Duvidas sobre gravação digital

    Autor Mensagem
    Digão00
    Veterano
    # jan/11 · Editado por: Digão00


    Olá a todos do FCC!

    Recentemente tenho me interessado sobre a area de engenharia sonora, principalmente na montagem de estudios de gravação (estudios mesmo, não home), e algumas duvidas tem me surgido, e esta difícil de resolve-lás. Então recorro aos sábios membros do FCC... Vamos lá:

    1º - Mixer Digital - Já vem interface embutida possibiltando a gravação multitrack, ou ainda necessito de interfaces, como por exemplo, a profire 2626?

    2º - Conexão 25pol Sub-D - Qual a função e a vantagem dela na gravação digital?

    3º - Alguem aí tem algum manual de conexões de periféricos, como compressão, noise gate, além de gravadores e efeitos, como o alesis 24HD e o lexicon 960l, respectivamente?

    Meu GAS sobre esse assunto deu-se, principalmente, ao ver os 4 videos de mixagem do Rick Bonadio. Aí eu me perguntei "Como tudo isso está conectado, proporcionando assim um otimo resultado (independente da banda, como discutido aqui), havendo a sincronia entre mixer (fodão, por sinal) e o PC (quer dizer, MacPro)?"

    Obrigado a todos pela a paciência de um leigo, porém interessadíssimo na área.

    Osvaldojr
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    As conexoes dos efeitos externos como os reverbs, são ligados nos inserts da mesa e nas entradas de efeito, é simples....mas acho que hj em dia e melhor gravar e mixar no Pc. é mais barato e hj tem o protools 9 que é compativel com qualquer interface. No caso de usar um gravador hd externo ( Alesis hd ) seria gastar muita grana pra pouco resultado ,( vc pode gravar usando o hd interno do pc ) . Não se esqueça que 90% do som do Bonadio vem de sua mesa SSL Audio, que custa por volta de 500 mil reais usada . A dele é uma SSL 4000 G+, mas olhe, existem SSL mais caras, chegando a 1 milhao de reais ( a SSL k series )....
    O estudio Mosh tem uma SSL Axiom ...
    E pra quem tem uma SSL de 500 mil reais pode adquirir um reverb Lexicon 960L que deve custar uns 10000 dolares...rsrs
    E não esqueça que a maioria dos estudios mundialmente famosos ainda gravam em gravadores analogicos ( Studer 24 ) de fita de 2 polegadas. E usam o pc só pra editar, mas acabam mixando nas SSL, API, ou NEVE...( que são as mesas padrão de gravação mundial ).
    Dá uma olhada na SSL que o Rush gravou o album Moving Pictures>>
    é uma SSL 4000G, numero de serie 11, rsrs


    http://www.treesoundstudios.com/studios.html
    clica no estudio 11

    Digão00
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Osvaldojr

    Mas e a questao da interface: mixer digital as despensa para gravação multitrack ou ainda necessita de uma outra?

    Osvaldojr
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    se o mixer tiver saidas digitais spdif, vc ainda assim tem que ter uma placa de som com entradas spdif digitais in....ou uma interface usb tipo fast track isso se a mesa tiver saida usb....e ainda assim vc ainda tera o gasto de uma interface analogica para sair do pc e conectar na mesa para mixar....e alem do mais vc tera que ter bons conversores ad/da....que custam o olho da cara rsrs.
    Melhor montar um pc com o protools 9 e um bom pre amp pra gravar....daí vc mixa no protools....é isso que o povo que não tem uma SSL faz, ( nós , pobres mortais ) rsrsrs
    Estes estudios profissionais possuem conversores ADDA da marca Apogee, veja o preço absurdo de um conversor desses de 16 canais por exemplo...pra vc ter uma ideia um conversor Apogee Roseta , 2 canais apenas, custa 7000 reais :-(

    Digão00
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Osvaldojr

    Hmmmm, Vlw.
    Agora em relação ao cabo perguntado por mim: eu o entendi. Agora, como eu sei, dentre os 8 terminais, qual é referente a cada canal? (de 1 a 8)?

    Osvaldojr
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    vc enumera....ch1>ch1, ch2>ch2, etc....sugestão amigo, se vc quer ingressar no mundo de gravações, monta um pc fodão com bastante memoria, alguma interface, usb ou mesmo uma placa delta pci, e gasta a grana no protools 9, era o que todos estavam esperando esse protools 9 que trabalha com qualquer interface no mesrcado.Pronto, ja pode mixar qualquer trabalho, e se quiser gravar arranja um preamp ou um mixer pra mandar o sinal pra dentro do oc e já era....feliz 2011, espero ter ajudado em alguma coisa, ou só atrapalhei mais kkkkkkkkkkkk

    Digão00
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Osvaldojr

    Cara, valeu mesmo! Ajudo pacas a esclarece minhas duvidas. Feliz 2011 pra tu também!

    Digão00
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Deixe me fazer outra pergunta: pra que serve os conversores AD/DA e como devem ser ligados no set de gravação?

