Gravando som com pedais, Duvida!

    Autor Mensagem
    MkThEbEsT
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: MkThEbEsT


    Olá a todos.

    Adquiri a interface de audio M-Audio Fast Track Ultra 8R, que ja vem com pré nela...

    Agora vou começar a brincar com as gravaçoes...

    Qual seria a melhor forma de gravar?
    Ligar Instrumento->Pedais->Fast Track->Macbook (Qual a vantagem ou desvantagem desta forma)
    Ou
    Instrumento->Pedais->Amp->Microfone->Fast Track->Macbook
    ?

    Ah! Isso e pra gravação de contra-baixo. Eu possuo tambem o Sansamp Bass Driver DI... seria melhor usar o DI do sansamp ligado na interface e da interface pro PC?

    Agradeço a atenção!

    Abraço!

    jaime willians
    Veterano
    # jun/11
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    MkThEbEsT
    claro que a melhor forma é voce usar amplificador e microfonar,
    pelo simples fato que voce poderá alterar o timbre do seu som
    só de movimentar a posição do microfone e poderá tambem usar
    mais microfones em diferentes regiões, na frente e atraz do amp.
    no caso de usar direto dos pedais vo não teria essa
    variação isso somente seria possivel no pedais.
    mas indico voce usar um bom amplificador valvulado,porque se usar
    ruins é melhora nen usar.
    no caso do baixo a mesma coisa sempre que puder use amplificadores
    mas tem uma boa aceitação direto do direct box tambem.
    espero ter ajudado.

    trashit hc
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: trashit hc
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    MkThEbEsT

    vc tem um monte!! equipo bons!!

    Ligar Instrumento->Pedais->Fast Track->Macbook
    eu acho essa forma bem interessante.
    eu não tenho AMP, só gravo guitarras em linha com pedal> fast track usb II> PC. e fica bom!!
    eu postei uma vez aqui um testezinho de uma música da minha banda, e todo mundo gostou da guitarra.
    ninguem nem notou se era VST ou pedal.
    agora eu uso um plugin pra simular caixas.

    Eu possuo tambem o Sansamp Bass Driver DI... seria melhor usar o DI do sansamp ligado na interface e da interface pro PC?
    velho, creio eu que esse pedal é perfeito pra gravar em linha.
    além de timbrar, é DI.


    jaime willians


    claro que a melhor forma é voce usar amplificador e microfonar,
    pelo simples fato que voce poderá alterar o timbre do seu som
    só de movimentar a posição do microfone e poderá tambem usar
    mais microfones em diferentes regiões, na frente e atraz do amp.
    no caso de usar direto dos pedais vo não teria essa
    variação

    mais ele não vai gravar baixo?? não precisar se um AMP valvulado.
    vc falou que gravando em linha não tem como posicionar microfones, tem sim!! o amplitube 3, guitar 4 da pra fazer isso brincando!!


    jaime willians
    Veterano
    # jun/11
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    trashit hc
    gravo tudo com valvulados classe A
    seje em amplificadores ou pré valvulados.
    quando voce fala de amplitube 3, guitar 4 (deve ser guitar rig 4)
    se trata de simuladores, não trabalho com esse material,
    mas tem gente que gosta e tira bons sons, sou das antigas sabe
    prefiro o verdadeiro, é tipo mulher inflável, parece mulher de verdade
    mas é de plástico entende?
    mas pra quem gosta ta ótimo né???
    somente minha opnião

    trashit hc
    Veterano
    # jun/11
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    jaime willians

    gravo tudo com valvulados classe A
    seje em amplificadores ou pré valvulados.
    quando voce fala de amplitube 3, guitar 4 (deve ser guitar rig 4)
    se trata de simuladores, não trabalho com esse material,
    mas tem gente que gosta e tira bons sons, sou das antigas sabe
    prefiro o verdadeiro, é tipo mulher inflável, parece mulher de verdade
    mas é de plástico entende?
    mas pra quem gosta ta ótimo né???

