu tenho uma m-audio fast track pro, com um computador simples, uso Cubase 5 e tenho uns monitores hs-50 da Yamaha.
 
 Gravo em um nivel de sinal bom, e na hora da mix tento puxar o maximo sem clipar o som, fica redondo, porem qndo fecho o som e comparo com musicas gravadas em estudios nem tão profissionais, percebo que meu audio está bem abaixo, em termos de volume, de pressão!
 
 Ouço a voz meio morta, e nos outros sons sinto ela bem na cara!
 
 O que pode estar rolando? oq eu posso fazer para melhorar a qualidade do meu trabalho?
 
 muito obridado!
 
 abraçoos
 
 
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| MdeMusico Veterano
 | # ago/11 · votar
 
 Apenas para complementar, estou usando a qualidade maxima que a placa pode oferecer...
 
 Fiz todos os ajustes no cubase, mais mesmo assim to sentindo o som meio morto!
 
 Se eu "tuxar" volume e no marcador estiver clipando, o som não chega a distorcer e se aproxima do nivel das outras musicas!
 
 Como sei q isso é muito, mais muito longe do correto não faço, mais preciso solucionar essa questão!
 
 Se alguem puder ajudar, valeu!
 
 
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| Rdesign Veterano
 | # ago/11 · votar
 
 vai da equalização da sensibilidade da entrada de volume do software e do hardware de gravação voce tbm precisará de um bom mic
 
 
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| T-Rodman Veterano
 | # ago/11 · votar
 
 já usou os plugins de equalização, de limiter, de compressão - pra testar o resultado?
 
 - Limiter/compressor foi o que deixou minhas mixagens com som mais alto.
 - equalização foi o que deixou o som um pouco mais vivo.
 
 Tem também para voz os filtros de dinâmica, que deixam a voz menos morta.
 
 São coisas desse gênero que vão melhorar seu resultado final - não mais equipamento - se bem que você não mencionou microfones, e preamps que também seria outra coisa importante.
 
 amplexos
 
 T.
 
 
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| rocknroll1234 Veterano
 | # ago/11 · votar
 
 procure por um efeito chamado "compressor",e problema resolvido.
 
 
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| .omni Veterano
 
  | # ago/11 · votar
 
 MdeMusico
 Cara, certamente o que está faltando é uma masterização. Prés de qualidade, microfones, conversão e é óbvio, o ambiente, isso tudo vai melhorar MUITO o seu som e vai diferenciar uma gravação caseira e "low budget" de uma gravação profissional (sem falar no know how), mas a pressão, o volume, isso quem dá é a masterização.
 
 Agora, fazer masterização de verdade em casa é uma tarefa perigosa, certamente depois de "masterizada" a mixagem não será a mesma. Então não ache que é só meter um brickwall no master que está feita a master. Mas pode te quebrar um galho pra coisas bobas gravadas em casa.
 
 
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| londrer Veterano
 | # ago/11 · Editado por: londrer · votar
 
 Em plena era da "Loudness War" (Guerra do Volume) é mto comum trabalhar com uma compressão fodida na Master pra deixar o som parecendo um bloco.
 Eu sou contra isso, pq isso mata qq dinâminca.
 
 As pessoas desaprenderam pra que serve o botão de volume.
 
 Se uma música está mais baixa q outra, não significa q é uma mixagem pior, ou de menor qualidade, mto pelo contrário. O melhor exemplo disso é o CD do Metallica - Death Magnetics q tem o volume mais no talo possivel, mas ta tudo cagado e clipando.
 
 Se você quiser trabalhar com dinâmica, vai ter um volume médio mais baixo que os exemplo atuais de mixagem. Eu prefiro q minha mix fique um pouco mais baixa e com mais dinâmica, do que deixar tudo chapado e a onda parecendo um bloco de tijolo.
 
