Por favor! Vamos fazer um conteúdo inicial sobre gravação digital

Autor Mensagem
    luizcastro.jr
    Veterano
    # abr/11

Forum
    Olá pessoal, pensando no meu caso e identificando inúmeras dúvidas 'parceladas' que existem no fórum creio que esse post de perguntas vai ser importante, sei que tem quem possa me ajudar e que por sinal vai ajudar muitos outros que como eu estão iniciando em Home Studio e gravação digital.
    Creio que tudo na vida tem que seguir um fluxo e também uma organização bem elaborada para sair o melhor possível, sem essas boas práticas não é possível alcançar o resultado esperado com consistência e conhecimento, por isso peço o auxilio nas questões que vou abordar aqui, desde já obrigado.
    Para introdução creio que revelar meu Set é importante, pois bem, meu Home Studio está com a seguinte configuração.
    PC – MB Asus + Vídeo 1Gb DDR3 + 500gb de HD + 320 GB de HD + 8 GB de RAM 800mhz + Intel C2D e7400 2.8ghz + 2 Monitores de Vídeo 1 LCD 23' + 1 LED 21,5' e o principal AudioPhile 2496.
    Mesa de Som Phonic com 5 canais (2 canais com phantom).
    Mic Behringer C-1
    Guitarra Strato Giannini Anos 80 (escalopada)
    Violão Folk
    Sintetizador Roland Juno-D
    Para monitorar uso caixas de microsystem mesmo (que vergonha)

Ok, esse é o meu Setup atual, o meu ambiente é meu quarto mesmo, é onde estudo, trabalho, passo meu tempo, na verdade praticamente não conheço os outros cômodos da casa a não ser cozinha banheiro sala e meu quarto, nele é onde fico 80% do meu tempo. Não é um ambiente tratado, tem aproximadamente 4x3 com o básico de um quarto – 1 janela e 1 porta (claro vai entrar como uahahua).

Sabendo então da minha estrutura física vem os questionamentos de Acústica.
    1 – Qual é o melhor custo benefício (Valor x Beleza x qualidade) para tratar acusticamente o meu ambiente?
    2 – Mesmo com Janelas teria como evitar o Som externo, e se sim, também o interno amenizar o vazamento para fora?
    3 – Como não tenho cabine e não tenho como fazer, qual seria a posição correta para gravar o Mic (condenser), perto das paredes? Ou no centro?

Agora as questões virtuais.
    Ok, uso Sonar 8 porque acabei me adaptando com ele, e alguns vsts. Legal, até ai tudo bem...
    Porém eu desejo algo mais organizado e com menos quantidade de VSTS e Plugins que a maioria nem uso ou nunca usei, então as questões:
    1 – Tendo dois HDs 320 (principal) 500 (escravo), repartidos em 4 partes (Studio, Escritório, Pessoal e sistema) qual seria a melhor prática de organização para VSts e Plugins?
    2 – Na opinião de vocês, apesar de diversidade de DAW (no meu caso Sonar) em função de praticidade, qualidade e versatilidade quais os melhores VSTS que vocês consideram, ou seja, qual é o set de plugins e vsts que vocês usam, sei que isso até vai por uma questão de prática e gosto, porém pode auxiliar os novatos como eu que ainda não tiveram tanto contato e estão procurando uma informação sólida e conclusiva. Então por favor, dicas de alguns vsts e pluggins e o pra que e como servem.
    Galera sei que parte dessas informações estão espalhadas pelo Forum, e outras nem tão conclusivas e que por isso vejo sempre a repetição das mesmas questões, não estou aqui com falta de vontade de pesquisar porque sou membro a muito tempo e foi daqui as informações para decisão de compra e montagem do PC e daqui também as dicas sobre sonar, então o que pretendo é condensar as informações de forma tal que seja a única pesquisa base feita pelo usuários novatos (assim como eu).

Obrigado

Osvaldojr
    Veterano
    # abr/11
    · votar

experimentação é a chave....

kiki
    Moderador
    # abr/11
    · votar

usar a busca é a chave
    http://forum.cifraclub.com.br/?action=search

1 – Qual é o melhor custo benefício (Valor x Beleza x qualidade) para tratar acusticamente o meu ambiente?
    depende de muita coisa.
    quanto voce vai gastar, o que pretende fazer.
    sem conhecer o ambiente é dificil saber.

mas tenha em mente uma coisa: pra fazer direito, precisa ter projeto. alguém tem que calcular os niveis de absorção e reverberação pro seu ambiente. isso não é simples.

2 – Mesmo com Janelas teria como evitar o Som externo, e se sim, também o interno amenizar o vazamento para fora?
    depende do entorno, do nivel de ruido externo.
    mas acredito que teria que fazer janelas acusticas, vedadas, algo assim.

3 – Como não tenho cabine e não tenho como fazer, qual seria a posição correta para gravar o Mic (condenser), perto das paredes? Ou no centro?

depende.

depende de como é ou será o ambiente
    e do que voce tá gravando.
    a posição do mic tem que ser em relação à fonte sonora (instrumento, ou ampli).

----------------

uma pergunta importante:

voce vai microfonar o que?
    o violão?
    nao tem ampli de guitarra?

se for só guitarra, violao e sintetizador, vale mais a pena investir num homestudio "em linha", uma interface e nada mais. e se preocupar menos com isolamento e tratamento acustico.

MauricioBahia
    Moderador
    # abr/11 · Editado por: MauricioBahia
    · votar

o que pretendo é condensar as informações de forma tal que seja a única pesquisa base feita pelo usuários novatos (assim como eu).

O shoyoninja e outros já gastaram um bom tempo fazendo tópicos, que estão fixos por sinal, excelentes sobre o tema. Pra que fazer mais outro tópico?

Abs

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Por favor! Vamos fazer um conteúdo inicial sobre gravação digital