Quero comprar 2 equipamentos (Pre-amp e Mic)

    Autor Mensagem
    AndreW B.
    Veterano
    # mai/11


    Olá pessoal, minhas dúvidas são um tanto quanto simples para quem entende de gravação...

    Desejo comprar 2 equipamentos:
    1. Microfone Ultravoice Behringer xm8500
    2. Pré amplificador Behringer XENYX 502 (Mesa)

    Tome nota:
    * Minha placa de áudio é Onboard.
    * Desejo qualidade de gravação de estúdio, porém só para a gravação da minha voz (Canto).
    * Moro em uma parte silenciosa da cidade então não preciso pagar para forrarem todo o lugar acústicamente.

    Agora as perguntas:
    P1: Com este equipamento é possível fazer uma gravação limpa (Sem ruídos e chiados) digna de estúdio?
    P2: Eu sei sobre o fato de que a placa de áudio influencia, mas se eu tiver a "mesa" (Pré amplificador) fará com que fique desnecessária a troca do mesmo equipamento não é?

    Desde já obrigado!

    T-Rodman
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    P1: Com este equipamento é possível fazer uma gravação limpa (Sem ruídos e chiados) digna de estúdio?
    Limpa, talvez. Sem chiados? - vai depender dos cabos que você está utilizando. Digna de estúdio? - não. Estúdios utilizam condensers, em ambientes com a acústica em ordem, de marcas como AKG, Audio Tecnica, Sennheiser, Telefunken, Neumann, etc. A exceção talvez entre os dinâmicos fica com o Shure SM58 - utilizado em alguns álguns.
    Fora isso, prés utilizados em estúdios, como os Avalon, Neve, SSL, além de diversos vintage contam muito para esse quesito.

    P2: Eu sei sobre o fato de que a placa de áudio influencia, mas se eu tiver a "mesa" (Pré amplificador) fará com que fique desnecessária a troca do mesmo equipamento não é?
    - não. Interface dedicada provém maior amostragem de som, prés melhores (talvez), e livres de atrasos de som, o que pode ocorrer com as interfaces onboard.
    Nem dá pra comparar o pré da mesa da Behringer com os próprios prés que ela comercializa, nem com os outros prés de entrada existentes no mercado e ainda, para com os prés utilizados em estúdio. São universos bem distintos.

    AndreW B.
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    "Vai depender dos cabos que você está utilizando"
    P3: Que cabos ficariam ótimos para uma gravação vocal?

    "Estúdios utilizam condensers"
    P4: A diferença nos preços é astronômica não é?
    P5: Qual a diferença de um condenser para esse meu (Em termos de qualidade de gravação)?
    P6: Se eu comprar um condenser para utilizar numa sala não tratada, o que acontece?

    "Nem dá pra comparar o pré da mesa da Behringer com os próprios prés que ela comercializa"
    P5: O Pré que eu quero comprar fica bem pra uma gravação vocal?

    T-Rodman
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: T-Rodman
    · votar


    P3: Que cabos ficariam ótimos para uma gravação vocal?
    - bons, cabos, feitos nas especificações indicadas, com componentes de boa qualidade, talvez de marcas efetivamente já consagradas no mercado. A primeira coisa é usar o cabo certo, pois o cabo do microfone é diferente do cabo de instrumento. Tem impedâncias diferentes. Marcas mais famosas, caras e 'certificadas': Monster, Mogami, Blue, etc.

    P4: A diferença nos preços é astronômica não é?
    - Aqui no BR, sim. lá fora, a partir de 100USD dá-se para comprar bons condensers de entrada, como o Audio Tecnica AT-2020, pelo dobro do preço o AT-4040, um pouco mais acima o AKG C3000b e assim a escalada começa até os Neumann e os vintage de mais de 10k USD pra cima.

    P5: Qual a diferença de um condenser para esse meu (Em termos de qualidade de gravação)?
    - a qualidade primordial é a captação. Dinâmicos podem até captar bem algumas vozes, dependendo da voz, mas todo microfone em tese, tenta captar tudo: ambiente, respiração, entonação e voz. Cada microfone é diferente do outro (tanto faz ser dinâmico ou condenser) - então cada microfone serve em tese pra alguma coisa. Entre dinâmicos mesmo, se o SM58 não é legal pra mim, talvez um Sennheiser E306 seja. O XM5800 é um clone do SM58. Segue a linha do SM58. Então até ele pode ser ou não bom para o que você quer, para a sua voz.

    P6: Se eu comprar um condenser para utilizar numa sala não tratada, o que acontece?
    - é captado tudo: o vento, os passarinhos, os carros da rua passando, alguma conversa de gente do outro lado da rua... a captação de condensers é bem mais sensível.
    "Nem dá pra comparar o pré da mesa da Behringer com os próprios prés que ela comercializa"

    P5: O Pré que eu quero comprar fica bem pra uma gravação vocal?
    - o prezinho desse Xenyx é um engodo. Se for considerar um preamp, considere pelo menos um ART MP:
    http://www.artproaudio.com/products.asp?id=1&cat=1&type=79
    - seria o mais em conta dos prés no mercado.