    tranquilo!! sorte sua que só usa valvulados!! é o sonho de quase todos os músicos profissionais, e amadores.
    exatamente, quando eu disse: guitar 4, me referia guitar rig 4.
    plugins, VST's, são os valvulados do pobres. hehehe


    Polak
    Veterano
    # jun/11
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    Se vc tem um p##a ampli, bons microfones, uma sala legal, etc, vá em frente e microfone. Mas, se tiver como dividir o sinal saindo do pedal, grave também o sinal de linha. Mesmo gravando no "mundo ideal", gosto de misturar o som de linha com o do ampli, você consegue combinações muito legais sem esforço, só plugando um cabo a mais e criando 2 tracks pro baixo na DAW

    Se vc não tem um amplificador legal, daqueles com "som próprio", que vc faça questão de ter na gravação, grave só em linha. Assim você estará poupando seu sinal de conversões que tendem a prejudicar seu som (é quase imperceptivel, mas está lá). Tenha em mente que o seu som é igual ao elo mais fraco no caminho do sinal, seja ele cabo, ampli, microfone, pré, etc.

    MkThEbEsT
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: MkThEbEsT
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    Opa pessoal.

    Obrigado pela ajuda.

    Uma duvida de quem realmente ta entrando neste mundo da gravação hehe..

    Caso utilize a ligacao em linha via DI do sansamp.

    O correto seria o pedal ficar ligado direto?ou so em ligar o cabo XLR na saida do DI e do DI pra interface ja estaria funcionando o DI(ou seja, sem precisar ta o pedal ligado direto)... essa duvida tosca e juvenil hehe, se da pq costumo deixar o sansamp com um timbre e meu baixo com outro timbre e em algumas musicas costumo alternar estes timbres.... caso o pedal tenha que ficar ligado direto, entao terei que repensar nestas formas hehe.

    Ah sobre a gravaçao via amplificador... o correto seria ter um amplificador bom com pouca potencia para home estudio caseiros correto?pois tenho um Stanner BS-150... acho o amplificador bem honesto e bom... mas é mta potencia... ja também tenho um amplificador menor.. que eh um meteoro... mas é bem marromeno o amplificador... se tiverem como me indicar amplificadores de baixo e guitarra bons para nesse caso de gravacoes eu agradeceria.

    No mais, agradeço a ajuda de todos novamente.

    Forte abraço!

    extremepatience
    Veterano
    # mar/13
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    Boas, eu estou gravando assim Pedais->Fast Track->PC, e estou a ter melhores resultados, do que gravar com microfone encostado no amp que é valvulado.
    Que fica muito agudo, e irritante se calhar porque gravo muito baixo. Não consigo encotrar uma maneira melhor de micar sem ficar agudo e sem brilho. Alguma sugestão melhor, uso sm57, e o amp Peavey Vk100

    brunowebguitar
    Veterano
    # mar/13
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    extremepatience
    Cara, acho que ai é mais questão de posicionamento do mic viu. Tenta posicionar o mic em outros lugares no falante, até achar o sweet spot dele, o local onde o som mais te agrada.
    Tente mudar a equalização do amp também. Nem sempre a equalização "ao vivo" serve pra gravação...

    janick
    Veterano
    # mar/13
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    Só fala que gravar em linha com pedal tem timbre bom quem obviamente não tem recursos para um bom valvulado e microfones para se microfonar o mesmo.

    Abçs

    .omni
    Veterano
    # mar/13
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    janick
    Baixo, cara.
    Baixo.

    Em linha sem pensar duas vezes.

    janick
    Veterano
    # mar/13
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    .omni
    Eu já gravei baixo em linha com preamp. Não gostei muito cara! Gravei com bons preamps. Já microfonei um AMPEG 1x15 e adorei. Achei que é muito mais fácil fazer o baixo aparecer bem na mix assim. Aqui em casa, até microfonar meu baixo no 1x12 all tube de guitarra soa bem melhor que em linha. Sei lá, é gosto pessoal. Eu não gosto muito de gravar em linha não.