    Osvaldojr
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    digão, se vc for injetar o sinal analogico para uma entrada otica digital ( spdif in ) tem que ter um "conversor AD ", ou seja um conversor analogo/digital...pois muitas placas de audio e interfaces de captura de audio tem essa entrada digital "spdif"...e tem o conversor D/A, que é o caminho inverso...saida digital em uma entrada analogica de um mixer por exemplo....
    Tem um da Behringer barato...
    http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-162760140-ada8000-conversor-pro -8-digital-interface-ada-8000-behringer-_JM

    Osvaldojr
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    existem entradas e saidas digitais em outro formato, chamada ADAT, que é o caso do conversor Behringer...so muda o tipode cabo

    geracaoanos2000
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Muito boa a explicação do Osvaldojr! Também me ajudou, tinha um pouco de dúvidas quanto a isso.

    3º - Alguem aí tem algum manual de conexões de periféricos, como compressão, noise gate, além de gravadores e efeitos, como o alesis 24HD e o lexicon 960l, respectivamente?

    Também queria....se alguém tiver ae, ou tiver a paciência de informar cabo a cabo em cada equipamento, será bem vindo rsss.

    geracaoanos2000
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    Eu também assisti a mixagem do Rick (video), e percebi que ele faz a mixagem analógica. Ou seja, tudo na mão, a mesa é analógica. Dá pra fazer no pc, claro, mas acho que por ergometria, .essa aqui deve servir... Já facilita mais o trabalho da mixagem. Mas um brinquedinho desse não é tao barato não... : )

    T-Rodman
    Veterano
    # jan/11
    · votar


    1º - Mixer Digital - Já vem interface embutida possibiltando a gravação multitrack, ou ainda necessito de interfaces, como por exemplo, a profire 2626?
    Seria isso que você quer?
    http://www.presonus.com/products/Detail.aspx?ProductId=59

    lagal
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    seria possível me ajudar, estou com um projeto de musica death gore onde o vocal e extremamente gutural feito pelo audition 3.0, grava-se o vocal normalmente e depois altera no programa,usado muito por bandas como Abominable Putridity, mortician, se possível agradeço ka.legal@hotmail

    Minow
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    lagal
    Ok, mas cadê sua dúvida?

    makumbator
    Moderador
    # mai/11
    · votar


    Minow

    Ele deve querer fazer aqueles efeitos de voz de monstro, baixando a afinação do vocal e inserindo um pouco de drive de acordo com o gosto e necessidade.

    lagal
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    obrigado, e isso mesmo voz de monstro. o efeito é mesmo de um porco gritando visto muito em bandas death metal grind

    lagal
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    ola colega, poderia me ajudar, tenho um projeto death grind. no qual o vocal e bastante gutural tipo banda Aversion To Life,outra boa também, Cerebral Incubation sei ke faz se no audition 3.0 esse vocal
    vc conhece os procedimentos para ter esse efeito ??? obrigado.

    dragoni
    Veterano
    # jun/11 · Editado por: dragoni
    · votar


    Olá, tudo bem?

    Estou tentando gravar audio com o Sony Vegas 6.0, por um notbook, tenho uma mesa de quatro canais LLStar e uma placa de som externa(USB Multi-Channel Audio Device) de seis canais. Sou iniciante no assunto, por isso irei passa o modo que fiz as ligações:
    -Liguei o Line In da placa de som no aux REC Out da mesa, com um P2 na placa e dois RCA na mesa.
    -Depois liguei o Front Out da placa no aux In da mesa, com um P2 na placa e dois RCA na mesa.
    -O Master Out da mesa joguei na potencia para sair nas caixas.
    -O microfone foi conectado no canal um da mesa.
    Quando faço a gravação, grava normal na primeira faixa, quando vou gravar a segunda faixa, ouvindo a primeira no fone de ouvido,a gravação que fiz na primeira faixa sai junto com a que estou fazendo na segunda, e se eu gravar uma terceira faixa, a primeira e a segunda sai junto na terceira e assim sucessivamente.
    Alguem poderia me ajudar?Como faço para gravar faixa por faixa separadamente?

    Obrigado.

    Jeff.guitar
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    ...................................................................... .............................................................
    Dúvida aparentemente simples, vamos ver se o pessoal consegue dar uma dar uma luz =P

    Eu tinha a percepcção que a gravação de audio atual era simples.
    No caso:
    Instrumento/Voz (mic) -> Preamp -> Conversor A/D -> Daw.

    Mas eu vi um cara usando isto:
    Interface + Conversor A/D

    Apollo Quad + Dbox + Avalon 737

    Obs.:
    Preamp Avalon 737
    Interface - UA Apollo
    Conversor A/D - DBox

    Qual a vantagem desta ligação?
    Não entendi o papel do D-Box.

    Jeff.guitar
    Membro Novato
    # jun/14
    · votar


    Eu achei este vídeo:




    Agora a pergunta, vale apena?
    Quais os benefícios reais?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvidas sobre gravação digital