    Minow
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    AndreW B.

    P1: Com este equipamento é possível fazer uma gravação limpa (Sem ruídos e chiados) digna de estúdio?

    Não, nem de muito, muito longe. Desculpe, mas é a verdade.

    P2: Eu sei sobre o fato de que a placa de áudio influencia, mas se eu tiver a "mesa" (Pré amplificador) fará com que fique desnecessária a troca do mesmo equipamento não é?

    Não. Não basta um pré bom, uma mesa boa se você vai plugar numa placa com qualidade dúbia e um conversor AD de bosta. Não me leve a mal, a placa onboard serve pra ouvir música, pra outras coisas, mas não pra gravar.

    Deixa eu fazer um parâmetro de comparação com um estúdio onde é possível fazer uma gravação com qualidade de cd mesmo, pra vender em loja.
    Uma placa de som de estúdio custa em torno de US$3000. Daí pra cima.
    Um bom pré você já acha por uns US$700, mais uns US$400 pra um rack. Um pré top de linha custa US3000.

    Vou considerar uma gravação sem mesa, plugado direto no pré e jogando na placa, sem conversão dedicada.

    Agora o mic.

    Um bom mic pra voz, bem padrão (Neumann U87), custa US$3200. Um mic excelente pra voz custa US$6000 (Boch, Bottle, etc).

    Isso é uma gravação profissional.
    Faça as contas aí e compare.
    Espero que as pessoas parem com essa história de achar que tudo é "qualidade de cd".

    Agora vamos lá, eu não estou dizendo que você precisa gastar esse esquema milionário pra gravar sua música em casa, muito pelo contrário. É perfeitamente possível fazer gravações bem honestas em casa e sem gastar muito, mas realmente, com uma placa de som onboard e uma mesa com uns prézinhos meio xexelentos... se for investir em alguma coisa, é na placa de som e no mic. Dependendo do caso é até melhor usar os prés da placa (ou interface) do que dessa mesa.
    Tem vários tópicos falando de interfaces de todos os tipos, tamanhos e preços. Dê uma olhada.


    P3: Que cabos ficariam ótimos para uma gravação vocal?

    Cara, cabo parece uma coisa secundária, mas passa som por ali. Cabo bom faz MUITA diferença. Muita mesmo.
    Basta comprar cabos de uma marca boa, já que é pra um canal só, capriche. Compre uns cabos Monster ou Zaolla, não tem erro.

    "Estúdios utilizam condensers"
    P4: A diferença nos preços é astronômica não é?


    Entenda bem, condensadores e dinâmicos são TIPOS diferentes, nenhum é melhor que o outro.
    Geralmente os condensadores são mais caros, mas isso não tem nada a ver com qualidade, existem excelentes dinâmicos e péssimos condensadores e vice-versa. Cada um tem o seu uso, é perfeitamente possível gravar uma voz com um dinâmico ou uma caixa de bateria com um condensador. Tudo depende do modelo do mic, das características, etc.

    P5: Qual a diferença de um condenser para esse meu (Em termos de qualidade de gravação)?

    "Um condenser" é muito vago.
    O TIPO dele é condensador, é como dizer que seu carro é "automático". O tipo de câmbio é automático, mas qual é o modelo do carro, marca, etc?
    Esse mic que você quer comprar é um dinâmico cardióide estilo SM58, geralmente pra voz ao vivo. Pra gravar com qualidade dá pra caprichar mais um pouco, mas se é o que cabe no seu orçamento, nada te impede de gravar com ele.

    P6: Se eu comprar um condenser para utilizar numa sala não tratada, o que acontece?

    Não é muito legal. Os dinâmicos costumam ter uma rejeição de ambiente muito maior, com um mic muito sensível a sala vai aparecer muito, e uma sala ruim vai atrapalhar bem mais.

    P5: O Pré que eu quero comprar fica bem pra uma gravação vocal?

    Nada te impede de usar. Mas é um pré bastante "entry-level", se você quer realmente gravar com qualidade dá pra fazer melhor. Mas a questão da qualidade é como eu falei, é o que você pode e quer pagar. Ninguém vai gastar milhares de dólares pra gravar videos pro YouTube.

    El_Cabong
    Veterano
    # mai/11 · Editado por: El_Cabong
    · votar


    AndreW B.

    Se optar por microfone dinâmico (com relação à cabos para o microfone) prefira os balanceados (XLR - XLR).
    Nada daqueles cabos assimétricos com plugão P10 (a captação de interferências nestes é bem maior).
    Posso estar falando aqui o que todo mundo já sabe, mas não custa frisar, pois tem gente que ainda usa.

    * Se optar por mic condenser aí não tem opção. Só funciona nos balanceados.
    ----------------------------------
    Pergunta:
    Você vai gravar vocal, ou vocal e mais algum instrumento ??

    edu7522
    Veterano
    # jul/11
    · votar


    foge dessa marca behringer, porque é fria!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Quero comprar 2 equipamentos (Pre-amp e Mic)