Como saber o sample rate e o bit depth de um arquivo wave?

    Autor Mensagem
    joatan_guitar
    Veterano
    # jan/12


    Eu tenho uns arquivos wave aqui, de umas sessões de gravação antigas aqui em casa, e quero saber a que sample rate e bit depth foram gravadas... Como faço?

    Bog
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    joatan_guitar

    No Windows XP, basta clicar com o botão direito e ir em "Properties". Vai abrir uma janelinha com abas. Uma delas chama-se "Summary". Tem tudo lá. Em outras versões do Windows, deve ser a mesma coisa. Qualquer programa de gravação e edição de áudio também mostra essas informações quando você abre um arquivo wav.

    joatan_guitar
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Outra pergunta, se não se importa: o que eu perco gravando a 16 bits em vez de 24?

    Bog
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    joatan_guitar
    o que eu perco gravando a 16 bits em vez de 24?

    8 bits por amostra. =P

    Mas falando sério, a diferença é perceptível apenas para áudio reproduzido em equipamento de alta qualidade. Pense assim: CDs de áudio usam 16 bits. Os 8 bits a mais fazem falta quando você ouve um CD?

    Existem algumas questões técnicas (arredondamentos, overflow) quando você PROCESSA o som, que faz com que seja melhor processar com 24 bits mesmo quando a conversão é feita com 16 bits. Mas para gravar e fazer trabalhos desses que no fim vão parar em Youtubes e tocadores de MP3 da vida, para mim 16 tá mais que bom.

    .omni
    Veterano
    # jan/12
    · votar


    Bog
    Pense assim: CDs de áudio usam 16 bits. Os 8 bits a mais fazem falta quando você ouve um CD?

    Bem diferente de gravar direto em 16 bits.
    Os 16 bits do CD são pós gravação (que por mais headroom que tenha, não usa 24 bits de profundidade), pós compressão da mix e da master.
    É como se você desse uma quantizadinha no produto final, você não começou a mexer no aquivo com 16 bits, se fizesse isso iria terminar com muito menos na prática.

    Bog
    Veterano
    # jan/12 · Editado por: Bog
    · votar


    .omni

    Note que logo depois eu disse que é melhor processar com 24 bits mesmo quando a conversão é feita com 16 bits. Isso inclui a mixagem e a masterização. É na hora de processar que ocorrem as maiores perdas.

    E no final também ressaltei que para fazer trabalhos desses que no fim vão parar em Youtubes e tocadores de MP3 da vida, para mim 16 tá mais que bom. Ou seja, eu primeiro joguei "lá em cima" para depois colocar duas ressalvas:

    1. Que mesmo quando se converte em 16 bits, é melhor trabalhar com 24; e
    2. Que estamos falando de trabalhos que no final vão cer ceifados mesmo.

    Eu sei (mesmo) que CDs não são todos gravados e mixados com a mesma taxa de amostragem e bit depth que vão parar no produto final.

    ;)

    Alfa polar
    Veterano
    # mai/13
    · votar


    Galera eu to com uma dúvida, quando a gente entra no sample rate la no Playback Options, buffer lá, o que muda quando tá em 128, 256, 512, etc... o que de fato esta mudando???

    makumbator
    Moderador
    # mai/13 · Editado por: makumbator
    · votar


    Alfa polar

    buffer é nesse caso a latência do sistema de áudio em questão. Não há a princípio relação desses valores com o sample rate (taxa de amostragem) ou bit deph (resolução) que foi escolhido para o som ser gravado. São coisas diferentes.

    O buffer que você está querendo saber se relaciona com a capacidade do seu sistema em receber, processar e reproduzir e ou gravar o som.

    procure na busca do FCC e no google sobre:

    latência
    buffer de áudio
    ASIO buffer
    ASIO latency

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como saber o sample rate e o bit depth de um arquivo wave?