    .omni
    Veterano
    # mar/13 · Editado por: .omni
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    janick
    Baixo microfonado fica legal, mas depende da onda. Se é a sua, é isso aí!
    Uma onda mais rock n roll (mais sujão) é legal microfonar, tendo um bom amp.
    Mas o baixo em linha numa DI legal e um pré legal fica gigante, vem o som inteiro, manja? O amp dá uma qualidade que pode ou não ser legal.
    De qualquer forma o legal é gravar os dois.
    E outra, eu costumo gostar mais de amp solid state pra baixo.

    Obs: algumas entradas HiZ de interfaces e até de prés excelentes são muito ruins. O som simplesmente não vem. Uma boa DI é imprescindível pro som chegar balanceado e em mic no pré, faz a maior diferença.

    gbmeioponto
    Veterano
    # mar/13
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    Gosto do baixo em linha e microfonado. Dou um low pass bem incisivo no de linha, pra vir só o gravão e encher o baixo, e no microfonado eu dou uma puxadinha aqui e ali nas médias-altas. Funciona bem comigo.

    .omni
    Interessante, sempre achei que as entradas de alta impedância das interfaces serviam bem. Sabe dizer se a da Profire 2626 é uma boa pedida, ou eu preciso usar uma DI para essa finalidade?

    Abraços.

    .omni
    Veterano
    # mar/13 · Editado por: .omni
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    gbmeioponto
    Elas servem bem! Claro que dá pra gravar legal com elas.
    Ainda mais em home studio, eu gravaria em linha sem pensar duas vezes.

    Sabe dizer se a da Profire 2626 é uma boa pedida, ou eu preciso usar uma DI para essa finalidade?

    Não sei dizer, mas você não precisa de uma DI não, dá pra usar essas entradas numa boa e extrair um som legal delas. Não são todas que são ruins, e nem são tão ruins assim. E essa interface é legal, é bem utilitária, tranquilo gravar nela, ainda mais em linha.
    A DI faz uma diferença, o pré também. Somando tudo, você tem mais som, claro! Mas nada impede de tirar um puta som com o baixo plugado na interface.
    O lance é que num ambiente propício você vai passar por uma DI, um pré, um EQ e quem sabe até um compressor ANTES de entrar no DAW e o som já vai chegar pronto.
    Ao gravar em casa com o baixo direto na interface talvez você tenha que cortar uma frequência aqui ou ali, equalizar, comprimir e etc. Ou seja, tem que dar uma trabalhada no som pra ele ficar legal, mas ele vai ficar!

    Se você já tem esse esquema de somar com o mic que funciona pra você, continue usando ele!
    Só cuidado com a fase, o canal do microfone vai ter mais atraso e pode ficar fora de fase. Como os dois são o mesmo take é fácil de sincar na mão certinho (melhor do que apertar o botãozinho de fase).

    extremepatience
    Veterano
    # abr/13
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    Cada vez estou a cair mais na frustação de não conseguir captar o som atraves do microfone, ja tentei todas posicoes,e sai sempre irritante, na hora do solo, ou lead guitar . tipo este este http://soundcloud.com/poaa/timbre-128
    O probolema nao é do amp nem da guitarra até sai bom som agora na hora de gravar. Alguem me pode ajudar?, estou a usar um 2x12 harley benton celestion vintage, o micro é um shure sm57. Deveria era tirar umas aulas. Ja tentei usar o guitar rig, mas sai um som "artificial" apesar de soar melhor

    f14gomes
    Membro
    # abr/13
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    extremepatience
    " Keep in mind that a tube amps distortion does not generally sound good until pushed to a very high volume. I still feel this amp sounds good on low volumes and can be used as a practice amp. But I know it would sound even more amazing at high volumes! "
    se calhar porque gravo muito baixo
    fonte: https://www.youtube.com/watch?v=rJS_qCjz5H4

    Renato F
    Veterano
    # abr/13
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    extremepatience
    Tente usar um atenuador de potência. Conseguirá bons sons do amp com volumes mais baixos.

    Abraço!

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