 Quanto a Voz ficar para traz, isso é mixagem. Vc pode puxar ela mais pra frente com volume e jgoar no bolo com reverb(early reflections) ou Delay, vc pode mudar a mixagem  procurar as regiões no médio agudo/agudo q dão mais presensa (sempre cuidando para não sobrar sibilado), vc pode encorpar um pouco mais com o medio grave, mas voz é foda... qq errinho, seja de 1dB a mais ou menos e vc deixa ela velada ou fanha, ou anazalada, ou sibilada. Na minha experiencia, voz é a parte mais triste da mixagem e requer anos e anos de experiencia (coisa q eu não tenho)
 
 E os equipos de US$5000 vão sempre dar um banho nos nossos. Então a gravação dos profissionais já parte do um nível mto acima, mixagem não faz milagre
 
 
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| T-Rodman Veterano
 | # ago/11 · votar
 
 londrer
 Não é bem 'loudness war' em termos de mixagens 'homemade', vai, rs - mas o povo aqui de baixo tá usando limiter e compressor nas músicas. Eu uso durante a gravação de cada faixa - não na mixagem e masterização final - se bem que os presets do Wave Burner (utilitário incluso no Logic Pro) devem utilizar um pouco.
 Mas fato é que, mesmo nas minhas gravações quanto a dos colegas aqui do FCC, o resultado é até semelhante. Não temos grandes oscilações na mix final, mas também, não é um bloco até o limite. Basta ver pelo soundcloud:
 http://soundcloud.com/tributo-grunge/tracks?page=2
 http://soundcloud.com/tributo-beatles
 
 - vamos considerar que esses dois ultimos tributos é o que o povo fez por aqui de mais recente. E com as devidas peculiaridades e experiência de cada usuário, o resultado até que é semelhante.
 
 
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| .omni Veterano
 
  | # ago/11 · votar
 
 Eu acho que esse negócio de loudness war é um tanto relativa.
 Claro, mata a dinâmica, blablabla. Mas hão de convir de que tem masters chapadonas que soam bem pra caramba!
 Não curto é essa regra de "ah, não pode comprimir, blablabla". Tudo depende, né? Imagina o Foo Fighters sem compressão na master, vira outra banda (muito mais pau-molão).
 
 
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| londrer Veterano
 | # ago/11 · votar
 
 Mas hão de convir de que tem masters chapadonas que soam bem pra caramba!
 
 Eu discordo. Até mesmo do Foo Fighters
 Não acho que comprimir é ruim, tem q comprimir muita coisa mesmo, certas dinamicas não são sempre tão bem vindas.
 
 Elas soam bem meramente porque soam alto. E nosso ouvido tende a achar q o que é mais alto é melhor.
 Experimenta pegar uma música bem dinâmica, comprimir ela e ouvir as duas como Volume Médio igual.
 Ai sim da pra ter uma noção d quanto um som chapadão é bem mais fraco q um som com dinâmica.
 A dinâmica ela é parte da músicalidade. No bloco tudo é tão alto q vc pode estar ouvindo um violão e voz q quando entra a gutiarra e batera fica tudo lá tão alto quanto, só com peso, sem explosão.
 
 
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| MdeMusico Veterano
 | # ago/11 · votar
 
 londrer
 Concordo contigo sobre a questão da dinamica! tanto q por isso q não apliquei até o momento tantos plugins de compressão!
 
 A duvida gira muito em torno disso, gostaria de saber qual seria essa relação... se a perda obtida, é compensada no resultado final, geral! Muitas vezes como dito por outros membros apesar do negativo, isso pode ajudar a maquiar uma falta de Equipo de ponta!
 
 Estão me ajudando muito a forma uma opnião.. com certeza os proximos trampos serão bem melhores!
 
 Sobre os limiters, compressores e tal.. eu tenho os plugins ta Bluetube, e acho interessante, vc acham q chega junto ou tem alguma opção mais interessante???
 
 Obrigado pelas dicas e quem puder colocar sua experiencia não só me ajudará, mais tbm a muitas outras pessoas q passam por esse dilema cronico!rsrs
 
 
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| T-Rodman Veterano
 | # ago/11 · votar
 
 MdeMusico
 comece a utilizar o compressor e limiter nas faixas individuais. Assim você regula cada uma das faixas e faz uma mixagem melhor.
 Master é outra coisa, e compressão na master, realmente, não é muito minha praia. Creio que o povo de home studio aqui do FCC utiliza esse modo na maioria das vezes - e foi o que comecei a acertar.
 
 Outra coisa legal de se fazer é aprender a utilizar as funções de envelope pra acertar o volume dos vocais. O paliativo a isso é usar a mesa controladora na hora em que estiver gravando o instrumento/voz - já que algumas DAW conseguem gravar o diferencial de volume do instrumento.
 
 Pra evitar erros em clipagem, limiter é um bom começo quando está se aprendendo a gravar. E os plugins de dinâmica também dão uma maquiagem na voz.
 
 Pra 'first steps' basicamente é isso que dá-se pra fazer.
 
 amplexos
 
 T.
 
