Como saber em que tom um arquivo MIDI está?

    Autor Mensagem
    The Jedi Master
    Veterano
    # abr/11


    Olá amigos,

    desculpem se esta é uma dúvida boba.... procurei no google mas não encontrei nada...

    Bom, estou aprendendo a usar o Cubase, e agora entendi como usar as diversas funções de transposição que existem neste software.
    Bom, mas para que eu possa usar efetivamente os recursos de transposição, eu preciso saber qual é o tom do arquivo midi.

    E a minha dúvida é esta, como faço para saber em que tom um arquivo midi foi gravado?
    esta informação fica salva em algum lugar no arquivo?

    grato pela ajuda

    Lucas Power Metal da Silva
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Olá!
    Essa informação geralmente não é colocada no arquivo .mid.

    Você tem que analisar o contexto de tensão (acordes de repouso e tensão) e campo harmônico (harmonia entre as notas dos acordes/escala) pra chegar a uma tonalidade. E mesmo assim no decorrer da música o campo harmônico pode mudar.

    Pegue um livro de harmonia e estude bastante!
    Abç

    Jabijirous
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    The Jedi Master

    Concordo com o que o Lucas Power Metal da Silva disse!!

    O midi não tem essa informação. Você tem que fazer uma análise harmônica da música e pode haver modulações. Então tem que saber harmonia!!

    The Jedi Master
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    ok! vou fazer isso.
    obrigado pela ajuda

    The Jedi Master
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Descobri um programa: Notation Composer
    Ele analisa as notas que compoem o midi e exibe uma partitura contendo a armadura de clave correta da tonalidade em que se encontra a música

    testei, e é ótimo

    Lucas Power Metal da Silva
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Porém estudar harmonia é mais seguro.
    Geralmente programas como esse funcionam como tradutores e analisadores sintáticos on-line, quebram o galho mas falham...

    Estuda um livro de harmonia com a abordagem musical que mais lhe convém, sugiro Harmonia e Improvisação do Almir Chediak.

    Boa sorte.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como saber em que tom um arquivo MIDI está?