 
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| MdeMusico Veterano
 | # ago/11 · votar
 
 T-Rodman
 Obrigado pelas dicas! com certeza serão aplicadas e testadas!
 
 abraço
 
 
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| .omni Veterano
 
  | # ago/11 · votar
 
 londrer
 Eu discordo.
 
 Ok.
 
 Duvido que não tenha um disco que você gosta que tenha uma master bem comprimida.
 
 Não estou dizendo que prefiro a comprimida, mas ela tem o seu espaço sim. Imagina um disco da Lady Gaga sem compressão. O masterizador nunca mais trabalha na vida depois.
 
 
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| MMI Veterano
 
    | # ago/11 · votar
 
 MdeMusico
 
 De fato, T-Rodman é mestre nisso de gravar em casa, especialmente em Mac. hehehehe
 É fato, o melhor é acertar trilha a trilha com compressor, limiter, reverb e o que for. A trilha bem acertada vai soar bem quando juntar na master, a qual recomendo mexer pouco. Quanto a comprimir muito, pouco ou sei lá o que, minha dica é a seguinte. Confie nos seus ouvidos e faça o melhor que você conseguir, testando as trilhas e o master. Dicas são sempre bem vindas, especialmente do pessoal mais experiente. Mas são sempre dicas apenas e não se sabe como vai funcionar no seu caso. Tem grandes estúdios e produtores que comprimem muito e outros comprimem pouco, portanto não tem um "errado". Faça o que lhe soar bem.
 
 
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| .omni Veterano
 
  | # ago/11 · votar
 
 Antes de pensar em compressão é muito mais importante ter certeza de que todas as trilhas estão bem pilotadinhas, tem muita coisa que não precisa nem de compressão.
 É bem comum em pessoas iniciantes que começam a mexer com compressão de meter um compressor de 6:1 transient killer ao invés de pilotar o volume de tudo.
 
 
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| londrer Veterano
 | # ago/11 · votar
 
 .omniDuvido que não tenha um disco que você gosta que tenha uma master bem comprimida.
 
 Não da pra pensar assim hj. Tudo é comprimido até acabar com uma dinâmica de no máximo quanto? 3db?6 db? Entre RMS e Pico.
 E obviamente, os CDs não são ruins músicalmente por causa da compressão, mas o exemplo que melhor exemplifica isso continua sendo o Death Magnetics do Metallica. Já ouviu ele e depois pegou as versões do Guitar Hero? Juro, eu só tenho as músicas q tem no Guitar Hero e é um CD que eu acho mto foda
 
 Claro, tudo varia do estilo, a Lady Gaga e a música (eletrônica?) dela realmente precisa se chutada o tempo todo. Mas até CD de Samba, Samba Rock, Pop tipo Djavan, Lenine, e afins. Tem um DVD do Lenine q tem uma compressão tão fodida na caixa da batera q ela perdeu todo o ataque. E ainda comprimiram todo o master e a dinâmica da execução ao vivo foi pro saco.
 
 É mto delicado mexer com dinâmica nesse nível, o que se faz hj é uma agressão.
 
 
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| ti_felutia Veterano
 | # ago/11 · votar
 
 Quem gravou esses tributos T-Rodman? Os grunge tão parecendo videokê ://
 
 
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| T-Rodman Veterano
 | # ago/11 · votar
 
 ti_felutia
 http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/260904/
 
 
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| .omni Veterano
 
  | # ago/11 · votar
 
 londrer
 Não da pra pensar assim hj. Tudo é comprimido até acabar com uma dinâmica de no máximo quanto? 3db?6 db? Entre RMS e Pico.
 
 Não é não.
 Tem muito masterizador bom trabalhando, eles sabem o que estão fazendo. Muita coisa já sai pra rádio, então é mais apertada mesmo. Não acontece aquilo de a caixa da batera sumir ou a base engolir a voz, coisa comum em masterizacoes ruins.
 Eu acompanho o trabalho de pelo menos 3 masterizadores muito bons daqui do Rio e Sp, você deve saber de quem eu estou falando. Eles tão tirando um sonzão, principalmente a Classic e a Bat.
 Esse negócio de ficar falando que toda master apertada é ruim é mó hipocrisia, além de falta de conhecimento (ou ouvido), um monte de disco com um som foda é apertado. Nada é preto e branco assim, de "som comprimido = ruim, som com dinâmica = bom".
 O importante é soar bem.
 
 
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